The Messenger

The Messenger Markus Zusak

Resenhas - The Messenger

Gabriela Araujo 16/11/2013

The Messenger [Resenha]

Resenha postada no blog Equalize da Leitura.

Já faz meses que eu li esse livro, mas consigo me lembrar das sensações que me trouxe como se houvesse acabado de ler. Nesta trama, Markus Zusak, autor do livro A Menina que Roubava Livros, nos apresenta a Edward Kennedy. Dezenove anos, motorista de táxi, sem expectativas e sem talentos. Ele se vê envolvido em um assalto a banco e, acidentalmente, impede que o assaltante escape. A partir daí, sua vida dá uma reviravolta impressionante.

Ed é aquele tipo de cara para o qual ninguém olharia duas vezes por que, aparentemente, não teria nada a acrescentar. Eu confesso que mesmo lendo a sinopse, comecei a ler o livro sem saber o que esperar. Uma amiga já tinha me recomendado, mas eu acabei adiando a leitura e adiando, aquele problema sério de leitor fanático com um milhão de livros para ler na frente.

"Meus braços estão me matando. Eu não sabia que palavras podiam ser tão pesadas."

Hoje me arrependo profundamente. Eu Sou o Mensageiro foi um livro tão extraordinário que eu não consigo classificá-lo em único gênero. Sabe aquele tipo de livro que fala sobre a vida? Aquele tipo de livro que te faz acreditar? Atualmente em meio a tanta crueldade e tragédia, passamos sempre a esperar o pior. Este livro reforçou a minha idéia de que o bem ainda existe sim.

Ed não era o tipo de cara generoso ou prestativo. Ele era normal – tentando levar a vida da melhor maneira possível, fazendo um dinheiro para manter um teto sob sua cabeça. A única paixão de sua vida era Audrey, a melhor amiga por quem sempre fora louco. O diferencial dele? Sua escolha. Ele se viu em um beco sem saída, mas não só se conformou com seu destino, mas optou por se esforçar ao máximo nele.

"Ela logo diz - Você é meu melhor amigo, Ed.
Você pode matar um homem com essas palavras.
Sem arma.
Sem balas.
Apenas palavras e uma garota."

Nós conhecemos as vidas de várias pessoas no decorrer do livro e somos tocados por cada história. Dizer que chorei é dispensável de tão óbvio, então direi ao invés que eu nunca li nada parecido. É complicado escrever resenhas de livros como este por que 1) você quer falar o mínimo possível para que as pessoas tenham as surpresas que teve e se impressionem como você; 2) você quer falar o máximo possível para convencer a cada pessoa na face da terra que deveria dar uma chance e lê-lo.

Zusak usa metáforas fabulosas para descrever os sentimentos e pensamentos profundos. Ele instiga você a aproveitar uma oportunidade quando ela aparece, em forma de escolha ou simplesmente se impondo, por que pode ser a melhor lição de nossa vida. Este livro me mostrou que a diferença entre um herói e alguém simples é, antes de tudo, questão de escolha. Ele te faz pausar e procurar dentro de si, o herói que está escondido.

Mais do que fabuloso. Transformador.

"Eu preferiria perseguir o sol do que esperar por ele."
manda 05/05/2015minha estante
Sua resenha é linda e faz jus à mensagem do livro :)

Carolina 24/04/2020

O livro desperta a nossa curiosidade sobre como Ed está recebendo aquelas cartas e qual será o grande objetivo por trás disso, e não posso dizer que achei o final satisfatório. Contudo, o humor presente na história por meio dos ótimos personagens torna a leitura divertida e rápida. Não diria que é um dos meus livros favoritos, mas vale a pena a leitura.

Mare 07/09/2021

Esse é meu livro favorito da vida inteirinha
Eu leio ele uma vez por ano (há mais de dez anos), porque ele me faz lembrar de ser uma boa pessoa. Me inspira a ser melhor.
A escrita do Zusak é a maior influência da minha própria.
Eu mal sei explicar como e quanto esse livro mexe comigo.
Não sei se vai ser a SUA leitura favorita, mas pra mim... Esse livro me rasga por dentro.
Me prometi relê-lo quando aprendesse uma língua nova, o li em italiano ano passado, mas acabei esquecendo de ler o original em inglês. E agora foi. Um misto de orgulho e um quentinho no coração por uma história que me é cara e muito familiar.
Falta caractere pra eu falar desse livro! (E bem, não sei se tenho mais parâmetros para recomendar eles ou não ou dizer se ele é realmente bom...)

Lais Machado 22/08/2018

Nota pro livro: 5. Nota pro final: 1
Livro muito bom, suspense interessante que te faz nao querer largar o livro. Porém o que dizer desse final?? Pretensioso demais. O livro querendo ser auto-ajuda e reflexivo nas últimas paginas não colou pra mim.

louis16 25/09/2023

2?
Reescrevendo essa resenha, pois acho que num período de uns 4 dias eu mudei um pouco a minha forma de pensar sobre esse livro. ainda continuo pensando que provavelmente nunca mais vou reler esse livro na minha vida, mas não vou dizer que é um livro repleto de pontos negativos. pessoalmente, não gostei muito do estilo de escrita do autor e não gostei do protagonista, achei a mensagem do livro bem previsível e o desenvolvimento podia ser melhor (possui muitas pontas soltas, especialmente no fim da história); mas tive minha simpatia por alguns personagens e achei algumas partes engraçadinhas, o ponto é que não achei o livro interessante o suficiente pra chamar minha atenção, então eu não tinha vontade alguma de continuar lendo, o plot é muito bom e tem um potencial incrível, mas acho que a execução falha um pouco !