O centauro no jardim

O centauro no jardim Moacyr Scliar

Resenhas - O Centauro no Jardim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rafael.Brina 16/10/2022

Um retrato do RS da década passada
Achei uma leitura bem rápida, a história de vida do centauro bem detalhada desde o seu nascimento até o seu aniversário de 38 anos.

Ludmila 17/08/2022

É um livro bastante diferente, até parece uma fábula. Fiquei tentando descobrir qual "a moral" da história durante toda a leitura... mas aí veio a decepção: que final mais anticlimático!!!

Ana 19/02/2022

Extremamente original e envolvente. Não tem como largar este livro antes de chegar ao final, é diferente de tudo o que já foi escrito. Tem uma riqueza de detalhes impressionante mas não é cansativo. Explora os sentimentos e reflete sobre a vida sem pieguice ou mesmice. Enfim, perfeito.
Alê | @alexandrejjr 14/06/2022minha estante
Esse livro é muito gostoso de ler mesmo. Preciso reler ele, inclusive.

MIRANDA 31/12/2021

Que devaneio de Scliar ... mais um livro de "viagem" literária .
palavra para o livro : PAMPAS

Laís 19/10/2021

Decepcionante
Nossa, me decepcionou tanto esse livro
além de ter umas partes que acho problemáticas e outras que me deram muita vergonha alheia.

Yasmim 11/09/2021

o centauro no jardim
Entre todos os livros lidos obrigatórios pelo vestibular, esse com certeza foi um dos melhores.
Sabe livro que não tem enrolação? É sempre ação, desenvolvimento, acontecimentos? Não tem como chegar a ter tédio de estar lendo mesmo não sendo legal a experiência de ler contra a vontade.
Eu me diverti lendo pois não dava tempo de se incomodar com introduções longas, capítulos compridos repetitivos.
É um livro de emoções e de movimento, acontece muito em tão poucas páginas.

Gabi Florence 07/09/2021

Gostei do início.
"Eu habito a fronteira de dois mundos, dois mundos que me rechaçam, estou condenado a vagar pela vida como alma penada..."
???????
Queria ler Moacyr Scliar e achei a sinopse desse livro inusitada, um centauro nasce em uma família de origem russa que se mudou para o interior do Rio Grande do Sul. Acompanhamos o choque inicial, o desenvolvimento de alguém diferente de todos a sua volta, e tudo narrado pelo próprio centauro, Guedali.
As decisões da família para manter o segredo, para criar o filho caçula dentro das tradições judias, os questionamentos e descobertas solitárias de Guedali, a relação com os irmãos, tão diferentes dele, são muito interessantes, gostei dessa primeira parte da narrativa.
Com a chegada da vida adulta e a tentativa de descobrir o mundo fora do quintal que foi criado, temos uma virada na história, e acho que a partir desse ponto a narrativa começa a se perder, achei alguns acontecimentos forçados e desnecessários para o enredo, o que fez com que eu não gostasse tanto do livro, que segue esse ritmo até o fim.
Apesar disso, gostei de conhecer a escrita desse importante autor brasileiro e consegui, por meio de sua escrita, desenvolver mais empatia por aqueles que são julgados como diferentes em nossa sociedade.

Lucas.Macedo 15/08/2021

Bom livro
A premissa do livro é bem interessante. Gosto bastante de ler literatura fantástica no Brasil, não sei explicar o porquê. Acho que mexe com o meu imaginário de uma forma diferente, como se pudesse ser realmente verdade.

A história de Guedali é bem envolvente e a metáfora se aplica a diferentes contextos, a depender da interpretação do leitor.

Não gostei muito do último capítulo do livro, achei arrastado e insatisfatório para concluir a trama, por isso acabei dando uma avaliação um pouco menor. Mas isso não invalida a qualidade do livro, em hipótese alguma.

Maikel.Rosa 24/05/2021

Fiquei encantado!
"O centauro no jardim" foi um presente na minha lista de leitura, que surgiu como opção depois de uma resposta a uma enquete sobre nomes marcantes
de personagens.

Aliás, Guedali... que personagem! O centauro que nasceu entre uma família de judeus, imigrantes russos
no interior do Rio Grande do Sul, representa
muito mais do que um ser lendário, que já carrega
por si só todo o peso do atavismo mitológico.

Tão protagonista quanto quem vive às margens
da sociedade, ele é mais humano do que muitos
homens. É falho, inseguro, egoísta e, paradoxalmente, é na sua versão homem-cavalo que consegue se aproximar do ideal, algo que persegue mesmo quando relega a verdadeira natureza.

Sua vida poderia se confundir com a de muitos: Guedali é um indivíduo que não entende seu papel no mundo, e que acha que ninguém no mundo é capaz de entendê-lo. Sente-se deslocado, seja como humano, seja como centauro, sempre à espera de alguém que lhe diga "você É um homem", afinal.

Embora escrito numa prosa muito fluida, esse livro é
quase um poema de Moacyr Scliar, um romance que
tem o dom de resgatar nossa fantasia, mas é também
um recado a seus amantes: cuidado pra não ser
esmagado sob seus cascos.

Mauricio109 11/05/2021

Me surpreendeu!
Esse livro me fez perder o preconceito com autores brasileiros, principalmente de fantasia. Tenho um carinho imenso por essa obra até hoje, apesar de ter lido há muitos anos enquanto passava por todo o surto que foi se descobrir gay e lutar entre a aceitação e o desespero em relação ao preconceito. Não foi à toa que me importei imensamente com o protagonista e seu dilema, desde as partes onde ele curte ser o que ele é (um centauro) e as partes onde ele busca ser aceito pelo resto do mundo, ao ponto de desejar se desfazer de sua individualidade.

Esse livro é lindo e perfeito demais. Moacyr Scliar soube passar muito bem os sentimentos do protagonista e nos fazer se importar e principalmente não julgar as decisões que ele toma no percurso.

lorena 10/05/2021

É uma narrativa bem contada, cheia de altos e baixos, momentos reflexivos e referências históricas que o leitor consegue identificar até mesmo ao analisar o ano dos acontecimentos. A leitura se tornou um pouco arrastada pra mim por não ser exatamente meu gênero de costume e de conforto, mas no fim fluiu novamente. Algumas das partes e das personagens me marcaram, mas nada muito desenvolvido, nenhum personagem é o que se pode chamar de bem trabalhado, nem mesmo Guedali.
No geral, é um livro de transição, pode te tirar de uma ressaca literária ou te colocar numa.
O livro pra mim carregou um peso emocional por ter sido dado de presente por uma pessoal muito especial.

Andressa.Carrion 03/05/2021

Pensamentos e conclusões.
Um livro para se perder em pensamentos e muitas conclusões. Por vezes briguei com os personagens por outras me iludi e depois queria ama-los. Sim, me apaguei facilmente ao texto ?.
Com uma escrita muito fluida o autor permite que a gente opine e queira tomar as decisões junto, sinceramente fui surpreendida a cada novo capítulo, até o final onde já idealiza outro fim, outro contexto para encerrar o livro e de repente lá estava eu iludida pelas loucuras vivenciadas pelo personagem principal.

És isto, gostei muito.

aninha lulu 25/04/2021

Estranho
Não sei oq senti em relação a esse livro. Tem partes muito estranhas, no qual senti vergonha alheia, mas que por algum motivo me deixaram intrigada e com mais vontade de ler.
Manu 25/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK mood do dia

Krenczinski 26/04/2021minha estante
me deu vtd de ler pra sentir a vergonha alheia JJSJSKSKSK

Alê | @alexandrejjr 14/06/2022minha estante
É o ambiente "kafkiano" criado pelo Scliar que causa essa estranheza somada a uma curiosidade. E isso é maravilhoso!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6