As Mil e Uma Noites

Galland
Galland

Resenhas - As Mil e Uma Noites

Marília 17/03/2024

Li esse livro quando era criança, marcou minha mente, e tenho um carinho enorme por esse livro até hoje.

Vizz_nicius 12/03/2024

É uma leitura muito satisfatória, quando mais você ler mais curioso fica pra de saber o que acontece. Sendo esse realmente o objetivo da própria personagem que conta as histórias, leitura rápida e bem escrita, vale muito a pena

Julia2342 23/08/2022

Livro muito bom, leitura flui muito e as histórias que a sherazade conta são muito legais e envolventes.

Camila1495 30/04/2022

Um livro que compila vários contos populares árabes, nos levando a conhecer seu mundo, povos e folclore.

Uma coleção de contos que nos leva a viajar pela literatura oriental e ter um panorama dos costumes, religião, cultura, arquitetura, paisagens, cerimônias e rituais, e o cotidiano dos povos do oriente.

Um livro que narra várias aventuras, com humor e fantasia; histórias de amor repletas de perigos e reviravoltas.

Contos que trazem mensagens, lições de vida e conduta, senso de justiça, o bem vencendo o mal, realização de sonhos... Tudo isso narrado por uma mulher que teve a coragem, ou melhor, a ousadia de colocar sua vida em perigo para salvar a vida de muitas outras mulheres...

Bia 11/04/2022

Esse tem meu coração
Obs: Li esse livro quando eu tinha entre 11/12 anos e minha opinião continua a mesma, pretendo reler pra ver se eu mantenho essa idéia, então essa resenha é apenas a experiência de uma criança que ADOROU o livro e marcou demais sua experiência como leitora???
É incrível que cada história que a Scheherazade conta pra o Sultão, chama vc! Vc se sente no lugar dele querendo saber o final da história! Ela é uma personagem extremamente inteligente e esperta, pois as consequências que levam ela a contar histórias pra ele tem todo um contexto, e vc fica tipo "Ela vai real fazer isso? Isso não vai dar certo!"
Mas enfim, o livro só mostra que mulheres são muito mais inteligentes que os homens?
Um livro super leve e dinâmico, dá pra ler em qualquer lugar!

Gaze 15/01/2022

Eu gostei bastante, não é o estilo de livro que eu normalmente leio, mas é muito legal. Comecei lendo esperando um tipo de livro e no fim é bem diferente do que eu imaginei.

Tiago 31/12/2021

Aventuras
Mil e uma noites traz diversos contos da literatura árabe. São história ricas em sabedoria, lições de moral, cultura e também muitas aventuras.
O que senti falta nesta edição foi a história de Alibaba e os quarenta ladrões e Aladim e a lâmpada maravilhosa.

Sb.mari 18/04/2021

Simples, maravilhoso e encantador!
Vou confessar que o meu sonho mesmo é adquirir a obra completa das Mil e Uma Noites, pois sou encantada pelas histórias e pela cultura do mundo árabe! Entretanto, esta belíssima adaptação desta obra milenar para o público infanto-juvenil já me deixou maravilhada e com um gostinho de quero mais! Uma linguagem simples, uma boa seleção dos principais contos das Mil e Uma Noites, bem adequado à faixa etária do público alvo. Sendo uma adaptação produzida por Julieta de Godoy Ladeira, não me surpreende, gosto bastante dos livros dela! Recomendo demaisss!!!

Juliana.Santos 02/03/2021

Simples e belo
É uma adaptação para o público juvenil, a leitura é leve, rápida e de fácil compreensão, muito bom para passar o tempo, serve para todos os públicos, mas principalmente pra convidar os adolescentes ao mundo literário.

Priscila.Veloso 12/05/2020

...
Um clássico da literatura mundial, deveria ser lido por todos.

Luis.Felipe 31/05/2019

Um livro que te prende
O livro te prende em varias historias muito bacanas, só o começo que é meio chatinho
Mas quando vc le as histórias fica muito mais interessante
O livro é muito bom

nanda 26/05/2018

As mil e uma noites
Esse livro conta a história de um sultão que a cada noite matava a mulher com quem se casava e uma de suas mulheres, sherazade, contava histórias para ele toda noite e consequentemente ele não a matava.
O livro é muito interessante, a coragem e determinação de sherazade é incrível e suas histórias são muito boas eu gostei muito desse livro

Ana 21/03/2018

Uma bonita versão do clássico conjunto de contos das Mil e uma Noites, adaptada por Julieta de Godoy Ladeira.
Começa com a história de Shehrezad, que para fugir da fúria do Rei Shariar, resolve contar-lhe muitas histórias, para distraí-lo. São algumas destas histórias que ela conta, que vemos aqui no livro. A história que mais me chamou a atenção, foi a da princesa da China, um dos últimos contos do livro.
São contos bonitos e interessantes, que revelam-nos a alma do povo das areias do deserto.

laurim 05/06/2017

Mil e uma noites
Livro bom! Achei muito interessante apesar de ser um pouco cansativo no começo mais conforme você lê o livro te prende a ele pois cada historia é mais interessante que a aterior.
Gostei muito!

Arthur.Arthur 04/06/2017

AS MIL E UMA NOITES
Conta a lenda que na antiga Pérsia o Rei Shariar descobre que foi traído pela esposa, que tinha um servo por amante, o Rei despeitado e enfurecido matou os dois. Depois, toma uma terrível decisão: todas as noites, casar-se-ía com uma nova mulher e, na manhã seguinte, ordenaria a sua execução, para nunca mais ser traído. Assim procede ao longo de três anos, causando medo e lamentações em todo o Reino.

Um dia, a filha mais velha do primeiro-ministro, a bela e astuta Sherazade, diz ao pai que tem um plano para acabar com a barbaridade do Rei. Todavia, para aplicá-lo, necessita casar-se com ele. Horrorizado, o pai tenta convencer a filha a desistir da ideia, mas Sherazade estava decidida a acabar de vez com a maldição que aterrorizava a cidade.

E assim acontece, Sherazade casa-se com o Rei.

Terminada a breve cerimônia nupcial, o rei conduziu a esposa a seus aposentos, mas, antes de trancar a porta, ouviu uma ruidosa choradeira. “Oh, Majestade, deve ser minha irmãzinha, Duniazade”, explicou a noiva. “Ela está chorando porque quer que eu lhe conte uma história, como faço todas as noites. Já que amanhã estarei morta, peço-lhe, por favor, que a deixe entrar para que eu a entretenha pela última vez!”

Sem esperar resposta, a jovem abriu a porta, levou a irmã para dentro, instalou-a no tapete e começou: “Era uma vez um mágico muito malvado...”. Furioso, Shariar se esforçou ao máximo para impedir a narrativa; resmungou, bufou, tossiu, porém as duas irmãs o ignoraram. Vendo que de nada adiantava sua estratégia, ele ficou quieto e se pôs a ouvir o relato de Sherazade, meio distraído no início, profundamente interessado após alguns instantes. A pequena Duniazade adormeceu, embalada pela voz suave da rainha. O soberano permaneceu atento, visualizando mentalmente as cenas de aventura e romance descritas pela esposa. De repente, no momento mais empolgante, Sherazade silenciou. “Continue!”, Shariar ordenou. “Mas o dia está amanhecendo, Majestade! Já ouço o carrasco afiar a espada!” “Ele que espere”, declarou o rei. Shariar se deitou e logo dormiu profundamente. Despertou ao anoitecer e ordenou à esposa que concluísse o relato, mas não se deu por satisfeito. “Conte-me outra!”

Sherazade com sua voz melodiosa começou a contar histórias de aventuras de reis, de viagens fantásticas de heróis e de mistérios. Contava uma história após a outra, deixando o Sultão maravilhado.

Sem que Sheramin percebesse, as horas passaram e o sol nasceu. Sherazade interrompeu uma história na melhor parte e disse:
- Já é de manhã, meu senhor!

O rei interessado na história, deixou Sherazade no palácio para mais uma noite.

E assim Sherazade fez o mesmo naquela noite, contou-lhe mais histórias e deixou a última por terminar. Sempre alegre, ora contava um drama, ora contava uma aventura, às vezes um enigma, em outras uma história real.

Dessa forma se passaram dias, semanas, meses, anos. E coisas estranhas aconteceram. Sherazade engordou e de repente recuperou seu corpo esguio. Por duas vezes ela desapareceu durante várias noites e retornou sem dar explicação, e o rei tampouco lhe perguntou nada.

Certa manhã ela terminou uma história ao surgir do sol e falou: “Agora não tenho mais nada para lhe contar. Você percebeu que estamos casados há exatamente mil e uma noites?” Um ruído lhe chamou a atenção e, após uma breve pausa, ela prosseguiu; “Estão batendo na porta! Deve ser o carrasco. Finalmente você pode me mandar para a morte!”.

Quem entrou nos aposentos reais foi, porém, Duniazade, que ao longo daqueles anos se transformara numa linda jovem. Trazia dois gêmeos nos braços, e um bebê a acompanhava, engatinhando. “Meu amado esposo, antes de ordenar minha execução, você precisa conhecer meus filhos”, disse Sherazade. “Aliás, nossos filhos. Pois desde que nos casamos eu lhe dei três varões, mas você estava tão encantado com as minhas histórias que nem percebeu nada...” Só então Shariar constatou que sua amargura desaparecera. Olhando para as crianças, sentiu o amor lhe inundar o coração como um raio de luz. Contemplando a esposa, descobriu que jamais poderia matá-la, pois não conseguiria viver sem ela.

Assim, escreveu a seu irmão e lhe propondo que se casasse com Duniazade. O casamento se realizou numa dupla cerimônia, pois Shariar esposou Sherazade pela segunda vez, e os dois reis reinaram felizes até o fim de seus dias.

Podemos concluir por essa história contada por Sherazade que, "A liberdade se conquista com o exercício da criatividade."

Observação: Entre as histórias contadas por Sherazade ao Rei estavam "Aladim e a Lâmpada Maravilhosa", "Simbad, o Marujo" ,"Ali Babá e os Quarenta Ladrões" e muitas outras.