Píppi Meialonga

Píppi Meialonga Astrid Lindgren

Resenhas - Píppi Meialonga

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Evelize Volpi 25/01/2021

Pippi Meia Longa é um livro para todas as idades.
Pensem numa garotinha esperta, traquinas, forte e com um imenso coração.
Essa é Pippi, uma garotinha incrível.
Quem ainda tem sua criança dentro do coração, recomendo a leitura.
Irá se Encantar com Pippi e todas as Aventuras que ela vive?
Carlos Nunes 25/01/2021minha estante
Oi, Evelize! Fiquei sabendo que os compositores do grupo ABBA,, estão compondo as músicas para um musical dessa personagem clássica da literatura infantil!

Evelize Volpi 25/01/2021minha estante
Que maravilha!??

Anthony 16/09/2020

Pippi a heroína perfeita
Italo Calvino, na obra *Seis Propostas Para o Próximo Milênio*, sugere alguns conceitos que servem para identificar uma boa obra de literatura infanto-juvenil. É fantástico poder apreciar todos esses conceitos em um livro. Pippi é uma heroína sem par, inspiradora e com uma força que poucas vezes pude notar uma personagem desse gênero de literatura. Perfeito e encantador.

Amanda.Souza 14/07/2020

Um dos primeiros livros que me arrebataram durante a infância e despertaram a vontade de ler... morro de vontade de reler porém, não o tenho mais comigo.

feliciafc 14/08/2019

Fã da Pippi aqui o/
A pippi é incrível! Mostra que as crianças livres são as mais felizes, mostra que o amor do pai de pippi e a sua paciência fizeram pippi desenvolver a sua autoconfiança, a sua criatividade.
A pippi trata os outros com respeito e amor, assim como ela foi criada pelo pai com amor e respeito. e mostra o estranhamento dela quando outros adultos abusam de sua autoridade e seu tamanho com as crianças, batendo, gritando "ninguém deveria tratar as crianças dessa maneira". pippi representa muito bem o que são as crianças. também nos ensina que devemos participar as crianças em tudo, ela ajudava o pai no navio e por isso era tao desenvolta nas tarefas domesticas. uma simples faxina é uma diversão para pippi. ela é muito feliz, e livre! esse livro mostra como a criatividade de uma criança é importante, e como os adultos podem ser prejudiciais silenciando isso nas crianças. no fim a criatividade que vence! e mostra que a vida pode ensinar tantas coisas importantes que nenhuma escola ensina!

Andy 14/01/2019

Devolve o meu livro
Meu livro preferido da infância. Lembro que foi um dos primeiros livros que li e fiquei completamente fascinada pela Pippi, fiz até um trabalho..uma apresentação pra turma explicando, um resumo bem imaginativo e eufórico kkk. Pippi uma garotinha incrível, imaginativa, forte, independente, incrivelmente uma criança adulta que mora sozinha em uma Vila com o seu macaquinho o senhor não lembro o nome e o seu também amigo sr cavalo que tem nome mas n lembro. Lá ela conhece dois irmãos e com eles compartilham grandes aventuras a espera do retorno do seu pai que teve uma viagem pra um lugar bem distante. Pippi é a garotinha esperançosa dentro de nós. Gostaria de relê-lo mas não sei por que diabos emprestei ele, e a pessoa nunca me devolveu. Acho que nem deve ter lido. Mas mesmo assim não devolveu.kk
Mirna.Kalyane 03/04/2022minha estante
Eu tbm emprestei, e o filho da mãe não devolveu. Acho que nem leu tbm

Rosana - @tudoquemotiva 18/07/2018

Heroína para crianças independentes ♥
Pippilotta Viktualia Rullgardina Krusmynta Efraimsdotter Långstrump, Pippi Longstocking para os íntimos, é uma menina de 8 anos que vive sozinha em Vila Vilekula, sua mãe morreu muito cedo e seu pai é o rei dos canibais. Ela tem a vida que toda criança pensou em ter, é dona do próprio nariz, ela faz o que bem entende e fala o que bem entende, mesmo que isso envolva contar algumas mentiras às vezes.

Pippi faz a própria comida, assim como diz à si própria a hora de ir dormir. As pessoas que moram na cidade sempre questionaram o motivo dela viver sozinha, na verdade, eles não gostam do exemplo que ela pode passar para as outras crianças. Até que um dia, eles tentam levar Pippi para a escola e é a incredulidade dela é tanta que ela passa a questionar o sistema educacional.

Ela é considerada a menina mais forte do mundo, não só fisicamente, mas também pela personalidade que possui. Pippi tem sardas e cabelos vermelhos e por ser mais indepentende, acaba por chamar a atenção de seus vizinhos Tommy e Annika. Juntos eles viverão várias aventuras e se tornarão grandes amigos, passando pelas mais diversas situações.

O livro é parte de uma trilogia bem curtinha, em média 150 páginas por livro, e é de origem sueca. Os seus livros, de forma geral, foram traduzidos para mais de 85 idiomas e muitos dos seus livros são baseados na sua própria vida familiar. Curiosidade: Pippi foi inventada originalmente para entreter sua filha Karin, que estava acamada.

É óbvio que o livro vai apresentar alguns temas a ser discutido, o sistema de ensino é um deles, assim como o julgamento por aparências, o modo de vida e o fato das pessoas considerarem Pippi uma criança fraca e frágil (o que obviamente não é). O livro foge do esteriótipo da mocinha estar em apuros e precisar ser salva, nesse livro a Pippi é a heróina e não há príncipe que seja tão bom quanto ela.

Diria que Pippi é a heróina e, talvez a princesa, que as crianças precisam conhecer. É a criança forte, destemida, segura de si e alegre que bate de frente com os adultos e questiona o que precisa ser questionado. Acima de tudo, Pippi se diverte, ela é uma criança que sabe aproveitar os melhores momentos da fase que está vivendo.

Os capítulos funcionam de forma independente e funcionam como contos dentro do próprio livro, o que é bem legal para ler com crianças antes de dormir. O livro também pode funcionar para os adultos por se tratar de alguém que foge dos padrões, que age da forma que bem entende sem se preocupar com os julgamentos. Pippi com certeza é uma personagem cativante e que seria uma ótima amiga ♥

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/07/livro-pippi-meialonga-astrid-lindgren.html

Fabi 30/07/2017

Boas memórias
Li esse livro quando eu devia ter uns... 11 anos talvez. Foi bem marcante. Acho que desde então nasceu meu hábito e amor por livros!

Vale a pena ;)

Delirium Nerd 09/06/2017

Leia Mulheres: Píppi Meialonga, de Astrid Lindgren
Na nossa edição do Leia Mulheres (#leiamulheres) com a categoria “Livros que fazem parte de uma série”, apresentamos o primeiro livro da trilogia de Píppi Meialonga, da autora Astrid Lindgren.

Em um casarão enorme e acompanhada de um cavalo e do macaquinho sr. Nilson, vive Píppi Meialonga. Isso mesmo: sem pai ou mãe. A garota de cabelos ruivos e de alma colorida e entusiasmada é órfã e vê na ausência dos pais uma condição de autonomia que muitas crianças de sua idade invejariam: seus nove anos de vida, aparentemente poucos, possuem muitas histórias para contar. A menina cativante criada pela sueca Astrid Lindgren é uma daquelas personagens que permanecem no coração do leitor pela vida toda, se tiver a chance de ser conhecida.

Filha de uma moça muito bela, que faleceu quando Píppi ainda era um bebê, e de um capitão que sumiu após um naufrágio, a senhorita Meialonga é um show de carisma e imaginação. Ao saber do desaparecimento do pai, muda-se para a casa que herdou, cujo o nome é Vila Vilekula, e tem como fieis escudeiros o sr. Nilson e o cavalo que mora na varanda. Píppi costura as próprias roupas, arruma a casa, limpa chaminés, escala árvores, explora a vizinhança em busca de objetos peculiares e cozinha suas refeições, sendo suas especialidade biscoitos, panquecas e sanduíches.

Ao lado da Vila Vilekula mora uma família tradicional, cujos membros são o pai, a mãe e os filhos, Tom e Aninha, que já à primeira vista se encantam pelo jeitinho especial de Píppi. Os dois irmãos, criados sob muitas regras, enxergam na amizade de Píppi Meialonga uma fuga para a realidade formal à qual foram submetidos desde pequenos. A transição que fazem, do começo do livro até os capítulos finais, mostra que se há incentivo para que as crianças se expressem de formas variadas, com certeza se tornarão pessoas melhores e conseguirão mudar o próprio espaço em que vivem.

– Por que você está andando de costas?

– Por que eu estava andando de costas? – repetiu Píppi. – Por acaso nós não vivemos num país livre? Por acaso cada um não faz o que tem vontade de fazer?

Píppi foge ao estereótipo de muitas personagens femininas infantis: no livro de Astrid Lindgren não há espaço para príncipes-salvando-princesas e garotas submissas. Trabalhando em conjunto com os dois novos amigos, a garota se empodera e empodera Aninha, que deixa muitas de suas ideias errôneas pré-concebidas de lado.

A menina possui uma força extrema, tanto física quando de personalidade. Chega a enfrentar os policiais que querem levá-la para um lar de adoção e salva um garoto que estava encurralado pelos valentões do bairro onde mora. Muito esperta e com a resposta pronta na ponta de língua, Píppi se sai muito bem de todos os problemas que surgem ao seu redor. Toda a personalidade de Píppi pode ser facilmente comparada à de Emília, d’O Sítio do Picapau Amarelo. A garota encanta simplesmente por ser.

Os cinco rapazes que cercavam Píppi deram as mãos uns para os outros e começaram a pular e gritar:

– Cabeça de fogo! Cabeça de fogo!

Píppi, no meio deles, sorria amavelmente. Bengt tinha imaginado que ela ia ficar furiosa, que ia começar a chorar ou, pelo menos, ficar morrendo de medo. Quando nada disso aconteceu, ele deu um empurrão nela.

– Tenho a impressão de que vocês não sabem como tratar uma senhorita – disse Píppi. Em seguida, ergueu Bengt bem alto com seus braços fortes, carregou-o até uma árvore que havia ali perto e pendurou-o num galho. Feito isso, agarrou um dos outros garotos e pendurou-o em outro galho. Depois pegou mais um e largou em cima da viga do portão de uma casa. O garoto seguinte, jogou em cima de uma cerca e ele foi cair no meio de um canteiro de flores. Por fim, pôs o último dos garotos encrenqueiros dentro de uma carrocinha de brinquedo que estava no meio da rua. Depois Píppi, Tom, Aninha e Guilhe ficaram algum tempo olhando os garotos, e os garotos não conseguiam nem falar, de tanto medo. Píppi disse a eles:

– Vocês são uns covardes! Cinco garotos contra um, e ainda acham normal! Isso se chama covardia. E depois vão para cima de uma garotinha indefesa. Vocês são o fim!

Cada capítulo do primeiro livro da trilogia é independente e narra, em forma de pequenos contos, as aventuras de Píppi e seus novos amigos. Os demais títulos são Píppi a Bordo e Píppi nos Mares do Sul. As edições foram ilustradas por Michael Chesworth e publicadas pela Companhia das Letras. A obra foi adaptada diversas vezes para o cinema e televisão, sendo a série de TV, estrelada por Inger Nilsson, a mais famosa versão.

site: http://deliriumnerd.com/2017/02/23/leia-mulheres-pippi-meialonga/

Carol 03/12/2016

"Não se preocupe! Eu sempre dou um jeito!"
Lembro de assistir ao desenho animado de Píppi Meialonga quando criança e gostar da órfã que possuía uma força descomunal. Mas apenas agora, adulta, tive o prazer de ler o livro da sueca Astrid Lindgren, um clássico da literatura infanto-juvenil.

Com suas tranças vermelhas arqueadas para cima, vestidinho azul remendado, meias longas - uma marrom e outra preta - e sapatos enormes, Píppi é uma personagem cativante e inesquecível.

No início da historinha, a menina decide ir morar na Vila Vilekula com seu macaco de estimação, Sr. Nilson. Torna-se, então, vizinha das crianças "bem-comportadas", Aninha e Tom, que, fascinados, passam a viver aventuras cheias de engenhosidade.

Com apenas nove anos, Píppi é independente e se vira sozinha - como ela nos conta, a mãe está no Céu e o pai marinheiro, ao cair em alto-mar, foi parar numa ilha isolada, cheia de canibais. Sem os pais para lhe tolher, a menina é anárquica, travessa, cheia de imaginação.

Astrid Lindgren escreveu o livro a partir de uma tirada de sua filha caçula. A menina, acamada devido à uma pneumonia, pediu à mãe que lhe contasse a história de Píppi Meialonga.

Publicado em 1945, o livro foi sucesso imediato. Na época do pós-guerra, a sociedade sueca começava a questionar o rigor excessivo na educação infantil. E Píppi veio ao encontro deste anseio.

A representação literária de uma menina corajosa, forte, inventiva, é sempre louvável. Ratifico minha opinião de que a literatura infantil europeia aborda de uma maneira melhor a infância. Criança deve ser orientada e não protegida ao extremo dos "bichos-papões"".

Leitura recomendada para todas as idades.

simone.benedet.52 16/08/2016

Empoderamento infantil e feminino
Píppi é uma menina de 8 anos que vive sozinha na sua casa que chama de Vila Vilekula. Seu pai é o rei dos canibais numa ilha e sua mãe morreu. Com os irmãos Ana e Tom (seus vizinhos), vivem diversas aventuras e descobertas. Píppi não vai a escola e questiona fortemente o sistema de educação. Livro escrito na década de 40, traz uma série de críticas tanto ao modelo de educação quanto aos padrões de comportamento. Leitura importante para crianças. É cheio de aventuras e muito humor!

Marina 20/05/2016

[Resenha] Píppi Meialonga
Impossível ver essa capa e não me lembrar de todas as vezes que, com nove ou dez anos, li e reli as aventuras dessa menina de trancinhas ruivas que conquistou meu coração desde a primeira linha. Píppi Meialonga, um clássico escandinavo, é conhecido no mundo todo por sua personagem extremamente caricata e irreverente, um símbolo de diversão e travessura com uma pitada de deboche ao mundo adulto. Extremamente forte e destemida, a garota é certamente a heroína que todas as crianças aguardavam…

Totalmente tagarela e segura de si, a menina arranja diversão mesmo na tarefa mais monótona, transformando-as, quase que com um passe de mágica, em confusões deliciosas e muitíssimo bem humoradas. Para Píppi, tudo se resolve, para tudo tem um jeito. E que seja do jeito divertido. Com a ingenuidade inerente das crianças, misturada com uma auto confiança enorme, a garota mente pelos cotovelos e inventa histórias mirabolantes, para o prazer do leitor.

Para Tom e Aninha, vizinhos da Vila Vilekula, Píppi rapidamente se tornou um sopro maravilhoso de energia, liberdade e aventura, do qual eles ansiavam diariamente. Tal qual Mary Poppins, a babá voadora, Píppi Meialonga chegou para transformar, agitar e colocar alegria em tudo. Logo os meninos se tornaram melhores amigos, e o trio inseparável foi a fórmula perfeita para que toda e qualquer traquinagem pudesse acontecer.

Píppi foi, durante toda a minha infância, a heroína que faltava. A criança alegre, espevitada, forte, destemida, totalmente independente e que ainda por cima enfrentava os adultos com uma segurança admirável, certamente completava todos os requisitos. Sua coragem e determinação para encarar o mundo sempre pelo lado divertido, trouxe para o meu, uma leveza deliciosa. Assim como Pollyanna e o seu jogo do contente, a menina sardenta encheu meus dias com magia e diversão, mudando para sempre, - no alto dos meus nove anos - a minha visão do mundo.

Em uma análise mais adulta, o livro também é um antídoto eficaz para a baixa auto estima de pré- adolescentes. A garota quebra pré conceitos e aceita exatamente quem é, com todas as qualidades e "defeitos": o nariz, as sardas, o cabelo espevitado, as roupas que não estão dentro dos "padrões" de moda. A personagem foge de todos os esteriótipos, e - só assim - é extremamente feliz. O livro também nos mostra o quanto as coisas simples da vida podem ser maravilhosas. Para Píppi, a vida pode sim, ser uma festa; basta enxergá-las com outros olhos. Para um livro infantil, Píppi Meialonga é uma maravilhosa lição de vida para muitos adultos...
----------------------------------------------------------------------------
Convido todos a conferir a resenha completa e com fotinhos, no blog Depois Daquele Livro! =)

site: www.depoisdaquelelivro.com.br

Katherine 05/06/2015

Melhor personagem de livro infantil
Conheci esse livro através da Trilogia millennium, onde a protagonista vivia sendo comparada à Pippi meialonga.
Há três dias atrás, comprei esse livro no sebo e imediatamente me pus a ler.
Que livro incrível, cada sacada incrível que a Pippi faz, ela é uma fábrica de boas respostas, tem sempre a melhor delas na ponta da língua.
O modo como ela lida com a solidão e como é auto suficiente, dá uma bela lição de vida em muitos adultos por aí. Vale a leitura para todas as idades!
Keylla 05/06/2015minha estante
Tô atrás desse livro :) Quero muito conhecer a Píppi