Poemas Antológicos

Poemas Antológicos Solano Trindade

Resenhas - Poemas Antológicos

Nathali.Mateus 03/03/2020

Poemas de resistência sobre a cultura negra no Brasil

lililu 09/06/2023

Me surpreendeu
Quando eu peguei pra ler, eu estava sem nenhuma expectativa, mas me surpreendi muito. A escrita desse livro é muito boa. É uma escrita de resistência e resiliência.
Gostei demais os poemas desse livro, realmente me tocaram. ?

Carol 27/01/2024

Impressões da Carol
Livro: Poemas Antológicos {2006}
Autor: Solano Trindade {Brasil, 1908-1974}
Editora: Nova Alexandria
168p.

Solano Trindade foi poeta, escritor, teatrólogo, ator, pintor e pesquisador de tradições populares. Um intelectual ciente do seu papel de mediador e um ativista na luta por um país menos desigual, racialmente.

Civilização Branca

Lincharam um homem
Entre os arranha-céus,
(Li no jornal)
Procurei o crime do homem
O crime não estava no homem
Estava na cor da sua epiderme

"Poemas Antológicos" é uma bela compilação de sua obra poética. Divididos em 4 partes: "Vida, nossa vida", "Deuses e raízes", "Amor à flor da pele" e "Resistência e luta", os poemas de Solano Trindade colocam em diálogo o cânone e o popular para construir uma identidade, um discurso que se contrapõe ao discurso oficial, no qual os negros eram - muitas vezes - representados como não-sujeitos.

Canto dos Palmares

Eu canto aos Palmares
sem inveja de Virgílio de Homero
e de Camões
porque o meu canto
é o grito de uma raça
em plena luta pela liberdade!
(...)

Advertência

Há poetas que só fazem versos de amor
Há poetas herméticos e concretistas
enquanto se fabricam
bombas atômicas e de hidrogênio
enquanto se preparam
exércitos para guerra
enquanto a fome estiola os povos...

Depois
eles farão versos de pavor e de remorso
e não escaparão ao castigo
porque a guerra e a fome
também os atingirão
e os poetas cairão no esquecimento...

Uma escrita de resistência, calcada no desejo de sobreviver pessoal e culturalmente. Recomendo com força.

Poema autobiográfico

Quando eu nasci
meu pai batia sola
minha mãe pisava milho no pilão
para o angu das manhãs.

Eu sou um trabalhador
Ouvi o ritmo das caldeiras...
Obedeci ao chamado das sirenes...
Morei num mocambo do "Bode"
e hoje moro num barraco na Saúde...

Não mudei nada...

Tom 03/08/2016

Orgulho negro.
Não sou fã de poesia, primeiro livro do gênero que li, mas senti um arrepio com essa obra.
Solano, mostra nesse livro por meio de suas poesias, a luta do povo negro pela libertação, pelo fim da opressão, exalta a cultura negra, mostra a opressão às religiões de matrizes africanas...
Relata a fome e a guerra. Um ótimo livro.
Phelipe Guilherme Maciel 14/10/2016minha estante
Mulher barriguda, que vai ter menino, qual o destino que ele vai ter? Que será ele quando crescer?

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 26/09/2023

Poesia de verdade
O livro é bem rico, trazendo em seu início os capítulos "Algumas palavras antes do texto" e "Solano Trindade, passado e presente", que nos dão um bom panorama sobre a vida e a obra deste poeta, antes de mergulharmos em sua poesia propriamente dita.

Apesar de igualdade e liberdade ecoarem em muitas das poesias aqui reunidas, o livro nos leva muito além, mostrando que o “poeta negro” sabia brincar com as palavras e usá-las para falar de tudo um pouco, de maneira inteligente e, muitas vezes, surpreendente.

Assim, "Poemas antológicos" está dividido em quatro grandes temas:
- Vida, nossa vida
- Deuses e raízes
- Amor à flor da pele
- Resistência e luta

Por mais que as temáticas se conversem e se cruzem em alguns pontos, é muito fácil perceber o assunto de cada poema e qual grande tema estamos percorrendo naquele momento.

A poesia de Solano me cativou não apenas por sua variedade de temas, mas também por sua forma e sua força. Senti que estava lendo poesia de verdade e fiquei ainda mais encantada ao saber que alguns dos poemas chegaram a ser musicados, inclusive por João Ricardo, dos Secos e Molhados.

Também chamou a minha atenção a criatividade do autor, o uso de figuras de linguagem, a ironia bem empregada.

Dentre os poemas que não posso deixar de destacar, menciono F. da P, Toque de reunir, Batucada, Civilização branca.

Se você quiser conhecer estes e outros versos de Solano Trindade, indico a obra Poemas antológicos!

site: https://blogdastatianices.com/2023/09/26/poemas-antologicos-solano-trindade/

Danyela5 01/07/2023

Foi um livro que me prendeu do início ao fim com uma leitura super rápida e fluida.

Me surpreendeu bastante a diversidade que o autor colocou em suas obras, falando de amor, cultura, críticas, etc., e as vezes tudo ao mesmo tempo com tanta facilidade.

Um livro necessário e importante, que me fez refletir como o tempo passou e ainda assim as oportunidades e visibilidade negra são tão deixadas de lado.

Martinha.Souza 25/02/2021

Poemas realistas
Uma coletânea de poemas que expõe a posição do negro na sociedade. Um negro escravizado onde suas vontades não são respeitadas e nem suas crenças.
Uma leitura fácil, com situações corriqueiras, cenários e linguajar que fazem parte do dia a dia das pessoas que vivem em áreas menos privilegiadas.

Ursa_Menor 22/05/2021

A poesia de Solano Trindade possui um caráter político muito forte, é uma escrita de resistência e resiliência. Solano traz aspectos da ancestralidade e religiosidade negras, além de falar sobre a violência, o racismo, o apagamento da cultura e da identidade. Não sou muito fã de poemas, mas consegui extrair coisas valiosas desse livro, seria um ótimo recurso para se usar na sala de aula.

Wallace17 19/12/2021

Poesia Preta de Solano Trindade
?Poesia feita sem ilusões, mas com o mesmo ar mágico e sonoro das canções folclóricas, com o mesmo ritmo da dança do terreiro, com o mesmo espírito guerreiro dos quilombolas?.

Francisco Solano Trindade nasceu em 24 de Julho de 1908, no bairro de São José, em Recife-PE, filho do sapateiro Manoel Abílio e da doméstica Emerenciana Quituteira.

Trindade foi um dos grandes articuladores e pensadores do movimento cultural negro no Brasil do início do século XX. Foi um dos fundadores da Frente Negra Pernambucana, do Centro de Cultura Afro-Brasileira e Teatro Popular Brasileiro.

Nesta antologia, Solano Trindade celebra os assuntos que são caros para a negritude, como: liberdade, luta, resistência, ancestralidade, religião, amor, erotismo, cultura, arte, alegria, dança e sobretudo, DIREITO À VIDA!

Solano foi ponta de lança num país estruturalmente racista. Enegrecer a poesia foi um grande êxito de sua trajetória.

?Se negro está lutando
Zumbi presente está?.

Naty 01/07/2022

Devia ser comentado nas escolas.
São poemas diferentes,regados de política e de militância.
Como o próprio Solano Trindade diz em um de seus poemas,é muito comum ouvirmos ou lermos poemas de amor;Acredito que por isso seja uma experiência de leitura tão única,não são só poemas de amor.

Yago.Mineiro 10/04/2023

Poemas incríveis
Minha opinião: esse livro conta tantas histórias maravilhosas com muita facilidade na escrita, o autor conta belamente a forma como ele vê o mundo. AAAAAA livro muito bom.

Luan.Almeida 17/03/2024

Poemas africanos
O livro apresenta o contexto dos descendentes e filhos de seus descendentes africanos, de forma poética, hora triste, hora feliz, hora a refletir e hora se rebelar. Recomendo a leitura!

Ricardo.Consolo 13/02/2019

Uma ode ao Solano Trindade
Tive acesso a antologia poética de Solano Trindade, e deu aquela vontade de escrever sobre. Aqui sigo com minha tradicional abertura que são os meus votos da crítica artística, mesmo sabendo que não tenho leitores e mesmo sabendo que não sou poeta, mas não deixa de ser um convite que faço a mim mesmo a pensar e falar como é bom se deliciar com as letras, seus sons e significados.
Solano Trindade era um poeta negro e do recife, viveu boa parte do século 20, e escreveu e militou pela causa negra, não só usou suas belas poesias para conquistar amores, mas para lutar contra o fascismo, colonização, a escravidão, dominação de classe e o racismo.
Aqueles que buscam uma poesia cheio de métrica se surpreenderam por poética de um homem simples e trabalhador. Dos estigmas da escravidão e da labuta do trabalho do negro na sociedade de classes brasileira, o trabalho se torna "luta".
Seus ares são diferentes de uma busca da metafísica e no deliciar das especulações das ideias, é uma poesia que fala sobre o trabalho, é uma poesia que fala "o trabalho que sustenta toda a sociedade."
Aqui não se achará odes aos amores românticos e monogâmicos, mas se amores mundanos e Poligâmicos. Aqui não se achará um homem falando que a vida não vale nada sem um amor ou sem ter ido a guerra. Aqui se achará uma poética do humano comum, daqueles que no dia a dia busca beleza na vida, aqui acharás um pessoa que fala de uma vida em luta, sem arroubos de revolucionários bobos que falam que vida não vale a pena, é um poesia que fala sobre viver
Um poeta que enfrenta Homero e Virgilio, e profetiza um epico negro, um épico do lento e subterrâneo da libertação dos negros, de um épico que saí do banzo dos maracatus e da umbanda.
Me desculpe se esqueci algo, mas fica aqui o convite e a conhecer Solano Trindade

vasilisamorozko 03/11/2020

Tem Um Pouco De Tudo
❛❛Poetas despertai enquanto é tempo
antes que a poesia do mundo
vá-se embora
antes que caia sobre o homem
um peso insuportável.❞

#10 - Gostei bastante dos poemas ainda mais por exalta a cultura negra, e digo ser você tiver oportunidade de ler apenas leia pois tenho certeza que não ira se arrepender.