Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte

Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte Flávio Moreira Da Costa

Resenhas - Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte

Lydia.Fernnanda 25/04/2020

OPINIÃO
O que eu posso dizer a respeito desse livro é que a capa e o título dele me passaram a impressão de que as histórias seriam bem mais assustadoras e terrorificas do que o que ele realmente é... Tem muitos contos bem "tranquilos"

O livro é dividido em duas partes:
1. Medo, susto e horror
2. Medo, clima e cotidiano.

Os meus contos preferidos desse livro:
O sonho da escada
O capitão do cavalinho de balanço
O retorno de Imray
A rua zangada
O experimento do Dr. Heidegger
O capitão assassino
O estranho incidente na vida do pintor Schalken
O abutre
Uma garrafa de Perrier

Tem alguns outros contos que já tinha lido de outras coletâneas e que gosto muito que são:
O poço e o pêndulo
O gato preto
O travesseiro de penas
Os olhos que comiam carne
Um acontecimento na ponte de Owl Creek

Os que menos gostei:
O recruta
A lenda de São Julião hospitaleiro
A voz do vento

Os outros pra mim ficaram num meio termo.
Peter L. Price 25/04/2020minha estante
Parabéns pela resenha. Será um guia para mim.

Leitor Inveterado 26/04/2020minha estante
Flávio Moreira sempre organizava excelentes coletâneas!

Gláucia 24/08/2011

Os Melhores Contos de Medo, Horror e Morte - Vários Autores
Selecionados por Flávio Moreira da Costa, o livro se divide em duas partes: Medo, Susto e Horror e Medo, Clima e Cotidiano. Traz nomes como Poe, Dickens, Bram Stoker, Quiroga, Lovecraft, Kafka, Humberto de Campos, Balzac e um do próprio compilador.

Raphael 06/11/2014

O escritor Flávio Moreira da Costa nos apresenta essa coletânea bem interessante com diversas histórias de difícil acesso. Alguns dos textos aqui, salvo engano, foram traduzidos especificamente para esta edição. É realmente um deleite para os apreciadores do gênero "medo, horror e morte", conforme o título sugere.

São 24 histórias curtas de autores bem famosos (Bram Stoker, H.P. Lovecraft, Franz Kafka, Machado de Assis, etc.) e outros nem tanto (Inglês de Souza, Dino Buzzati, Vladimir Korolenko). Confesso que não conhecia boa parte desses escritores menos famosos mas fiquei surpreso com a qualidade do material produzido por eles.

O livro já abre com duas histórias clássicas do mestre Edgar Allan Poe, "O Poço e o Pêndulo" e "Gato Preto", com a excelente tradução de Oscar Mendes. Em seguida, vemos um texto muitíssimo interessante de Bram Stoker, "O hóspede de Drácula", prelúdio do livro mais famoso deste escritor (o primeiro destaque do livro: vou indicar três). H.P. Lovecraft aparece com "Ratos nas Paredes", um conto bem conceituado do escritor norte-americano e difícil de ser encontrado em tradução brasileira.

No mais, destaca-se uma história horrível (no bom sentido da palavra) de Horácio Quiroga: "o travesseiro de penas". Clássico da literatura latino-americana, este texto possui um final surpreendente que causa uma perplexidade e repulsa no leitor, excelente em sua proposta. Ademais, no tocante aos escritores mais famosos, merece destaque "A causa Secreta", de Machado de Assis, um conto repleto de sadismo e que mexe profundamente com o leitor, impossível ficar alheio aos fatos ali narrados, é o tipo de conto que a gente lê fazendo careta, de tão inquietante. Não conhecia esse lado "repulsivo" do grande mestre da literatura brasileira e confesso que fiquei impressionado com o resultado aqui apresentado. Este conto é o segundo destaque do livro, a meu ver.

Por fim, sobre os escritores menos famosos, gostaria de destacar "Acauã", do brasileiro Inglês de Souza, uma história de terror sobrenatural com uma qualidade difícil de ser encontrada na literatura do gênero. Em seguida, merece menção "abrindo a porta" de Arthur Machen, um conto sensacional com um toque bem sutil de sobrenatural e um final surpreendente. Acredito que este livro, por mais que esteja repleto de autores renomados, tenha atingido o ápice aqui, ao lado da história do Machado e Bram Stoker.

Enfim, não entrei em detalhes sobre o enredo de nenhuma narrativa para não estragar a surpresa dos leitores. Ressalto apenas que, para os apreciadores do gênero, é um livro essencial. Possui alguns pontos baixos mas de um modo geral o resultado é totalmente satisfatório. Leia este livro.

Marselle Urman 03/10/2012

Uma boa coletânea, apesar de eu ter tido o infortúnio inédito de pegar uma edição cheia de erros ( páginas em branco, contos descasados com o índice, o penúltimo conto cortado no meio e o último simplesmente faltando).

Os contos em si são muito bons, cheio de clássicos.
Meus destaques pessoais vão para os contos de Lovecraft, Ambrose Bierce, Kipling, Chesterton, e a pérola de Edith Wharton, um conto que me deixou boquiaberta quando o li pela primeira vez.
Row 17/11/2016minha estante
Também tive esse infortúnio.

Kail 11/11/2010

Massante
Um livro de leitura extremamente difícil. Lógico, isso vem muito da pessoa, mas eu demorei muito mais para lê-lo do que demoraria para fazer com um outro livro do mesmo tamanho. Eu gosto de contos, mas a grande divergência entre os desse livro (Apesar da temática muito parecida) é um assombro. Gostei de alguns contos, mas arrastei outra grande parte. É um bom livro, em partes. Péssimo em outras. Mas, reforço a dizer, isso é parte do que eu acho, para muitos vai ser extremamente diferente.