Livraria Limítrofe

Livraria Limítrofe Alfer Medeiros

Resenhas - Livraria Limítrofe

Coruja 19/02/2013

Uma das minhas fontes de recomendação de leituras é a Angélica, que volta e meia está me repassando livros – foi através dela que conheci, por exemplo, o excelente Cira e o Velho e é também com ela que costumo compartilhar amor por Sherlock Holmes...

Enfim, foi por ouvi-la falar desse livro mais de uma vez que acabei por ir atrás dele.

De pronto me surpreendi com a apresentação do livro. Na primeira edição, ele vinha sem capa, a costura da lombada aparente, artesanal – algo bem diferente e novo (ao menos para mim). Agora ele está sendo vendido numa edição em capa dura, mas, devo confessar, o primeiro formato me seduziu mais.

A idéia por trás da história também me conquistou. Ela é narrada em primeira pessoa e se trata de uma curiosa entrevista de emprego – e a impressão do discurso é que você, leitor, é o candidato a suceder o narrador no papel de o Livreiro da Livraria Limítrofe.

A livraria limítrofe é um lugar mágico – no sentido exato da palavra – que muda conforme o cliente que entra em seu recinto. Para leitores de Harry Potter, eu poderia descrevê-la como a Sala Precisa das livrarias.

Em outras palavras... se eu entrasse na Livraria Limítrofe eu provavelmente me veria nas ruas de Ankh-Morpork, perseguindo um coelho branco, tomaria chá em Pemberley e jantaria no Dragão Verde, reinaria em Cair Parável e terminaria o dia decifrando mortes misteriosas em um monastério medieval.

Em sua essência, eu amei a concepção. A forma como ela é posta em prática, contudo, não me agradou tanto. Falta à narrativa uma trama. Cada capítulo é o testemunho de um cliente da livraria (a entrevista de emprego é às avessas, a livraria que tem de mostrar os créditos dela para você) – e não existe realmente algo que as ligue para além da própria livraria e do livreiro. Minha impressão era a de estar continuamente presa na Introdução. Não significa que não seja uma leitura prazerosa – mas você termina sem saber exatamente para onde vai ou o porquê daquilo tudo.

Está prevista para esse ano uma continuação. Fiquei curiosa o suficiente com esse primeiro volume para querer lê-la e só torço para que, agora que passamos das introduções, o autor engrene a marcha, porque potencial há de sobra.

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

brendasnb 27/06/2012

A Incrível Livraria Limítrofe
Oi. Aqui é a Layenn. Pelo que percebo a Brenda está dando uma de Dr. Watson e compartilhando com vocês minhas missões, mas hoje sou eu que vou contar a minha missão mais recente. Era pra ser um simples acompanhamento, minha equipe estava encarregada de proteger algumas pessoas que a S.P.I.E. considerou "especiais", sem perguntar o porque, lá fomos nós, mas o que aconteceu comigo foi impressionante. A pessoa a qual acompanhei estava em busca de emprego e se candidatou à uma vaga que eu nunca ouvi falar: Livreiro Limítrofe. Sem que ela soubesse assisti à todas as entrevistas que ela fez a respeito desse lugar, pessoas que passaram por experiências incríveis demais para serem reais. Sempre tento manter minha reputação, a garota séria e responsável que faz de tudo pelo seu trabalho, mas devo admitir, derramei algumas lágrimas em certas entrevistas, vi uma mulher voltar à magia e alegria das fábulas junto de sua filha, um homem com necessidades especiais se tornar um super-herói, jovens teimosos que não sabiam apreciar os encantos da tal Livraria Limítrofe que torna reais os gostos literários dentro de cada um. Eu quase estraguei meu disfarce e dei um grito num rapaz e numa mulher que relataram seu comportamento um tanto mal educado dentro da livraria, fala sério! Foi irritante! Como puderam negligenciar um lugar tão encantador? O pior é que ainda existem muitas pessoas assim, isso é meio triste. Outra entrevista na qual acabei chorando foi quando a esposa do agora antigo Livreiro compartilhou uma tocante história sobre uma mulher que estava sofrendo no hospital. Também houveram relatos que foram verdadeiras lições de vida. Sempre li muito, gosto de livros de ficção e de fantasia, mas nunca pensei que passaria por uma experiência tão real. Espero sinceramente que um dia, o Paul pegue uma tira de papel onde estará escrito Jane Austen e então a porta da Livraria Limítrofe poderia se abrir para mim e tornar, desta vez os meus sonhos reais. Como diria a Brenda, ter a oportunidade de viver os meus "sonhos em tinta". Bem, agora preciso voltar ao trabalho, um abraço e que a força esteja com vocês! o/

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~

O fato de a Layenn ser muito boa em invadir sistemas às vezes me assusta, mas espero que tenham gostado da descrição dela! Se quiserem conhecer um pouco mais sobre a Livraria Limítrofe, recomendo o relato do escritor brasileiro Alexandre J. F. Medeiros, mais conhecido como o grande Alfer Medeiros, fiel escudeiro da literatura fantástica. Seu livro, que leva o nome da livraria, tem um aspecto um tanto interessante, sem capa e com uma diagramação perfeita, o que dá todo um toque especial à leitura. E o Alfer não parou no primeiro escrito, vem aí "Livraria Limítrofe - Angelina", o segundo livro desse projeto incrível! "Livraria Limítrofe - O Adeus" é sem sombra de dúvidas um de meus livros favoritos, do qual fico extremamente feliz de ter em minha estante! Altamente Recomendado!

Postado originalmente em: http://sonhosemtinta.blogspot.com.br/2012/06/diario-de-trabalho-leitura-livraria.html
Ju 04/09/2012minha estante
Nunca tinha ouvido falar desse livro... mas parece ser fascinante!!! Fiquei super curiosa pra entender direito como ele funciona... vou procurar saber mais a respeito. Beijo!

Cristiano Rosa 01/07/2012

Diário CT: Livraria Limítrofe
Bem-vindo à minha casa. Pode entrar! Fica a vontade que vou ser bem solícito ao seu pedido e contar sobre a minha experiência com a Livraria Limítrofe. Bom, para início de conversa, eu nunca tinha conhecido um lugar tão fascinante quanto aquele. Sou amante das palavras, graduado em Letras, crítico, escritor e professor, já visitei vários lugares literários, mas nada como a Livraria.

Descobri ela por acaso. Era uma tarde de terça-feira. Estava no meu quarto quando ouvi a buzina de uma moto amarela em frente a minha casa. Saí da garagem e uma luz forte me cegou. Não estava muito quente, achei que o sol nem estava tão brilhante, mas foi o que aconteceu.

Saindo da porta, foi como se eu tivesse entrado em outra. Olhei para trás e percebi que estava realmente em outro local. Virei-me para frente de novo e eu estava lá, dentro da Livraria Limítrofe. Logo um senhor com cara de bonzinho se aproximou.

- É um prazer tê-lo aqui, meu jovem. Acompanhe-me por favor! – Disse ele, me conduzindo mais para o interiror do lugar.

- Como eu cheguei aqui? – Não me contive em perguntar.

- Era seu destino, caro Cristiano! – Disse o senhor me olhando sorridente. – Eu já esperava por você. Por favor, fique a vontade. – Disse-me, mostrando as diversas prateleiras com os mais variados e coloridos livros que se podia imaginar.

Um, lá do meio do corredor, estante da esquerda, brilhou mais pra mim do que os outros. Fui até ele e o peguei na mão. Espera! Tinha algo diferente nele: não tinha capa! Como podia? Em minhas mãos, tive a sensação de que era um livro sensível, e que eu teria de ser muito cuidadoso com o manuseio dele. Dei uma folheada e notei a bela diagramação, com páginas convidativas à leitura.

Sentei-me em um dos sofás da Livraria e abri o livro. Comecei a ler com agiliade, entusiasmo e prazer. Por meio dele, conheci muitas pessoas e personalidades diferentes. Uma mulher com sua filha, um rapaz cadeirante, um professor universitário, um jovem empresário, uma adolescente da era tecnológica, uma mulher enferma, um garoto nerd, o dono de uma editora, uma escritora com bloqueio criativo, uma jovem de luto, um rapaz metaleiro, um cinquentão culto.

A obra era mágica! Este único livro me fez conhecer muitos outros, de gêneros diferentes, como fábulas, HQs, literatura de fantasia, contos de fadas, literatura juvenil, livros pop-up, mitologia, livros eletrônicos, policial, terror, ficção científica, horror.

Notei enquanto lia, que uma senhorinha muito simpática passava pelo meu lado, no fim do corredor, cuidando-me e, cada vez que me via naquele momento mágico de leitura, dava um sorriso de satisfação. Parece que ela percebia que eu estava realmente apreciando o lugar e o volume em minhas mãos.

Entre personagens de carne e osso, e outros de tinta e papel, aprendi muito lendo aquele livro. Falava de amizade, família, morte, trabalho, juventude, e também de obras que eu já havia lido e era fã, como Peter Pan, O Mágico de Oz, Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Sherlock Holmes.

Ao fim do livro, fechei-o, voltando a notar a ausência de capa, e ouvi passos em minha direção.

- Vou ficar com este exemplar! Quanto custa? – exclamei perguntando ao velhinho que se aproximava de mim, com cara maravilhada, parecendo que já lera aquele livro e sabia do que eu estava sentindo.

- Já é seu… Um presente meu pela visita!

- Presente? Mas é uma livraria ou bilioteca? – questionei-o interessado. E ele explicou que não vende nada ali, mas não chama o lugar de biblioteca porque não só oferece algo aos leitores, mas sim, existe ali uma troca de energias, experiêcias, mundos e conhecimentos entre ele e sua esposa com quem frequenta o local.

Tive a sensação de ter estado por horas lá, e que precisava voltar logo pra casa, pois tiha muito o que fazer. Não sabia eu que lá dentro o tempo e o espaço se comportavam de modo diferente. Despedi-me com alegria pelo que vivi ali e pena por ter de sair dali, e abri a porta e voltei à minha garagem.

O nome do livro era o mesmo do lugar onde fui: Livraria Limítrofe. O autor, Alfer Medeiros, e a editora, Estronho, pelo selo Fantas. Antes dessa obra, somente Harry Potter e A História Sem Fim me fizeram ler desse jeito. Li o livro em menos de um dia. E o que senti é inexplicável.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=12564

Cristal 19/01/2016

Eu queria morar nessa livraria
Esse livro encanta pelo personagens que você encontrar na livraria. O que eu mas gostei foi ler os detalhes dentro da livraria esse livro me fez a minha imaginação fluir, recomendo a leitura para os amantes de fantástico fantasia.

Luciane 21/08/2016

Cada pessoa que entra na livraria limítrofe tem uma experiência única, dependendo das suas expectativas, valores e o que deseja.
A proposta do livro é fazer os leitores refletirem sobre suas vidas e escolhas.
"Existem decisões na vida que parecem ser corretas de início, mas que posteriormente nos levam ao arrependimento. São frequentes as incidências de situações desse tipo. Raras são as vezes nas quais isso acontece e, acabamos chegando à conclusão de que a escolha foi realmente acertada."
[...]
"-Com amadurecimento, você se deu conta de que o heroísmo não precisava necessariamente partir de um galã forte e destemido. As mulheres também podem ser dignas de tal atitude! Mesmo sendo sentimentais em muitos momentos (isso é um dádiva, com certeza), podemos ser tão fortes quanto qualquer homenzarrão de capa e espada. Seja essa guerreira, encare de cabeça erguida o infortúnio de seus dias atuais, e será recompensada, se Deus quiser. Não desista!"
[...]
"-A vida é como um trem, mademoiselle, ela continua. E isso é muito bom"
[...]
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Este livro é do Grupo Livro Viajante.

site: www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

William Duarte 05/01/2012

Livraria Limítrofe - Alfer Medeiros
“Que importância a literatura tem na sua vida? Ela está presente no seu dia a dia? O que significa para você? Quanto ela moldou do seu caráter e jeito de ser?”

Imagine um lugar onde você pode vislumbrar os cenários e personagens dos seus livros favoritos de maneira palpável. Um lugar onde as dimensões podem variar de um pequeno quadrilátero até um imenso reino de fantasia, de acordo com o seu gosto literário. Esse lugar é a Livraria Limítrofe.

A Livraria Limítrofe é um lugar mágico onde todos os dias as pessoas que são sorteadas pelo Livreiro Limítrofe tem a oportunidade de visitar o local e desfrutar dos “serviços” prestados por ele.

Nos capítulos do livro os mais diversos tipos de visitantes narram sua passagem pela Livraria e seu encontro com os personagens que marcaram suas vidas. É impossível não se emocionar em diversas passagens do livro, que além do entretenimento da leitura, em muitos momentos, nos faz refletir sobre a sociedade atual.

Outra coisa que torna a leitura ainda mais agradável são as referências a outros livros contidas nele. É impossível conter o sorriso ao encontrar a referência de uma obra da qual você seja fã! E ainda temos a oportunidade de conhecer novos personagens, autores e livros (mesmo que nenhum nome seja citado com um pouco de pesquisa é fácil conhecer a obra).

Outra observação interessante é que o livro não possui capa, vêm apenas com uma proteção envolta. O que torna o livro ainda mais singular e único!

Escrito por Alfer Medeiros e lançado pela Editora Estronho, Livraria Limítrofe: O Adeus é o tipo de leitura obrigatória a todo fã da literatura. Não apenas pelas referências, mas também pela grande reflexão que o livro traz.

Para mais resenha,

O Livreiro Maluco