Espíritos de Gelo

Espíritos de Gelo Raphael Draccon

Resenhas - Espíritos de Gelo

Ana.Santos 02/03/2015

Diferente
Um livro rápido e diferente, posso classificar como Bom e me surpreendeu no final.

Rascunho com Café 29/01/2015

O misto ousado de violência, sexo e cultura pop que deu certo
“Espíritos de Gelo” é um livro fino, daqueles que se lê na fila de espera do consultório médico (tá, nem tanto, mas ainda é uma leitura rápida), com letras grandes e capítulos curtos e fluidos. Os capítulos são divididos em uma espécie de POVs (Point of View = Ponto de Vista), mas que, ao invés de serem voltados às personagens, é alternado em ambientes, dependendo de onde a narrativa do personagem está.
O texto é narrado em primeira pessoa em que o personagem, que não tem seu nome divulgado, relata aos seus algozes toda a sua vida até sua chegada ali, ao cárcere. Contudo, o personagem não se lembra dos detalhes, devido ao choque traumático que os eventos lhe proporcionaram, e como forma de fazê-lo trazer à tona suas memórias, seus raptores o induzem a torturas extremas, tais como eletrochoque, quebras de ossos e espancamentos com bastões de baseball, a fim de fazê-lo revelar suas memórias reprimidas, ao criar novos traumas.
Já no início do livro, Draccon dedica o livro a Stephen King, algo que já é o suficiente para por minhas expectativas no alto, e, acreditem ou não, a decepção não veio. Pelo contrário, Draccon me surpreendeu com um livro inusitado, que mescla sexo explícito com religião, violência e amor incondicional. Parece loucura, mas eu achei que a mistura deu super certo, e inclusive lembra bastante a linha lógica (parcialmente ilógica) dos contos de King.
Esse não é um livro para pessoas com mente condicionada, especialmente por religião e conservadorismo. De conservador, Espíritos de Gelo não tem nada. É preciso estar aberto ao que esse livro traz.
Apesar do clima “pesado” que envolve a trama, a narrativa é descontraída e engraçada, Draccon diversas vezes usa símbolos da cultura pop como parâmetros comparativos que o personagem faz, seja com as tragédias que o envolvem, ou até mesmo tirando sarro de seus algozes. No decorrer da leitura é possível se deparar como o Sandman, de Neil Gaiman, com os irmãos Winchester, da série televisiva Supernatural, além de inúmeras discussões sobre rock, metalcore e satanismo, envolvendo os Beatles, a banda Kiss e até Alice Cooper.
Espíritos de Gelo é um prato cheio, e ganha pontos especialmente por ser curto e sucinto. A história é contada sem a necessidade de mergulhos muito profundos, e, como disse, é perfeita para uma leitura rápida e pouco complexa. O estilo não lembra muito ao do Stephen King, a qual Draccon dedica o livro, até que chega ao final, mas o desfecho do livro não podia ser mais surreal e o mais “King” possível. Sabe aquele final meio maluco, sem ser bem fechado, mas que não decepciona? Esse é o final de Espíritos de Gelo.
Outro ponto em que levei um pouco de tempo refletindo, foi sobre a relação do título do livro com a narrativa. A princípio eu não vi nenhuma ligação, mas então percebi que os “Espíritos de gelo” tratam das pessoas que forçam o suficiente para serem frias e cruéis, tais como os algozes do personagem.
Em determinado momento, as comparações que Draccon utiliza entre a trama e a cultura pop deixam de ser novidades e passam a ser um tanto forçadas, além de outras coisinhas relacionadas a narrativa, mas são apenas artifícios, que eu, que também escrevo, não curto muito usar. Mas preciso dizer que a fórmula de Espíritos de Gelo funciona, e funciona muito bem.
É como um bate papo casual entre você e o personagem, tão rápida e informal quanto deve ser, além de ser íntima, e em muitos momentos divertidíssima.

site: www.rascunhocomcafe.com

Pry Salomão | @leitoraredglasses 10/07/2015

Suspense!
Esse é um daqueles livros que você compra pela capa e a sinopse pensando que é uma coisa, porém com o decorrer do livro percebe que ele é totalmente diferente e bem melhor do que você imaginou. Uma leitura de suspense que te deixa completamente curioso para descobrir o que aconteceu com o personagem principal e o porque dele se encontrar nessa situação. Com um final surpreendente, referencia a diversos famosos no mundo do rock, o livro acaba surpreendendo com o desenrolar da trama e ainda mais por ser um ótimo livro brasileiro.

Nat 25/12/2014

Não entendi o título (a parte do gelo). A história está mas pra hot, pois conta a iniciação do personagem principal (e que está sendo torturado) em uma “religião” que pratica sexo tântrico. Foi uma tentativa de misturar hot e religião e tal, que não funcionou muito bem. Não sei se não foi bem explorado ou explicado. Não curti muito não.

v1gn2r 22/03/2012

Bom livro, o enredo é bastante instigante, há várias reviravoltas no decorrer da história, e o final é bastante surpreendente.
Minha única crítica [ao contrário da maioria aqui] é justamente pelo excesso de referencia pop, o que quebra bastante o clima de suspense da trama, e corre o risco se não ser entendido por quem desconhece as fontes. O autor quis dar uma de Tarantino e acabou pesando a mão, fora isso, o livro é bastante recomendável.
André 04/04/2012minha estante
Pois é. Eu não achei o final tão surpreendente assim, por causa de um conto do Neil Gaiman. O final lembrou bastante. Já tava com ele na cabeça antes de chegar lá.

Mas no geral, senti o mesmo. Gosto muito de referência a cultura pop e etc, mas o autor exagerou, a maioria soou forçada, fora de lugar e sem propósito. Uma ou outra, coube direito e ficou natural, mas a maioria não.

Verônica 16/05/2017

Espíritos de Gelo - Por Pensamento Literário
Essa foi a minha primeira experiência com o autor e embora o mesmo já tenha outras obras publicadas com o gênero de fantasia, esse livro não me cativou, mesmo contendo poucas páginas, o exemplar consegue ser maçante e demasiadamente chato.
Não recordo do por que comprei a obra, mas sei que a sinopse em nada condiz com o enredo. Raphael Draccon escreve muito bem e essa questão não é questionável, todavia a teia na qual se constrói a estória é bem rasa e dedutível. Mesmo com todo o suspense que permeia a narrativa, da metade da trama tudo se torna previsível. Além disso, o protagonista é arrogante, machista e metido a “playboy”.
No começo dessa estória repleta de mistério somos apresentados há um personagem que não recorda do passado, e para ativar as suas lembranças, ele está em um cativeiro sendo torturado por três pessoas que o obrigam a procurar em suas memórias a razão dele estar preso. Toda essa incógnita perpassa os limites éticos e morais da sociedade, entretanto esse não é o problema ou a trave contida na ficção. O autor para deixar um clima mais assustador inseriu uma religião suspeita, como se fosse um culto ao corpo, onde o prazer utilizado de forma adequada prolongava o ápice sexual, satisfazendo a todos os membros. E mesmo que o “script” girasse em torno dessa seita, o final não tem nada a ver com esse clima surreal, e creio que mesmo que o autor seguisse por essas vertentes não conseguiria me agradar.
Por fim, todo o ar sombrio que a capa apresenta não condiz em nada com o que está sendo contado, ou seja, a leitura é cansativa e a insanidade em nada é atrativa. Claro, que talvez você discorde da minha opinião, mas não consegui ser “sugada” para esse lado sombrio, e mesmo com tantos detalhes para impactar o leitor acaba por surgir um efeito contrário. Enfim, indicado para quem gosta de um suspense com um final antecipado, sexo explicito e violência

site: http://pensaliterario.blogspot.com.br/2017/05/resenha-espiritos-de-gelo.html#.WRt1rOsrLIU

Bruno 04/11/2014

Um golpe certeiro...
Este livro do Raphael Draccon é meu primeiro contato com o autor. Talvez isso não tenha me "contaminado" com o estilo de fantasia e tenha me desprovido de impressões e expectativas sobre o autor.
Trata-se de uma história rápida, é o tipo de livro que pode ser lido em 2 a 3 horas. É como um grito, forte, alto e curto. Mas de maneira nenhuma suas 176 páginas são poucas, eu diria que são suficientes e nos traz a um mundo sombrio onde não existem pessoas boas... A escrita é muito fácil e flui rapidamente, e aborda temas atuais, bem como dá pra perceber que o autor é um fã de rock, vide as diversas citações ao longo do livro.
Pra quem quer uma história rápida, sombria e com temática adulta, este é o seu livro.
Clio0 31/07/2015minha estante
Putz, eu não vi que você já tinha lido esse livro. Sabe... é uma pena que aparentemente o Draccon não segue mais esse estilo... Comparado com aquela porcaria de Reconstruindo Sandman e sabe-se-lá-o-que-é-isso que foi Dragões de Éter... bem, eu estava com esperanças...

Igor 02/11/2021

Uma aposta arriscada... que deu certo!
É difícil pra qualquer um que tenha tido contato com as principais obras do Draccon imaginar que ele pudesse se aventurar no gênero do terror. Mais difícil ainda seria imaginar que tivesse aptidão para tal, haja vista que são necessárias abordagens muito diferentes entre os temas de fantasia infanto-juvenil, que por vezes beira o pueril, e o terror, voltado para um público mais maduro e repleto de violência e sexo desenfreado.

No entanto, Raphael Draccon é um escritor talentoso e prova isso mais uma vez através de Espíritos de Gelo. Com uma narrativa em primeira pessoa, apresentando um protagonista extremamente arrogante, egocêntrico e mimado acordando em uma situação tão inusitada quanto indesejável, desde sua primeira página até o seu encerramento o livro nos faz questionar que raios está acontecendo e, mesmo após o final, se o leitor não for atencioso aos detalhes, provavelmente continuará sem a resposta que buscou durante todas as 176 páginas, já que o livro não entrega nada muito mastigado. É preciso saber ler nas entrelinhas, interpretar e visualizar o que está sendo dito.

Sem dúvidas esta é uma história que carece de mais páginas para leitores que gostam de cada detalhezinho explicado minuciosamente, mas por conta do gênero e o foco principal da história isso é totalmente perdoável, já que o mais importante (porque o protagonista acordou naquela situação tão repentinamente, porque está passando por todo aquele "inferno" e que "diabos" de lugar é aquele) fica evidente ao fim da leitura (e, se não ficar, é por conta da desatenção que sinalizei anteriormente).

Está mais do que indicado para entusiastas e fãs do gênero (não necessariamente do autor).

Cicero 11/09/2012

Comprei o livro sem saber muito a respeito, confiando apenas no talento do autor Raphael Draccon. Mas para minha surpresa me deparo com um suspense que comecei a ler e quando me vi estava devorando página por página querendo saber onde aquela história iria parar.

Quem conhece o autor pela trilogia Dragões de Eter vai se surpreender com esse conto baseado em uma lenda urbana, com referencias ao mundo pop que dão um tempero a mais para quem lê.

Recomendado!

Letícia 20/10/2012

(Um título chamativo)
Se tivessem mais estrelas para marcar...

É um livro curto, 173 páginas. Draccon é, definitivamente, um escritor diferente.

Espíritos de gelo me surpreendeu, li de forma enérgica até a última palavra. E só entendi o título no final mesmo.
O personagem principal (o qual não se fala o nome) acordou em um cativeiro e seus algozes eram três - o baixinho fã de Black Sabbath e dois "carrascos vestidos com roupas de couro apertadas, compradas em algum sex shop de baixa qualidade para simular o mais próximos possível de um clube sadomasoquista".
O que eles querem? Que ele se lembre do que aconteceu nos últimos dias, para isso, não medem suas torturas e, como o livro é narrado pelo personagem principal, sabemos seus comentários sarcásticos que, por bom senso, guarda para si.

Temos dois nomes na história, Mariana, por quem ele se apaixona e o leva a fazer coisas que... bem, ele faria e fez, mas desconhecidas até para ele que não é santo. E Jonas Calvetti que fode com os rins dele, enfim, essa é a história para se ler no livro.

É um livro novo, então são feitas menções do Twitter, dos irmãos Winchester, Kiss, Beatles, dos Stones, X-Man...

“Se você não lembrar do que aconteceu nas últimas horas, nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse nos Nove Círculos do Inferno…“

Michel 26/07/2013

Estigante e Incrível
Confesso que o livro não me chamou muito atenção no começo, apenas comprei por eu ser um grande fã de Raphael Draccon e também eu estava empolgado pelo gênero policial, pois tinha acabado de ler O Poderoso Chefão.
No começo estava meio confuso, mas Raphael tem uma narrativa em todos os seus livros que me prendem ao mesmo e não me deixam parar de ler. Minha confusão foi passando conforme eu lia, tudo ia se explicando até chegar ao fim com uma reviravolta impressionante.
O livro me fez pensar bastante sobre vingança, sexo e fazer entre o que certo e o errado. Fiquei triste por ser um livro tão curto, foi uma ótima leitura e fiquei querendo bem mais. Não podia esperar menos de um ótimo autor.

Daniel Vieira 02/04/2017

Sem pé nem cabeça
Livro sem graça, sem sentido e cheio de referências desnecessárias. A impressão que eu tive é que na verdade o Raphael queria escrever as refêrencias e fez uma historia de pano de fundo só para inclui-las. O livro é pequeno mas é cansativo a historia tenta passar uma profundidade que nao existe. O ar sombrio que é vendido pela capa e pela sinopse some totalmente quando você começa a ler, e mesmo eu gostando de Rock, Stephen King, Bernard Cornwell e outras referências, achei a maioria sem graça. Este é o primeiro livro que leio do autor e apesar da impressão negativa, irei ler dragões do Éter para ver se foi apenas uma impressão ruim ou se realmente eu nao gosto da escrita dele.

AndyinhA 14/11/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Este livro não foi publicado no Brasil e um dos motivos de ficar receosa em ler foi em relação à duvida com a língua portuguesa, porque ele é português de Portugal. Afinal, apesar de muitos termos serem parecidos, sempre tem uma ou outra palavrinha que nem sempre é o que parece ser e muda tudo. Mas a leitura foi bem tranquila, li com bastante rapidez. Então agora podemos todos comprar livros de Portugal ;)

Conhecemos Raphael Draccon de Dragões de Éter que já foi resenhado pelo blog (clique aqui), mas neste livro – que faz parte de uma coletânea – praticamente posso dizer que é outro autor. Esqueçam as belas palavras e os contos de fadas. Aqui a verdade é nua e crua.

Este livro conta sobre uma lenda urbana que todos já ouviram falar, acho inclusive, que ela já circulou em e-mails sempre dizendo que um amigo de um amigo teve o ‘problema’ e claro que não contarei sobre qual é, pois nós também só descobrimos de qual delas se trata quase no meio do livro, não posso dar assim de bandeja o nome.

Para saber mais> http://bit.ly/qMfhQJ

Caverna 12/07/2012

Nosso protagonista (que, pelo que eu percebi, não tem nome. ou tem?) acorda acorrentado, com as mãos para cima, em uma sala um tanto quanto suja, fedida e nojenta. Uma sala de tortura. À sua frente, há um baixinho de um metro e meio, vestido socialmente, mas com uma camisa do Black Sabbath - o que o deixa mais estranho ainda - e dois capangas no melhor estilo o gordo e o magro, vestidos como um "clube sadomasoquista".
Ele está preso, e não se lembra de nada. E o pior: se ele não lembrar, vai sofrer cada vez mais.
Acontece que ele sofreu um trauma muito grande, que bloqueou toda a sua memória das últimas horas, ou até dos últimos dias. E seus sequestradores e torturadores querem saber como ele foi parar dentro de uma banheira de gelo, sem um rim. Para isso, vão usar da teoria de que, quando a pessoa sofre um segundo trauma muito forte, desbloqueia as memórias perdidas do trauma anterior. E o gordo e o magro vestidos com roupa de algum sex shop barato não vão se importar nem um pouco de pegar pesado nesse novo trauma.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/espiritos-de-gelo.html