A Descoberta das Bruxas

A Descoberta das Bruxas Deborah Harkness

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Palms 19/09/2022

É bom, mas...
É bastante chato também. Dá pra tirar 1/3 do livro que ainda assim a história ia fazer sentido. Começa a ficar bom lá pelos 30% finais do livro. Acredito que vou terminar os outros dois livros na marra, mas tô torcendo para serem mais interessantes e agitados. ?

Carol851 18/09/2022

Como destruir uma sinopse promissora
A Descoberta das Bruxas conta a história de Diana, uma historiadora e bruxa que renega seus poderes. Durante uma das suas pesquisas, ela encontra um misterioso manuscrito que estava perdido a séculos e contém segredos capazes de mudar o mundo ou destruí-lo. Após essa descoberta, bruxas, vampiros e demônios começam a perseguir Diana por causa do manuscrito. Porém, um vampiro em específico, Matthew faz Diana se apaixonar.

E é aí que um enredo promissor começa a ser destruído. A sinopse e o início do livro são muito bons e instigam o leitor a querer a continuar a leitura e descobrir o mistério que ronda o manuscrito. Porém, depois que Matthew aparece, a autora simplesmente esqueceu que se tratava de um livro de fantasia e acho que era um romance.

Contudo não um romance bom com personagens desenvolvidos, mas uma trama sem sal e com personagens bem mais velhos que agem como adolescentes. O relacionamento de Diana e Matthew ocorre muito rápido e em menos de uma semana já estão se chamando de marido e mulher. Matthew é extremamente controlador e possessivo e fica fingindo que isso é para proteger Diana.

Os personagens passam o livro todo falando que Diana é extremamente poderosa, porém Matthew a prende de mais e nunca conseguido ver ela se destacar sozinha.

A história se torna chata, porque o romance é sonolento e o mistério é deixado em 5° plano.

Não gostei do livro e não recomendo a leitura.

giolecticia 11/09/2022

Gosta de bruxas ? vale muito a pena ler
Diana Bishop é mais uma de uma longa linhagem de grandes bruxos, ancestral da primeira mulher a ser queimada durante a ?caça às bruxas? em 1692, Salem. Porém, após a morte misteriosa de seus pais quando tinha apenas 7 anos de idade, desistiu de praticar magia, entregando-se a longos anos de estudos na História da ciência, voltada à alquimia.

O livro inicia em setembro de 2009, na Inglaterra. Em uma das manhãs de pesquisa na Biblioteca Bodleian, um manuscrito antigo e enfeitiçado caí nas mãos de Diana, mas não qualquer um e sim o que possuí informações importantes sobre todas as criaturas sobrenaturais da terra: Vampiros, Bruxos e demônios. Todavia, ela não se prende a qualquer ponto de magia que faça sentido ao seu cotidiano, então o devolve ao coração da biblioteca se perdendo mais uma vez. Era tarde demais, agora todas as criaturas sabiam que Diana teve em mãos o artefato tão poderoso e procurado a séculos.

O Vampiro Matthew Clermont não é diferente dos outros seres e anseia ter em mãos o manuscrito que Diana encontrou, e, assim, o se sente compilado a criar uma aliança com a bruxa para compreenderem mais do mundo sobrenatural. Contudo, uma relação entre bruxa e vampiro não é bem vista por qualquer espécie.

Por ser uma obra extensa, com 640 páginas, muitas pessoas ficam desinteressadas pelo ritmo que a autora ditou, porém, para mim, a forma como a narrativa caminhou foi o que me cativou, de certa forma. A história é narrada tanto pelo ponto de vista da Diana quanto pelo Matthew, os ensinamentos e as conclusões que ambos tiram deste mundo que Harkness criou são apresentados a cada capítulo, o que garante que nenhuma informação seja simplesmente jogada, pois é necessário entender que quando a Bruxa abriu mão de praticar a magia, abriu mão de sua própria essência e de entender hierarquias, conceitos e regras do mundo sobrenatural, o qual nos vemos inseridos.

Esse livro me conquistou do início ao fim, eu super indico a quem gosta de estar inserido em meio a seres sobrenaturais, principalmente com bruxas. O Ideal leia de mente aberta e se prepare para lidar com algumas coisas diferentes do que estamos acostumados a ler.

Walua 04/09/2022

De historiadora para criadora de histórias
Aquele livro que cativa, mas não tanto; que tem uma história boa, porém, com partes confusas na escrita (possíveis de compreender, mas confusas e estranhas).

O ponto de citar momentos e visões históricas e a autora ser historiadora são sensacionais e o tornam digno de ser lido.

gabrisingr 01/09/2022

legalzinho... não me agrada muito
a protagonista é um porre!!! nunca vi uma mulher adulta se comportar de forma tão infantil o tempo todo, a autora quis deixar ela tão poderosa que tinha que ter algum impedimento e essa personalidade idiota teve que ser a explicação pra ela ser tão inútil
o interesse romântico às vezes eu gosto as vezes não e acho o romance deles paia
MUITO papo pretensioso o tempo todo que acaba sendo um saco de ler
gostei muito dos personagens secundários que tiveram mais visibilidade no final, uma pena que a gente passa 80% do livro entediado
é interessante as 3 raças e a dinâmica, a gente fica curioso pra saber mais do mundo e o que vai rolar em relação ao manuscrito e os milhares de segredos do Matthew que é muito misterioso heinnbb fica esperta (pq esse livro não traz nada nadinha nothing)
vamos de ler resumo na internet pq nao vou me fazer passar por mais de 600 páginas na cabeça da Diana ainda mais num período onde ela vai estar ainda mais pretensiosa e insuportável

AzRomas 29/08/2022

Tinha Potencial
Diana Bishop uma historiadora e bruxa que vê cruzando seu caminho o vampiro Matthew e o que une eles dois um manuscrito chamado Ashmole 872 que supostamente detém as respostas para a criação das bruxas, dos vampiros e dos Demônios ai se inicia a premissa desse livro, a busca por um manuscrito que pode ter a resposta para a não extinção das espécies visto que os poderes das bruxas e das outras criaturas estão se perdendo com o passar dos anos um pano de fundo incrível pra uma história incrível mais Déborah Harkness não faz jus a história que tem nas mãos, por diversos momentos o livro é enfadonho cheio de descrições desnecessárias e até mesmo deixa de lado a sua mitologia pra focar num romance entre os dois protagonistas um livro de 600 páginas que facilmente poderia ter sido resumido em 300. Muita plots interessantes resumidos em apenas 3 linhas enquanto que outros assunto perduram durante páginas é um livro que serve apenas de introdução pra o resto da trilogia onde você não vem um início meio e fim mais sim um começo pra uma coisa que ainda vai vir. Definitivamente não irei ler a continuação já foi difícil terminar de ler esse livro ainda bem que tem a série de TV pra eu ver o final dessa história que é incrível tirando todo o resto. ?

Isa960 17/08/2022

Não é para todo mundo
Vou descrever aqui o que gostei e o que não gostei do livro, sem spoilers, na esperança de que possa ajudar outros leitores a decidirem se vale a pena ou não começar essa leitura. Comecei a ler o livro antes de a série surgir, mas só terminei depois, vou explicar:

Primeiramente, o livro não é para todos. Algumas pessoas podem gostar e outras não. No meu caso, achei mais ou menos (mais para mais do que para menos).

O livro conta a história de Diana Bishop, uma bruxa que tem medo de usar seus poderes pelo que aconteceu com a sua família no passado. A autora Deborah Harkness é uma historiadora e fez um trabalho maravilhoso ao descrever e fazer referências ao passado. Como adoro coisas relacionadas a bruxaria e alquimia, geralmente verificava se o que estava no livro tinha alguma fundação/base em obras na vida real e tinham sim.

Amei a maneira como ela escreveu sobre magia e alquimia, sempre de maneira imersiva.

Também há um romance no livro o que eu amo. Agora vem um pouco das coisas que não gostei:

No começo do livro o romance foi ótimo, tinha química e tensão. Lá pelo meio/perto do final, ele ficou bem chato. A tensão quase desapareceu (se não fosse alguns detalhes) e a descrição das cenas românticas se tornaram tão breves que se tomassem sequer dois parágrafos era muito.

Percebi também que a autora passou muito tempo descrevendo coisas que não importavam e nas cenas mais legais e animadas, ela simplesmente pulava. Teve uma personagem que desapareceu tão rápido quanto ela apareceu e eu fiquei decepcionada. As melhores partes foram apressadas e as partes mais monótonas, como a mobília, tinham mais importância.

O livro tem mais de 600 páginas e poderia ter muito menos e ainda preserver o que tem de bom nele. Foi bastante lento, beirando ao tédio muitas vezes, embora lembre de ter me sentido presa algumas vezes, de um jeito bom, durante a leitura.

Se for ler, não leia apenas pelo romance, pois não vale a pena. A fantasia e a história entretanto são interessantes.

Demorei mais de anos para terminar e só terminei porque faltavam umas 50 páginas. Não sei ainda se pretendo ler os outros dois da trilogia. Não gosto de deixar inacabado, mas esse livro sugou um pouco das minhas energias, foi muito cansativo.
AzRomas 26/08/2022minha estante
Eu tô simplesmente morrendo de tédio não sei se vou conseguir terminar de ler o livro quem dirá a trilogia, dava pra resumir esse livro em 300 páginas. O que me deixa mais indignado e que a história tem muito potencial mais é completamente desperdiçado

Isa960 26/08/2022minha estante
Az, sim! Tem muito potencial, mas esse excesso de descrição e informação acaba estragando muito.

Victorya_RTH 16/08/2022

"começa com a ausência e desejo ,começa com sangue e medo. Começa com uma descoberta das bruxas."

E assim começa uma saga brilhante .

Bárbara 14/08/2022

Assisti ao seriado e fiquei curiosa para ler o livro.
Muito envolvente, rico de descrições e detalhes!
Melhor q a série!

Maria14314 06/08/2022

Tive interesse pelo livro por que assisti alguns episódios da série a alguns anos mas parei de assistir por que achava ela muito enrolada.
E é o meu maior problema também com o livro. Não era necessário um livro de quase 700 páginas, tem tantas coisas e explicações e diálogos que não fazem nenhum sentido nem acrescentam nada a história.
Eu gosto muito do plot (mesmo não entendendo muitas coisas), mas achei que falta acabamento na escrita da autora. Conflitos que começam do nada e acabam do nada, diálogos entre os personagens que não tinham coerência e descrições de lugares e coisas muito detalhadas, sem necessidade.
Gostei dos personagens secundários e tenho muito afinidade com o casal principal e estou muito curiosa para saber mais sobre os segredos e a história. Mas não sei se realmente vou ter paciência para ler o resto da trilogia, espero que sim.

Santos 06/08/2022

A descoberta das bruxas
Sou simplesmente apaixonada nessa triologia. Diana Bishop é uma hitoriadora fazendo uma pesquisa na biblioteca de Oxford , ao solicitar livros antigos de alquimia, ela se depara com um livro enfeitiçado que gera uma atenção novida das outras criaturas sobre ela e então começa a caçada ao livro perdido e a quem o tiver em posse.

Camila 31/07/2022

Diana Bishop é uma renomada historiadora que insiste em renegar suas origens. Acontecimentos do passado a fizeram acreditar que é melhor viver como uma humana do que como o que ela realmente é: uma bruxa. Porém, ao encontrar um misterioso manuscrito na biblioteca da universidade onde trabalha, Diana é obrigada a ter contato com aquilo que sempre tentou fugir. Demônios, vampiros e outras bruxas passam a cruzar o caminho dela, todos interessados no tão famoso manuscrito. Diana, então, se torna uma presa fácil com o seu pouco domínio de seus poderes diante de criaturas tão poderosas.

"Começa com ausência e desejo. Começa com sangue e medo. Começa com uma descoberta das bruxas."

A Descoberta das Bruxas é o primeiro livro da Trilogia das Almas e estava encalhado na minha estante há muito tempo. Comecei a leitura com pouquíssimas expectativas e acabei sendo muito surpreendida positivamente. A história é envolvente e os personagens são cativantes e os relacionamentos são bem desenvolvidos.

O livro é um calhamaço e confesso que do meio pro final a leitura ficou um pouco cansativa. Sabe aquele período do livro em que nada acontece enquanto você espera a desgraceira acontecer? A história é permeada por esses momentos.

A Diana me irritou em vários momentos, às vezes a mulher mais parecia uma adolescente do que uma professora universitária de renome. O Matthew, vampiro que criou um laço com Diana, também tinha algumas atitudes questionáveis. Mas entendi que a autora quis passar que eram comportamentos "naturais" dos vampiros. Estou curiosa para ler a continuação e saber o que o destino reservou para eles. Ah, os livros tem adaptação para série também.

Erisvaldo.Rodrigue 27/07/2022

A DESCOBERTA DAS BRUXAS
A Descoberta das Bruxas traz um olhar diferente sobre criaturas sobrenaturais ao se utilizar da alquimia que é a mescla perfeita entre ciência e magia.Essa temática inclusive serve pra nortear o livro que sempre transita entre o universo lúdico da magia e o realismo da ciência.
Além disso, as tramas políticas do livro são bem estabelecidas e logo de cara o leitor já compreende o funcionamento dessa sociedade.
Diana é uma excelente protagonista que apesar de ser um clássico clichê da "mocinha que não conhece seu potencial" traz uma subversão do mesmo ao utilizar todo seu conhecimento acadêmico na resolução dos problemas ao invés de recorrer a magia. No geral gostei bastante do livro (apesar de ter problemas com o casal principal e com o Mattew) e estou ansioso para as continuações.

Luiza Trevenzoli 25/07/2022

Interessante
Esse livro apesar de muito longo, prendeu minha atenção.
A história é interessante, com alguns clichês, mas bem bacana.
É o primeiro da trilogia e certamente lerei os outros!

Omi 08/07/2022

História, romances proibidos e muitas cenas saborosas
O livro foi uma experiência incrível, peguei ele sem esperar nada por ele parecer ser aquelas famosas bombas de 2010, mas recebi tudo que pensei que não ia receber. É oque falam, nunca julgue um livro pela capa.
O romance acontece muuuuito rápido, então se você espera um slow burn, esquece, mas achei ele super bem construído. Não é um romance perfeito como descrito em certas obras ai, ambos tem suas falhas, mas ao decorrer do livro é visto que eles trabalham as mesmas e eles percorrem tudo junto.
Um livro que não tem medo de mostrar personagens com falhas (não criminais, nada de assédio ou romance abusivo!) mostrar o processo de cura deles e como o trauma está sempre presente. Super recomendo