O Fotógrafo (Vol. 2)

O Fotógrafo (Vol. 2) Emmanuel Guibert

Resenhas - O Fotógrafo (Vol. 2)

dialves 01/03/2009

O segundo volume é a deliciosa continuação direta do primeiro, mas deixa com gostinho de quero mais, afinal ainda não há o terceiro volume. Com a morte de um dos autores, ainda nem se sabe se ele haverá mesmo. E ao mesmo tempo que essa dúvida enaltece o trabalho, ele instiga (e castiga) o leitor.

naniedias 29/04/2013

O Fotógrafo - Vol. 2, de Guibert, Lefèvre e Lemercier
Conrad - 80 páginas
As aventuras de Lefèvre continuam - agora ele chega ao Afeganistão e irá presenciar a importante missão dos médicos que estão junto com ele: salvar vidas.

Título: O Fotógrafo - Vol. 2: Uma História no Afeganistão
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Submarino

Sinopse:
Guibert e os médicos sem fronteiras agora estão no Afeganistão e terão muito trabalho pela frente. Os problemas não terminaram, pelo contrário, é agora que começa realmente a missão deles: salvar a vida daqueles que enfrentam a difícil guerra.

O que eu achei do livro:
Bom.

O primeiro volume dessa Graphic Novel já havia me encantado bastante (clique aqui para ler a minha opinião) e nessa continuação da história eu também me emocionei.

Mais uma vez, o trabalho foi feito a seis mãos e o resultado ficou incrível. Visualmente é uma história maravilhosa - unindo desenhos e fotografias.
Mas a beleza está além do visual, o relato também é encantador. Nesse segundo volume, o grupo do qual Didier Lefèvre fez parte finalmente chega a seu destino final, onde irá cuidar do povo afegão.

Dois foram os pontos que mais me emocionaram nesse segundo volume.
Primeiramente, um dos médicos que irá ficar por um ano na região cuidando dos necessitados conta uma experiência anterior - que foi terrível, cheia de privações e dificuldades. Quando o fotógrafo pergunta por que, então, ele voltou, a resposta é simples: "As pessoas". Nesse momento, lágrimas me vieram aos olhos e desejei poder fazer algo minimamente parecido com o que essas pessoas fizeram. Elas estavam ali para ajudar os outros - simplesmente porque podiam e queriam, sem maiores pretensões.
Outra ponto que me emocionou bastante foi ver o quanto as crianças afegãs eram duronas. Não foi apenas um relato, mas vários, e as crianças agem como adultos ou ainda com mais bravura. E isso me deixou um tanto chocada - afinal de contas, se agiam com tanta maturidade assim, é porque a vida exigia delas demais.

Estou super curiosa pelo último volume - quero ver a conclusão dessa narrativa e poder me encantar com a tão prestigiosa visita do fotógrafo nesse país que estava tão necessitado de ajuda.

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Patricia 25/07/2013

Me surpreendendo - Parte 2
No segundo volume, a caravana finalmente chega a seu objetivo - Zaragandara, no coração do Afeganistão.

Gente, o que é isso??? Comecei a ler o livro um, fazia um tempo e empaquei. Como ele é grande e não dá pra levar na bolsa, eu só lia em casa e nem me lembrava dele. Comprei no site do Submarino por uns 3,00 cada um. Muito barato neh?
Não dei muito valor para a história, pois tenho receio de ler esses livros históricos, tenho tinha na minha cabeça que eram chatos. Mas depois de receber uma solicitação de troca, decidi lê-los para não me desfazer sem saber da história. Fiquei embasbacada. A trilogia conta a história de um fotógrafo que resolveu ir com uma equipe de médicos para o Afeganistão, onde estava acontecendo uma grande guerra. Ele tirou inúmeras fotos das coisas que viu por lá. Os livros mesclam fotos reais e quadrinhos que contam como foi a ida, a chegada e estadia no Afeganistão e a volta de lá. É surpreendente, ele conta o que viveu e o que presenciou com uma riqueza de informações que chega a chocar.

Não posso deixar de falar da MSF – Médico Sem Fronteiras. Que trabalho magnífico.
Olha o que eles dizem no site, na parte de "Quem Somos" / "O que Fazemos":

“Médicos Sem Fronteiras oferece cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda humanitária. Conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais, refugiados e deslocados internos e desnutrição são os principais contextos nos quais a organização atua. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento médico especializado e apoio logístico.
Além de oferecer cuidados de saúde em situações de extrema urgência, as equipes da MSF também estão presentes onde as populações sofrem com a falta de acesso à assistência médica. Falhas crônicas no sistema de saúde local, como a escassez de instalações de saúde, de profissionais qualificados e a inexistência da oferta de serviços gratuitos para populações sem recursos financeiros, podem motivar a atuação da MSF."

Dá uma olhadinha no site, tem mais detalhes sobre o trabalho deles que é simplesmente espetacular.

site: http://canetasdeouro.blogspot.com.br/2013/07/resenha-trilogia-o-fotografo-guibert.html

Volnei 17/08/2016

O Fotógrafo
Os livros são uma mistura de fotografia em preto e branco e quadrinhos feitas pelo fotógrafo, Didier Lefèvre, pelo desenhista e quadrinista Emmanuel Guibert e pelo diagramador, Frédéric Lemercier. Lefèvre acompanhou em 1986 uma expedição da Médicos sem Fronteiras (MSF), ao Afeganistão, quando o país estava em guerra com a União Soviética. A mistura inédita de jornalismo e quadrinhos com as fotografias em preto e branco são impressionantes, originais e de pura arte. As fotos revelam um país arrasado pela guerra e pela pobreza.Este é a segunda parte da história registrada dos MSF

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Na Literatura Selvagem 31/12/2017

que obra incrível e tocante...
E com grande deleite trago para vocês que visitam sempre o meu blog as minhas impressões sobre o segundo volume de O fotógrafo. Havia falado no texto do primeiro livro que não tinha previsão de comprar os dois seguintes para completar minha coleção, e eis que por acaso encontro por um preço bacana e agora tenho a trilogia completa no acervo. O volume três já foi lido e logo falarei dele por aqui...

O fotógrafo - Uma história no Afeganistão retrata o dia-a-dia de Didier Lefèvre pelos desfiladeiros do interior do Afeganistão e nesse volume dois ele finalmente chega ao destino pré-estabelecido: Zaragandara, bem no interior do país. Ele se depara com um hospital bastante precário onde a equipe dos Médicos Sem Fronteiras se instalam a fim de ajudar a população local em suas enfermidades. O quadro se revela cruel em meio a um ambiente inóspito, assolado por conflitos entre afegãos e russos e Didier procura registrar tudo com sua câmera.
leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/12/o-fotografo-volume-2.html

Dinha 04/04/2022

emocionante
esse volume me marcou muito. a maneira como ele fotografava as vítimas, as culturas, costumes. a maneira que ele conseguia transmitir a sensação através das fotos, tudo me encantou. eu me emocionei muito com todos os casos!