As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Mey 12/09/2023

“As Meninas” foi escrito por Lygia Fagundes Telles em 1973, durante o período da ditadura militar no Brasil. E mesmo em uma época de muita repressão e conservadorismo, a autora escreveu sobre temas polêmicos e conseguiu passar pela censura e até mesmo ganhar um Prêmio Jabuti.

O livro vai acompanhar três jovens estudantes universitárias que vivem em um pensionato de freiras. Mesmo com personalidades totalmente diferentes, elas têm uma forte amizade. Lorena, uma jovem de família rica, sofre de amor por um homem casado. Lia é militante e seu namorado é um preso político. Já Ana Clara sofre com o vício em drogas e acredita que o casamento com um burguês é a solução dos seus problemas.

Lygia escolheu o fluxo de consciência como forma de narrativa na sua história, mas não focou em apenas uma personagem, as três protagonistas se revezam. E para quem, tal como eu, tem dificuldades em lidar com essa técnica literária, vai ver que estar dentro de 3 cabeças diferentes, é um desafio ainda maior. Principalmente, porque os relatos de Ana Clara são caóticos e nublados pela droga. Não é fácil, mas a história é tão envolvente e bem construída, que eu consegui romper até mesmo este obstáculo e me ver totalmente rendida.

Como disse, a autora aborda temas polêmicos, como adultério, aborto, tortura, sexualidade e religião. É incrível pensar que em pleno anos 70 a autora trouxe personagens femininas questionando esses temas com tamanha liberdade. É um livro muito atual, daqueles que vão mexer com você, principalmente, se for uma mulher.

“As Meninas” é uma obra prima da literatura brasileira e um recorte real do que foi o período mais tenebroso da nossa história. E é importante ficar atento aos gatilhos, além da famosa cena de tortura, eu fui pega totalmente de surpresa com dois relatos de abuso, então fica o alerta. Mas recomendo fortemente a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/CwyMFfjOyBI/

Edilinda 24/08/2023

No enredo ambientado do livro "As meninas" na época da ditadura, a autora habilmente evita dar destaque à ditadura em si, provavelmente para não ofuscar o foco principal da história que são as vidas das três protagonistas. Através de comentários sutis e descrições das experiências da personagem Lia, a autora cria uma atmosfera que sugere a presença da ditadura sem torná-la o ponto central.
Certamente, as diferentes personalidades e experiências de Lia, Ana Clara e Lorena contribuem para manter o interesse dos leitores na trama. Cada uma dessas personagens únicas traz perspectivas e vivências diversas, enriquecendo a narrativa e possibilitando que os leitores se identifiquem ou se conectem com diferentes aspectos da história

Pedro Aires 20/08/2023

No começo gosto das personagens centrais: Lia, Ana Clara e Lorena. São três personalidades distintas com vivências que prendem a atenção. Mas no decorrer da trama nada de muito incrível acontece e comecei a ficar entediado. E pra piorar as três já estavam me irritando perto do fim. Ponto positivo é que a Lygia tocou em assuntos sensíveis para a sociedade daquela época, sexualidade e religião foram os mais presentes. E também política no regime militar.

joice.ferrarideoliveira 20/08/2023

Esse livro é um dos livros que mudou a química do meu cérebro... Uma história marcante e confusa... Personagens elaboradas e de psicológico sofisticado... Uma obra de arte que nos deixa com muitas reflexões e referências históricas... Nos transforma e coloca um espelho em nossa vida.
Lygia é mestre!!!

beatriz3550 20/08/2023

Que leitura gostosa
Minha análise:
lorena uma querida como pode ser tao releatable amei muito elaaa mt mt mt querida
lião tbm uma diva ana clara nao gostei mt n a parte dela foi o cão q mulher louca
lygia fagundes fiquei fascinada com a tua escrita foi uma montanha russa
o final me pegou mt foi mt do nada e pra q e o fimzinho deixou a desejar pq eu queria saber oq acontece depois!
enfim NÓS MENINAS

Gabi books 17/08/2023

Livro fenomenal, a escrita muito envolvente, a história se passa no período da ditadura militar, e a autora soube retratar muito bem a época. Aprendi muito com esse livro, compre há muitos anos atrás e nunca conseguia ler. Mas dessa vez com mais bagagem consegui desfrutar muito da obra. Já quero ler tudo que a autora escreveu.

cecii!! 13/08/2023

O Intimismo de Lygia
Certamente uma leitura que não estava esperando. A trama conta a história de três meninas, residentes de um pensionato de freiras, indo de encontro a um novo ciclo como universitárias. O enredo é pertubador, porém real. Três mulheres expostas à dramas cotidianos unidas nao só pela amizade que cultivaram, como tbm pelas "circunstâncias de serem filhas do mesmo lugar e do mesmo tempo" assim como disse Paulo Emilio sobre a primeira edição. Uma narração extremamente inteligente, fora do "mesmismo" de um narrador externo inalcançável, uma vez que a maneira como é descrita os fatos é através da perspectivas das personagens, trazendo marcas de imaginação e recordações. E é a partir dessa narrativa que conhecemos a imaginação e desejos de Lena, a destemor de Lia e os traumas e vícios de Ana Clara. Por mais que seja uma ficção, o enredo passa uma verossimilhança dos fatos e sem dúvida atemporalidade. Primeira vez que leio um romance de Telles e com certeza ganhou minha admiração.

Thami 08/08/2023

Mais um Lygia, mais um texto genial! Acho que esse foi meus favorito dos três romances (estou lendo em ordem cronológica de publicação) e só fica melhor! Esse foi o mais desafiador, pelo fluxo de consciência, pelo fatos de acompanharmos 3 meninas, mas por esse motivo tb mais incrível! Tantos temas! Maravilhoso!

aline.tozier 02/08/2023

Passagem favorita
Uma coisa que aprendi com ela: não bebo e posso escrever uma tese sobre alcoolismo e drogas. Nunca tive nenhum homem e sei com pormenores a arte e a desarte de amar.

Marcela 30/07/2023

Ug ug h vuvgghhu
Fchcyvyvuvuvubububbububububibibibibbibibvuvyvububbububububbuvuvuvvuvubvvvvvvvvvbbbvvvbbbbbbbbbvvvvvvvb

Vinícius Tyrone 25/07/2023

Obra prima da nossa literatura
Lygia Fagundes Telles se consagra como a melhor escritora brasileira. Ela é sensacional e sua obra é sensacional. Tocante e profundo, como tudo que Lygia já escreveu. Deve ser lido por todos brasileiros, a Lygia merece o amor e a admiração de todos os brasileiros.

rafaelle6 24/07/2023

Me perguntando como esse livro passou pela revisão do governo da época, pois aborda tantos temas que teriam sido vistos como revolta. Teria sido censurado na certa. livro rico em títulos como feminismo, abuso de drogas e política de oposição a atual da época. No livro acompanhamos a vida de três amigas, ambas completamente diferentes em todos os ramos da vida.

Os capítulos alternam sem avisos, ora em uma página uma está narrando e logo outra passa a narrar na mesma página, sem contar que teve momentos em que tivemos um narrador oculto. Por se tratar de um clássico, a leitura é um tanto densa, pode ser um pouco cansativa, para mim ao menos foi isso.

Recomendo pois se trata de um livro nacional brasileiro de um período tão obscuro da história do nosso país.

moreutzz 24/07/2023

As Meninas
Me dá um aperto no coração saber que seja o que for que eu colocar aqui, nunca vai chegar no mínimo do que sinto por esse livro.
Li ele pela primeira vez em 2019. Depois em 2021. E então em 2022 quando decidi iniciar meu Projeto de TCC sobre ele. Até então o título era provisório e nada era muito concreto - eu tinha apenas um livro, um Google docs e um sonho - mas quando esse ano começou e eu precisei me reestruturar e reler ele novamente, soube exatamente como conduzir. Foram noites pensando, grifando, me aprofundando no estilo de escrita de Lygia e na forma como cada uma das três eram representadas, e a cada passo que eu dava, eu me surpreendia ainda mais e me apaixonava ainda mais. Os passos que Lygia dá cada vez mais fundo para compreendermos Lorena, Ana Clara e Lia, construindo em sua volta um cenário social da Ditadura Militar, e denunciando de forma escondida por vezes tabus e situações que aconteciam, é de se admirar.
Não é uma leitura fácil, principalmente quando se trata dos capítulos de Lorena e Ana Clara com os fluxos de pensamento e as muuuuitas metáforas utilizadas por Ana como forma de revelar seus diversos traumas (que são até difíceis de ler), mas é uma leitura que vale a pena para a construção da literatura brasileira e feminista/feminina em seu geral.
E por fim, Lygia consegue fazer uma finalização que embora seja confusa e corrida, consegue ser libertadora de sua maneira.
Sou eternamente grata por esse livro e ele deveria ser mais apreciado, estudado e divulgado!

Cibelle15 23/07/2023

Situações ?cotidianas? contadas de maneira excepcional!
?As Meninas? é um livro que amei ler apesar de ter levado um mês inteiro. Me envolvi com cada uma das personagens mas senti uma afeição ainda maior pela Lorena. Até que? bom, não sei se devo acreditar em qualquer uma das coisas que ela contou e fiquei pensando se o ?namorante? realmente existia. Lia é intensa e sua luta é bonita de se ver. Já a Ana Clara não conquistou o meu amor, seja porque ela sempre estava em outro mundo ou porque era chata mesmo. Vai saber? Lygia Fagundes Telles é incrível e espero ler muitos outros livros dela!