A Condessa Sangrenta Alejandra Pizarnik

Resenhas - A Condessa Sangrenta

Gabrielle 23/08/2022

Comecei a ler pensando ser uma coisa e achei outra. A inicio pensei ser uma biografia da Erzsébet Bathory que ficou conhecida como "A Condessa Sangrenta", mas os autores se perderam um pouco. O texto do livro tem um ar poético que mescla o horror e a loucura dos atos verídicos da Condessa, no entanto para alguém que nao conhece sobre sua história e seus crimes é um livro confuso, pois é muito superficial. Nao e um livro de começo, meio e fim. E um livro de meio e fim, apenas.
As ilustrações fazem do livro algo muito bonito (e assustador), mas o texto, infelizmente deixou a desejar.

@jana450 28/03/2020

Indico pra quem não se impressiona
É bem pesado com detalhes macabros. Muita crueldade!

Nat 11/06/2020

Nem bom,nem ruim...
Me senti desconfortável em vários momentos da leitura, a mulher era um monstro,digna de um filme Hollywoodiano...

Vilamarc 10/04/2020

Sadismo e loucura
Texto curto e profundo de uma das maiores escritoras argentinas retratando uma personagem macabra da idade média profunda, a condessa de Csejthe - Erzsébet Báthory que historicamente teria assassinado com crueldade e tortura, cerca de 610 mulheres jovens.
Essa edição da Tordesilhas brinda o leitor com imagens que acompanham o texto enxuto e milimétrico dessa prosa que com certeza encanta enquanto choca.

Eduarda.Bianco 19/09/2021

Condessa Sangrenta
Esperava mais da história, achei que falaria mais da vida da condessa, mas foi bem escasso nesse sentido. Gostei das imagens, ilustrações sombrias, mas muito bem feitas.

Kelly.Mura 30/09/2020

Mediano
Confesso que esperava mais desse livro, já que a história da Condessa Erzébet Báthory é surpreendente, haja vista que ela viveu entre o século XVI e XVII. A história de uma mulher sádica e muito cruel. Esperava uma historia mais destrinchada sobre ela.

Débora Renata 28/01/2021

Uma Condessa Macabra
Para quem quer saber um pouco mais das perturbações e crueldades da Condessa Bathory, esse livro conta e mostra um pouco do que acontecia por trás das muralhas do castelo de Erzsébet Báthory.
Texto rápido e ilustrações incríveis.
Super recomendo.

Ire 15/02/2016

total decepção
Quando li a sinopse do livre achei que seria ótimo, mas me enganei totalmente apesar do livro ter ótimas ilustrações.
A história poderia ter sido muito mais explorada.
Não recomendo.

Fernandinha 17/08/2020

Este livro mostra os limites extremos de horror contando a chocante história da condessa húngara "Erzsébet Báthory", que praticou crimes hediondos com mais de 600 jovens mulheres em seu castelo.
allcalina 17/08/2020minha estante
parece ótimo!

Fernandinha 17/08/2020minha estante
recomendo

Maria 14/09/2022

Tortura
Não espere ler esse livro para saber da biografia da Condessa. É explorado mais as torturas e o que ela fazia para humilhar suas vítimas. É bom para ter uma visão mais ampla da crueldade dela com uma visão mais poética, se é que possível.
O que me incomodou foi os poemas em francês em que não há tradução.

Blog MDL 30/05/2015

Erzsébth Báthory, esse é o nome húngaro da mítica (e temida) condessa que espalhou uma onda de terror nas mulheres da sua época. Sua história é conhecida por muitos, já que sua herança de sangue lhe concedeu acunhas como "A Condessa Drácula". No entanto, diferente do lorde empalador, Báthory tinha um desejo compulsivo por sangue e a ânsia de permanecer jovem e bela pelo máximo de tempo que pudesse.

Com um instinto cruel, ela ficou famosa por seu métodos de tortura que iam desde amarrar suas jovens vítimas a postes e colocar mel sobre elas a fim de que insetos de todo o tipo as torturasse lentamente até colocá-las nuas no lado de fora do castelo em pleno inverno enquanto algum criado jogava água gelada sobre elas. Enfatizo, o gênero feminino porque Báthory possuía uma predileção por jovens mulheres virgens. Alguns se perguntam se isso revela a sua orientação sexual, já outros, acreditam que a sua preferência está relacionada apenas aos rituais que ela acreditava ser de beleza.

Sua obsessão pela beleza e juventude é retratado de forma muito lírica pela autora Alejandra Pizarnik, já que com descrições precisas, ela insere pouco a pouco os leitores no universo macabro de Báthory e nos faz questionar a respeito da sanidade da condessa (que adorava tomar banhos de sangue). Sua escrita associada as ilustrações de Santiago Caruso, tornam a experiência de leitura única, pois ambos parecem estar sincronizados de modo perfeito.

Por o livro ser curto, a autora não descreve com muita profundidade as situações nem situa o leitor a respeito da figura de Erzsébth Báthory. No entanto, acredito que essa característica é mais relativa a estrutura do próprio texto de Pizarnik, do que uma falha da autora. Ademais, o livro é uma ótima opção para ver um pouco de ficção na nebulosa vida da condessa, que se torna ainda mais palpável com essa amostra extraordinária do talento do ilustrador Caruso.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/05/resenha-condessa-sangrenta-por.html

Bruna 11/09/2023

A Condessa Sangrenta
Escrita magnífica... gostaria de ler mais dessa autora.
Quanto a história: tudo realmente muito macabro e tenebroso... difícil acreditar que realmente aconteceu e que existem pessoas tão perversas.

Helen288 11/08/2021

No início achava que era uma biografia da condessa seria mais profundada do que realmente foi, pois é um livro bem raso nesse termo e pelo menos metade do livro era sobre os modos de tortura que a condessa fazia e não sobre a vida dela em si como filhos, marido, familiares e a vida dela em si, e é horripilante saber os modos de tortura dela e se parar para pensar como as moças que foram suas vítimas morreram que chega a dar vontade de vomitar

Juh 16/05/2020

A Condessa Sangrenta
Gostei bastante do livro, é bem curtinho e objetivo, mas gostaria muito que contasse uma pouco mais sobre a vida dela (porém entendo que o foco do livro eram os crimes cometidos pela Condessa e não sua história). As ilustrações são muito bem feitas e transmitem bem a tortura e medo. É uma leitura bem interessante para aqueles que, assim como eu, gostam do assunto.