Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia ("O caso Schreber"), Artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913) Sigmund Freud

Resenhas - Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”)...

jubileu 05/07/2021

impecável!
freud realmente não decepciona quando se trata de seus artigos e escritos. ainda não li todos os volumes, mas para mim, até então, este livro foi um dos mais importantes para a prática e técnica psicanalítica, havendo nele muito o que aprender, começando pelas dinâmicas das paranóias e até a nova tópica brevemente inserida. gostei bastante mesmo!

adrielletd 03/08/2020

Ótimo livro
Os escritos de Freud proporcionam um vasto aprendizado sobre a prática psicanalitica, os meus textos favoritos foram: Recordar , Repetir e Elaborar; Amor Transferencial; Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise.
Além do excelente material, não posso deixar de elogiar essa edição da Companhia das Letras, a tradução direto do alemão ao português, possibilita maior qualidade aos estudos dos textos.

FélixEdu 02/08/2015

Os alicerces freudianos
Livro maravilhoso para os amantes da leitura psicanalitica freudiana, os escritos clinicos de Freud sobre o famoso caso Schreber trazem ao leitor a associacao dinamica de todos os fundamentos freudianos propostos, apresentados e elencados em "A Interpretação dos Sonhos". O caso Schreber é rico aos que interessam-se no aprofundamento das teorias freudianas

Manu 29/06/2021

Instigante.
Tive que ler este texto para a cadeira de Teorias e Técnicas Psicoterápicas durante a graduação, e confesso que foi uma leitura que trouxe para eu a vontade de atuar na clínica! Me sinto mais seguro e embasado teoricamente ao ter lido este livro e discutido ele com a professora e colegas na cadeira. Essencial, para quem gosta de psicanálise.

Filino 25/04/2023

Textos instigantes do pai da psicanálise
O "caso Schreber" é um dos que compõem o célebre conjunto de estudos de casos empreendido por Freud - e é interessantíssimo. Baseia-se no relato de um magistrado, que redigiu uma obra acerca de sua doença nos nervos (essa obra, aliás, está disponível em português). Em alguns momentos, a leitura pode parecer um pouco maçante para quem não tem familiaridade com a psicanálise ou esse tipo de relato. De qualquer forma, o que ali está relatado bem como a leitura de Freud acerca desse material é instigante. Na segunda parte há diversos textos de Freud, de diversas naturezas - desde prefácios até breves análises de sonhos e casos, bem como esclarecimentos acerca de alguns pontos de sua teoria. É um bom complemento para introduzir o leitor na temática e no estilo do autor; para quem já os conhece, trata-se de uma boa "revisão" e um ótimo complemento.

Esse volume faz parte do conjunto das obras completas de Freud que têm sido publicadas pela Companhia das Letras desde 2010. O tradutor é também conhecido por ter se ocupado com a versão de obras de Nietzsche, para o português, pela mesma editora.