Macacos Malvados

Macacos Malvados Matt Ruff

Resenhas - Macacos Malvados

Jessé 13/06/2020

Cérebro frito
Macacos Malvados é um livro difícil de ser definido. A protagonista da história é Jane Charlotte, uma mulher perdida na vida que, depois de uma vida entre drogas, álcool e depressão, jura que recebeu a oportunidade de trabalhar para uma organização secreta que luta contra o mal no mundo. A sucursal a qual ela (sic) prestará serviço chama-se Macacos Malvados, incumbida de neutralizar indivíduos ruins que estão à margem da justiça.

Quando a história começa, Jane está presa por assassinato e é encaminhada para a ala psiquiátrica da delegacia. A partir daí passa a receber visitas de um psiquiatra que analisará o seu caso e tentará desvendar a história pouco crível que ela conta. Entre vários relatos, dispostos em forma de diálogo, vamos conhecendo a história dessa mulher e toda a tensão que está envolta nas suas narrativas, que revelam traumas familiares e questões não resolvidas que estão muito além daquilo que se consideraria normal no mundo.

Com o avanço de sua narrativa, nos perdemos e deixamos de saber o que é real, o que é alucinação e o que é mentira nessa história. Plot twists seguem-se a plot twists, o que nos obriga a fazer uma verdadeira ginástica mental para continuar seguindo o fio da meada, porém isso não é feito de forma preguiçosa, muito pelo contrário, a narrativa segue magistralmente em meio a toda essa loucura. Ao final, você estará com o cérebro frito, mas terá valido a pena. Mergulhe nessa teia de Inception brilhantemente costurada por Matt Ruff.

Agnaldo 26/02/2023

Loucura ou realidade
Gostei bastante do desenvolvimento da personagem e da forma como tudo foi acontecendo, mas foi uma pena o final ter sido como foi, gostaria de ter visto algo mais plausível e puxado para um problema real. O autor conseguiu usar elementos distopicos para justificar alguns fatos, só que sinto que falto um pouquinho mais de informação para a história realmente ficar palpável.

Isabella Ferreira 11/06/2021

O livro em um todo é bom, nada de especial, mas tem várias coisas para se refletir ao longo do processo! Eu amei a história, depois odiei, depois voltei a amar?
É uma leitura fácil, você começa o livro pensando em uma coisa e no final acontece algo que nunca imaginaria.
A história foi se perdendo, e talvez com um pouco mais de emoção o final pudesse ser mais marcante, mas eu recomendaria.

Glauber 15/10/2017

Fazenda de Formigas
Peguei este livro em uma promoção em um shopping ao lado de casa e a sinopse me deixou curioso. Como é de praxe meu, fui verificar se algum booktuber havia resenhado este livro e para minha surpresa, não! Fiquei encucado! Então comecei a lê-lo e sinceramente na metade já me perguntava "Por que diabos ninguém leu isso?", justamente pelo fato de ser um prato cheio pra qualquer fã de plot twists adoidados, mas muito bem amarrados! O choque mesmo vem é nas quatro páginas finais, quando em uma página e meia o autor consegue liberar não somente mais um, mas dois plot twists de deixar você em um estado de torpor! Tem ação? Tem, sim senhores! Tem cenas envolventes e que te fazem ficar pensando se tudo que está lendo é real? Tem, sim senhores! Tem aquele jeitinho todo especial de citar organizações secretas e teorias da conspiração além de um toque sagaz de ficção científica? Ô, e se tem, meus senhores!
Excelente leitura! Pena que pelo que vi, aqui pelo Brasil, não conseguiu atingir tanta gente... Mas eu estou satisfeitíssimo em ter sido atingido pelos Macacos Malvados! E se consegui-lo, leia-o! E então entenda por si só o título da minha resenha, porque esta leitura nos experimenta e observa a cada página!

char_benji 08/08/2020

Eu leio para sair da realidade, mas esse livro fez muito mais que isso. Você entra e sai da realidade da própria personagem, perde a noção de tempo e ordem dos fatos, mas não deixa de ser incrível. Li duas vezes e sempre me surpreendo com o desenrolar da história.

Leolilies 09/05/2023

Prende do começo ao fim, é uma loucura. É cheio do plot twists, muita coisa durante a leitura fez questionar se era tudo loucura ou realidade da personagem e o desenrolar disso foi muito interessante

Nico Henriques 01/03/2009

Este é um livro que consegue criar expectativas no leitor, mas que, sem mais nem menos, tira-as graças a uma obsessão do autor por querer reviravoltas o tempo inteiro.

O autor diz ter sido inspirado por Phillip K. Dick, mas está longe de atingir a genialidade de um dos monstros da ficção-científica.

Patty Ferreira 06/05/2023

O livro começa com a informação que a Jane encontra-se presa por assassinato, mas por causa do depoimento dela, é levada a um hospital psiquiátrico, para determinar se ela está dizendo a verdade ou se é louca.

Em seu depoimento ela confessa ser a autora do crime, porém, diz estar fazendo a mando de uma organização que tem como objetivo limpar o mundo das pessoas ruins que a justiça não consegue pegar. Essa organização é chamada Macacos Malvados.

A narrativa é toda feita como se a Jane tivesse narrando os episódios para o Psiquiatra, e em alguns momentos a interjeições do mesmo.

O que deixa o livro cativante, é que acompanhamos 99% do livro pela perspectiva da Jane, e tudo que ela fala, para ela é crível, então passa para o leitor que é verdade, plausível. Mas o 1% restante, em que o psiquiatra faz perguntas e algumas pontuações, causa no leitor a dúvida se ela esta falando a verdade ou não.

Outro ponto fraco é o plot Twist, não é nada emocionante, a partir dele a história fica mais cansativa, e as reviravoltas nas últimas 100 páginas é de fazer o leitor dormir.

A ideia do autor é legal, mas a execução foi péssima.

Michele.Ventura 27/12/2021

Sobre a história: muito boa!! Vai se desenrolando e ficando cada vez melhor. O final é simplesmente surpreendente, nos capítulos finais acontecem tantos plot twist's que não consegui nem fechar a boca, li basicamente assim ??

Sobre a formatação: uma coisa que me fez não gostar tanto (e cansar rapidamente) foram os capítulos MUITO grandes. Psicologicamente me fazia cansar rapidamente. Fora isso, muito boa a história!!

Ford Prefect 04/03/2010

É uma obra interessante, com personagens e passagens interessantes que as vezes beiram o nonsense. O livro se perde um pouco no final com reviravoltas em seguida, mas nada que comprometa toda o livro. Recomendo e espero por mais obras do autor.

Gabi 11/09/2017

Eu estava amando muito o livro, pois trazia uma história diferente e super envolvente. Porém próximo do final o livro dá muitas voltas e acaba se perdendo um pouco. O final não me agradou muito, mas o livro como um todo é bom.

Jeferson108 13/10/2017

Livro bom, nada excepcional. A pegada do livro é mais um reflexão de vida que não se aproveitou nada do que realmente um ficção! A ficção esta ali, mais de um forma mais "psicológica". O livro mostra como as vezes esperamos algo que pode ou não acontecer. E as mentiras que criamos para sair de situações a qual quer custo.
Algumas sub-tramas envolve o livro também... como sequestros, assassinatos, drogas, problemas familiares entre outros. Alguns bem explorados outros nem tanto.
Perto do final, o autor da umas derrapadas com sues plot twist desnecessários. Você fica surpreso na 1º ou na 2º vez. Mais na 3º, você já começa a pensar que nada é o que parece, que toda a historia que lhe foi apresentada pode mudar a qual quer momento.
Isso incomoda um pouco, depois que você já se familiarizou com os personagens e seus jeitos de ser e agir.
Mais tudo isso nada estraga o conteúdo em sí! Te prende conforme vai lendo e quando você menos espera acabou.
Livro divertido, mais nada genial como os contos de Philip K. Dick e Isaac Asimov que Matt Ruff deixa claro ter inspiração.

Bru 20/05/2018

O bando
O livro te prende desde a primeira pagina e a ultima, matt ruff consegue fazer você se questionar se tudo o que você leu ate o decorrer do livro é real! Brinca com a sua mente mudando o caminho da história tantas vezes que parece que você vai enlouquecer empolgação!!! Realmente um dos livros que deveriam ser lidos e relidos!
Ps: eu juro que peguei um telefone e deixei no meu ouvido para ver se a organizaçao falava comigo!

Giovana.Quinzel 01/12/2018

Surpreendentemente
O livro te faz entrar na história e criar uma simpatia com a protagonista ao mesmo tempo que sabe que não pode confiar nela, pois, afinal, quem está falando a verdade?