A Gaiola

A Gaiola Marcia Willett

Resenhas - A Gaiola

Roberta.Rozin 06/09/2022

Uma linda história familiar
A primeira vista o que me ganhou foi a capa do livro, que achei linda, e depois a história me arrebatou totalmente nessa trama familiar onde o perdão permeia toda a trama.
Uma história com personagens maduros, situações que nos levam ao passado e presente, para que possamos entender os destinos de cada um, conforme a leitura vai evoluindo mais vamos nos enveredando na vida dos personagens da história.
Lizzie e Piers tem muito a entender do passado dos pais e perdoar será crucial para a felicidade de ambos.
Gostei muito dos personagens coadjuvantes e das histórias que seguem em segundo plano, o que deixou a leitura mais dinâmica.
Para quem gosta de histórias de segundas chances, onde entender o passado fará do futuro um lugar melhor.
Lindo livro.

Anna.Lauren 26/07/2022

Leve
Comprei a muitos anos em uma feira do livro e finalmente decidi ler.
Gostei muito da forma leve que a escritora conduz a história de todos os personagens.
É um romance leve e fácil de ler que dá um quentinho no coração.
Não dei uma nota mais alta porque o núcleo da Gemma e do Guy, apesar de meio necessário pra história não me cativou e pareceu meio perdido e um pouco enrolado.
Mas eu gostei do desfecho dos outros personagens e te deixa com aquela sensação de ficar imaginando como a história deles poderia continuar.
É uma boa leitura

Dani de Casa 12/11/2019

A Gaiola
Sabe aquele velho ditado "não julgue um livro pela capa", gente... Fala sério, como não julgar esse livro com uma capa tão linda dessa, tão delicada e tão romântica, me julguem, eu não conhecia a autora e muito menos tinha ouvido falar desse livro, comprei simplesmente pq achei a capa maravilhosa, queria ter ele na minha coleção. E parece que eu me dei bem no julgamento... Rsrsrs o livro é maravilhoso como a capa, romântico e apaixonante.
"A Gaiola fora o apelido dado à casa alta e estreita no início da década de 1960, tão logo a agência soube que ali moravam 3 mulheres, uma delas chamada Pidgeon, que significa" ? "pombo" em inglês. "
Lizzie era somente uma criança quando Felix começou a visitar a "Gaiola", era um visitante extremamente carismático e divertido que ela gostaria muito de ter como pai. A vida de Félix por sua vez tomou um rumo inesperado quando conheceu Angel, mãe de Lizzie, dali em diante ele soube que a sua vida jamais seria a mesma. Félix está casado com Marina uma mulher fria e possessiva e Félix precisa escolher entre o amor que encontrou em Angel, mas não pode correr o risco de nunca mais poder ver seu filho Piers. A história toma um rumo incrível e 35 anos depois, quando Lizzie resolve ir atrás da Gaiola, e desenterrar algumas memórias do passado e conhece Piers, ela encontra uma família totalmente despedaçada que precisará dela para curar as feridas. Esse livro é uma viagem entre o presente e o passado dos personagens que nos deixa a grande lição de que tudo em nossas vidas está ligado às escolhas que realizamos . Um livro que vale muito a leitura ?
#livrosdanidecasa #resenhasdanidecasa #minhapaixao #books #livros#book#livro#lendo#amoler#bookinstagram#booklover#ilovebook#leitura #ler

Fabiana.S 01/09/2017

Resgatar relações
Essa história foi uma excelente surpresa. Mostra intimamente como o ciúme pode destruir não somente uma relação familiar, como a vida e a felicidade de quem o tem, como a vida a dois pode ser solitária, se perdendo no meio do caminho.
Piers, era um garoto dócil que passou sua infância presenciando as brigas dos pais. Constantemente influenciado pela mãe, que o fazia questionar o amor de seu pai, relação essa que refletiu em grande parte de sua vida, fazendo Pier ter dificuldades em se relacionar de coração aberto com o pai, nutrindo profunda mágoa por este ao longo dos anos.

Lizzie, uma atriz famosa e bem sucedida, por todo o carinho que teve em sua infância, nunca esqueceu Felix, o homem casado com quem sua mãe se relacionou no passado, e Lizzie o amava como um pai. Já adulta, Lizzie viaja até a cidade de Félix para revê-lo e relembrar o passado.

A história se alterna entre passado e presente, mostrando a infância e maturidade dos personagens Lizzie e Piers, que tiveram suas vidas entrelaçadas pela relação de seus pais – Felix, pai de Piers e Angel, mãe de Lizzie,

Uma das lições que tive do livro foi: Perdoar para ter poder sobre a pessoa, para chantageá-la e tirar vantagens sobre ela, trazendo o erro do outro a luz toda vez que seus desejos não forem atendidos, não é perdoar.

Essa história é repleta de sensibilidade e elegância em sua escrita, mostrando as dificuldades, mal entendidos e resgates das relações. Para finalizar, uma frase do livro que gostei muito:
“Não seja tão precipitado em julgas as fragilidades dos outros – respondeu. - Se nunca viveu sem afeto, calor humano, nem nunca o sujeitaram o tempo todo a silêncios hostis e desprezo doloroso como punição por atos de cordialidade e bondade humanas comuns, não pode imaginar o quanto a gente se sente tão solitário e isolado.”

João 24/06/2016

Esse livro ficou guardado por mais de dois anos sem que eu me interessasse em ler.
Não chamava minha atenção em nada.
E que leitura estava perdendo!!
Há muito tempo não lia um romance tão bom quanto esse!
Leitura de primeira!

Lari 15/08/2014

A Gaiola - Marcia Willett
Este livro é uma delícia de ler. Não conhecia a autora, mas fiquei encantada com o enredo que ela criou para esta obra e com o seu modo de escrever.

"A Gaiola fora o apelido dado à casa alta e estreita no início da década de 1960, tão logo a agência soubera que ali moravam três mulheres, uma delas chamada Pidgeon, que significa "pombo" em inglês." - pg. 17

Lizzie Blake era somente uma criança quando Felix Hamilton começou a visitar a casa onde ela morava com sua mãe, a Angel, e Pidge. Era assim que a pequena Lizzie pensava no Felix: um visitante extremamente carismático e divertido que ela gostaria muito que fosse o seu pai.

Trinta e cinco anos depois, Lizzie, seguindo os passos da sua mãe, se torna uma atriz bastante conhecida por seus trabalhos e, em algum momento, se vê confrontada com o seu passado. Perdeu o marido há três meses, assim como sua mãe e Pidge. Ela se vê, então, sem rumo e decide retornar à Gaiola, porém algo a assombra, e, a pequena gaiola que sempre estava pendurada sobre o piano (o símbolo daquela casa) não se encontra mais lá.
Aos poucos, algumas memórias do que ela viveu naquela casa surgem, fazendo-a se lembrar dos momentos felizes que teve junto à mãe, Pidge e Felix.
Esta ida, em memórias, para o passado e a procura por respostas, é o que a motiva a ir para Dunster atrás do amante de sua mãe, que ela não via desde os seus 11 anos de idade.

Felix, agora idoso, mora sozinho em um apartamento e recebe poucas vezes a visita do filho, Piers.
Mesmo após tantos anos, Piers ainda guarda ressentimentos da traição do pai à mãe. Quando Marina Hamilton, uma mulher possessiva, fria e muito ciumenta, descobriu que estava sendo traída por Felix, lhe fez um ultimato: ou o marido rompia a relação com a amante Angelina Blake ou se divorciava dela e nunca mais veria o filho.
Felix, então, se viu divido numa difícil escolha.

O livro é composto por três partes: a primeira apresenta o encontro do Felix e da Angel, o modo como o relacionamento deles evoluem até verem-se emocionalmente envolvidos. Apresenta a essência da história que é desencadeada pelas atitudes do Felix em relação a família e a sua vida com a amante. Na segunda parte, trinta e cinco anos depois da escolha de Felix, muita coisa aconteceu e novos personagens surgem na história. Apresenta os sentimentos de Piers para com seu pai e o início da busca de Lizzie. Já na terceira parte, descobrimos os acontecimentos na vida dos personagens com a presença dela.

O único ponto negativo, na minha opinião, da história foi a inclusão da história de Gemma e Guy que terminou sem quaisquer conclusões. Acredito que poderia ter sido melhor trabalhado na obra.

Um livro que fala de traição, amor, escolhas, ressentimentos, perdas e perdão. Intercala o passado e o presente de uma maneira incrível. Só o final não era o que eu esperava, pois deixa um ar de "precisa de uma continuação".

site: http://nomundodoleitor.blogspot.com.br/2017/01/resenha-gaiola-marcia-willett.html

Dai 05/01/2014

"A Gaiola" é mais do que um objeto ou o nome de uma casa, "A Gaiola" é representação de amor, união, felicidade e perdão.
Lizzie Black era uma criança quando conheceu Felix Hamilton, um homem extremamente carismático. De vez em quando, Felix visitava a casa em que Lizzie, Angelina Black (sua mãe) e Pidge moravam. Pelo menos era assim que Lizzie, enquanto criança pensava: Felix era um divertido visitante que ela gostaria que fosse seu pai. Mais de quarenta anos depois, Lizzie, já adulta, tem perguntas e vai à procura de Felix para obter as respostas.

Felix, já idoso, mora sozinho num apartamento e poucas vezes recebe a visita do filho, Piers. Mesmo depois de tantos anos após a descoberta da traição do pai à mãe, Piers ainda guarda ressentimentos. Quando Marina Hamilton, uma mulher possessiva e extremamente ciumenta, descobriu que estava realmente sendo traída por Felix, lhe fez um ultimato: Ou o marido rompia a relação com a amante Angel Black ou se divorciava de Marina e nunca mais poderia ver o filho, enquanto ela vivesse. Felix então se viu divido numa difícil escolha.

O livro é composto por três partes. Na primeira, somos apresentados a essência da história que é praticamente desencadeada pelas atitudes de Felix em relação a família e a sua vida com a amante. Na segunda parte, somos levados ao futuro dos personagens, mais de quarenta anos depois da escolha de Felix. Muita coisa aconteceu e novos personagens surgem na história. Embora os capítulos falem essencialmente de Piers, sua família e seus sentimentos em relação ao pai, também somos apresentados ao início da busca de Lizzie. Na terceira parte conseguimos descobrir as consequências da presença dela.

A história fala de amor, traições, escolhas, perdas, ressentimentos e esperança. A autora consegue falar do passado e do presente de uma forma que deixa a história interessante. Além disso, ficamos em dúvida sobre o que pensar de Felix e o que realmente a Lizzie procura. Porém vivenciamos com alguns personagens uma atmosfera de luto que torna a leitura um pouco cansativa. O final não era o que eu esperava, pois deixa um ar de que precisa de uma continuação.

Rafaella 25/07/2013

" Não podia ter mais que sete ou oito anos. Como adorava a música, o movimento, o ato de disciplinar o corpo; a barre fixada na sala do porão quarenta anos atrás ainda continuava ali, onde Lizzie outrora desempenhava os exercícios diáriosm a pequena série constante de passos: pliés, battements, port de bras, observando-se no espelho na parede do outro lado. Ainda treinava regularmente." Página 16

Por minhas três últimas solicitações à Bertrand Brasil vocês já devem ter percebido o quanto gostei das obras da autora Marcia Willett. Confesso que acabei solicitando Casa de Verão porque fiquei interessada no lançamento e gostaria de conferir a obra, mas quando li a biografia de Willett foi amor a primeira vista, afinal, ela é ex-bailarina. Vergonha de mim, mas o que me atraiu para a leitura quando já tinha a obra em mãos foi este pequeno fato. E que surpresa ao atestar que a obra era realmente boa. Isto me motivou a escolher A hora das crianças para leitura e a reação foi a mesma com o primeiro livro da autora a ser publicado pela Editora Bertrand Brasil, e, para fechar o ciclo, solicitei A Gaiola e acredito que a surpresa e minha reação foi inesperada. Vou explicar os motivos ao longo da resenha e vocês poderão entender melhor esta minha reação um tanto exagerada, mas já inicio este meu relato avisando que a obra é de leitura obrigatória. Fato. Não é puxa-saquismo para a editora nem para a autora, mas tenho certeza que ao conferir pelo menos uma das obras da Marcia Willett você entenderá o que estou falando. A leitura de A Gaiola é muito comovente e vai deixar você de boca aberta quando encerrar o livro. Tenho certeza que ficará assim como eu, querendo mais e mais.

" - Posso acreditar - diz Felix, com sinceridade; a essa altura, já fora vezes suficientes à Gaiola para compreender que não havia nada de banal em Pidge, tampouco em Angel. A atmosfera cheia de calor humano e de tranquilidade tem uma qualidade curativa; ele consegue rir e provocar as duas sem o receio daquelas interpretações errôneas que, com Marina, resultam em gélidos e longos silêncios." Página 68

Lizzie Blake é uma atriz bastante conhecida por seus trabalhos e, em algum momento de sua vida, se vê confrontada com o passado. Perdeu o marido há pouco tempo e como sua mãe, Angel, e Pidge também já se foram a mulher acaba sendo motivada a buscar informações sobre seu passado. Quando pequena mudou com sua mãe, a atriz Angelica Blake, para junto de Pidge e a casa ficou conhecida pelas três como A Gaiola. Isto porque o nome de Pidge, em inglês, significa pombo e para mostrar aos visitantes o significado do nome dado à morada das três uma gaiola com três pombinhas foi colocada pendurada sobre o piano. Trinta e cinco anos depois Lizzie se vê sem rumo e retorna à gaiola, porém algo a assombra, e, a pequena gaiola que sempre estava pendurada não se encontra mais na casa. Pouco depois a mulher encontra um cartão que Angel enviou anos antes para Pidge e algumas memórias fluem para a superfície, fazendo-a se lembrar dos momentos felizes que teve junto da mãe, Pidge e Felix. Esta ida para o passado, em pensamentos, a motivou a ir para Dunster atrás do camarada de infância e amante de sua mãe que ela não via desde que tinha 11 ou 12 anos.

" Por que deveria encontrar alguma coisa ali para aliviar-lhe a dor ou responder às suas perguntas? Loucura pensar que Dunster guardasse algumas respostas." Página 158

Conhecendo um pouco mais sobre a vida na Gaiola, vamos agora conhecer um pouco mais sobre a vida de Felix Hamilton. Quem pode culpar um homem com seus trinta e tantos anos, constantemente posto na parede por sua mulher e seu ciúmes doentio por encontrar o amor, e uma família, nos braços de outra? Em uma de suas idas para Bristol, Felix vai ao teatro em companhia de seus amigos e acaba conhecendo Angelica Blake e tornam-se amigos. O sentimento acaba evoluindo e os dois se envolvem emocionalmente, sendo que em suas idas mensais para a cidade faz visitas à Gaiola e suas passarinhas. Lizzie era apenas uma criança quando conheceu Felix e o amor de um pai, chegou até a insinuar que ele poderia ser seu pai se quisesse, mas com toda a delicadeza do mundo o camarada diz que já tem um filho, Piers, e a garotinha acaba ficando interessada em conhecer mais sobre o garoto. Em uma ação inconsequente de Angel, Marina descobre sobre o caso do marido e coloca um ponto final na relação.

Piers, anos depois, já é avô e mora com sua nora, Tilda, e seu neto Jake em Michaelgarth. Casa em que foi muito feliz em sua infância compartilhada com o seu avô, David, e homônimo do filho falecido recentemente de Piers. Por conta disto, Tilda passa a viver com o sogro e com ele vêm a inconveniente Alisson, que lembra bastante Marina em alguns aspectos como o do ciúme e posse de Piers. Por uma jogada do destino Piers reconhece Lizzie e acabam conversando, a conversa tomou um rumo bastante delicado e ambos acabam abalados por terem compartilhado um passado, mesmo que indiretamente.

" - Minha pobre Tilda. - Piers balançou a cabeça. - Isso não precisa ser uma espécie de disputa pelo seu afeto. Saul ou David. Aldershot ou Michaelgarth. O amor não é um bem finito, há bastante para todos. Pare de se inquietar e siga em frente. Sei o que David diria: ' Vai nessa, amor. A vida é curta demais." Página 394

Não sei como continuar a resenha sem soltar os benditos spoilers, isto é, se eu ainda não tiver escrito algo a mais. Com o desenrolar da história e os acontecimentos em Dunster você irá mergulhar a fundo no passado de Lizzie, Angel, Pidge, Felix, Marina e Piers e vai entender todas as consequências que esta "infidelidade" teve na vida de todos. Como já mencionei anteriormente e o livro também o fala, a dor e a perda foram os catalisadores para Lizzie ir atrás de seu passado e entender tudo o que aconteceu em sua infância. O caso da mãe, a partida repentina de Felix, a vida do camarada com Piers e tudo mais que teve influência direta em sua criação. O livro mescla situações que estão no presente e passado, mas nada que deixe a leitura muito confusa. O início da leitura não me chamou atenção, não que seja ruim, muito pelo contrário a escrita de Marcia Willet é impecável, mas acredito que não tive conexão direta com Lizzie no início. À medida que sua busca começa a ter resultados a leitura dá uma guinada e é impossível largar o livro, se eu dispusesse de tempo teria terminado a leitura em horas.

A capa remete à gaiola e seus passarinhos que era pendurada acima do piano e teve papel essencial no reencontro de Felix e Lizzie. A personagem que mais me encantou foi Tilda e seu jeito espontâneo de encarar a vida e tudo aquilo que lhe aconteceu nos últimos meses. Saul também é um personagem bastante interessante e que dá brilho à narração. O único ponto negativo da história, não que conte muito para minha avaliação, foi a inclusão da história de Gemma e Guy que terminou sem quaisquer conclusões. Entendo o ponto da autora de inseri-los na história (afinal, ela é irmã de Saul), mas acredito que este fato poderia ter sido melhor trabalhado na obra. Independente disto, só tenho que afirmar que esta obra está em minha lista de favoritos.

" Vi aquela mulher hoje em Dunster. Aquela atriz. É sua amante, não é? Tinha uma criança com ela. Não será sua filha, por algum acaso?" Página 395

site: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/06/resenha-gaiola-marcia-willett.html

Driza 28/07/2011

A Gaiola foi lançado pela Editora Bertrand Brasil e é uma delícia de ler. Não conhecia a autora Marcia Willett, mas fiquei encantada com seu modo de escrita e com o enredo que ela criou para esse livro.

A história alterna momentos presente e passado dos vários e encantadores personagens. Lizzie é uma atriz despojada e graciosa, amorosa e amiga. Piers foi uma criança encantadora e agora é um adulto responsável e apegado à família. O carismático Felix, que através do caso que teve no passado com Angel, deu início a toda trama. E outros personagens secundários que também encantam, como Tilda e Saul.

Esse é um livro carregado de emoções e elegância desde o prólogo até a última palavra...

continue lendo aqui: http://www.livronochadascinco.com.br/2011/07/gaiola-marcia-willett.html