Píppi Meialonga

Resenhas - Píppi Meialonga

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Anthony 16/09/2020

Pippi a heroína perfeita
Italo Calvino, na obra *Seis Propostas Para o Próximo Milênio*, sugere alguns conceitos que servem para identificar uma boa obra de literatura infanto-juvenil. É fantástico poder apreciar todos esses conceitos em um livro. Pippi é uma heroína sem par, inspiradora e com uma força que poucas vezes pude notar uma personagem desse gênero de literatura. Perfeito e encantador.

Catharine.Ledur 29/03/2024

Pippi Meialonga
Eu sinceramente fiquei muito feliz em reler esse livro que li quando tinha uns 9 anos mas fico muito triste pq estou me sentindo uma adolescente chata pra caramba, na primeira vez que li fiquei maravilhada com a Pippi mas agr que reli fiquei parecendo um velha pensando IMAGINA SE ELA CAI DE LÁ ou IMAGINA SE ALGUÉM SE MACHUCAR sendo que é um LIVRO ???

Alice Nunes 24/06/2022

Quase 25 anos de história
Li a primeira vez quando estava no 6° ano. Anos depois me lembrava da história mas não do nome da personagem. Tive o prazer de encontrá-lo na estante da biblioteca quando comecei a dar aula. Já o li para mais de 10 turmas com certeza, e nesse ano tive a maior envolvimento de todos. Os alunos vibravam a cada aventura e foi impossível não se encantar ainda mais com essa personagem que é puro carisma!
Vejo a Pippi como símbolo de liberdade! Como toda criança seria se não tivesse os filtros sociais que muitas vezes não são nem debatidos, apenas impostos.
Viva Pippi Meialonga ??

Gabrielle 09/08/2022

Doce leitura
Um livro que transporta os leitores de volta para a infância. A pippi é uma criança muito especial.

Fabiana 27/05/2023

Maluquinha
Pippi é uma menina livre, que age e pensa com liberdade. Isso é muito tentador e o livro de uma leitura fácil acaba nos entretendo. Gostei

Juliana 23/11/2021

Para ler com as crianças
Adoro ler os livros q meus filhos leem na escola. Assim, podemos compartilhar ideias e conversar sobre os personagens, sobre a história, o que aos poucos, vai se tornando no lindo hábito de conversar sobre livros! Este foi lido pelo meu filho do 3o ano. Muito divertido.
Pippi é uma personagem muito original, com características que atraem as crianças.

vasilisamorozko 14/03/2021

Senta Que Lá Vem Problematização
"Percebi mais de uma vez que as pessoas acham que eu não estou me comportando mesmo quando eu estou fazendo tudo para me comportar."

#48 - Esse livro poderia ter entrado na minha lista de crianças que eu amo demais, só que eu não gostei muito da Píppi, ela tem seus momentos engraçados e eu ri das bobagens que ela faz ao longo da história uma vez ou outra… mas eu não posso me fazer de desentendida pros pequenos detalhes que estragaram a minha experiência.
Eu sempre quis ler esse livro, na verdade eu tenho uma lista extensa de livros infantis que eu queria ter lido quando pequena, por isso é sempre um prazer achar esses livros pra ler. Então imagine como eu fiquei feliz ao encontrar esse livro - que é um dos favoritos de uma velha conhecida.
Lá fui eu, toda pimposa ficar estressada pelas bobagens que Pippi diz.
Vejam bem, não é que o livro seja ruim ou que o meu timing de idade pra ter lido tenha passado há anos - até porque o que não falta são livros que são pro público infantil que são cheios de lições valiosas para os adultos também.

Mas há algo errado nesse livro quando você para pra pensar que a escritora escreveu pra filha dela e estão cheia de frases do tipo:

"No Congo Belga não há uma pessoa que seja verdadeira."

"Não tem como ter orelhas tão grandes assim, não nesse país… mas na China as coisas são um pouco diferentes lá a um homem que tem orelhas tão grandes que servem de capas de chuvas."

"Na índia remonta as pessoas andam sobre as mãos"

"No Egito as pessoas andam de costa."

E que na argentina as crianças não vão à escola e etc (esse trecho é muito grande e eu fiquei com preguiça pra coloca-lo aqui, mas ele e estranho a sua forma pode acreditar.)

Eu sei que a Píppi se desmente em um desses casos mas eu não gostei dessas piadas estúpidas (vamos chamar assim), elas são no mínimo questionáveis quando a mesma personagem diz que já morou em Portugal e não fala mais nada sobre, eu realmente estava esperando uma piadinha e quando virei a página e não encontrei nada fiquei "ué? Cadê a zombaria um pouco ofensiva ou a desinformação - chamem do que quiserem - sobre esse país?"
Eu não sei, fiquei com a sensação de que ela quis fazer graça com estereótipos estranhos e isso não me agradou nenhum pouco, ainda mais quando eu pensava e pro público infantil... traduzido para muitos idioma... a muitos anos.
Isso sem falar que eu realmente parei a leitura e procurei no google sobre o fato dos touros sentirem ou não dor ao ter seus chifres arrancados e pasmem eles sentem, e por isso existem técnicas e remédios para evitar isso e nenhuma das técnicas são quebrar simplesmente o chifre como fizeram no livro. - A defensora dos animais que vive em mim vetou esse livro na hora e nada mais salvaria ele.

Sim, e claro que eu sei que esse livro foi escrito a mais de 50 anos e blablabla mas eu estou lendo agora e não me vejo recomendando ele pra minha irmã mais nova, e até seria legal recomendar porque ele tem uma personagem feminina como principal, que não precisa de outras pessoas pra salva-la ou cuidar dela e isso foi mega importante e tal pra época e formação de milhares de jovens...

O que nos leva a outro ponto interessante, Píppi é mesmo uma boa influência?
Ela é uma criatura largada que ninguém ajuda a ser uma pessoa melhor (e parece que todos nos livros esperam que ela aprenda a conviver em sociedade magicamente o que é meio estranho, também) então Píppi fica ali com o uma criança mal educada e chata cercada de adultos molengas demais, respondendo, sendo grossa e desobediente (ela é uma Marsha em outras palavras) ao mesmo tempo que ela está sendo responsável por si mesma, eu realmente não sei o que pensar sobre ela nesse caso. Foi uma leitura muito controversa essa e a verdade, esperava gostar e me decepcionei mais do que poderia imaginar.

Enfim, vou ler os outros livros e ver se melhoram ou se pioram ao longo que a personagem cresce. - e esqueçam o que eu disse e indiquem pro seus babys, a poucos livros com protagonista femininas no ramo infantil clássico.

Ps: Eu realmente escrevi Marsha e o urso antes de postar ai parei e pensei "eles são dois personagens, filha!" e corrigir.

Patricia Milani 07/04/2022

Pippi é divertida com suas ações totalmente inusitadas em sua maioria sem lógica que os adultos possam compreender, porém para o universo infantil são aventuras e tanto. Expectativas são criadas para a continuação da história desta menina de meias longas. Espero acertar meu palpite.

Evelize Volpi 25/01/2021

Pippi Meia Longa é um livro para todas as idades.
Pensem numa garotinha esperta, traquinas, forte e com um imenso coração.
Essa é Pippi, uma garotinha incrível.
Quem ainda tem sua criança dentro do coração, recomendo a leitura.
Irá se Encantar com Pippi e todas as Aventuras que ela vive?
Carlos Nunes 25/01/2021minha estante
Oi, Evelize! Fiquei sabendo que os compositores do grupo ABBA,, estão compondo as músicas para um musical dessa personagem clássica da literatura infantil!

Evelize Volpi 25/01/2021minha estante
Que maravilha!??

Taty Almeida 03/03/2022

Uma pequena grande menina
Conhecer a Pippi foi muito divertido! É um livro contendo várias histórias sobre a personagem, cada "capítulo" é um narrado um novo evento onde podemos conhecer mais sobre a menina mais forte do mundo! Ela é forte, esperta, corajosa e super independente (até demais). Ler esse livro com as crianças é diversão na certa! É de um humor ingênuo que nos conquista, por muitas vezes me lembrando o Chaves (grande personagem órfão da minha infância). Gostei bastante e recomendo!

Andy 14/01/2019

Devolve o meu livro
Meu livro preferido da infância. Lembro que foi um dos primeiros livros que li e fiquei completamente fascinada pela Pippi, fiz até um trabalho..uma apresentação pra turma explicando, um resumo bem imaginativo e eufórico kkk. Pippi uma garotinha incrível, imaginativa, forte, independente, incrivelmente uma criança adulta que mora sozinha em uma Vila com o seu macaquinho o senhor não lembro o nome e o seu também amigo sr cavalo que tem nome mas n lembro. Lá ela conhece dois irmãos e com eles compartilham grandes aventuras a espera do retorno do seu pai que teve uma viagem pra um lugar bem distante. Pippi é a garotinha esperançosa dentro de nós. Gostaria de relê-lo mas não sei por que diabos emprestei ele, e a pessoa nunca me devolveu. Acho que nem deve ter lido. Mas mesmo assim não devolveu.kk
Mirna.Kalyane 03/04/2022minha estante
Eu tbm emprestei, e o filho da mãe não devolveu. Acho que nem leu tbm

Lais 03/12/2021

Minha heróina
Amo a Pippi! Li o livro dela quando criança eu achei ela demais. Agora quando reli gostei mais ainda. Ela é realmente diferente, criativa, independente e muito engraçado. Sério esse livro é muito engraçado de tão absurdo. Toda história é super legal e eu gosto tanto dela quanto do Tom e da Aninha, que representam aqueles que se encantam por algo diferente e que querem ter novas experiências. Considerando que a autora viveu em tempos muito diferentes, eu acho incrível ela ter escrito esse livro, em alguns aspectos tão pra frente.

Nunca tinha notado mas esse livro fala sim sobre a subestimacão das crianças, mulheres e da quebra do "bom senso", sem contar que ensina sobre auto aceitação e ser alguém genuíno e orgulhoso disso!

Panda 05/05/2012

livro muito bom , facil de entender , fala sobre a Pipi , que não tem pai nen mãe ela tinha um pai mas ele sumiu navegando por ai . E ai ela tem que viver com seu cavalo e seu macaquinho .

1 | 2 | 3 | 4 | 5