Vertigo 17

Vertigo 17 Bill Willingham

Resenhas - Vertigo 17

z..... 15/11/2017

Retomando a leitura da série, depois de intervalo necessário devido uma ressaca literária. Foi bom pois comecei a prestar mais atenção em HQs que estavam maçantes, o caso do Vampiro Americano. Terminei a série Vikings na edição passada, minha preferida, e tinha parado a leitura.

"Vikings" retorna com outras histórias e a dessa edição é um texto com ares poéticos, de ênfase à vida guerreira dos nórdicos, que vai se desenrolando em meio a uma batalha épica de vida e morte entre dois bárbaros. Bacana o texto, que é o principal atrativo dessa HQ. A arte não acompanha a bela narração e não gostei dos desenhos super toscos. Acho que a ideia era essa, que expressasse uma beleza visceral. É, mas ainda assim não gostei das ilustrações.

"Vampiro Americano" também está numa fase legal. Tem uma obra sendo tocada pela união de certos empresários, só que começam a ocorrer mortes e são atribuídas a um vampiro, organizando-se uma caçada. Não é uma história de humanos versus sanguessugas. De um e de outro lado existem subdivisões e até diferenciações entre tipos de vampiros. Enfim, gostei dessa tramoia e guerra misturada em diferentes contrastes. A vampira Pearl Jones é também uma personagem muito interessante, que prende a leitura. Lembrando que a história se passa nos anos 20 e 30, um charme a parte.

"Escalpo", apesar de ser também uma das que mais gosto, está passando muito tempo em um evento interminável, ficando maçante. Resolvam logo essa situação do assassinato do federal nos anos 70 e da mãe de Dashel.

Ah, mas nem após a ressaca não teve o que me fizesse curtir as fases de "Casa dos Mistérios" e "Hellblazer". HQs com um surrealismo que não estou curtindo, cheia de demônios, literalmente. Chatas e confusas.