O Diário de Frida Kahlo

Frida Kahlo

Resenhas - O Diário de Frida Kahlo

MCRA 22/02/2024

Excelente.
Compreendes tudo. A união definitiva. Sofres gozas amas raivas beijas ris. Nascemos para o mesmo. Querer descobrir e amar o descoberto. oculto. Com a dor de sempre perder. És belo. tua beleza te dou. Suave em tua enorme tristeza. Amargura simples. Armas contra tudo o que não te liberta. Revolta contra tudo que te acorrenta. Te amas. Deseja-me como centro. Eu como tu. Não conseguirei mais que a maravilhosa lembrança de que que passaste pela minha vida deixando jóias que não recolherei, senão quando tiveres ido. Não existe distância. Existe tempo. Ouve-me. acaricia-me com o que buscou e com o que encontrou. Vou para ti e para mim. Como toda canção já vista.

O diário de Frida Kahlo ficou mantido em segredo por cerca de 40 anos no México, e trata de seu amor por Diego Rivera, pela liberdade, pela vida e pelo povo mexicano, além de reflexões sobre sua arte e sua vivência como pessoa com deficência. Relançado em fevereiro de 2024 pela José Olympio, a edição possui capa dura, projeto gráfico impecável e textos da historiadora da arte Karen Cordero Reiman e do doutor em Letras Eduardo Casar. Uma preciosidade!

TainA.Alexandra 02/12/2022

Que livro!!! Admito que não conhecia muita coisa sobre a história de Frida Kahlo, porém amei ler o diário dela, as imagens, os textos, a devoção que ela tinha por Diego Rivera que beirava quase a uma obsessão. Enfim incrível o livro!!!

Luciana 26/10/2022

Brilhante!!
Sou suspeita pra falar da minha deusa Frida, a mulher ainda consegue ser genial apesar de tantas dificuldades que a rodeiam. Amei cada pedacinho desse livro, ver minha musa brincando de canetinhas, foi o auge. Obrigada Frida por ser tão guerreira, e me inspirar tanto à pintar em meio as dificuldades.

yomariavitoria 23/07/2022

?Espero alegremente a saída - e espero - nunca mais voltar?
Que Frida era intensa já sabíamos, mas o ler um diário que a mesma escreveu, fica claro o quanto. E enquanto lia, eu poderia ver, e sentir, um pouco do que a mesma sentia.
Frida Kahlo marcante. marchante e avante. Eu a amo.

Julia Oneda 05/04/2022

Essa edição é uma edição feita para colecionadores. O livro é uma reimpressão do diário real da Frida, onde ela escreve poemas, trechos singulares e expressa seus sentimentos através da arte. É possível se conectar com seu sentimento de angústia, de amor incondicional (dela por Diego - o nome dele aparece com frequência). Em alguns poucos trechos ela narra coisas que aconteceram na vida dela, mas o diário é fortemente uma expressão sentimental. Para quem quer conhecer a história dela à fundo, indico buscar por uma biografia mesmo. Para quem já conhece e é fã, vai amar essa edição!

?Voamos para buscar refúgio na irracionalidade, no mágico, no anormal, por medo da extraordinária beleza do certo.?

@jaquepoesia 26/01/2022

Basicamente o livro é um "xerox" do diário original onde Frida desenhava, escrevia sobre seus anseios, Diego Rivera entre outras coisas.
Nas primeiras páginas temos uma introdução feita por #fredericomorais , e então começa o que de fato é o diário da pintora.
Após o fim do diário temos as traduções de seus textos com as respectivas páginas e por último uma narrativa dos principais fatos da vida da autora em ordem cronológica.

Quem diria que as manchas vivem e ajudam a viver? Tinta, sangue, cheiro. Não sei que tinta usar, qual delas gostaria de deixar desse modo o seu vestígio. –Frida Kahlo

Soninha 02/12/2021

Muita admiração por essa mulher.
"Esperando com a angústia guardada, a coluna partida, e o imenso olhar, sem caminhar, pelo grande caminho. Movendo minha vida enclausurada em aço."
Frida Kahlo sofreu muito durante toda a sua breve vida. Sofreu um acidente, foi submetida a 22 cirurgias, sofreu uma amputação, enfrentou várias traições de seu grande e único amor, Diego Rivera. Sua pintura foi a válvula de escape para minimizar parte do sofrimento de uma mulher forte, decidida e acima de tudo, dona de si. Viveu, amou e sofreu de forma intensa.

Yan 07/07/2021

Esse livro é maravilhoso
Pontos bons~
.........................................................
Eu começei a ler esse livro a pouco tempo, eu achei isso simplismente maravilhoso. Recomendo para todos! Contém algumas pinturas, que tem violência, atos sexuais, e abusos de substâncias. Não recomendo para, menores de 18 anos, talvez possa ser pesado, ou perturbador para o público mais novo, na minha opinião, não é para menores de 18 anos.

Larissa Guimarães 19/01/2021minha estante
Estou doida pra ler este livro mas não o acho para comprar nem em PDF! Alguma indicação de onde encontra-lo? ?

Camila.Schvanz 24/01/2021minha estante
Eu queria ele a muito tempo, acabei comprando pela Amazon. Mas em PDF não sei onde encontrar . Ele é realmente muito lindo e intenso.

Desi 24/07/2020

Uma mulher extraordinária
Se precisasse descrever o livro em uma palavra, seria magnífico; a obra, intensa.
Desde o prefácio fica claro que este diário não tinha o intuito de seguir para uma publicação, e é justamente isto que permite o contato de maneira mais crua do leitor com Frida. Há nele visões, negações, explosões - a intimidade de Frida entregue a nós. E a sensação de leitura é a que nos tornamos íntimos dela, e até em certo nível intrusos em seu ser.
Porém, tal visão mais íntima de Frida Kahlo é o que não permite a comercialização de sua imagem e obras, a mitificação da mulher.
Frida era mulher, situada em seu tempo e espaço, e portanto inserida em sua cultura, com sua leitura de mundo.
Trata-se de um livro que estará sempre em leitura, pois voltarei a ele de quando em quando, como um querido amigo.
Larissa Guimarães 19/01/2021minha estante

Desi 29/01/2021minha estante
eu comprei na Martins Fontes que tem aqui na cidade... dá uma olhada no site deles, pode ser que tenha ;)

Dávila 11/05/2020

Básico, perfeito.
Primeira coisa, o projeto gráfico lindo que valoriza o diário e os desenhos da grande Frida.
Os textos originais fac-similados e traduzidos tudo com Informações precisas.
É necessário falar dos desenhos do diário que são maravilhosos?
Chama atenção também a escrita automática de alguns textos tão caros ao surrealismo.
Através do diário temos ainda um recorte precioso da sua relação com o muralista Diego Rivera e flashes importantes da história do México.
Somos eternamente Frida!

Bricio Cruz 31/01/2019

Frida
Frida Kahlo , uma artista, uma pintora com um curto tempo de carreira, mas que conseguiu deixar seu nome do hall da fama, com uma vida sofrida , mas que soube transformar esse sofrimento em arte, da qual suas quase 100 obras são focadas. Em O DIÁRIO DE FRIDA KAHLO - UM AUTORRETRATO ÍNTIMO, nós realmente invadimos sua intimidade pessoal e profissional. Logo de início nos damos de cara com uma curta biografia de Frida e logo em seguida nós "transgredimos num toque voyeurismo", como diz Sara M. Lowe, seu, literalmente, diário, entre textos e pinturas, uma verdadeira obra de arte.
O diário, lógico, esta em sua língua nativa, mas não tem porque se preocupar. Logo após se deliciar com as páginas de sua intimidade, você pode acompanhar a tradução de seus textos.
Em resumo, ao meu ver, O DIARIO DE FRIDA KAHLO - UM AUTORRETRATO ÍNTIMO, nada mais é que um livro de artes, um livro para colecionador.

Adriana Scarpin 12/01/2018

Lendo este diário pude entender porque alguns são relutantes em aceitar Kahlo como ícone feminista, o caso é que a relação dela com Diego Rivera beirava à patologia, quer dizer, o tipo de paixão que ela sentia e demonstrava por Diego são comuns em garotas de 20 anos e aqui ela estava por volta dos 40 e soa como uma dependência emocional particularmente doentia partindo de uma mulher adulta.
Por outro lado, tirando essa questão desconcertante, ela ainda é um ícone feminista por sua resiliência perante tantas intempéries da ordem física e emocional, e a partir de todo esse sofrimento ela soube transformá-lo em arte, esta imensamente bem representada neste diário que teve toda sua magnitude editorial preservada nessa linda edição brasileira.

Caroline Redlich 06/02/2017

comovente
Você provavelmente já deve ter ouvido falar dela, passado por algum de seus poemas célebres, visto seu rosto estampado em camisetas, xícaras e posters. A melhor parte é ser surpreendido por sua monosombrancelha quando buscam seu nome para saciar a curiosidade. Quem é esta grande mulher? A resenha de hoje é sobre um dos meus xodós, uma edição especial para lá de impactante de uma das mais importantes pintoras mexicanas do século XX.

O livro apresentado hoje está mais para uma grande reunião de sentimentos e arte do que uma bibliografia. Na verdade, ele não é em nada uma bibliografia e por isto, ao descrever para vocês o que encontrarão nele, darei uma palhinha sobre sua vida e arte.

A obra de hoje é comovente e te levará aos mais íntimos dos sentimentos vividos por Frida em seus últimos dez anos de vida. Um livro para ser sentido em detalhes e contemplado em suas cores.

site: http://immagine.blog.br/wordpress/a-mi-las-alas-me-sobram/