Livro de receitas para mulheres tristes

Livro de receitas para mulheres tristes Héctor Abad

Resenhas - Receitas de amor para mulheres tristes

regifreitas 18/10/2022

LIVRO DE RECEITAS PARA MULHERES TRISTES (Tratado de culinaria para mujeres tristes, 1996), de Héctor Abad; tradução Sérgio Molina & Rubia Prates Goldoni.

"Você faz piruetas com o corpo e com a imaginação para fugir da tristeza. Mas quem disse que é proibido ficar triste? Na verdade, muitas vezes não há nada mais sensato do que ficar triste; todo dia acontece alguma coisa, com os outros ou com a gente, que não tem remédio, ou melhor, só tem esse antigo e único remédio que é sentir tristeza.

"Não deixe ninguém receitar alegria como quem prescreve um tratamento de antibióticos ou colheradas de água do mar de estômago vazio. Se você deixar que tratem sua tristeza como se fosse uma perversão, ou no melhor dos casos como uma doença, estará perdida: além de triste, se sentirá culpada. E você não tem culpa de sua tristeza. (...)"

***

Melancólicos e sensíveis, bem-humorados e irônicos. Os 72 textos que compõem esta obra do colombiano Héctor Abad transitam por uma variada gama de sensações e sentimentos. São textos breves, dos mais variados gêneros: receitas, dicas de saúde e de bem-estar, conselhos amorosos, reflexões sobre a filosofia do cotidiano. Adotando um tom de conselheiro e 🤬 #$%!& mplice, Abad trata com brandura (mas também com sarcasmo, muitas vezes) temas que vão dos mais sentimentais ao da satisfação das necessidades prosaicas e até fisiológicas do dia a dia.

Como os textos são independentes de uma ordenação lógica, podem ser lidos isoladamente e sem qualquer sequência que se julgue a correta. Passagens e até capítulos inteiros foram grifados por mim para serem lidos e relidos oportunamente.

Um livrinho precioso!

Rebecca.Valenca 27/06/2023

Gostoso e leve
Divertido, bem humorado e com sacadas inteligentes. Estou na presença do Autor, em sua cozinha, conversando, tomando uma taça de vinho e cozinhando de forma despretensiosa. A comida sai uma delícia, o papo foi leve e inteligente. O menu escolhido meu deu fome, de tentar novamente.

Paty 15/08/2012

Rosa Santana 22/02/2022minha estante
Ele sugere que o ato de cozinhar deixa as mulheres felizes? Eu, hein...