A Bola de Neve

A Bola de Neve Warren Buffett

Resenhas - A Bola de Neve

gutoravanello 23/06/2010

Humildade
Comecei a ler a biografia de Warren Buffet com o propósito de aprender sobre um personagem muito conhecido e aclamado no meio econômico. Acabei aprendendo muito mais do que somente relatos do meio econômico, mas também da humildade da vida de um dos homens mais ricos do mundo. Recomendo.

Lucas 08/05/2021

Um personagem literário que escapou para o mundo real
A história de vida de Warren Buffett é uma obra de arte por si só. Combine isso com o talento de Alice Schroeder como escritora e você tem nessa biografia uma leitura muito prazerosa. O livro é grande e rico em detalhes, muitos deles inclusive sobre outras pessoas diferentes do próprio Warren. E isso é uma das maiores forças da obra.
Esse foco em diversos indivíduos no entorno de Warren - a maioria mulheres - traz muita força para a obra porque desmistifica a ideia de gênio individual e excêntrico. Fica claro pro leitor a incrível rede de suporte que ele tinha de pessoas que o amavam e permitiam que ele cultivasse seus hábitos peculiares - que não deixam de cobrar preços, claro. De certa maneira o livro é em muito uma obra sobre sua esposa Susan Buffett - ressaltando que a autora teve a sensibilidade de evitar fofocas ou qualquer coisa que pudesse expor de maneira negativa a honra da falecida filantropa. Há capítulos inteiros muito mais focados em Katharine Graham do que no próprio bilionário.
Dito isso, é válido dizer que os anos que a autora passou escrevendo são sentidos no texto. Os capítulos mudam sua forma pelo menos três vezes. A prosa do início do livro é muito mais fluída e prazerosa que a do final. O final, aliás, é um ponto fraco por si só na obra. Após concluir com um capítulo final tão bom quanto possível para uma biografia sobre um personagem ainda vivo, a autora decide acrescentar um epílogo. Nele ela comenta sobre um processo que Buffett enfrenta. Isso traz um gosto amargo à boca. Na hora você se questiona se o livro não seria uma extensa obra de propaganda pra limpar a barra de um acusado por crimes financeiros. Afinal, uma das aquisições mais difíceis para alguém tão rico é a empatia de outras pessoas que sabem que nem vivendo por gerações poderiam alcançar o mesmo lugar (o próprio Warren atesta que não teria conseguido nada do que conseguiu sem a sorte de ter nascido onde nasceu com a família que tinha - a "loteria do útero").
Recomendo demais a leitura mesmo assim porque não é todo dia que você tem a oportunidade de ler sobre um ser humano real que mais parece saído de um livro.

Adilson22 21/08/2020

Quando o assunto é o Buffet, é um ótimo livro, pena que 50% ou mais é sobre as pessoas a sua volta, com riqueza de detalhes (desnecessária, muitas vezes, ao meu ver).

Filipe Rodrigues 18/12/2021

Conhecendo a mente de um gênio
Amei o livro, bem escrito e e tem uma boa velocidade de narrativa. Não ensina as técnicas do Buffett mas mergulha nas sua personalidade que sem dúvidas é o seu maior patrimônio. Explica sem ressalvas dias falhas, decepções e momentos críticos além de permitir conhecer com precisão suas grandes conquistas e vitórias. Super recomendo!

Ana 01/07/2020

Eu sei que realmente admiro muito o Buffett por que é o maior livro e a unica bibliografia que li até hoje! kkkk
Muito bom saber detalhes e intimidades tão lindas e singelas da vida deste homem.

João Homem 10/09/2009

Esse é "O Cara"
Enfim acabei de ler a Bola de Neve!
Tinha tudo pra ler ele até dezembro de 2008, mas devido à crise em meus investimentos, parei na página 600 e alguma coisa. Li mais de 600 páginas em 2 semanas, na maior empolgação e só fui voltar a ler o resto agora.

Dando notas de 0 a 10, o livro leva uma nota 7 do espartano.
Isso porque sua leitura às vezes se torna chata e tediosa. A escritora poderia ter colocado mais elementos no decorrer do texto, para prender o leitor, como no final do livro, onde se torna quase um romance, quando relata a doença de Susie Buffett.

Seria uma nota bem menor, não fosse o protagonista da história... Warren Buffett. O cara é "O Cara"!
O livro mostra várias de suas tacadas certeiras, suas previsões e seus inúmeros erros, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Foi muito bom ver que ele errou, e errou bastante. É um mortal como nós, tudo bem que tenha uma imensa facilidade de compreender números, já que treina desde os seus 6 anos de idade, mas mesmo assim, é apenas um mortal como nós.

Claro que o livro deve dar uma romantizada, para que aumente a adoração ao mito, mas em alguns detalhes secos no decorrer do texto, vi a imagem de Warren Buffett subindo mais alguns degraus em minha classificação de heróis.

Adorei conhecer a história de sua esposa também, uma Grande mulher.

Vale a pena ler, mas já aviso que tem que estar determinado a acabar logo, pois se ficar naquela de ler um pouquinho por dia, ficará de saco cheio.

Ah... já ia esquecendo... é extremamente importante que leiam as legendas no final do livro, de acordo com que aparecem suas referências no texto, pois as legendas ajudam muito a entender o texto.

Fonte: http://www.dinheirologia.com/2009/07/bola-de-neve-warren-buffett-e-o-negocio.html

Felipe Sampaio 02/12/2012

Resenha: A Bola de Neve, Alice Schroeder
Se está pensando em um livro de dicas pra se tornar um milionário... então está com o livro errado nas mãos!
Penso que a vida de Warren pode nos trazer grandes lições e de fato esse é um dos meus caras preferidos. Ler a biografia de pessoas que admira pode mostrar caminhos que talvez não queira seguir e também que determinados assuntos não são tão fantásticos como acreditava, mas também pode confirmar o que pensa e ver que certas coisas são realmente como imaginava. É formidável ler e se identificar com os pensamentos do Warren, por vezes me policiei pensando: Eu penso a mesma coisa.
De uma coisa eu tenho certeza e já tinha antes mesmo de ler esse livro, mais vale um milhão de amigos do que um milhão de dólares, porque nessa vida o bem incomensurável está dentro de cada um de nós.
Pris Vieira 03/12/2012minha estante
Parabéns!!! :D

Albert 05/01/2014

O investidor por trás do Buffett, Buffett por trás do investidor
Um livro maravilhoso que conta a história de vida pessoal e profissional do homem que fez fortuna com ações na Bolsa de Valores. Alice nos conta desde o nascimento, sua vida amorosa, sua relação com o mestre Benjamin Graham, sua relação com os amigos e a parte profissional no qual alcançou grande sucesso. O livro é uma convite íntimo a conhecer a vida desse bilionário e você ainda pode tirar lições.

Embora seja um livro para todos os públicos, recomendo esta obra também para investidores de empresas da Bolsa de Valores, não que o livro nos ensine como investir e sim o investidor que se formou por trás da história.

Bruno 09/03/2023

Para começar desejava ler este livro desde o seu lançamento em 2008. Estava cursando Administração na ESPM-SP quando Warren Buffett tornou-se o homem mais rico do mundo pela primeira vez.

Estou lendo este livro como empréstimo da Biblioteca da Petrobras, inclusive preciso devolver. Parece que você precisa estar maduro para alguns livros entrarem na sua vida. Estou com o livro desde janeiro de 2019 e hoje vim a concluir a leitura.

Para ser sincero, há livros de negócios dos ensinamentos do Warren Buffett que podem ser lidos em algumas horas e com mais oportunidades de se engrandecer nas finanças e negócios, como o próprio livro ?O tao de Warren Buffett? que já li 4 vezes, em momentos diferentes das minhas finanças e sempre me ajudou a evoluir, e continuarei lendo.

Já este livro ?A Bola de Neve? é um livro para os negócios sim, mas mais para entender a vida, como são as pessoas por trás dos números, suas forças e fraquezas, onde acertaram, onde erraram. Que fato leva as pessoas serem mais humanas, o que as perdas nos ensinam, e muito mais. Ser bem-sucedido é sobretudo amar as pessoas e saber lidar com elas, como o próprio Warren fez e faz aplicando os ensinamentos de Andrew Carnegie.

É uma excelente leitura de biografia de um dos homens mais respeitados nos negócios de todos os tempos. Recomendo que estejam preparados para absorver a intensidade da vida deste homem, e para isso este livro leva tempo para ser concluído, mas vale a pena. Não desistam, vão até o fim, os últimos desfechos do livro são os melhores.

Aprendam com a lei áurea da prosperidade ?dás e receberás?. Quando a sua esposa Susie faleceu, planejando doar em vida sua fortuna, Warren planejou a sucessão dos seus bilhões de dólares, e neste mesmo intervalo de tempo que planejou e iniciou a sua filantropia de maneira grandiosa, tornou-se o homem mais rico do mundo.

Relacionem os fatos, compreendam, e apliquem estes ensinamentos. É o que desejo a cada leitor.

Obrigado, Warren Buffett. Desejo que seu legado seja eterno!

Clayton 18/06/2021

Empreendedor é pouco
Um livro fantástico. Eu nunca tinha lido livro bibliográfico me surpreendeu achei que seria somente sobre a história dele. Mas o livro traz, uma visão da vida, negócios, mentalidade e determinação de um homem que você passa a entender por que é o que é.
Para quem está começando ou já é experiente em investimentos ótima leitura fácil e de muita fluidez livro grande mas que você fica com pena de ter acabado

Victor.Clarindo 13/03/2022

As narrativa dos acontecimentos e feitos da vida de Warren Buffet são extraordinariamente bons, a mente mais brilhante que já existiu no mundo dos investimentos. Porém o fato de ter muitas páginas deixa leitura maçante em alguns momentos.

Lucas 31/12/2023

Magnífico!
Excelente livro, vasto, bem extenso, porém necessário por que fala da vida de um dos gênios do mercado financeiro mundial, desde a sua infância como conquistou seus primeiros milhares de dólares até pouco mais dos seus 80 anos de idade.
Vale muito a pena a leitura e recomendo muito, serve muito com inspiração a história do horaculo de omaha.

Victor 30/03/2023

A história extremamente interessante sobre a vida de um dos maiores investidores de todos os tempos, achei um pouco indiferente à família no começo mas depois me identifiquei em como mesmo sem demonstrar o amor pela a família e amigos era incondicional

Vinicius.Chaves 01/02/2024

O homem que venceu o jogo
O incrível de ler biografias de grandes pessoas é a capacidade de conhecer o que as moldou ao longo de anos.

Para Buffet, o dinheiro parece uma forma de pontuação em um jogo. E ele dedicou sua vida a esse jogo. E venceu. Um gênios dos investimentos e do mundo dos negócios.

O livro é muito bem escrito, me prendeu logo no início. Mas na segunda metade, em alguns casos específicos de algumas empresas acabou me perdendo um pouco.

Mas é um livro sensacional sobre um homem único.

LucasGeneve 05/04/2015

Grande, porém completo.
O livro foi muito bem escrito, tendo uma leitura suave e bem amarrada. Todos os pontos da vida de Warren fora trabalhada, tendo no final da leitura deste, uma sensação de conhece-lo bem.
A genialidade de Warren é inquestionável, assim como tudo que ele construiu. Decidi ler o livro pois, trabalhando no mercado financeiro, me senti na obrigação de conhecer a estrela maior desse ramo.
A receita não é complicada: Warren estudou muito sua vida toda e com muito foco e ética chegou onde chegou. Sua vida não possui nenhum feito extraordinário, sem altos e baixos como por exemplo um Steve Jobs.
Por isso, apesar do bom conteúdo, recomendo o livro para quem realmente tem tempo de ler suas quase 900 páginas. Pra quem tem uma fila de livros para ler e/ou que possui um tempo mais escasso, sugiro conhece-lo através dos n's livros que existem sobre ele, mais curtos. Repito: não é um livro ruim, mas vale a pena considerar e pesar o bom tempo gasto para ler essa grande obra. Depende do objetivo de cada um.