Os Oceanos de Vênus

Os Oceanos de Vênus Isaac Asimov

Resenhas - Os Oceanos de Vênus

Fabio Shiva 31/08/2010

Isaac Asimov se diverte!
Essa é a terceira aventura da série “Space Ranger”, uma divertida mistura de faroeste com ficção científica inventada por Asimov. São histórias mais leves, mais juvenis, e talvez por isso o bom doutor se permita explorar com mais liberalidade alguns de seus temas favoritos.

A telepatia e o controle da mente, tão presentes em sua saga maior, “A Fundação”, aqui aparecem de uma forma quase hilária, através de uma improvável criatura alienígena. Tive a impressão de que Asimov estava meio que zoando a si próprio!

Outro tema muito presente nas obras de Asimov aqui está também, é o cultivo da levedura como principal fonte de alimento para a humanidade. Isso aparece em várias histórias. Tenho para mim que era uma visão do futuro em que Asimov acreditava realmente. Quem sabe se não funciona? Asimov já acertou ao inventar a palavra “robótica”.

A trama da história em si é hoje totalmente inverossímil, pois supõe que Vênus seja um planeta coberto por oceanos e por nuvens. A história foi escrita em 1954, e em uma edição de 1970 Asimov explica no prefácio as incongruências da trama e também fala um pouco sobre o conhecimento sobre Vênus na época. Ao final ele diz:

“Eu espero que os leitores apreciem esta história de qualquer modo, mas não desejaria que eles fossem mal orientados a aceitar como fato parte do material que era tido como ‘acurado’ em 1954, mas que agora está ultrapassado.”

Uma diversão leve para fãs! É bom para se ler comendo pipocas, como se fosse uma sessão “nostalgia FC” em exibição nos melhores cinemas imaginários (a tela de projeção da imaginação do leitor).

(13.07.10)

Idril 24/05/2009

Ótimo
Mais um ótimo livro da série Lucky Starr. Muito misterioso e empolgante.

Shirlei 10/08/2020

dentro do universo de asimov este livro e bem fluido. alguns nao gostam pq acham bem infanto juvenil. eu gostei da leitura por ser rapida, fluida e empolgante. recomendo

Luis Brudna 28/02/2009

Chato
Não consegui achar o ISBN do livro.
O livro é chato e muito fantasioso.

Daniel Pedrosa 16/02/2011

Para quem gosta
Um bom livro. Tenho que admitir que a justificativa usada para desvendar a trama deixou a desejar, porém, para leitores como eu que curtem muito os livros de Isaac Asimov, o estilo de escrita e o contexto tecnológico valem a pena.

Guilherme6421 11/05/2023

Curti o novo cenário, esses negócios de cidade submersas é algo que gosto de ver. Gostaria de ver mais "exploração" desse cenário, mas isso não é um problema, uma virtude dessa série é apresentar o que o precisa de forma objetiva e a história decorrer, e isso continua certinho. A história em si é legal, mesmo achando meia conturbada na reta final, mas a minha sensação de "ok, entendi toda a ideia" foi maior que achar um problema e não curtir.