As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Suzana147 27/03/2024

Comecei esse livro achando que ia ser um favorito, nos 20/30% achei que não conseguiria terminar, nos 40% queria abandonar, e depois finalmente me rendi.
Uma obra prima, o tipo de sentimentos que só senti com clássicos nacionais.
Aqui nós acompanhamos 3 meninas, Lorena, Lia e Ana Clara.
Lorena e Ana Clara foram as que mais me deixaram perturbada.
Os "capítulos" da Ana Clara são uma confusão, poucos são os momentos em que ela está lúcida, vou demorar pra esquecer o roque roque dessa personagem.
Lia é a mais envolvida com política e ela que apresenta o depoimento da tortura.
Lorena me deu uma sensação estranha, a sensação de procurar amor desesperadamente e não encontrar, de não conseguir viver e parecer presa em devaneios.
Eu me envolvi com as 3, e com tudo que cerca elas. Enfim, não tenho palavras, vai ver foi a tpm ?

E pensando até agora como esse livro passou pela censura...tortura, aborto, drogas, sexualidade...

Lucas Galvão 25/03/2024

Resenha - As meninas
Em "As meninas", acompanhamos as amigas Lorena, Lia (ou Lião para os mais próximos, ou Rosa para os mais guerrilheiros) e Ana. Lorena é abastada, gosta de filosofia e música e age como suporte financeiro para as suas amigas em diversos momentos. Lia possui pais presentes e atua como militante e guerrilheira durante a ditadura. Ana possui uma origem humilde e triste, repleta de traumas.
Lygia consegue muito bem costurar essas três personagens tão diferentes no pano de sua narrativa. Inicialmente a leitura pode causar um certo estranhamento ou desconforto, visto que o texto troca de primeira pessoa (ora Lia, ora Lorena, ora Ana) para a terceira pessoa. Após algumas páginas, nos adequamos à forma ousada de escrita.
A história é repleta de sentimento. Além disso, a autora traz muitos questionamentos políticos e filosóficos. "As meninas" contém a primeira descrição (em livro) de tortura realizada durante a ditadura, o que mais uma vez mostra a ousadia e posicionamento de Lygia.
É uma história que prende o leitor até a última página, mesmo que o ritmo possa parecer um pouco lento em algumas passagem. Mas isso tem um motivo: a autora penetra fundo em suas personagens, resgatando seus traumas, esperanças, pensamentos e sentimentos.
Com toda certeza, "As meninas" é (mais) uma excelente obra de Lygia Fagundes Telles.

Camila.Costa 24/03/2024

?Como eu poderia escrever um romance morno em pleno 1970??
Sexto livro lido da Lygia e ela segue invicta: essa mulher nunca erra.

Escrito e publicado em meio a ditadura (1973) o livro trás esse momento histórico como pano de fundo, mas é exatamente isso, um simples pano de fundo, a história não é sobre a ditadura, apesar de vc sentir a presença dela e enxergar vislumbres de sua violência e censura ao longo de todo livro.

A história de três meninas que moram em um pensionato de freiras, narrado em fluxo de consciência na 1ª pessoa, oscilando entre as três personagens, contando suas banalidades e angústias, parece simples mas nada da Lygia é simples.

Todas as personagens são muito bem construídas com suas múltiplas camadas, inclusive as freiras, que são personagens mais secundárias, são complexas e possuem suas contradições.

Uma das coisas que eu mais amo da Lygia é como ela diz muita coisa sem necessariamente dizer, o nome disso é arte.
Como sentimos a ditadura sem ela cita-la diretamente em nenhum momento, não teve como não lembrar de ?Zona de interesse? já que estava lendo o livro quando assisti essa outra obra de arte.

Nossa memória associativa é suficiente pra sentir e entender o momento histórico, uma das coisas que mais me incomoda nas mídias mais atuais é como tudo é muito explícito como se o espectador/leitor fosse muito burro pra entender algo mais velado.

E no fim a mensagem é essa, em meio a momentos de violência, tortura, censura, guerra etc as pessoas seguem vivendo suas vidas e se preocupam com coisas ?banais??!

Tanta coisa pode ser tirada desse livro que fiquei feliz em ver que ele entra na lista de leitura obrigatória da fuvest ano que vem.

Poderia escrever páginas e páginas sobre esse livro, sobre a Lygia. Mas deixo as palavras pra quem sabe usá-las.

elainegomes 18/03/2024

As Meninas de Lygia Fagundes Telles

Não se engane com a capa florida e delicada, o livro é duro, aborda temas difíceis é ruidoso, sua mente vai precisar de descanso após a leitura, mas a experiência é sensacional.

Se ainda hoje pouco se fala em aborto, sexo livre, liberdade de escolhas, virgindade, religiosidade, homossexualidade, educação, política, assassinatos políticos, regime militar, drogas, abuso sexuais, violências psicológicas, traumas, imagina em 1973, durante o regime autoritário militar, e ainda sob o olhar feminino!!!

O livro se passa durante a ditadura militar, em São Paulo, sob o ponto de vista de três jovens amigas, absolutamente diferentes, temos uma burguesa alienada, a modelo viciada em drogas e a guerrilheira.

Este livro tem uma estrutura muito diferente, que gerou um desconforto inicial, pois a narrativa polifônica, em que cada uma das 3 amigas narram suas histórias, pensamentos, traumas e julgamentos, ao mesmo tempo, e suas vozes são costuradas pela de uma 4o narradora (lygia) que serve como guia da leitura. O fluxo de consciência é frenético, os pensamentos, traumas e lembranças das personagens se misturaram aos meus, simmm eu me senti participando de toda a loucura!

E o fim do livro é absolutamente maravilhoso e surpreendente!!

?Se a morte não tem remédio, posso ao menos salvar as circunstâncias.? - O posfácio traz um argumento que se encaixa perfeitamente: ?Entre os muitos males de toda ditadura, está o fato de que ela politiza ao limite o gesto humano, obrigando-nos a responder eticamente, por uma insuportável pressão moral e social, à suspensão da liberdade e ao abuso do poder.?

Paula 17/03/2024

"Deus, o terrível é isso, é que as coisas acabam. Todas as coisas acabam."

Essa não foi uma leitura fácil, o livro é escrito em fluxo de consciência de três personagens completamente diferentes, alternando entre elas, mas depois que você engata na história, consegue saber quem está narrando naquele momento.
É impressionante um livro publicado em plena ditadura, envolver críticas a política, tortura e falar tão abertamente sobre sexualidade.
O final do livro me pegou totalmente desprevenida, fiquei em choque com o que ocorreu e o desfecho abrupto.

chellareads 15/03/2024

Esse foi o meu primeiro contato com a Lygia Fagundes Telles e também com o fluxo de consciência como forma de narrativa.

Não é fácil no início, pois somos convidados a entrar dentro da mente das três personagens, nos conectar com a subjetividade de cada uma delas, mas a história é tão bem construída que não tem como não se envolver.

As Meninas aborda temas como drogas, política, tortura, aborto, sexualidade e religião. O final é, na minha opinião, surpreendente. Uma leitura que não é leve, mas que vale muito a pena.

Lele 15/03/2024

Lígia como sempre entregando tudooo
As meninas é uma obra prima não tem o que falar desse livro a não ser mulheres de elogios.
Lígia aqui foi extremamente necessária denunciando de uma forma muito inteligente as atrocidades da ditadura militar no Brasil

Vanessa Aragao 15/03/2024

Principal contribuição de Lygia Fagundes Telles para a literatura brasileira, romance retrata a vida de 3 jovens sonhadoras em meio a ditadura, com seus conflitos, romances e tristezas. Livro nos remete ao final dos anos 70, um romance poético, leve e sensível mas que também nos faz refletir sobre liberdade e direitos.

Andressa.Severo 10/03/2024

Fluxo de consciência
Esse livro tem uma narração baseada no fluxo de consciência. De início é um pouco difícil de entrar na história, mas uma vez acostumado, o leitor consegue se envolver nas percepções das personagens.

lu 09/03/2024

Que livro! No início, fiquei um pouco confusa por conta da narração meio fluída entre as três meninas e um narrador que vez ou outra dá as caras mas logo me situei. O que eu mais gostei da história, com certeza, foi o cotidiano em si, ver como rudo funcionava ou não naquela época, quais eram as gírias, quais eram até mesmo os preconceitos que as personagens acabam reproduzindo e como problemas que muitas pessoas têm a ilusão que são recentes na verdade existem a muito tempo e não é hoje ou amanhã que vai resolver. Eu amei, achei único!

Felipe.Mello 01/03/2024

?Não temos tempo de temer a morte!!
Com o intuito de ler mais livros de autoras, pincei Lygia Fagundes Telles. Eu já queria ler Lygia há anos, pois trata-se de uma das maiores, senão a maior, autora brasileira. Não tive o contato com a obra dela na escola, mas sim na vida adulta. Primeiro, por meio de indicações de pessoas muito queridas que sempre a elogiavam. Com isso, fiquei com uma coceirinha na cabeça. Até que finalmente, em pleno ano de 2024, com 32 anos, escolhi começar por ?As Meninas?! Sim!!! Decidi me iniciar em Lygia justamente devorando sua obra mais densa, profunda e pesada?. e não me arrependi.

A autora tem uma escrita sensível e muito desafiadora no início. A chamada ?prosa-poética?. Também possui uma característica denominada ?fluxo de pensamento? ou ?polifonia?. Isso significa que muitas vozes se ?intrometem? na narrativa. Digo, às vozes, os pensamentos das personagens principais e também de um(a) narrador(a) que não participa diretamente dos acontecimentos (talvez possa ser a própria Lygia?).

Esse estilo de escrita da autora pode ser um pouco difícil no início, mas após algumas páginas, nos acostumamos e começamos a entender a genialidade e a sensibilidade dela. É impossível não se importar ou não se envolver com Lorena, Ana Clara e Lia (as protagonistas, as meninas).

Essa pode ser considerada uma obra subversiva e atemporal! Lygia descreve um relato de tortura fortíssimo em pleno período da ditadura militar! Durante os ano 70, os temíveis anos de chumbo do AI-5. Além disso, a autora traz para reflexão temas sensíveis que até hoje nos é caro discutir ou debater. Lembrando que grande parte nossa sociedade, apesar de certa evolução, continua muito conservadora e moralista. Em ?As Meninas? nos deparamos com temos como: ideologias políticas, desigualdade social, aborto, sexualidade, rascismo, homofobia e traumas? muitos traumas!

Em cada momento do livro, nos apaixonamos ou odiamos alguma personagem, mas no fim acolhemos todas. A autora descreve e aprofunda sobre as dores (muitas e muitas dores) do que é ser mulher no pior contexto e período da História do nosso frágil país após a ?independência?. Mas também escancara a força dessas jovens mulheres para seguir com suas próprias vidas depois de tantos traumas. Lygia caçoa da hipocrisia que a nossa sociedade carrega. Debocha dos que apontam os dedos e julgam certas atitudes de figuras e esteriótipos que devem ?andar na linha? (segundo essas pessoas), mas que no fundo essas mesmas pessoas que julgam, cometem ?imoralidades? no sigilo, quando ninguém está vendo.

Lygia e as meninas me conquistaram! Essa se tornou umas das minhas obras favoritas. Me marcou e vai continuar me marcando!

E vamos para mais obras desse Acontecimento que é Lygia Fagundes Telles!

Sophi 24/02/2024

Perfeito
Acho que não tenho moral nem repertório pra resenhar esse livro. Contudo me reservo o direito de hablar sem compromisso algum com a formalidade e o bom senso.
Dito isso, que livro maravilhoso, eu amei!! Foi muito gostoso acompanhar a história das meninas, eu queria que tivesse mais páginas. Não tenho muito o que dizer, só que gostei de ler o divagar dos pensamentos das protagonistas, me surpreendi e me afligi com o final. A escrita é muito gostosa, depois de algumas páginas você entende como funciona e pega o jeito. Enfim, uma obra. obrigada minha amiga claudia por me indicar seu livro favorito.

Consuelo 11/02/2024

Intenso
Acho que não tenho ainda o nível emocional, psicológico e intelectual necessário para apreciar essa leitura em sua plenitude. São tantos pontos abordados através da ótica da mulher (de diferentes mulheres): conflito de gerações, casamento, traumas profundos, religião, sexo? o envelhecimento foi o que mais me tocou. Sem falar no momento político-histórico da ditadura militar.
Gostei muito do estilo do texto, que alterna os tempos verbais, ora em terceira pessoa, ora em primeira, que também se alterna entre as três personagens centrais.

Ana Luisa 05/02/2024

A primeira vez que peguei pra ler, em 2022 (15 anos), achei tão desafiador que acabei abandonando. Ao final de 2023, com quase 17 anos, resolvi retomar e recomecei o livro.
O recurso do fluxo de consciência foi uma escolha muito inteligente se tratando do período de publicação (muitas censuras impostas pela ditadura militar brasileira), pois proporciona uma narrativa que exige algum esforço intelectual para não se perder nas primeiras páginas, e por isso, o órgão responsável por avaliar o romance não passou da leitura de suas primeiras 40 páginas, dessa forma, não chegando aos capítulos que relatam explicitamente as torturas a que eram submetidos os opositores do governo brasileiro, ou aos seus demais tópicos polêmicos, como aborto e uso de drogas.
Na minha opinião, o mais genial do fluxo de consciência que Lygia construiu é como ele funciona exatamente como o fluxo de pensamentos reais, não lineares e imagéticos. Cenários que aparecem como flashes durante o dia, memórias velhas ou aflições que ressurgem e desempenham um papel na sua personalidade. Lygia criou fluxos de pensamento tão realistas que parece difícil pensar que são apenas personagens ficcionais.

Até a pessoa mais aparentemente superficial tem uma história, uma mente própria, com pensamentos profundos e sonhos.

(Ana Turva seria facilmente uma modelo do heroin chic)