As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Valentina.Dummer 31/01/2024

O livro tem uma escrita um pouco difícil e muda de narrador e o tempo volta e vai bastante mas quando tu entende como o livro é escrito fica mais fácil de compreender. Ele retrata abusos, violência e traumas antigos que as personagens possuem e que se refletem em suas personalidades e no desfecho da narrativa.

Vitoria 31/01/2024

Livro de mulher MALUCA
Sempre vejo videos e posts indicando "livro de mulheres malucas" e nunca vi nenhum deles indicando o MAIOR livro de mulher doida que é "As meninas" da Lygia Fagundes Telles. Esse livro é uma loucura, ele acompanha três universitárias amigas durante o período de ditadura do brasil e apesar da história em si não ser maluca as personagens são, todas são lelés da sua maneira, e todas tem motivos justíssimos para serem assim.

O livro é quase todo escrito em fluxo de consciência, o que nos leva numa viagem doida na mente das personagens. A narração é feita em 4 pontos de vista (Lia, Lorena, Ana Clara e um narrador na 3ª pessoa) e a autora não te informa quando esse ponto de vista esta sendo trocado, então ter essa visão da mente das personagens nos ajuda a entender quem esta narrando (pois todas são muito diferentes e tem características bem específicas). Confesso que essa escrita me fez ter grande dificuldade no início do livro. Tinha que ler os parágrafos varias vezes e nem assim entendia. No entanto, por volta do sexto capitulo as coisas começam a ficar mais simples, tanto pq vc pega o ritmo quanto pq a história vai tomando uma forma mais palpável (os capítulos da Lorena ainda seguem sendo meio complicadinho hahah).

Mesmo assim fui me apaixonando pelo livro e me interessando cada vez mais pela história das personagens. A história foi crescendo em mim e o livro, que no início pensei que iria odiar, terminando sendo uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos.

Aconselho quem tiver interesse de ler a pesquisar sobre o contexto em que ele foi escrito, as vezes procurar no youtube uma aula sobre, existem muitos videos sobre ele pois é um livro cobrado em vestibulares. Acrescenta muito na experiência.

Alice1768 29/01/2024

De volta ao tempo
Se passa em 1973 então mostra a vida de três meninas vivendo a ditadura de três perspectivas diferentes.
O modo que a autora Lygia utiliza os próprios personagens como narradores torna o leitor mais íntimo do enredo.

Daniela742 28/01/2024

"- Temos milhares de coisas que falar, Lião. Milhares!"
Não imaginava que gostaria tanto desse livro. Comecei ele duas vezes, nas duas o começo não me pegou, foi lento, difícil. Talvez porque eu não compreendesse o propósito do livro, qual o objetivo dessas meninas, o porque desses pensamentos descarrilhados.

Eu quis insistir, porque queria muito gostar dessa história, por tudo que ela significa, pelo seu contexto histórico, pela autora. Segui, mergulhando cada vez mais na vida e pensamentos das meninas, me aproximando dos seus sentimentos, do jeito de cada uma de se comunicar, dos seus sonhos e desejos.

Não sei como foi, mas em algum momento eu fui capturada e estava totalmente imersa na narrativa. Queria continuar morando na cabeça de cada, ouvindo suas confissões e medos, saber tudo sobre suas vidas. É impossível não se identificar, nem que em partes com elas, que não são super heroínas, perfeitas e distantes. São meninas tornando-se mulheres, descobrindo em meio a uma época sombria como crescer, o que é ser mulher, como ser mulher.

É engraçado, é triste, difícil, dramático. É lindo demais em todo o seu caos e confusão.

@raissa.reads 27/01/2024

Incrível
Amei.

Esse livro é um relato sobre a ditadura e cada uma das meninas mostra seu testemunho a partir de sua situação de vida (a pirâmide): Ana, a drogada; Lia, a guerrilheira e Lorena, a burguesinha. A Lorena narra uns 60% do livro e ela representa a classe média alienada. Não é como se ela não soubesse o que está acontecendo mas ela simplesmente prefere se preocupar com outras coisas. Mas ela é o elo que liga a amizade das três meninas. O livro é escrito em um fluxo de consciência que demorei 70 páginas pra entrar e entender a cabeça de quem eu estava. Os capítulos de Ana são uma completa viagem (os mais dificieis de entender), os de Lorena são bem enrolados por que ela, na mesma frase, pensa num filme que lembra de uma coisa que lembra outra coisa que faz ela lembrar de ligar pra alguém.. enfim, bem enrolado.. e Lia são bem lúcidos, ela consegue organizar muito bem o pensamento dela. Esses pontos de vista as vezes mudam no mesmo parágrafo ou na mesma frase e temos que ficar atento pois é como elas se misturassem. Depois que entendi essa linha de escrita fiquei imersa e deslumbrada pela escrita e pela inteligência das entrelinhas.

Instagram literário: @raissa.reads

Flávia 26/01/2024

As Meninas
Inquietante e profundo, esse livro fala sobre as relações humanas e tudo aquilo que permeia a nossa condição; amor, política, sexo? para além do conteúdo, impressionou-me muito a forma do livro, em especial o foco narrativo, que muda constantemente (muitas vezes no mesmo capítulo), sem aviso prévio. Recomendo a leitura.

Breh.Nunes 23/01/2024

Livro perfeito!!!
Primeira obra que leio de Lygia Fagundes Telles. No começo, achei um pouco confuso, mas, ao decorrer da leitura, fui me acostumando com a mudança de narrativa. Esse livro é sensacional, aborda vários assuntos importantes, você se conecta com as personagens e até se identifica com cada uma delas. (Preciso de oriehnid)

Joy 22/01/2024

Primeiro contato com a escrita da Lygia Fagundes Telles. O estilo de narrativa montado pela autora surpreende um pouco no começo pela maneira que as pessoas da narrativa se misturam e trocam de lugar. Também chama bastante atenção a maneira que ela viaja do passado ao presente das personagens em alguns poucos parágrafos.
A construção de Lia, Lorena e Ana Clara é muito interessante, envolvente e as reflexões que surgem a partir dela são provocantes, convidando o leitor a mergulhar em sentimentos e no contexto de produção da narrativa.
É um ótimo livro, a escrita de Lygia é apaixonante.

Lílian 21/01/2024

Belo, delicado, perturbador
?Eis, pois, um livro perturbador, de uma inocência que emociona porque é pura. Que nos toca ainda mais fundo quando contaminada, embora da própria contaminação venha nascer a esperança. Livro tão belo quanto inquietante ? vivo e corajoso testemunho de um tempo com suas perplexidades, suas paixões, sua atmosfera cotidiana de tensão e suspense como se a sorte da própria condição humana estivesse em jogo a cada minuto. Vazado numa linguagem extremamente original e estruturado numa técnica que foge audaciosamente aos padrões consagrados, As Meninas representa, sem dúvida, a experiência mais alta de Lygia Fagundes Telles como ficcionista e vem situar-lhe o nome, em definitivo, na primeira linha dos nossos autores modernos.?

Clara 19/01/2024

Esse livro acabou sendo meio arrastado pra mim... Claro que o livro é ótimo, tem frases muito reflexivas, mas não li no momento certo e não consegui aproveitar a leitura

Laura 18/01/2024

Gostei muito muito mesmo. No começo foi difícil entender, mas depois que peguei o jeito gostei muito. Gostei mais ainda da frase do posfácio dita pela própria Lygia: "Eu luto com a palavra. É bom? É ruim? Não interessa, é a minha vocação." ?

alex 16/01/2024

Resenha crítica: As Meninas (sim, saudades é como um vestido velho do baú)
As Meninas, romance publicado em 1973 pela ilustríssima Lygia Fagundes Telles e premiado com o Prêmio Jabuti em 1974, conta a história de três meninas: Ana Clara Conceição, uma jovem pobre e bonita, estudante de psicologia que sonha em ser modelo, mas acaba entrando no caminho das drogas; Lia de Melo Schultz, filha de uma baiana com um ex nazista, estudante de ciências sociais e militante de esquerda, que possui um namorado preso pela ditadura militar; e Lorena Vaz Leme, a garota de alma feminina e rica, que sonha em se casar com um homem casado. As três vivem no Pensionado Nossa Senhora de Fátima, no qual vivem no contexto da ditadura militar.

Tenho muitas opiniões sobre o livro. Em primeira análise, é possível compreender que o livro se passa em 3 pontos de vista, no qual vão intercalando no livro sem aviso prévio. No início, é difícil distinguir cada ponto de vista, mas ao decorrer do livro se torna evidente. A escrita do livro é bem difícil, precisa estar atento em cada detalhe para entender a história. O ritmo de leitura é bem lento, devido aos detalhes e a falta de pontuação, além da mudança de ponto de vista frequente. No entanto, o livro foi uma ótima experiência, algo muito diferente do que costumo ler. Para ser lido, é necessário atenção máxima ao fluxo de consciência.

Ademais, sobre os personagens, o ponto de vista da Lia foi o que mais me cativou, de fato minha personagem favorita da obra. Linguagem simples, objetiva e sem muitos detalhes, descreveu bem e de forma com que me identificasse com a personagem. A da Ana Clara foi a mais difícil para mim. Por se tratar de uma usuária, tudo que ela fala é incerto, não se pode ter certeza de nada. Com o tempo, a Lorena se torna o foco principal na história: no início parece ser superficial, mas vai tornando um rumo incrível na história.

Destarte, posso concluir que é uma história muito interessante de acordo com o contexto da época, tem frases marcantes e momentos e personagens nos quais não vou esquecer. No entanto, o fluxo de consciência me atrapalhou muito, demorei muito para ler devido a lentidão na história e para captar as informações. Enfim, essas 3 estrelas não vão para o livro em si, mas sim para a história, contexto da época e para a inesquecível Lygia Fagundes, uma das minhas escritoras brasileiras favoritas.

thsimoesz 12/01/2024

Um livro ousado?
A escrita e inovação da Lygia são incontestáveis, assim o livro é extremamente bem construído. Porém não me prendeu. Acredito que pelo modo de narrativa eu não consegui construir um vínculo maior com o livro
Eu entendo a importância dele e, apesar de não ter amado, recomendo a leitura. Há frases e colocações que só essa escritora maravilhosa poderia colocar e que nos prendem em pensamentos.

giuliamelissa 03/01/2024

Leitura viva e corajosa ?
Livro de coragem ímpar! Publicado em 1973, em plena ditadura militar e vigência do AI-5, Lygia expõe temas tão sensíveis a partir de variados jogos de perspectiva e fluxos de consciência. Foi uma experiência diferente ler um livro em que se pode conhecer três personagens por meio de suas próprias narrações, também mescladas com um narrador onisciente. Lygia misturou primeira e terceira pessoa numa sinergia inédita para mim.