As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

giuliamelissa 03/01/2024

Leitura viva e corajosa ?
Livro de coragem ímpar! Publicado em 1973, em plena ditadura militar e vigência do AI-5, Lygia expõe temas tão sensíveis a partir de variados jogos de perspectiva e fluxos de consciência. Foi uma experiência diferente ler um livro em que se pode conhecer três personagens por meio de suas próprias narrações, também mescladas com um narrador onisciente. Lygia misturou primeira e terceira pessoa numa sinergia inédita para mim.

Palomas 03/01/2024

As meninas
Ditadura militar contada pelo olhar de 3 amigas em um pensionato, nos mostra o deslocamento estrutural no Brasil, uma problemática, a outra envolvida na luta armada contra a ditadura e a outra intelectualizada de família rica, você ri, chora e sente angústia.
Profundo e maravilhoso!

Eliane406 01/01/2024

Os confrontos de ser mulher
?Comecei a ler As Meninas e fiquei imersa na escrita de Lygia, não há como ficar inerte à essa escrita tão autêntica, a coragem de falar abertamente em uma época opressiva de censura, sobretudo para as mulheres, foi genial. Três meninas vindas de criações diferentes, se encontram em um momento de passagem para a vida adulta, encarando o contexto da repressão para falar de forma íntima, sentimental e sem banalidades sobre a sexualidade.
Uma narrativa polifônica, que alterna com as histórias de cada personagem, no seu cotidiano e nos seus percalços intimistas, que transporta o leitor para uma sensação real de participar da narrativa, de forma dinâmica e que vem distribuída de forma sincera nos capítulos, fugindo dos papéis que são normalmente dados às mulheres heroínas dos romances da época.

?"...Ser ou estar. Não, não é ser ou não ser, essa já existe, não confundir com a minha que acabei de inventar agora.Originalíssima. Se eu sou, não estou porque para que eu seja é preciso que eu não esteja. Mas não esteja onde? Muito boa a pergunta, não esteja onde. Fora de mim, lógico. Para que eu seja assim inteira (essencial e essência) é preciso que não esteja em outro lugar senão em mim.[...]" página 198, capítulo nove, Lorena

Giovana 31/12/2023

RESENHA - AS MENINAS
Um livro único, com personagens que refletem, inspiram, chocam e são como nós mesmas. Em as meninas, acompanhamos, dentro de um riquíssimo contexto histórico dos anos 70, a vida de Lorena, Ana Clara e Lia. Três ilustres e complexas personalidades que, ao meu ver, se traduzem, respectivamente, na: "filosofia e preocupação com o eu", "vontade de ascensão" e "desejo de revolução" aspectos, muitas vezes, unidos dentro de nós. Gostei muito, bastante poético, diferente e inovador. Fechando o ano com chave de ouro

anafieg 31/12/2023

Saudade é um vestido velho no baú
"sabia que não ia voltar mas continuava pensando com tanta força. como quando se tira um vestido velho do baú, um vestido que não é para usar, só para olhar. só para ver como ele era. depois a gente dobra de novo e guarda mas não se cogita em jogar fora ou dar. acho que saudade é isso."

30/12/2023

As meninas
Particularmente, tenho dificuldade com livros com estilo de fluxo de consciência. Demorei a individualizar cada uma das personagens e a me conectar com a história.
Aos poucos, fui entendendo que a escrita corrida e confusa era Ana Clara, visto o uso de drogas e seu entorpecimento; a mais diáfana e poética era Lorena, mais distante da realidade; Lia foi a leitura mais fluida para mim, pois era bem marcada e calcada na realidade, visto sua personalidade e luta.
Gostei muito da construção da história e o final achei bem simbólico.
Lygia é enorme.
Marina 30/12/2023minha estante
Yeeey!!! Viva!!

JosA225 30/12/2023

As Meninas
Lygia Fagundes Telles escrevendo como as moças são criadas na época da ditadura militar, cada uma com seu interesse. Uma preocupada com a situação do país, uma estudiosa e outra pensando em ser modelo.

haasscreams 30/12/2023

Ser ou estar? Sentir
Esse é um livro para ser sentido. Não sei mais o que fazer com minha vida. Essa história me pegou tanto, a escrita mágica de Lygia me hipnotizou e a história toda me fez sentir tantas coisas. A forma que ela usa as palavras parece música e, mesmo sem apontar claramente qual das meninas está narrando, entendemos perfeitamente. Isso porque as personagens tem personalidades próprias e bem estruturadas, são profundas e únicas.
Entrar na vida de Lorena, Lia e Ana Clara foi uma experiência indescritível. Elas são minhas amigas, e sinto que participei da vida delas durante esse livro. Senti suas dores, compartilhei de suas frustrações, abracei suas peculiaridades. Me senti em casa na concha, tive vontade de somar à luta de Lião, quis ajudar Ana Turva como pudesse, mesmo que não pudesse.
É um livro de conforto, mas não é confortável. É pesado. Doído. Machuca. Ambienta-se no Brasil sob regime ditatorial, e carrega todas as dores desse período. Aborda de forma crua e direta vários assuntos pesados, como aborto, drogas e tortura, que contrastam com as conversas leves (mas não superficiais) sobre amizade e sexo. É uma história para quem tem estômago, não é leve, deixa sua marca em diversos sentidos. Obrigada, Lygia.

Henrique 29/12/2023

Lygia e o fluxo de consciência
Pela primeira vez tive contato com esse forma de escrita, onde a autora escreve aquilo que o personagem está pensando, e se o pensamento muda de foco a escrita acompanha, não importando o assunto que se esteja pensando.

O livro parece arrastado, às vezes é difícil identificar quem está em cena, mas com o andar da obra a gente vai quase que conseguindo entender o jeito de cada uma das personagens de construir seu pensamento.

Pode parecer cansativo para muitos, mas você vai encontrar um trecho que faz entender porque essa canseira está ali: talvez para cansar mesmo os censores da época, que deixaram passar os trechos de denúncia da ditadura mais importantes do texto.

Recomendo para quem tiver interesse em ter contato com essa forma de escrita e acompanhar uma narrativa pela história recente do Brasil.

Nota: ????

Priscilla 28/12/2023

As Meninas é um romance sensacional
Esse romance é absolutamente maravilhoso!

No início, fiquei um pouco confusa e a leitura foi lenta, porque o livro apresenta uma narrativa em primeira pessoa, com pequenos fragmentos em terceira pessoa, que se alterna entre três pontos de vista diferentes, os de Ana, Lena e Lião. Sempre no presente. Uma narrativa que não é onisciente e vai descobrindo tudo com o leitor, muitas vezes deixando diálogos e pensamentos fragmentados.

São três amigas que moram em um pensionato de freiras em 1969, em uma cidade que não é nomeada, mas imaginei que fosse São Paulo. O romance perpassa dois dias da vida das meninas, cheios de acontecimentos (e ao mesmo tempo não), devaneios e lembranças.

Não quero fazer uma resenha com spoilers, então isso é tudo que escreverei aqui.

Além de que Lygia Fagundes Telles é uma escritora maravilhosa e quero ler tudo que essa mulher incrível já escreveu.

safira51 27/12/2023

Icônico, divo, sensacional !!!. teamo pra sempre menines, teamo lygia, vc eh mt desenrolada, sabe mt, barbarizou nesse !!!. as meninas vai pra sempre compor meu coração agr

Tah_baddauy 23/12/2023

Terceira obra que leio da autora e sempre acho prazerosa, embora algumas dificuldades com a escrita diferenciada da escritora. Mais uma excelente experiência!

skuser02844 01/12/2023

Difícil escrever o que esse livro significou para mim, como personagens tão diferentes entre si e de mim puderam me marcar tanto. esse foi o meu primeiro contanto com a autora e apesar da escrita diferente, eu me adaptei rapidamente e me apaixonei na forma como a história foi contada.

joara 10/11/2023

Lygia é uma ídola
Esse foi o primeiro romance que eu li da Lygia. No começo do ano tinha lido Antes do Baile Verde, não me conectei muito com ele porque não sou uma leitora de contos, eu gosto de romances, novelas, de trama e foi por isso que eu gostei desse.

Antes de ler As Meninas eu estava com uma baita expectativa sobre ele, sabia que seria um livro um tanto quanto desafiador no começo por causa da troca de ponto de vista entre as personagens, e foi mesmo, mas me desenrolei muito bem logo após. A Lygia colocou alguma coisa que depois de pouco tempo vc se acostuma com a Lorena, a Ana Clara e a Lia e logo sabe de quem se trata o ponto de vista.

Já de início gostei muito da Lorena e da Lia, chegando no final eu queria que o destino das duas mudasse pra que ela ficassem juntas, uma completava a outra. Mas o que eu leitor deseja não é o que vai acontecer e assim, cada uma seguiu sua sorte.

Já a Ana Clara vou confessar que não gostei dela desde o início. A Lygia foi muito feliz escrevendo essa personagem porque a gente consegue ver o turbilhão que é a vida dela só mas poucas vezes que ela aparece e nas cenas malucas que protagoniza. Não é uma personagem gostável, mas não acho que merecia esse destino, sendo ela uma pessoa que se importava tanto com o futuro.

É uma obra sensacional. Acho engraçado ter passado pelo sensor da ditadura pq ele só leu o começo e achou chato, não vendo a cena de tortura explícita que tem na metade do livro,

Gabriela3025 10/11/2023

Lygia Fagundes Telles!
Mesmo com a minha leitura arrastada desse livro, o que me fazia sempre voltar a ele é a narrativa tão única da Lygia. De uma imaginação sem fim, convidativa e inspiradora.
Se eu fosse uma das três meninas com certeza eu seria Loreninha