Graffiti Moon

Graffiti Moon Cath Crowley

Resenhas - Graffiti Moon

Nii. 10/02/2012

Minhas expectativas para esse livro eram altas. A sinopse me deixou com a sensação de que seria mais uma história única e daquelas marcantes que ganham lugar 'cativo' na estante. Não me enganei na sensação, Eu adorei 'Griffiti Moon'! A história é realmente única e a forma como a autora narrou também.

'Shadow'(Sombra) e 'Poet'(Poeta) são artistas das ruas. O Sombra desenha e o Poeta escreve. Lucy é simplesmente fascinada pelo trabalho dos dois, especialmente com o grafite do Sombra. Ela sente que eles possuem uma conexão. Os dois são artistas e ela tem absoluta certeza de ele é o cara certo para ela. A forma como ele se expressa através dos desenhos é prova de que ele não é como os outros caras. Por isso ela está disposta a encontrá-lo. E depois de algumas curvas da vida (confiem em mim quando eu digo que é melhor descobri lendo, divertidíssimo) ela acaba com Ed, um cara com quem ela foi a um encontro que não funcionou e que acabou rendendo um nariz quebrado e a inimizade entre eles, como companheiro nessa busca.

O livro é narrado do ponto de vista da Lucy e do Ed e eu diria que do Poeta também já que entre as narrativas aparecem poemas que são autobiográficos. Nos meios das narrativas também existem os flashbacks que contribuíram para tornar a história ainda mais dinâmica.

Os personagens são tão legais! O Ed e a Lucy são tão divertidos juntos e eles têm aquela personalidade que todo leitor adora encontrar, forte e sem papas na língua. Eu ria muito dos diálogos entre os dois assim como também ficava pensativas com os pensamentos mais artísticos que eles trocavam. Gostei bastante também das amigas da Lucy(Jazz e Daisy) e dos amigos do Ed: Leo, Dylan e principalmente do Bert, que foi um verdadeiro divisor de águas na vida do Ed. E já falei que os pais da Lucy são duas figuras? A mãe é enfermeira/Escritora e o pai é Taxista/Comediante. Isso é só para vocês terem uma ideia da loucura!

E o livro tem partes bem ‘heartbreaks’. A vida do Ed não é das mais fáceis. Ele abandonou o colégio, não tem o pai presente e a convivência com a mãe não é a das mais abertas. E está a beira de fazer algo bastante errado com os amigos na esperança de consegui se manter financeiramente, principalmente porque agora o Bert não está mais lá para ajudá-lo.

A história me lembrou de ‘Nick e Norah’ no sentido de que Ed e Lucy, assim como Nick e Norah, também passam uma noite em busca de alguma coisa, mas ‘Griffiti Moon’ conseguiu ser ainda melhor e mais poético! Alguém pode estar se perguntando sobre o ‘Shadow’ e o ‘Poet’, entretanto essa é outra parte que é melhor descobrir junto com a Lucy. Haha

O livro tem uma boa dose para tudo: Uma história diferente, um pouco de drama, um pouco de romance, humor... Do jeito que deixa o leitor bastante satisfeito! Eu fiquei e agora quero minha cópia final. o/

Viviane 03/07/2013

''He told me dreaming's the only way to get anywhere.''
Sou muito suspeita pra falar desse livro porque sou apaixonada por arte, poesia e Jane Austen, então já viu né... Mas vamos lá.

Esse livro conta a história de uma menina chamada Lucy. Ela é apaixonada por arte e encontrou sua verdadeira paixão em "glassblowing" ou seja, fazer vidro. Ela vê o mundo como pequenos pedaços de vidro. As cores, formatos, tamanhos tudo remete a beleza da vida. Ela vê as artes de uma grafiteiro pela sua cidade e fica fascinada com os trabalhos dele. Até que ela se pega querendo conhecer o artista por trás das obras. Porque para ela, um cara como ele seria alguém por quem ela poderia se apaixonar.

O cara por trás dos grafites se chama Ed, mas assina suas obras como "Shadow". Ele trabalha com o seu amigo Leo, que usa o nome de "Poet" porque é ele quem dá título as pinturas. Shadow e Poet trabalham juntos, espalhando pássaros, oceanos e céus pelos muros da cidade.

Ed e Lucy já tinham saído juntos em um encontro que não terminou muito bem. Ele com um nariz quebrado e ela com um coração cheio de desapontamentos. Um dia, Lucy e suas amigas vão sair para comemorar o fim da escola e acidentalmente ela acaba parando no mesmo grupo que Ed, e pior, tendo que ficar de vela com ele. Mas é aí que tudo muda de vez.

"Remember Love

Remember
Love doesn't make the world go round
Sex makes it spin for a second or two
If you're lucky
So do chips, sausage rolls, and girls in short skirts
Remember
Love
Lay its fingers on your heart
And holds it
Underwater
Remember that
When the next girl smiles."

O livro intercala capítulos em que Lucy narra, e outros em que Ed narra. Tem uma leitura super leve e divertida. Eu terminei de ler já pensando em quando eu vou ler o livro de novo. Me apaixonei pelo modo do Ed de ver o mundo. E pelo da Lucy de ver a vida ao seu redor. É um livro cheio de arte, de poesia, de amor. Esse livro tem um pedacinho de mim e já posso dizer que virou um dos favoritos.

Isabella 15/04/2014

Graffiti Moon - Cath Crowley
"I like that about art, that what you see is sometimes more about who you are than what’s on the wall. I look at this painting and think about how everyone has some secret inside, something sleeping like that yellow bird."

Lucy é apaixonada por arte e principalmente por Shadow - um artista de rua que ela só conhece por seus desenhos de grafite nas paredes das ruas ao redor da cidade, bem que ela tentou, mas nunca chegou a conhecê-lo.
Até que numa noite que poderia ser como uma noite qualquer, ela vai com Ed *suspiros* procurar por Shadow em lugares que ele poderia estar e tudo acaba se tornando numa descoberta ainda maior.

Graffiti Moon é um livro diferente, fala sobre um tema que eu gosto muito: arte - em todas as suas formas.
O livro basicamente se passa numa noite por isso a leitura se torna muito dinâmica mas isso não impede a história de ter seu próprio tempo.

Esse é um daqueles livros que eu paro, e fico feliz de ter tido a oportunidade de lê-lo, se tornou um favorito, mas se tem uma coisa que me conquistou nesse livro é a sua simplicidade, e a escrita da autora é uma obra a parte.

Não quero comentar muito sobre o livro pra não estragar a surpresa, porque foi realmente uma boa surpresa pra mim, com personagens secundários divertidos e interessantes e fora da zona clichê que tantos ya tem estado infelizmente.E um romance que não é nada daquele tipo como-vou-respirar-sem-você mas que conquista o leitor da mesma forma!

"We're not spending the night looking for ourselves."