Os Trabalhadores do Mar

Os Trabalhadores do Mar Victor Hugo

Resenhas - Os Trabalhadores do Mar

Daniel 09/04/2024

Victor Hugo tem uma escrita tão detalhista que pode ser cansativa e difícil, mas a persistência vale a pena, pois a história ganha uma profundidade exorbitante!

aissa6 04/03/2024

AINDA BEM QUE VICTOR HUGO JÁ MORREU OU EU MATAVA ELE OU ME MATAVA NA FRENTE DELE

nossa lá pra metade do livro ele se torna arrastado demais, as descrições de ventos e do mar me deixou confusa e com preguiça, mas felizmente consegui desbravar esse monstro e que surpresa tive no fim.

por ser uma review quase seria irei me poupar de usar palavras indecentes para descrever o ódio que to sentindo pela deruchette. Impossível não sentir empatia pelo nosso homem gilliatt e não ficar triste por ele, em um momento eu não via a hora de acabar a história e no outro já estava chorando, que final doloroso e real.
graazifarias 22/03/2024minha estante
Por quanto você comprou essa edição?

graazifarias 22/03/2024minha estante
Tô vendo se vale a pena o valor ofertado por um sebo aqui

aissa6 26/03/2024minha estante
não comprei amiga, li em ebook, mas é lindíssima essa edição

Joana D'Arc 01/03/2024

Aos homens de boa têmpora arruina-se a fortuna não a coragem
Como lidamos com os desafios, cansaços e fraquezas diárias para que, apesar de tudo, cumpramos nosso dever?

Esse livro ao narrar sobre os trabalhadores do mar nos abre uma janela para melhor refletirmos sobre o trabalho humano. O que dominamos e o que foge do nosso controle?

Tais perguntas ecoam nos meus pensamentos após essa leitura que gostei bastante. Porém, achei a primeira parte cansativa, me vi tentada a pular algumas páginas, entretando valeu a pena persistir, o desfecho me supreendeu e me entristeceu um pouco. No mais, me motivou a querer ler outras obras do autor.

stcarvalho0102 24/02/2024

Olha..
Se você tiver paciência, conseguirá ter uma leitura muita boa. Quase desisto do livro, mas, sabia que Victor Hugo não iria decepcionar. Com um final surpreendente, é um livro para poucos.

Cesar.Aguiar 30/12/2023

Livro maravilhoso. O homem contra a natureza todavia em constante interação com ela.
Emoção que dura por tempos.

hylle 20/12/2023

Lindo, triste, dramático, chato, admirável
Bom, talvez o título não seja bem nessa ordem, mas fazer o que... Realmente pensei que o dia de fazer essa resenha nunca chegaria, mas os dias de glória vieram! (uma pena que nem pra todos).

A primeira coisa que preciso dizer, é que se você, assim como eu, leu "Os miseráveis" e veio pra esse livro esperando encontrar algo do mesmo nível, eu sinto te dizer o seguinte: impossível, cara. supera. Infelizmente, acho que começar pela obra prima de um autor te dá essas decepções. Coloquei sim muitas expectativas nesse livro, e isso pode ter estragado um pouco a minha experiência. Mas o fato é que o Victor ainda é o Victor. Você ainda vai ter personagens incríveis, capítulos lindos e muitas digressões (talvez ele só tenha perdido a mão nessa última).

Como eu comecei odiando o livro pra depois ter os meus refrescos, é justo eu começar metendo o pau também, né? O foco desse livro é a natureza (a sinopse fala uns negócios bonitos sobre sociedade e religião, mas eu realmente não lembro), e eu tenho até vergonha de admitir isso, mas achei de uma bobeira tremenda isso. Não que eu ache a natureza uma bobeira, longe de mim, mas me deixem explicar: achei muito dramático, gente. Realmente, o autor consegue escrever bonito sobre quase tudo, mas 20 páginas falando sobre o vento? sobre um polvo? sobre uma tempestade? desculpem, eu ri. Acho que isso é uma coisa bem pessoal, mas não acho a natureza uma coisa tão sentimental quanto o Victor passa nesse livro não. Tem uma frase que eu até achei bem cômico ter sido colocada pelo autor: "Toda a natureza devora ou é devorada. As presas mastigam-se umas às outras. Entretanto os sábios que também são filósofos, e por consequência benévolos para a criação, acham ou acreditam achar a explicação disto". E é exatamente isso que ele faz. Se ele acreditar achar a explicação ou se só acredita muito que não há uma explicação, ele escreve. Escreve bastaante sobre.

Mas, fora essa enrolação (que, repito, as vezes consegue ter um tom poético muito bonito) a história desse livro é maneiríssima! E melhor que a história, é o personagem principal, Gilliat. Depois desse livro, minha opinião de que Victor Hugo é um dos melhores autores do quesito "criar personagens com um caráter impecável" só se fortaleceu, porque caramba! Que personagem incrível é esse nosso Gilliat. Acompanhar ele dá um gostinho ímpar pra história. Fora os outros personagens, que também são bem marcantes (se marcam ódio ou amor em você, aí depende bastante). Fora que quando você menos espera, o livro te surpreende (não, não é um tédio total, eu juro!)

E eu não poderia deixar de comentar o final, né. Por mais cansativa que possa ser essa leitura, eu digo que vale a pena! Vale a pena acompanhar essa aventura. Que final sensacional. Claro que ele te dá muitas outras emoções, mas eu prefiro ser vaga aqui. O desfecho me pegou muito de surpresa, e confesso que eu estava decidida a dar 3 estrelas pra essa leitura, mas, depois de ter essa experiência que foi o final (é uma experiência), tive que mudar meu veredito. Uma coisa que eu posso afirmar que é uma habilidade que o Victor mantém tanto em "Os miseráveis" quanto aqui, é fazer umas cenas visualmente lindas. Sim, você vai precisar se esforçar pra visualizar, mas a recompensa é incomparável. Que cenas lindas esse livro tem. Que cenas linda de morrer! rsrs

Aline 21/10/2023

Mais um livro muito bonito do titio Victor Hugo
Só quem tem uma certa experiência com o autor vai gostar desse livro logo no começo... Tem digressão? Tem... Muitas... Tem dialeto de marinheiro? Tem... Tem descrição de tudo? Tem! Mas também tem mocinho e bandido e uma jovem para se apaixonar.... Gostei

thexanny 30/09/2023

Os trabalhadores do mar
Com medo de parecer superficial, pensei seriamente se devia falar as minha opiniões sobre esse maravilhoso livro.
Concordo com muitos que dizem que o livro é lento e que tem muitas e longas descrições, pois de fato tem. Porém, não posso concordar com a inutilidade dessas descrições. Algumas pessoa pularam partes assim, justo, cada um segue a leitura como preferir. Apesar dessa vontade não tive a coragem.

De longe não entendi nem metade do que o autor pretendia mostrar, mas conseguir ter uma ideia e admirar, mesmo pela barreira que, infelizmente, eu não conseguir quebrar só com a primeira leitura. Aliás, esse livro sem dúvidas será relido e espero que compreendido também.

Uma questão que talvez tenha me prejudicado foi não ter lido na "ordem". Quem leu o prefácio vai entender. Enfim, eu não sei se isso tem alguma alteração na leitura, talvez esse não tenha sido o melhor para começar em termos de facilidade. Eu teria que ler mais alguma coisa do autor para ter certeza.

Por enquanto o que posso dizer é: não foi uma leitura fácil, em muitos sentidos, mas é uma leitura que vale a pena. O jeito de escrita do Victor Hugo é magnífica e a construção de personagens e cenários e algo importantíssimo que ele faz muito bem.

Darei nota só porque o Skoob pede pra fazer resenhas, mas sem dúvidas não me acho no direito de avaliar esse livro.

"A felicidade e o desespero não constituem os mesmos ambientes respiráveis; desesperados, assistimos à vida dos outros de muito longe; quase ignoramos a presença deles; perdemos o sentimento da nossa própria existência; podemos estar ali em carne e osso, não nos sentimos mais reais; somos, para nós mesmos, apenas um sonho."
Jumpin J. Flash 20/12/2023minha estante
Tudo bem? Nessa futura releitura, para que você tenha mais elementos para compreender melhor a história, sugiro essa minha nova tradução com 501 notas explicativas: https://clubedeautores.com.br/livro/os-trabalhadores-do-mar-3

Luana 10/09/2023

Gostei
O livro de Contos do Victor Hugo,teaz diversos pontos de vista sobre o trabalho e a visão dos trabalhadores.

MateusReis 26/07/2023

GILLIATT
Uma leitura boa, porém, é triste saber que GILLIATT, não teve um final feliz, ele é um personagem, esmo, solitário e triste, ajudou Déruchette, a se casar com Ebenézer, seu amado. GILLIATT, era apaixonado e ela não correspondeu a esse amor, ele ajudou ela até o fim, vendo os 2 partir, ele ficou vendo-os acima da colina, e lá estava ele.

"Tudo terminara. Só restava o mar"

dontartaruga 23/07/2023

Foi uma leitura MUITO lenta, o autor as vezes focava um capítulo inteiro em descrever coisas. Não vou mentir que da metade pro final isso já tava me enchendo o saco e eu pulei descrições inúteis que eu n ia entender nem se lesse mil vezes. Tirando essa falta, de resto a escrita foi ótima, explorou os personagens, deu personalidades intrínsecas e construiu uma narração cativante.
Particularmente me apaixonei por Gilliat, o jeito único e que se joga de peito aberto. Conseguiu ser perfeito e apaixonado até o final.
Enfim, eu diria que é mais uma história de aventura (mesmo que parada e reticente) e reviravoltas do que um romance. Conta muito sobre marinheiros e é praticamente centrado nisso.

rdszimiani 08/06/2023

Sentimentos mistos
Se você estiver lendo a versão da Cosac Naify, que vem na caixinha azul, talvez sinta uma certa estranheza com a leitura.

A editora optou pelos textos que Machado de Assis traduziu logo após serem publicados na França, que destoam muito do que nos acostumamos a considerar ?estilo de Hugo?com as traduções mais recentes.

Sobre a história em si, penso que fica alguns degraus abaixo de Os Miseráveis e Notre Dame. O autor se alonga em algumas digressões, muitas das quais parecem ter envelhecido mal.

Diferentemente de outras obras, a trama é focada no meio ambiente das Ilhas Normandas e em seu entorno. Na maioria das vezes, os personagens humanos são meros coadjuvantes. São eles que servem ao cenário, e não o oposto. Seus desígnios são tão inconstantes quanto os da própria natureza marítima.

Em suma, a obra é uma especie de retrato do local de exílio de Hugo, uma contemplação da natureza e uma reverência a ela.
graazifarias 22/03/2024minha estante
Por quanto você comprou essa edição? Tô vendo se vale a pena o valor ofertado por um sebo aqui.

Georgeton.Leal 03/06/2023

A fúria do mar versus a intrepidez humana
Ambientado na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, esse romance conta a história de Gilliatt, um homem simples e dotado de muitas habilidades, mas que acaba ganhando uma fama agourenta no povoado local. Ele vive sozinho numa velha casa que era conhecida por ser "mal-assombrada", o que só vem a piorar a repulsa que a população tem contra ele.
Mesmo em seu isolamento, Gilliatt acaba se apaixonando por uma jovem chamada Déruchette e para provar seu amor, ele decide enfrentar uma ferrenha luta contra a selvageria do mar e seus perigos. A partir daí, vemos como a determinação e resiliência de Gilliatt estão à altura de um herói modelo capaz de enfrentar as mais duras provações. Seu sofrimento se transforma em combustível para superar os duros obstáculos da sua difícil missão de resgate ao motor da embarcação Durande, desafio este que irá testá-lo até suas últimas forças.
Em suma, esse é o grande foco da história, mas outro ponto que fica bastante evidente em todo livro é a celebração à natureza da ilha de Guernsey, que o autor enaltece mediante incontáveis descrições. A propósito, uma coisa que eu já havia percebido em "Os Miseráveis" se repete aqui: Victor Hugo chega a ser prolixo em vários momentos, mas aproveita as digressões para explorar ao máximo as características dos cenários e sua parte histórica. Dessa forma, demorou um pouco até que a trama se desenrolasse e finalmente conseguisse prender minha atenção.
Confesso que em termos de empatia e identificação com os personagens não consegui me conectar com Déruchette e o cura Ebenezer. Achei que lhes faltou mais desenvolvimento e ainda que as justificativas a favor deles fossem críveis, o autor poderia tê-los explorado bem melhor. Já com Gilliatt, existe um aprofundamento significativo, até porque ele é o protagonista do romance, mas isso não impediria que houvesse um pouco mais de foco nos outros personagens também.
No final de tudo, mesmo que eu tenha ficado inconformado com o desfecho, não posso negar que essa história mostra o quão é importante ter força de vontade e coragem para enfrentar os problemas da vida, ainda que nem sempre tenhamos sucesso em tudo aquilo que desejamos. O ideal de uma realização não se limita apenas à conquista da vitória, mas na capacidade de resistir firmemente durante a jornada.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/06/a-furia-do-mar-versus-intrepidez-humana.html