As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Gabriela3025 10/11/2023

Lygia Fagundes Telles!
Mesmo com a minha leitura arrastada desse livro, o que me fazia sempre voltar a ele é a narrativa tão única da Lygia. De uma imaginação sem fim, convidativa e inspiradora.
Se eu fosse uma das três meninas com certeza eu seria Loreninha

Tuyl 09/11/2023

Estava há tempos "namorando" essa leitura e, em linhas gerais, o livro é muito bem escrito e tem uma estrutura peculiar. Porém, acredito que, por mudar muito de narrativas, o enredo acabou não me prendendo.

Hello5ouza 29/10/2023

No auge da ditadura militar, três meninas, iniciam a vida na fase adulta, de maneiras bem diferentes,
um romance bonito, escrito de uma forma delicada, mas que trata de maneira complexa, a vida dessas meninas em torno do sexo, das drogas e da repressão política.

Elizabeth 26/10/2023

Não foi uma boa experiência
Não gostei deste tipo de leitura, este livro não me cativou, só não abandonei por ser teimosa, todas as resenhas falaram que ia ficar melhor, pra min ficou do mesmo jeito.

Bárbara 21/10/2023

Leitura bem lenta
Já tentei ler esse livros por duas vezes, sem sucesso e consegui incluí-lo no nosso clube do livro. E aí sim, não tinha desculpas e não me arrependo. Apesar de lenta e o leitor ficar meio confuso (a), vale demais a pena. Eu adorei.

Ju.Cosmos 17/10/2023

Essa parte do livro mexeu muito comigo e sigo repetindo ela.
?Ser ou estar. Não, não é ser ou não ser, essa já existe, não confundir com a minha que acabei de inventar agora. Originalíssima. Se eu sou, não estou porque para que eu seja é preciso que eu não esteja. Mas não esteja onde? Muito boa a pergunta, não esteja onde. Fora de mim, é lógico. Para que eu seja assim inteira (essencial e essência) é preciso que não esteja em outro lugar senão em mim. Não me desintegro na natureza porque ela me toma e me devolve na íntegra: não há competição mas identificação dos elementos. Apenas isso. Na cidade me desintegro porque na cidade eu não sou, eu estou competindo e como dentro das regras do jogo (milhares de regras) preciso competir bem, tenho consequentemente de estar bem para competir o melhor possível.?

Larisse.Coimbra 16/10/2023

Acabei de ler o meu primeiro Lygia Fagundes Telles e estou asim... introspectiva, reflexiva? Não sei dizer. Com certeza impactada. No início, achei um pouco difícil acompanhar as três meninas. Li devagar. A narração é fluida e muda de uma menina para outra sem avisar. Mas, só no início mesmo, depois acostumei e a leitura se tornou espontânea. Espontâneas, também, são as três meninas. Elas narram o cotidiano presentificado e vivido por cada uma, a sombra da pesada vida política do Brasil da década de 70 e da agenda moral daquele período. Cada uma com seu olhar individual, íntimo, intransferível. São jovens, com a imaturidade dos jovens, figuras típicas da época retratada e lindas cada uma a sua maneira. Por meio da atmosfera criada em As meninas, das gírias, das referências aos eventos históricos, das referências musicais, saboreie essa história com o sentimento de identificação pelas personagens e pelo contexto histórico do romance.
Guei 11/03/2024minha estante
Adorei o comentário. Refletiu o que senti na minha leitura.

qziacoelho 15/10/2023

Que livro! Através da história das três personagens principais, Lorena, Ana Clara e Lia, somos levados a refletir sobre temas profundos como amizade, política e liberdade.

A princípio foi um bocado confuso e as vezes eu me perdia e não sabia sobre quem era o capítulo, mas a escrita envolvente nos transporta para o período sombrio da ditadura militar no Brasil, onde as personagens enfrentam desafios e dilemas intensos.

A narrativa me surpreendeu a cada página, eu não consegui parar de ler pq queria descobrir o desenrolar dos acontecimentos. O livro nos convida a refletir sobre as relações humanas, os conflitos internos e externos que enfrentamos em tempos difíceis.

"As Meninas" é uma leitura obrigatória para quem deseja compreender melhor a história do Brasil e refletir sobre temas universais como amizade, amor e liberdade.

_ghetusa_ 27/09/2023

?Tão íntimas como se tivesse me apaixonado por mim mesma?
Essa leitura foi tão íntima e tão necessária que dessa vez vou dispensar uma resenha bem elaborada. Não é meu primeiro de Lygia mas com certeza o primeiro a me deixar nesse estado, simplesmente leiam!!

isadbru 18/09/2023

Genial!
Começo dizendo que esse livro é de leitura lenta e morna, não espere encontrar por aqui aventuras fantásticas e mágicas. Lygia buscava publicar um livro no auge da ditadura militar nos anos 70 e ela foi muito esperta.
Usando um título genérico como "As Meninas" e escrevendo os capítulos iniciais somente com detalhes das rotinas das garotas, ela consegue driblar os censores que sequer foram até a metade do livro e publicar um depoimento de tortura no meio da leitura!!!

A escrita dessa mulher é fascinante, você se vê imerso naquela época. Estou encantada! Terei de buscar mais livros desta mulher!

Silvia87 17/09/2023

Puro suco do Twitter
O que falar de um livro que passou pela censura do regime militar simplesmente por ser... CHATO?! Parece ler uma sequência horrivelmente longa de tuítes de lacração. Personagens rasas, com uma clara pseudoprofundidade que irrita, dá sono!

Há quem defenda que as pessoas que não gostam do livro não conseguem entender que é um fluxo de consciência. Pelo amor de Deus, é totalmente possível escrever fluxo de consciência de uma maneira entendível! A autora não usa sequer pontuação pra demonstrar que ideia quer passar. Horrivel. Simplesmente horrível.
Alê | @alexandrejjr 29/09/2023minha estante
A ideia de não usar a pontuação comum é justamente para exigir mais dos leitores. Há quem aceite e há quem desista. E tá tudo certo!

Resende 16/09/2023

Mais belo do que da primeira vez
Acabo de reler e de novo, como há 36 anos, sinto-me órfão.
Tinha receio do reencontro, receio de parecer-me menor do que quando o li na adolescência. Mas o romance ficou ainda maior.
Que livro lindo.
Bia Fontes 27/10/2023minha estante
Taí, tenho medo de reler. Foi minha porta de entrada para a obra de Lygia. A partir daí, desandei a ler tudo que encontrei dela, foi uma fase bacana.

Resende 27/10/2023minha estante
Haha. Passei décadas com o mesmo medo.

Bia Fontes 27/10/2023minha estante
É, no meu caso também seriam décadas. Faz tanto tempo que já não lembro do livro em si, só da sensação final de arrebatamento. E se, ao reler, isso sumir? Curioso que, pelo título, jamais esperei nada de tão fantástico desse livro. E, depois de enveredar pela obra de Lygia, com tantos títulos tão criativos, acho curioso que este se chame apenas ?As meninas?. ?

amandaleu 12/09/2023

Resenha de As Meninas
Esta excelente obra de Lygia Fagundes Telles conta sobre três amigas durante o auge da ditadura militar brasileira. Lorena é romântica e criativa. Acaba sendo considerada o porto seguro das amigas, e não é só pelo dinheiro.
Lia é a revolucionária e a mais pé no chão. Percebi que os capítulos narrados por ela são os mais lineares e fáceis de entender, e isso não se deu à toa. É progressista e luta contra a ditadura de forma ferrenha.
Já Ana Clara é a personagem mais fragilizada pela vida. Por seu passado complicado, tem grande vontade de ascender economicamente. A moça está envolvida com as drogas e seus capítulos são extremamente confusos, mostrando como sua mente é por dentro.
A autora, além de fazer duras críticas ao regime ditatorial da época, colocou aqui um relato verdadeiro de tortura durante este período tenebroso da história brasileira, e fiquei me perguntando como este livro não foi censurado.
Descobri que Lygia brincou dizendo que os militares leram até a página 73 e por acharem chato (não entenderam nada até então), deixaram passar.

"Os versos são do poeta e valem para sempre, uns lutam com o cimento armado. Com as leis. Outros, com os bisturis. Com as máquinas.
Eu luto com a palavra. É bom? É ruim? Não interessa, é a minha vocação."
- Lygia Fagundes Telles

Beatriz.Alves 12/09/2023

As meninas -Lygia Fagundes Telles
Livro magnífico, deslumbrante,perturbador, terno, delicado, envolvente, engraçado, de fazer chorar,de tirar o fôlego, arrebatador, militante,intimista, espiritualista, questionador, triste, alegre. Que história! Que amizade! Tão surreal e,ao mesmo tempo,comum. Nem sei explicar, só lendo!