Espíritos de Gelo

Espíritos de Gelo Raphael Draccon

Resenhas - Espíritos de Gelo

Matheus Fellipe 20/01/2015

Psicologicamente intenso!
“Quais são os limites físicos e psicológicos de um ser humano? O que ele é capaz de suportar?”

Raphael Draccon escreve muito bem e entrou para a lista dos meus autores brasileiros favoritos, mas como li apenas um livro dele, não posso dizer que ele é ótimo. Com isso, pretendo comprar e ler a trilogia Dragões de Éter, que já queria há muito tempo, e com a leitura deste livro que nem é considerado um de seus melhores escritos, fico ainda mais ansioso.

Este livro me surpreendeu tanto na escrita quanto na temática, há diversas referências a cultura pop em geral, como músicas, cinema e tv. A tortura psicológica do personagem é muito boa e nos traga para seus devaneios.

Aviso: há cenas de sexo e tortura explicitamente descritas, quem não está acostumado a ler esse tipo de literatura pode estranhar um pouco. A estória é do ponto de vista masculino, narrado em primeira pessoa o que também pode fazer com que o público feminino não se identifique. Mas não se deixe levar por esse aviso!

A edição lida (imagem abaixo) foi muito bem elaborada pela Editora LeYa, tem 176 páginas, com diagramação excelente. A capa é outra coisa excepcional, o título tem um acabamento espelhado e a imagem utilizada não podia ser outra, pois essa transmite toda a essência e obscuridade do texto.

Foram pouco mais de 3 horas de uma leitura compulsiva. Te prende muito, enquanto não terminei, não parei de ler.

site: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/01/3-resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html

Acad. Literária 05/03/2015

RESENHA - Espíritos de Gelo
Um homem acorda acorrentado numa sala de tortura sem se lembrar de nada.

Um baixinho com uma camiseta do Black Sabbath o interroga, enquanto os capangas – “dois sujeitos vestidos com roupas de couro apertadas, compradas em algum sex shop de baixa qualidade para simular o mais próximo possível de um clube sadomasoquista” – o auxiliam. Eles querem que o homem conte o que aconteceu – detalhadamente – antes de chegar até ali. Querem que ele explique como foi parar dentro de uma banheira cheia de gelo.

O problema é que seu inconsciente está bloqueando essas informações por causa de um trauma.
Raphael Draccon apresenta nessa obra outra faceta de sua escrita. Aqui não há seres fantásticos, nem mundo dos sonhos, nem outras dimensões, nem nada que lembre uma narrativa fantástica. Em uma escrita mais pesada, cheia de cenas de sexo, violência e Rock and Roll (não necessariamente nessa ordem), Draccon conta a história de um cara, cujo nome não sabemos (nem ele) que acorda em uma banheira de gelo sem se lembrar de nada do que aconteceu antes daquilo. Como se aquilo não bastasse, havia um rasgo em seu abdômen. E para piorar ainda mais, três homens – um baixinho vestido uma blusa do Black Sabbath, um alto e gordo e um baixo e magrelo – estavam “ajudando-o” a se lembrar como havia acabado ali. Como forma de apoio, os três iniciam uma série de torturas em meio a indagações com a tese de que o tratamento para que ele se lembre o que aconteceu seria dar a ele um segundo choque emocional.

O personagem principal da trama passa por sessões de tortura. Uma pior que a outra para destravar a mente. Em meio às lembranças ele vai ligando os pontos e recordando os caminhos que o levaram a acordar em uma banheira de gelo. Aos poucos vamos descobrindo sua história e conhecendo novos personagens na trama, todos apresentados pelo ponto de vista do protagonista.
O livro é cheio de referências. Amantes do Rock clássico podem se encontrar nos diálogos entre prisioneiro e carrasco. Teorias da conspiração, satanismo, lendas urbanas sobre astros do Rock. Também há referências da cultura Nerd como Street Fighter, X-Men e Mortal Kombat, entre muitos outros. Se você não é um entendido em Rock, ao ler esse livro deve ficar com o Google aberto, pois no meio dos diálogos eles citam muitos nomes de bandas e astros, teorias sobre os mesmos e quem não conhece ou reconhece pode ficar perdido.

O Livro fala de relacionamento. Fala de ciúmes, traição, amor e sexo. Muito sexo. O protagonista em determinado momento da trama revela que havia se iniciado em um Templo, onde as pessoas eram ensinadas a desenvolver técnicas para expandir a concepção do sexo como sendo uma ferramenta de ascensão e não somente de prazer carnal e procriação. Talvez, leitores não acostumados com descrições e linguagens mais pesadas possam se incomodar com essa passagem do livro. Os atos são feitos no meio de um círculo de iniciados e ainda há troca de casais, enquanto um “guru do sexo” recita o que parece ser um “Manual do sexo tântrico”.

“As mãos do casal nu enfim começaram a tocar em partes mais interessantes. Os Seios dela foram os primeiros, mas não com a intenção de estimular os mamilos. Até isso era tocado por ele da mesma forma como as outras partes dela; a impressão passada era a de que o rapaz sentia tanto prazer em tocar nos seios dela quanto havia sentido antes em tocá-la nos ombros. Não havia direcionamento. Era como se ele ou ela sentissem todo o corpo do outro de uma forma inteira e mais completa, se eu não estiver aqui tentando inventar uma desculpa para um cara preferir os ombros aos seios de uma mulher”. Pág 71

A obra é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista do protagonista da trama. A fluidez, apesar de ser tranquila de ler, é um tanto pesada. As descrições e falas são bombardeadas de agressões, palavrões, sarcasmos e narrativas sobre sexo. Tudo isso se encaixa na trama, mas um leitor que não gosta de uma leitura mais crua, talvez não curta o livro. A leitura não é para qualquer um, pois mexe com muitos tabus da sociedade. Os personagens são apresentados à medida que o protagonista vai se lembrando do que aconteceu. A história fica alternando entre passado e presente. Entre o que o personagem fez e o cativeiro no qual está preso. A revisão está boa, quase nenhum erro, já a formatação, por ser um livro pequeno, a editora optou por colocar uma fonte enorme, com certeza para fazer o livro ficar maior. A capa é bem elaborada e chama bastante atenção: uma mão ensanguentada contra um vidro.

Raphael Draccon é romancista, roteirista e editor. Com a marca de 200 mil exemplares, é o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo. Além de integrante do RapaduraCast, é roteirista premiado pela American Screenwriter Association e chegou ao quarto lugar dos mais vendidos no México pela Random House. Responsável pela indicação da obra de George R.R. Martin, "Crônicas de Gelo & Fogo", é hoje autor da editora Rocco, estreando o novo selo de fantasia da empresa. O autor é um dos escritores mais influentes do mercado literário brasileiro e já conquistou uma verdadeira legião de leitores dentro e fora do país. Algumas de suas obras já foram publicadas em Portugal e no México, onde entrou para a lista dos mais vendidos.

Recomendo essa obra para quem gosta de histórias densas, que exploram um lado mais obscuro da literatura. Por essa obra não ter um toque fantasioso em sua forma mais feérica, talvez esse não seja um livro prazeroso para os fãs de Dragões de Éter, sua trilogia fantástica de estreia. Pessoas que tenham algum problema com palavrões, violência, tortura, etc. devem pensar duas vezes antes de folhear as páginas. Nem preciso dizer sobre as crianças. Para aqueles que se interessam por lendas urbanas, rock e pitadas fortes de sexo, esse é um bom livro para conhecer um outro lado do escritor das referências.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/03/resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html

Leitor Regente 06/10/2013

Geleiras de Raphael Draccon
Espíritos de Gelo é um livro do brasileiro Raphael Draccon, muito conhecido por sua trilogia Dragões de Éter. A intenção dele não era lançá-lo em seu nome, na verdade, escreveu Espíritos de Gelo para um projeto de uma editora de Portugal, no qual tinha a proposta de reunir mitos urbanos. A ideia era que jovens autores participassem. Eis que é chamado, então, Raphael Draccon.
Deu tão certo que ele foi lançado aqui no Brasil pela Editora LeYa, com mais de uma edição. Pode ser classificado como um livro, mas não é errado dizer que se trata de um conto ou uma lenda urbana, afinal possui apenas 170 páginas repicadas em muitos capítulos...
Mais no blog:

site: http://leitorregente.blogspot.com.br/2013/10/espiritos-de-gelo-raphael-draccon.html

Alexandre | @estantedoale 30/07/2015

Um homem e as dores da memória
Nunca havia lido nada do Raphael Draccon, e olha que tenho todos os livros dele ─ autografados, ainda por cima. Mas são tantos livros para ler, discutir com alguém, alguns presentes, algumas indicações... Você acaba ficando cheio de prioridades, e, a quem deveria realmente priorizar, a quem mais admira, você acaba deixando um pouco de lado. Da próxima vez que encontrá-lo, pedirei desculpas pessoalmente.
E outra: nem sabia por qual livro começar. Perguntava a um e outro fã em comum e sempre me indicavam ou Fios de Prata ou Espíritos de Gelo. Daí, escolhendo a meta de férias, pensei: “Ah! Vamos pelo mais fininho”. Lembrete: nunca julgue um livro pelo número de páginas.
176 páginas podem fazer você suar [de tensão] até a última gota.
Espíritos de Gelo é um livro à parte do que Raphael escreve ─ Fantasia ─, e não se engane achando que, por não ser algo com que o autor está acostumado a trabalhar, uma obra de outro gênero não seja tão boa quanto as outras ─ o que não posso mesmo afirmar enquanto não ler os outros livros dele.
No livro, publicado pela editora LeYa em 2013, um homem está sendo torturado para se lembrar de cada momento desde que teve a ideia de se matar [pulando de uma ponte] interrompida por uma mulher misteriosa que mudaria sua vida. Mariana Slaviero acabou mostrando àquele homem ─ cujo nome juro não me recordar se foi citado ─, mesmo depois de ele ter perdido o pai e a empresa que herdara, que ele poderia ter tudo o que mais desejasse, incluindo paz e tranquilidade, sem temer qualquer ameaça do destino.
Porém, o destino não costuma esquecer as ameaças que faz. Ele as guarda sob sete portas com sete cadeados, cada. E há sete chaves para cada um dos cadeados. O destino lembra-se melhor do que está sendo protegido do que de cada chave de cada fechadura de cada cadeado, e tudo isso representa a lerdeza que memória humana tem para chegar aos motivos que explicavam o fato de se estar acorrentado, sendo torturado, sangrando, sem um rim e agonizando coisas que ninguém compreenderia se tivesse acontecido de verdade.
E talvez tenha mesmo acontecido. Será? Afinal, em que país não existem seitas que cultuam sabe-se lá o que, onde vários ricaços se reúnem para fazer coisas que vão além do pudor ou da razão ou dos dois? Em que país os “interrogatórios violentos” para conseguir informações valiosas deixaram de existir? Em que país, mesmo com toda a educação e o dinheiro, com tudo de bom e melhor, o filho de algum milionário não cometeria as mesmas besteiras que esse cara fez?
Pode não ter acontecido, mas, na ficção, uma mentira é uma verdade moldada para parecer surreal.
Além de toda essa loucura envolvida na trama, Raphael ainda fez, não uma nem duas, mas umas quinhentas ou mais referências a tudo o que você puder imaginar ─ desde o que sua mãe disse quando você nasceu até o que uma mulher diz a você em um motel; desde uma produção cinematográfica nacional, até uma internacional. Traduzindo: é contada a criação e o fim do mundo, que nunca foram completamente comprovadas, em termos de cinema, rock e até religiões ocultas.
O mais importante de tudo: isso jamais confundiria a cabeça de um bom leitor.
Creio que, só essas poucas ─ ah, nem tão poucas assim, né? ─ páginas foram suficientes para fazer crescer em mim uma nova paixão por uma nova escrita. Aliás, se eu tivesse realmente pego Espíritos de Gelo ou qualquer outro livro do Raphael Draccon antes, teria ficado completamente fissurado da mesma maneira.
Sou um admirador do trabalho dele e da Carolina Munhóz, sua esposa, claro! Os dois, por um incentivo não completamente consciente, me fizeram embarcar nesse mundo amável e louco que é a literatura. E justamente pro serem brasileiros, me mostraram a esperança nos livros nacionais e como eu devia apreciá-los.
O que posso fazer agora é agradecer aos dois e indicar, sem sombra de dúvida, um maravilhoso livro do Rei Dragão: Espíritos de Gelo!

site: http://vdeescritor.blogspot.com.br/2015/07/review07-espiritos-de-gelo-de-raphael.html

Bia 02/08/2015

De tirar o fôlego...
Ai você começa a ler e pensa "Mais um livro de terror".... Le umas 50 páginas e repensa "Um livro bacana de suspense e tortura"... Ai você termina e não consegue para de pensar que "E se for assim mesmo?!"
O livro desperta um ciclo de justiça a ser cumprido e se as coisas forem assim mesmo eu posso afirmar que agora acredito em justiça de verdade.
Esse ciclo vicioso de vida, tortura, morte, tortura e vida novamente é o que renova a alma, é o que nos deixa livres e preparados para próxima sessão desde cíclico.
O livro possui um trecho que me marcou especialmente:
"...O fato é que ou você caminha por um lado ou pelo outro; ou você está dentro, ou você está fora; você tem esse direito de escolha. O que não pode - no sentido de que não deve - é caminhar pelo do meio.
Isso você não deve. Nunca. Jamais. Do contrário, você vai se ferrar por completo." -pág 120.
Espíritos de Gelo é um livro que pode não ter o final de contos de fadas, mas é um final que deixa mais feliz do que se fosse um final de contos de fadas; pois ele te deixa com gosto de esperança e mudanças, de evolução. Tudo que soer humano quer, ele diz de forma sutil "olha, apesar da morte e dos Novo Círculos do Inferno e tudo mais ainda existe a vida e esperança".
Simplesmente não tem como não se apaixonar por esse livro. Nunca tinha lido nada de Raphael Dracon e agora estou com uma sede louca de ler até sua lista de supermercado (risos!).

Lin 30/08/2015

Referências demais...
Eu não dei 5 estrelas para esse livro por duas razões. Uma que me incomodou bastante é o fato de o autor fazer muitas referências à cultura nerd/pop. Fazer uma ou duas referências é bem legal, agora você entupir um livro com tantas acaba ficando forçado. A segunda razão é o começo da narrativa que é bem monótono. Acho que se tivessem aspectos melhores trabalhados, seria mais emocionante. Mas como um todo, o livro é bom, contudo, ainda não classificaria no gênero horror. Creio que fica por conta da ficção fantástica.
Victor 07/12/2016minha estante
O lance do excesso de referências foi algo que incomodou muito. E já estava preocupado, me achando ranzinza, pensando ser o único a me incomodar com isso, hehe

Lin 01/03/2017minha estante
Mas quando... É bem legal quando vemos as primeiras e tals, mas depois vai ficando bem chato. Te entendo. xD

Thainá - @osonharliterario 06/10/2015

Qual seria sua reação ao acordar dentro de uma banheira com gelo, com um corte em seu abdômen e sem se lembrar de nada do que aconteceu?
Só estando neste estado já parece uma situação horrível, não é? Mas, e se além disso, você perder a consciência no hospital e acordar em um lugar escuro, com seus braços amarrados para cima e com três homens estranhos lhe encarando e dizendo que se você não se lembrar de todos os acontecimentos que resultaram no momento da banheira, você será torturado até se lembrar de tudo? Essa é a história do protagonista de "Espíritos de Gelo".
Um homem que, ao seu ver, possuía uma vida perfeita: tinha um financeiro bom, não lhe faltavam roupas ou comida, cresceu sendo cuidado pelo pai e por uma governanta, e também ao lado de várias mulheres que eram levadas para sua casa, mais especificamente para o quarto de seu pai. Sua vida mudou quando seu pai faleceu. Além de ter sido algo extremamente triste, ele não sabia o quê fazer e como continuar com sua vida. Não tinha noção do dinheiro e de contas para serem pagas. Herdou a empresa de seu pai, mas não sabia como continuar seu legado, sendo assim proposto por seus sócios a se retirar de sua própria herança.
Depois da morte de seu pai, sentiu uma tristeza enorme, e não sabendo o que fazer, decidiu pular da ponte. A mesma ponte que passava todos os dias com seu pai quando era levado para a escola. Mas, por sorte (ou para seu azar), uma garota chamada Mariana o impediu de pular. Logo após disso, ela entrou em sua vida e a transformou de uma maneira inexplicável, que sem imaginar, poderia leva-lo a um caminho de destruição.
Afinal, quando se junta sexo, magia e vingança, como não resultar em destruição?
No livro há alguns elementos que podem agradar alguns, como podem se tornar chatos e monótonos para outros. O autor tem uma tendência de misturar citações de cultura pop e nerd em seus diálogos, o que pode deixar alguns leitores um pouco confusos, caso não conheçam sua origem. Mas isso não é nada que irá lhe prejudicar na leitura, já que não é algo que influencie na história, é apenas um elemento em sua narrativa.
Draccon consegue mesclar uma história em um suspense que irá lhe surpreender. São acontecimentos que você não imagina e não espera. Um final que você não desconfia e que fica de boca aberta ao descobrir. Tudo se encaixando perfeitamente.
Não há um terror explícito. Apenas um suspense que envolverá torturas, sangue e muito sexo. O sexo excessivo poderá incomodar alguns (admito que a mim incomodou um pouco), mas faz parte da história e nos ajudará a entender o motivo de todos os acontecimentos, se tornando assim algo primordial para a narrativa.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Talitando 05/11/2015

Esperava mais
Ele tem seu que de surpresa sim, mas achei um pouco chato em algumas partes, o que para um livro de apenas 170 páginas pode ser preocupante. O final é surpreendente sim, mas acho que poderia ser melhor trabalhado.

Thiago 16/11/2015

O tema é totalmente diferente dos universos de dragões em qual o autor comumente se aventura e escreve bons livros.
Como já é de costume do autor, muitas referências a cultura POP são utilizadas, o que torna a realidade mais palpável e a obra menos cansativa.
Bom, o começo do livro acaba prendendo o leitor pela condição a qual situa-se o protagonista, sem memória e preso em um cativeiro.
Os temas empregados como tabus sexuais, magia, traição e tortura, são importantes para a trama, mas algumas vezes utilizados em excesso. Por tratar-se de uma narrativa em primeira pessoa, a visão do protagonista fútil e machista acabou prejudicando o desenrolar da trama.
Algumas cenas se repetem no livro, o que prejudica quem queira ler o livro em um dia.
No último quarto do livro, acontecem reviravoltas (algumas previsíveis) que instigam a leitura e que conduzem a um final interessante.

Sara Muniz 18/11/2015

Espíritos de Gelo foi o primeiro livro que li do Raphael Draccon. Para começo de conversa, eu nem sabia que tinha esse livro, mas minha irmã deve ter comprado em algum sebo da vida e estava em nossa estante. Obviamente, eu já havia ouvido falar do autor e sabia que era de sucesso. Logo, fiquei louca por realizar a leitura desse livro e conhecer mais sobre sua escrita, etc...

Lá se foi qualquer expectativa boa. Tudo começa quando o personagem principal acorda acorrentado em uma sala, com um cara baixinho e dois fortões. Eles perguntam como ele foi parar lá, mas ele não lembra. Eles dizem então, que vão fazer um "tratamento" de tortura para que ele se lembre exatamente o que aconteceu. E ele vai contando e a gente vai descobrindo...

Achei um livro menos que mais ou menos! Muito fraquinho em todos os aspectos e, até onde sei, não é o primeiro livro do autor e acabou tendo mais repercussão em Portugal do que aqui. Vamos avaliar cada ponto mais a fundo para vocês verem o que não me agradou:

✖ Avaliação da Escrita: A escrita foi uma das coisas que mais me desagradou nesse livro. Além de ser vulgarmente desnecessária em alguns momentos, o autor não sabe controlar a repetição de palavras, tornando a escrita cacofônica (e particularmente me irritando bastante).

✖ Avaliação do Enredo: Achei bem fraco, você imagina que vai ser uma coisa, de repente vira outra. O final não é bom, as torturas são difíceis de imaginar, realmente existe uma espécie de bloqueio entre eu e esse livro...

✖ Avaliação da Capa: Acho a capa bonita.

✖ Sobre o protagonista: É ele quem narra a história, porém, ele não tem nome. Em momento algum diz o nome do personagem. Antes de escrever a resenha eu até queria mencioná-lo e fiquei "Meu Deus! Como era o nome dele?" , mas a verdade é que eu não sabia porque ele não tinha nome mesmo.

✖ O que me levou a avaliá-lo como regular?
Como eu disse, achei o livro muito fraco. Personagens mal construídos, diálogos pobres, pensamentos infantis demais para um personagem de 27 anos. Não consegui aprovar. Mas não joguei na Lixoteca, porque por mais que o enredo não seja lá aquelas coisas, ainda ficava curiosa para saber mais. Acho que o livro não me agrada definitivamente quando eu já não sinto o menor interesse em lê-lo. Por esse motivo não abandonei e não avaliei com somente uma estrela.

✖ Considerações finais: Apesar de ter super reprovado esse livro, ouvi dizer que os livros mais famosos do autor da série Dragões do Éter são muito bons, é algo mais puro e mais infantil e não tão sujo quando Espíritos de Gelo. Apesar de não ter o menor interesse em Dragões do Éter, não vou dizer que não gostei do trabalho do autor sem conhecer o seu "melhor trabalho".

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2015/11/resenha-espiritos-de-gelo.html
Bruno 18/11/2015minha estante
Suas resenhas e avaliações são tão boas de se ler.
Quero ler a série Dragões de éter, espero que seja melhor do que este livro.

Sara Muniz 20/11/2015minha estante
Obrigada! também queria ler essa série para desconstruir essa imagem ruinzinha que fiquei do autor USHAHASU

Grrudolph 29/12/2016minha estante
Vale a pena gente! Dragões de éter é uma triologia maravilhosa

Sara Muniz 29/12/2016minha estante
/queroooo muito ler Dragões do Éter

Aline 25/12/2017minha estante
Esse foi o pior livro do Raphael, mas os outros são ótimos!

Allan.Carlos 10/06/2018minha estante
Péssimo livro, não consigo entender como publicam algo em que o autor chega a ser racista, misógino e demente, chegando ao cumulo de proferir frases esdruxulas como: "a benga do rapaz já tava mais em pé que peruca de velha com laquê". Espíritos de Gelo é o pior livro que eu já li em toda a minha vida, realmente uma vergonha, um tédio, uma ofensa aos leitores.

Inês Montenegro 31/01/2016

Um balde de água fria acorda o protagonista e desperta o leitor para o início da narrativa. Numa escrita irónica, divertida, inusual e algo dramática, são abordados e intercalados vários mitos urbanos que com certeza a maioria já ouviu falar: o roubo de órgãos, seitas secretas geridas por poderosos e endinheirados, interrogatórios cujo respeito pela dignidade humana não é mais do que uma sombra de anedota… O objectivo é que o protagonista recupere a memória dos eventos que o conduziram ao seu estado actual, e é nessa viagem de falhas, paragens e, simultaneamente, bem conduzida que o leitor fica igualmente a conhecer a mesma, chegando-se, finalmente, a um término que, pelo menos da minha parte, surpreendeu.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/23/espiritos-de-gelo-raphael-draccon/

Retalho Club 06/02/2016

“Se você não se lembrar do que aconteceu nas ultimas horas nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Interno…”

Foi o que eles disseram antes do terceiro eletrochoque.

E essa nem foi uma das piores partes.

Bom galera, acabei de ler Espíritos de Gelo do brasileiro Raphael Draccon. Ainda estou sentindo o gosto delicioso dessa narrativa, agora são 1:46 horas da manhã e estou fazendo o que faria amanhã e não consegui esperar. Estou extasiado com o livro, o final estarrecedor e surpreendente me deixou em certo frenesi. Estou elétrico aqui, muito animado, embora triste também por já ter terminado o livro e não ter outro. [...] O livro envolve certo mistério e você acaba curioso para saber o que levou esse homem a esse ponto. Aviso: não estamos falando de um livro infanto-juvenil, por isso temos muito sexo e pancadaria, estes muito bem detalhados e coerentes com a trama. Não temos sexo e sangue gratuitos sem necessidade, tudo se encaixa perfeitamente e não vemos nada além do pedido pela história.

[CONFIRA O RESTO NO SITE!]

site: http://www.retalhoclub.com/2015/01/06/resenha-espiritos-de-gelo/

Dhiego Morais 11/07/2016

ESPÍRITOS DE GELO
E na minha primeira resenha para o INtocados eu lhes apresento Espíritos de Gelo, um romance de ficção de terror e suspense com elementos que beiram o contemporâneo, repleto de influências, principalmente da música – rock. Neste livro, especialmente curto em relação aos outros volumes do Draccon, o autor trabalha de forma interessante o psicológico da personagem principal (cujo nome curiosamente não é revelado em momento algum entre as viradas de páginas), de modo a tocar também no psicológico do leitor.

Temos a história de um homem que acorda em um quarto de hotel, acorrentado e sem um dos rins, sendo torturado por um trio peculiar de caras intitulados pelo cativo como: ‘baixinho ou Black Sabbath’ e a dupla ‘Ren & Stimpy’.

“— O fato é que você apareceu desmaiado com um rasgo no abdômen, dentro de uma banheira de gelo.”

Sendo obrigado a se lembrar de algo que os torturadores (bem excêntricos, aliás) desejam saber dele, ele passa por recordações que vão de fatos desde a sua infância abastada, quando era levado pelo pai para a escola, passando por uma ponte (esta mesma ponte depois é o cenário de mais um fato decisivo na vida do cativo), até o que aconteceu na noite passada, quando o encontraram praticamente em estado de hipotermia.

“Se você não se lembrar do que aconteceu nas últimas horas, nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Inferno...”

Espíritos é recheado de palavrões e cenas fortes, portanto, para quem não curte muito ler sobre alguém sendo torturado e nem linguajar expressamente vulgar, talvez não aprecie a leitura. Um dos pontos interessantes do livro é justamente a divisão da narrativa entre o que aconteceu ‘ontem’ ou simplesmente ‘antes’, e o que está havendo no cativeiro. Desta forma, entendemos os motivos dele estar ali e vamos descobrindo gradativamente, junto da personagem, o que os algozes desejam saber.

LEIA NA ÍNTEGRA EM:

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/443-resenha-espiritos-de-gelo-raphael-draccon

Leitor Sagaz 01/06/2014

Sadismo, sexo e tortura! Algo totalmente diferente do que você está acostumado
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Logo de cara nos agradecimentos eu já adorei o livro, vejam o porquê:

"A Stephen King e ao palhaço Pennywise, por terem ensinado a uma criança o que é o terror"

Como vocês já viram na sinopse, o cara acorda amarrado, pendurado, todo dolorido e cercado por três capangas. Dois desses capangas estão mascarados e o terceiro, um baixinho mal encarado usando uma camisa do Black Sabbath.

Imaginem o desespero desse homem! O "baixinho" queria saber como ele havia chegado até aquele ponto e como ele havia ido parar em uma banheira cheia de gelo, com hipotermia e sem um rim.

Claro que o homem não sabia, ou pelo menos pensava que não sabia, e a cada negativa os dois encapuzados o espancavam, porrada, taco de beisebol, soco inglês, tudo o que possa imaginar para tortura. A pergunta era simples: "Como você veio parar aqui, o que aconteceu?"

Aos poucos o homem vai se lembrando e começa a relatar o que havia acontecido anteriormente, ele se lembrava de ter conhecido uma mulher estonteante, o nome dela é Mariana! E então conseguimos a primeira informação.

Mas os carrascos queriam mais e para isso iniciaram mais uma sessão de torturas, o baixinho dizia que era apenas um tratamento para liberar a memória bloqueada. E que tratamento em pessoal!

O homem vai contar como conheceu Mariana, claro que depois de muita tortura, ia me esquecendo de mencionar que o local onde eles estavam era úmido, escuro, pequeno, parecia que nunca mais ele sairia dali.

Agora chega de falar dos detalhes do enredo, já deu para vocês terem uma ideia de onde iremos chegar. Vou contar apenas mais alguns detalhes e convido vocês a desvendarem toda essa loucura, é algo que temos que ler para entender.

O cara conta que se envolveu em uma ceita religiosa maluca, onde através do sexo eles conseguem o poder. São inúmeros acontecimentos e muitas revelações até entendermos o porquê disso tudo, a história que Raphael Draccon criou é muito louca, no bom sentido é claro, todo esse sadismo envolvido, cenas quentes de sexo, lendas do rock, mistério, tudo de uma maneira a nos prender na leitura.

Ficamos a cada momento torcendo para que o cara se lembre de tudo e pare de apanhar, tem um momento que pegão um martelo de amaciar carne e simplesmente detonam o dedo mindinho dele, uma pancada terrível. O final me agradou bastante, conseguimos enfim entender o que significa tudo aquilo e qual era o propósito disso tudo.

Quero agradecer ao meus amigos Renan Fredrich e Gabi Gauna por terem me presenteado com este livro, ter amigos que te dão livros de presente é tudo de bom. Foi o primeiro livro que li do Raphael Draccon e gostei bastante, recomendo a leitura.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com/2014/06/resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html