Os Oceanos de Vênus

Os Oceanos de Vênus Isaac Asimov




Resenhas - Os Oceanos de Vênus


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Fabio Shiva 31/08/2010

Isaac Asimov se diverte!
Essa é a terceira aventura da série “Space Ranger”, uma divertida mistura de faroeste com ficção científica inventada por Asimov. São histórias mais leves, mais juvenis, e talvez por isso o bom doutor se permita explorar com mais liberalidade alguns de seus temas favoritos.

A telepatia e o controle da mente, tão presentes em sua saga maior, “A Fundação”, aqui aparecem de uma forma quase hilária, através de uma improvável criatura alienígena. Tive a impressão de que Asimov estava meio que zoando a si próprio!

Outro tema muito presente nas obras de Asimov aqui está também, é o cultivo da levedura como principal fonte de alimento para a humanidade. Isso aparece em várias histórias. Tenho para mim que era uma visão do futuro em que Asimov acreditava realmente. Quem sabe se não funciona? Asimov já acertou ao inventar a palavra “robótica”.

A trama da história em si é hoje totalmente inverossímil, pois supõe que Vênus seja um planeta coberto por oceanos e por nuvens. A história foi escrita em 1954, e em uma edição de 1970 Asimov explica no prefácio as incongruências da trama e também fala um pouco sobre o conhecimento sobre Vênus na época. Ao final ele diz:

“Eu espero que os leitores apreciem esta história de qualquer modo, mas não desejaria que eles fossem mal orientados a aceitar como fato parte do material que era tido como ‘acurado’ em 1954, mas que agora está ultrapassado.”

Uma diversão leve para fãs! É bom para se ler comendo pipocas, como se fosse uma sessão “nostalgia FC” em exibição nos melhores cinemas imaginários (a tela de projeção da imaginação do leitor).

(13.07.10)

comentários(0)comente



Idril 24/05/2009

Ótimo
Mais um ótimo livro da série Lucky Starr. Muito misterioso e empolgante.
comentários(0)comente



Shirlei 10/08/2020

dentro do universo de asimov este livro e bem fluido. alguns nao gostam pq acham bem infanto juvenil. eu gostei da leitura por ser rapida, fluida e empolgante. recomendo
comentários(0)comente



Luis Brudna 28/02/2009

Chato
Não consegui achar o ISBN do livro.
O livro é chato e muito fantasioso.
comentários(0)comente



Daniel Pedrosa 16/02/2011

Para quem gosta
Um bom livro. Tenho que admitir que a justificativa usada para desvendar a trama deixou a desejar, porém, para leitores como eu que curtem muito os livros de Isaac Asimov, o estilo de escrita e o contexto tecnológico valem a pena.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Guilherme6421 11/05/2023

Curti o novo cenário, esses negócios de cidade submersas é algo que gosto de ver. Gostaria de ver mais "exploração" desse cenário, mas isso não é um problema, uma virtude dessa série é apresentar o que o precisa de forma objetiva e a história decorrer, e isso continua certinho. A história em si é legal, mesmo achando meia conturbada na reta final, mas a minha sensação de "ok, entendi toda a ideia" foi maior que achar um problema e não curtir.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR