As meninas

As meninas Lygia Fagundes Telles

Resenhas - As Meninas

Fe Casali 28/06/2023

Esse livro é lindo e alem de tudo fala sobre a amizade entre meninas. Por diversas vezes me senti no quarto de Lorena tomando seu chá. E sim, tu vai chorar lendo a historia de Ana Clara mais conhecida como Ana Turva, vai chorar com o sentimento de solidão de Lorena e tambem vai chorar com a luta de Lião.
No começo é um pouco dificil a leitura e precisei voltar por diversas vezes para saber de quem era o dialogo, mas depois o texto flui e literalmente "comi" o livro em dias. Lindo, delicado e denso ao mesmo tempo.

Lily 22/06/2023

Leitura escolar
Mais um dos livros que só li por conta da escola, porém esse livro me surpreendeu de uma maneira positiva. Apesar da linguagem usada nele ser diferente do que estou acostumada, foi uma leitura prazerosa. O plot do livro é inesperado e um pouco irritante, mas nem tudo é perfeito.

paristexas 17/06/2023

Lorena. Loreninha. Lena. Lorena Vaz Leme.
Loreninha. Lião. Ana Turva.
Lena. Lorena Vaz Leme.
Rosa. Lia de Melo Schultz.
Ana Deprimente. Ana Clara Conceição.
três meninas solitárias, apaixonadas e sonhadoras. tristes, com três histórias tristes pra contar. deram a sorte de cair nas mãos de Lygia Fagundes Telles, que soube dar voz aos pensamentos delas como ninguém conseguiria ter feito. a narrativa se alterna entre os fluxos de consciência das três, de modo que captura perfeitamente a personalidade de cada uma. Lorena, mais fantasiosa, delicada. Ana Clara, com a mente drogada, perdida. Lia, a mais organizada mentalmente, mas também perturbada. elas têm defeitos, desejos, angústias, sonhos e amarras como qualquer outra pessoa, mas que aqui foram colocados de uma forma que só uma Menina pós-adolescente consegue entender com o coração, além da mente. um livro tão bem construído, com personagens tão reais, que saí dele com a sensação de ter um pouquinho de cada uma dentro e fora de mim.
o mais admirável desse livro é a coragem de Lygia ao falar sobre temas como aborto, homossexualidade, religiosidade, infidelidade, expressão sexual feminina (virginidade, inclusive), vícios e principalmente política, descrevendo uma sessão de tortura em pleno 1973.

Luiz 14/06/2023

Ana Turva até o fim
Dedico o título desta resenha à Ana, uma das 3 meninas do livro de Lygia. Dedico porque ela se descola da narrativa, ao meu ver. Seu estilo de fluxo de consciência atrelado aos entorpecentes, sejam lá quais forem (inclusive podem nem ser drogas) me fazem acreditar que a complexidade dela aumentou de uma forma espetacular. Mas não só de Ana Turva o livro se vende pois a Loreninha aparece para complicar a narrativa. Seu fluxo de pensamento, já mais racional, também é complexo pois se apresenta em um embaralhamento organizado. Vezes imaginativo, vezes real, parece ser mais organizado do que os pensamentos de alguém drogadissimo. Porém, é confuso para qualquer cristão. Suas maneiras de se defender da vida são curiosas. Desde sua mania de limpeza até suas conjecturas mirabolantes sobre relacionamentos. E temos Lião. Não tenho muito a dizer sobre a personagem mais equilibrada do romance pois todas as reflexões são mais interessantes num primeiro contato com a personagem. Tudo o que ela faz no livro me passa a impressão de alguém real, vivo, adulto e ao mesmo tempo irreal, meio morto, infantil. Não quero extrapolar nas descrições, mas recomendo demais este livro que, sem dúvidas, já se tornou um dos melhores livros lidos em toda a minha vida!

Marcelinha 11/06/2023

Ultimo livro de vestibular????
As meninas foi uma surpresa! Comecei odiando e terminando adorando! Lygia Fagundes fez um trabalho fenomenal com as tres protagonistas e a maneira na qual escreveu esse livro, misturando fatos com fluxo de consciência o tempo todo
É incrível o quanto a narrativa que era mega confusa fica mais fácil de entender com o passar das paginas!
Lorena, Lião e Aninha tres protagonistas completamente diferentes e que fogem ate da nossa realidade atual mas que são MUITO bem construídas e bem desenvolvidas
Os capítulos da Ana me deixavam ate angustiada porque como ela e drogada e tem MUITO fluxo de consciência poucas coisas ali faziam sentido! Mas eu amava ler seus capítulos e infelizmente seu final me deixou decepcionada, ela não merecia esse final
Os capítulos da Lorena me irritavam e foi por isso que achei o livro muitas vezes repetitido, a relacao dela com sexo e com M.N tem hora que se torna cansativa de tão monotona! Achei a personagem chata e mimizenta
Lia, queria ter conhecido mais você, queria que você tivesse mais capitulos, entender mais do Miguel da luta pelas mulheres do sonho de ir a Argelia.. seus poucos capitulos fizeram com o que o livro conectasse com seu contexto histórico de uma maneira bem inteligente mas faltou mais coisa, faltou mais conexões e mais aprofundamento!

As meninas e um bom livro mas assim nunca acho ele um dos pilares da literatura nacional! A escrita da Lygia ou você ama ou odeia, eu comecei odiando e por me acostumar terminei gostando mas hora nenhuma digo que amei o livro

Ana Paula 08/06/2023

Narrado em fluxos de consciência, com aquele viés de suspense psicológico que tanto amo na escrita de Lygia Fagundes Telles. Tudo o que sabemos do que se passa na história, particular e coletiva, é através da perspectiva das três meninas, cada uma delas com características tão bem delineadas. O livro começa de forma muito inofensiva, o que deve ter ajudado a passar pela censura do AI-5, pois provavelmente não foi lido até o fim, mas trata de assuntos muito sensíveis e atuais. Logo percebemos que há muito mais acontecendo do que possa parecer na superfície.

Isabela.Celes 05/06/2023

As meninas
Lendo esse livro p fazer um vest, mas gostei. a literatura clássica do Brasil exige muita atenção para ler e ser compreendida em todos os detalhes, um livro bom e mesmo lendo ?por obrigação? tinha gora que a história estava tão interessante que não dava p para de ler, gostei bastante.

Thainá 31/05/2023

Amamos mulheres mentalmente instáveis
Li esse livro durante todo o mês de maio, comecei dia 1 e terminei na noite do dia 31. Muita correria, tava lutando pra não ter uma ressaca literária e no início não me sentia muito conectada com a história.
Não sei dizer quando eu comecei a gostar, quando fiquei encantada e apaixonadas pelas meninas, mas em um certo momento queria mais, mas queria ir devagar, quando dei por mim já estava me afogando na complexidade da história e das personagens. Me identifiquei com as três em vários momentos, e acho que muitas outras também irão, mas acho que não preciso expor isso aqui.
Eu senti vontade de reler esse livro antes mesmo de terminar, e eu sempre vou querer falar muito desse livro mas acho que não tenho palavras suficientes e pensamentos organizados o bastante.
Queria falar sobre essas três eternamente pra todos, cada coisa sobre a personalidade delas, sobre a história e a família, sobre cada detalhe, mas isso tá em todas as sinopses, não preciso botar aqui.
Valeu muito a pena, as obras brasileiras são magníficas e eu sou apaixonada por mulheres complicadas/complexas, o que a Lygia fez nesse livro foi um absurdo, tô sem palavras.

Victoria361 11/05/2023

Meninas de verdade
Contexto: três amigas extremamente diferentes, com vidas e opiniões diferentes. Jovens que vivem a vida dá sua maneira. E a partir disso, começam a traçar seus caminhos, sem ter noção do quanto a vida delas podem ser moldadas e impactar uma a outra.

Minha opinião: Inicialmente tive muitaaaaa dificuldade em entender o livro. A Lygia escreve de uma maneira única, com o narrador em primeira pessoa e às vezes em terceira, com a própria personagem falando e expondo seus pensamentos. Uma bagunça em formato de prosa, que ao longo da narrativa fui entendendo melhor e gostando bastante. Lorena, Lia e Ana Clara são super diferentes, mas a Ana Clara, diferentemente das outras, chama atenção pra sua vida e história trágica, ou seja, o leitor é capaz de compreender que a autora lida com a realidade, logo ela não sairá bem no final. As falas e lembranças narradas apontam pra um estupro, pra agressões verbais e físicas, além de psicóloga, que segue a Ana até no presente, com consequências extremamente tristes, como o uso contínuo das drogas e delírios constantes. Lia foi a personagem política na história, com falas sensatas e coragem sem fim. A investigação sobre a ditadura - sendo o livro publicado nesse período - foi brilhante, mas não me cativou tanto assim. A Lorena e o caso com o homem casado, a fortuna e reputação em ser a amiga rica não anulou os sofrimentos dela. Toda a história em si é bem interessante, é particular e única, como a história das amigas. O final com a morte da Ana e todo o plano em abandonar a amiga sozinha demonstra uma realidade tão triste e realista nas amizades atuais, mas um jeito diferente de cuidar, de preservar uma imagem da amiga. É triste e realista. Eu me senti em uma história real a maior parte do tempo.

Minha frase favorita: "— Vocês me parecem tão sem mistério, tão descobertas, chego a pensar que sei tudo a respeito de cada uma e de repente me assusto quando descubro que me enganei, que sei pouquíssima coisa. Quase nada. " (As Meninas, pág. 130).

Paty Gazza 08/05/2023

Grandona sem medo
Em plena ditadura militar Lygia escreve um romance que não só se passa nesse período, mas também expõe, por meio de um panfleto nas mãos de uma das personagens, os horrores aos quais os torturados foram submetidos. Não tem como não admirar ?
No mais, o livro é uma aula de escrita. Ele pode ser um pouco confuso no começo (eu definitivamente precisei de um tempo para entrar na história), pois, além de ser fluxo de consciência, o ponto de vista vai alternando entre as três meninas sem aviso, mas depois que a leitura engata é uma delícia e um privilégio testemunhar o uso que Lygia faz das palavras.
E o final!!! ???

Rebb.Rocha 07/05/2023

Como diria Drummond, "Não procuro Lygia: encontro-a dentro do meu coração." <3 <3 <3 <3
“Que sabe a flor da raiz? Os poetas pressentem mas não estão certos.”

"A raiz está fechada na custódia de ouro coberta com um pano dourado. A
chave é a verdade, só peço verdade e dou verdade em troca. É um preço alto?
Pelo visto, altíssimo. Quem é que se interessa? Todos me olham tão simpáticos,
me fazem um agradinho na cabeça e vão correndo comprar ingresso no Trem-
Fantasma com seus túneis de papelão pintado e viajantes de matéria plástica. O
trem corre por paisagens de flores e cascatas artificiais, só farsa nos efeitos do
jogo de espelhos."

"Felicidade é isso é se preparar calculando tudo ponto por ponto. Depois jogar no lixo as muletas todas. Boa essa palavra. Estruturar."

último romance da lygia já quero reler

AnaA29 06/05/2023

?Mas não quero resposta, quero ficar só. Gosto muito das pessoas mas essa necessidade voraz que às vezes me vem de me libertar de todos. Enriqueço na solidão: fico inteligente, graciosa e não esta feia ressentida que me olha do fundo do espelho. Ouço duzentas e noventa e nove vezes o mesmo disco, lembro poesias, dou piruetas, sonho, invento, abro todos os portões e quando vejo a alegria está instalada em mim.?

Stasi 28/04/2023

Cada um com seu gosto, mas indignado com quem desgostou
Não é um livro sobre trama, plot twist, teorias mirabolantes. É um livro (uma aula) sobre construção de personagem. Fluxo de consciência que nos aproxima de cada uma dessas meninas, temas pesados tratados com leveza, me vi gargalhando em diversos momentos. O final não poderia ser outro.

"Hoje em dia ja saturamos de histórias assim" pois leia com a cabeça da época e perceba como lygia foi disruptiva!