A Poética Clássica

Longino (pseudo-Longino)

Resenhas - A Poética Clássica

kalifejr 09/03/2009

Essencial!
Essencial para quem quer aprender sobre a tragédia, suas partes, suas qualidades e defeitos. Especialmente recomendado aos estudantes de letras e os interessados a estudarem a arte dramática.

Anna Clara 17/08/2023

A poética é uma leitura maravilhosa pra quem quer enteder mais sobre a tragédia, a comédia, a epopeia, mas especialmente a tragédia! O que constitui e caracteriza uma poesia, os meios , modos e objetos que diferenciam uma obra da outra... E se torna mais interessante pra quem já leu algumas dessas obras, pois Aristóteles a todo momento exemplifica um conceito por meio delas, por exemplo usa Édipo Rei como exemplo de Tragédia perfeita, e Homero com a Ilíada e a Odisseia como epopeias perfeitas.

AnandaAldridge 13/09/2012

A Poética Clássica
Livro difícil de assimilar, tem que reler várias vezes e pesquisar bastante p/ poder entender. Não se desesperem, uma hora o conteúdo entra na cabeça da gente.
vsc bibliotecária 27/11/2017minha estante
O pior é quando o professor dá cada livro para ser lido e debatido nas próximas aulas, e, em menos de 15 dias, aplica uma prova pedindo para se falar dos três + Platão.
Difícil de assimilar o conteúdo e a proposta de cada um em pouco tempo.
PS. ODIANDO TEORIA DA LITERATURA!!!

Dávila 18/01/2023

Três em um.
Três tratados no mesmo volume e que versam sobre a literatura, criação e dramaturgia.
O mais famoso a "arte poética" de Aristóteles.
Com o mesmo nome, a de Horácio e fecha o volume a de Longuino que trata sobre o sublime e tem como balizas os tópicos acima: essa terceira sem autoria certa pois ela tb é atribuída a Dionísio.
Para escritores ou não.

Fabi 31/01/2024

Vários tópicos interessantes e aplicáveis para a Vida
A escrita é um pouco complicada, mas vale o esforço.
Muitos aprendizados e reflexões, e uma certeza: o esforço para escrever bem é compensador.
Além disso, muitas reflexões que podem ser aplicadas em qualquer âmbito da vida; coisas que nos fazem parar e pensar, principalmente no gasto de energia desnecessário para certas situações.
É im bom livro.

Nathália 16/05/2018

Através de análises sobre obras da época clássica , principalmente das peças de teatro , Aristóteles, Horácio e Longino (Dionísio) estudam a essência da poieses , o fazer poético, o sublime necessário para a escrita e sentimentos. A mimese de relacionar o mundo à mundos que foram ou poderiam ter sido: a arte de escrever e poder criar.

Considerados como os principais textos para o estudo literário, me fizeram refletir e entender melhor a arte da escrita, a poética Clássica, como é , de chegou até aqui e as estruturas que grandes nomes como Aristóteles fizeram de modelo para o que considerava ser uma boa escrita.

Letícia Alves 20/06/2018

Para começar a ler os gregos
Um ótimo começo de estudo sobre literatura e arte em geral. Recomendo fortemente!

Desirre2 20/01/2019

Salvação da Monitoria (#1).

Anne Claire 31/12/2022

Base das teorias artísticas
É uma leitura basilar para a instrução em literatura, teatro e até para outras artes, uma vez que reúne obras pioneiras no estudo das mesmas. É sistemático, e com uma linguagem rebuscada, inclusive com trechos em grego, sendo que busca estabelecer conceitos e a relação entre eles nas artes. Também é uma boa recomendação para conhecer a percepção de arte da época, o que de certo modo também pode implicar na compreensão da sociedade grega daquele período.

Domino 12/03/2023

Boa releitura gostaria de ter me atemtado mais em alguns pontos !as super recomendo

Foi bem divertido, mas um pouco devagar

ana 27/03/2023

Li pra faculdade!! aristóteles 🤬 #$%!& machista e racista como pode ter feito uma obra tão boa e didática que é a base de muita das artes e literatura hj em dia

Hannah Andressa Delgado 23/03/2024

Livro essencial para qualquer estudioso e pesquisador literário. As reflexões, principalmente as de Horácio e Aristóteles, são seminais para o desenvolvimento da teoria da literatura.

Thiago548 23/04/2024

A poética e seus caminhos estruturais
Ler livros como esse nos faz perceber como é antigo a observação sobre a arte, sua estrutura e objetivos, alcançados ou não pelo autor. Aristóteles nos traz uma reflexão da sua época que resulta em encontrar o novo através da estrutura interna repetida pelos grandes poetas. Horácio se volta para trabalho e disciplina como fatores criativos. A busca da perfeição através do trabalho. Por fim temos a busca pelo Sublime e sua provável estrutura alcançável, mas por poucos.

Sou roteirista e aprecio esse tipo de livro porque acredito que os melhores filmes possuem uma estrutura interna organizada, ritmo afiado, dinâmica equilibrada e diálogos bem trabalhados. Ou seja, existe uma "Lógica" invisível que destaca grandes roteiristas de medíocres.