O centauro no jardim

Resenhas - O Centauro no Jardim

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mariana 02/02/2010

Centauro
Fala de um homem que nasce metade homem, metade centauro.
Paola 20/08/2010minha estante
Grande resenha. Não.

Ele é um centauro. Não metade centauro.
Metade cavalo.

Karen Pereira 25/04/2011minha estante
Metade homem, metade centauro

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Vanne 12/10/2011minha estante
Metade centauro ?

Baita resenha!

ProPaixao 08/03/2012minha estante
Não sei se rio da grande resenha com spoiler ou dos comentários, na dúvidas peraí.....HAHAHAHAHHAHAHAHHHAHAHAHAAUHEUAHEUAHIEHIUHAOIURIOAHROIUAHRIOUHIUWIUHRHHUEHRHRIHIEUORHOIAHHU. morri.

Karen Pereira 09/03/2012minha estante
1 ano depois, acabo voltando aqui por acaso, mas mesmo assim ainda consigo ter uma crise de riso.

Marcela Vidinha 09/03/2012minha estante
Resenha: FAIL

Andrezza 17/09/2012minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk METADE CENTAURO ? sério que você gosta de ler ?

Mai 03/10/2012minha estante
KKkkkkkK

aninha lulu 25/04/2021

Estranho
Não sei oq senti em relação a esse livro. Tem partes muito estranhas, no qual senti vergonha alheia, mas que por algum motivo me deixaram intrigada e com mais vontade de ler.
Manu 25/04/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK mood do dia

Krenczinski 26/04/2021minha estante
me deu vtd de ler pra sentir a vergonha alheia JJSJSKSKSK

Alê | @alexandrejjr 14/06/2022minha estante
É o ambiente "kafkiano" criado pelo Scliar que causa essa estranheza somada a uma curiosidade. E isso é maravilhoso!

Julinha 29/01/2012

Pornografia mítica. Eca. Ok, você pode dizer que no final existe uma reviravolta que muda o rumo da estória, mas isso não salva o livro. Sem contar que o tipo de reviravolta que acontece é muito clichê. E não faz a gente esquecer aquele monte de sexo entre os seres mais esquisitos do mundo. Altamente não recomendável.
Karla 19/03/2012minha estante
Tambem não precisa exagerar neh...eh um bom livro apesar de não ser muito explicativo kkk ateh agora não fikei sabendo pq ele nasceu centauro mas tudo bm...

Stephanie 03/07/2012minha estante
No livro eles interpretam como se a mãe do Guedali tivesse visto muitos animais em sua gravidez,quando ainda moravam na fazenda. Mas não dão muita enfase se tratando sobre isso mesmo!

Arsenio Meira 04/04/2015

"Mas na hora mais densa opaca íntima em que um espelho cego cobra o sendo nem glória nem riqueza nem poder: - só interessa mesmo o que lhe falta.""
Em O centauro no jardim a enunciação começa com as lembranças do homem Guedali, filho de um casal de imigrantes judeus, que se encontra num restaurante com sua mulher e amigos a fim de comemorar os seus trinta e oito anos, que rememora as diferentes fases do seu passado. Ao organizar sua memória, relata como nasceu centauro, numa fazenda no interior do Rio Grande do Sul, como galopou pelos pampas, como conheceu a mulher-centauro, Tita, submetendo-se ambos a uma cirurgia no Marrocos para extraírem suas partes equinas.

No entanto, as palavras Iniciais proferidas por Guedali: “Somos, agora, iguais a todos” (p. 07), tal como no conto kafkiano, traem a suposta sensação de fim do processo metamórfico, já que resquícios do passado equino continuam a fazer parte integrante da constituição psíquica e física de Guedali. Após mil e uma aventuras como bom burguês, contrariamente à imagem do cavalo em harmonia com a natureza que corre sem um destino preciso, Guedali inicia uma viagem em busca de si próprio.

Uma viagem que começa numa fazenda em Quatro Irmãos, passa por Porto Alegre, pelas fronteiras do Rio Grande do Sul, vai ao Marrocos, volta a São Paulo, novamente ao Marrocos para, finalmente, retornar ao ponto de partida: a antiga fazenda em Quatro Irmãos. Após todas essas errâncias e o constante exílio, Guedali sente a necessidade de voltar às origens. Não lhe bastou ter se instalado numa cidade, ter se casado, tido dois filhos sem nenhuma deficiência,ocupar um bem sucedido posto de trabalho ou pos­­­­suir uma bela e confortável casa. Todos esses esforços para se assimilar à nova realidade capitalista brasileira não foram capazes de apagar o centauro que vivia nele.

Aqui convivem e convergem para um mesmo fim o real e o fantástico; o humano e o selvagem; a liberdade e a moralidade social; o racional e o irracional. Um grande romance, também fomentado em crítica ao preconceito em geral; no caso de Moacyr, pode ser atribuído ao judaísmo, e ao capitalismo selvagem, bem retratado na figura repugnante do médico marroquino. Riquíssima, é inundada de preciosas informações da cultura judaica, contribuindo notavelmente, para a ampliação do conhecimento universal a respeito de um povo sofrido, cuja inteligência e perseverança são legados tão preciosos, que não dá pra enumerar.

E tudo muito simples, tudo muito natural, numa escrita fluente, como se a bossa nova fosse uma Rolleiflex trilhando fotografias ao lado de Guedali para sempre. Centauros não morrem, ao menos em nossa imaginação.
Nélson 05/04/2015minha estante
Show!
Resenha mais aguardada do skoob nos últimos meses.
Abração amigo!

Arsenio Meira 05/04/2015minha estante
Nélson, devo a vc, sobretudo, o incentivo para ler o Scliar, um escritor inesquecível, profícuo, e que jamais cairá no esquecimento. Era um escritor que demorei, por omissão, a conhecer. Mas agora não mais, já comprei um lotes de romances e contos dele.
Valeu pelas palavras generosas!
Um abraço do amigo Arsenio

Angela.Thomasi 12/08/2021minha estante
Oi! Tbm tive um pouco dessa sensação. Achei lindo no início, chorei com ele tocando violino ao lado da correnteza, mas depois que ele vira humano, a leitura decepciona.

Angela.Thomasi 12/08/2021minha estante
Você indica algum outro do Moacir Scliar para uma pessoa que não costuma ler literatura brasileira? :)

Henrique Fendrich 25/06/2023

Que escritor fantástico é o Scliar. Como é bom deixar-se envolver por sua narrativa criativa e envolvente, em linguagem ágil e clara! Cheguei a esse livro depois de já ter me deliciado com outras obras do escritor e, também aqui, sobressaiu-se a imagem de um excepcional escritor.
Alê | @alexandrejjr 31/08/2023minha estante
É um romance de primeira grandeza dentro da nossa literatura, realmente.

Amâncio Siqueira 04/05/2016

Seres fantásticos
Em O Centauro no Jardim, Moacyr Scliar dá uma demonstração de sua poderosa imaginação, contando a história de Guedali, um centauro nascido no interior do Rio Grande do Sul, filho de um casal de judeus fugido da Europa. O início do livro remete a outro escritor judeu, Kafka, embora o desenrolar dos fatos leve por outro caminho.

A narrativa não apenas trata de centauros, como também de outras criaturas fantásticas, inclusive seres humanos. A estrutura da narrativa, com a trama principal se desenrolando sem questionamentos por todo o livro e um último capítulo, quase um epílogo, trazendo uma versão mais realista da história, mostra que Yann Martel, autor de As Aventuras de Pi, não se inspirou apenas em Max e os Felinos para tecer seu livro.

Embora o romance de Scliar deixe clara a tentativa de retorno ao frescor do romance pré-século dezenove, buscando traduzir a realidade sem necessariamente ser realista, e consiga ser literatura séria com sua fantasia bem trabalhada, o ponto baixo são as coincidências, que me fizeram pensar estar lendo quadrinhos do Homem Aranha ou programas de humor da Globo em alguns momentos: Guedali foge de casa e encontra um circo, foge do circo e encontra uma centaura, exatamente no único dia em que ela saiu de casa, entra num táxi em São Paulo e o taxista é Pedro Bento, um cara com quem teve problemas na infância na fazenda no Rio Grande, e esse mesmo Pedro Bento torna-se segurança num condomínio em que ele vai morar, além de ter sido namorado da domadora do circo em que ele ficou um tempo, e do qual teve que fugir justamente depois de ter tentado ter relações com ela. E isso é só o começo.

As coincidências apequenam um mundo que deveria se ampliar diante do leitor, repovoado com centauros, esfinges e sereias.

site: https://amanciosiqueira.wordpress.com/2016/05/04/seres-fantasticos/
daniel henrique 25/07/2016minha estante
Concordo contigo. Tantas coincidências que até parecia novela das 8.

Michelle 22/05/2011

O Centauro no Jardim
Mais um livro que li por causa do vestibular, mas que com sua história envolvente e seus personagens nada convencionais me conquistou.

O Centauro no Jardim, apesar de ter como personagens centrais seres mitológicos(centauros!) e ter um clima de sobrenatural, é um livro que acima de tudo narra a jornada do protagonista em busca de sua identidade.Tal história engloba tantos temas diferentes-como judaísmo, mitologia, literatura, medicina, história(ditadura militar)-que é impossível em meio a tantos tópicos não se interessar por algum ,ou mesmo aprender sobre ele.

O fato que mais me chamou atenção ao longo da narrativa foi o crescimento do personagem central(Guedali) e o perfil psicológico dele, um centauro que tem como principal característica sua humanidade, ou seja, sua capacidade de errar, seus defeitos que apesar de muitos não anulam suas qualidades.

Acredito que além de ter me auxiliado no ingresso em uma universidade "O Centauro no Jardim", ensinou-me inúmeras curiosidades sobre o mundo, entretanto acima de tudo essa leitura mostrou-me que não importa quão difícil seja o seu sonho com perseverança é possível conquista-lo.

Suzana.Basilio 19/09/2020

"..Eu achava histórias sobre tudo, menos sobre centauros.."
Muito bom!! É um ótimo livro pra quem quer sair de uma ressaca literária, nunca tinha lido nada do autor mas fiquei encantada com essa história, um centauro que no fim do livro já não mais um centauro, e nem se sabe ao certo se um dia realmente foi. Achei incrível demais a construção dos personagens e de cada momento desse livro! Nem parece que cabem tantos acontecimentos dentro de pouco menos de 300 páginas.
Alê | @alexandrejjr 16/06/2022minha estante
É um livro muito gostoso de ler pelo uso do real maravilhoso, realmente.

Vanne 21/10/2011

De que estávamos falando ? E quem éramos ? E qual o sentido de tudo ?
A gente vai criando um carinho pelo personagem, vai devorando com gosto cada linha e cada página. E como consequência vai aprendendo junto com o jovem centauro..
Aos poucos o personagem descobre o mundo. O começo é no mínimo triste, ver que sua família o rejeita, mas logo percebe que o ama apesar da condição de centauro.

"Lê meu filho, lê, dizia minha mãe, essas coisas que tu aprendes nunca ninguém vai poder te tirar; não importa que sejas defeituoso, o importante é ter cultura." Pág.: 44

E assim, vai crescendo. Descobrindo a vida, o amor, a família.

"Cresce triste; mas não revoltado; melancólico, porém gentil. Mostra-se grato aos esforços que os pais fazem para lhe amenizar a vida. Tem suas crises, chora, dá patadas nas paredes, mas isso quando está só; na frente do pais, contém-se. Porque são bons para ele, os pais; carinhosos, fazem com que esqueça a sua condição de centauro, a sua espantosa solidão;" Pág.: 152

Já na fase adulta percebe que ainda há muito a ser descoberto. Embarca em muitas aventuras. Vai ao encontro de questionamentos, descobre o casamento, traição, filhos, trabalho, amizade, o amor.

"Do que se tratava, mesmo ? Eu não sabia. Ficamos nos olhando, apalermados. De que estávamos falando ? E quem éramos ? E qual o sentido de tudo ?

Tiro meu chapéu para esta obra!
Parabéns ao Scliar, que pelo visto já deixa saudades..

Ana 19/02/2022

Extremamente original e envolvente. Não tem como largar este livro antes de chegar ao final, é diferente de tudo o que já foi escrito. Tem uma riqueza de detalhes impressionante mas não é cansativo. Explora os sentimentos e reflete sobre a vida sem pieguice ou mesmice. Enfim, perfeito.
Alê | @alexandrejjr 14/06/2022minha estante
Esse livro é muito gostoso de ler mesmo. Preciso reler ele, inclusive.

anita 04/08/2020

O texto é lindo e muito bem escrito; a história me prendeu e a alternância entre melancolia e ironia é muito presente e envolve os sentimentos do leitor na história. Contudo achei o final decepcionante e na minha opinião, faria mais sentido se tivesse seguido outro rumo.
Matheus.Lopes 04/08/2020minha estante
Fofinha :)

Leh 17/12/2012

Foi o pior livro que já li em toda a minha vida!
Andrezza 20/12/2012minha estante
kkkk realmente é chato,o começo é bom, dps vem a zoofilia e nao presta mas hahaha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6