O Corcunda de Notre-Dame

O Corcunda de Notre-Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Silvane 11/04/2024

Um dos livros mais interessante que já li, um banho conhecime e cultura.
Mas também uma história trágica e inacreditável. O quanto a obsessão pode levar alguém a loucura e simplesmente estagnar uma vida alegre e cheia de sonhos.
Neste retrato da Paris do século XV, Victor Hugo como sempre traz muitas situações adversas, abuso de poder, humilhação e súplica. Em dois capítulos ele deixa bem claro o seu gosto pela a arquitetura gótica e os bens e males da chegada da imprensa.

Rebecca.Lucena 11/04/2024

Este livro é extraordinário, leiam Victor Hugo! O senso de humor desse homem é sensacional. Deixo apenas um trecho, que por si só é maravilhoso, para convencê-los de ler esse livro:

"Para os que sabem que Quasímodo existiu, Notre-Dame está hoje deserta, inanimada, morta. Sente-se que alguma coisa desapareceu. Esse corpo imenso está vazio; é um esqueleto; o espírito o abandonou, vemos seu lugar, só isso. É como um crânio em que ainda há buracos para os olhos, mas não há mais olhar".

amandafffdo 01/04/2024

Que surpresa boa foi ter adquirido um exemplar desse livro sem planejamento e sem expectativas.

O personagem que dá nome ao livro acaba sendo coadjuvante em uma narrativa audaciosa, construída a partir do final da idade média, pautada em críticas à Igreja, sociedade, regime monárquico e população. Victor Hugo é bem objetivo nas descrições, datas e ambientes, e quase sempre cria um suspense antes de os revelar. Uma Notre Dame emblemática nos é apresentada.

A leitura é envolvente a partir do momento que você entra na história e esquece o "Corcunda da Disney" que conhecemos. Dito isso, não lembro de ter odiado tanto um personagem como Arcediago, sendo ele absolutamente dissimulado e perverso. Tal sentimento despertado fez com que eu não quisesse largar o livro, apesar da escrita ser cansativa em alguns momentos. A narrativa, dividida em livros, assemelha-se a um quebra-cabeça muito bem arquitetado.

Embora tenha sido uma experiência demorada, sigo ansiosa para o próximo Victor Hugo.

"É que o amor é como uma árvore; rebenta por si próprio, crava profundamente as raízes em todo o nosso ser e continua muitas vezes a verdejar sobre um coração em ruínas."

CinMeireles 31/03/2024

Em O Corcunda de Notre Dame, o personagem principal é a própria cidade de Paris: com o título original, muito mais apropriado, de Notre Dame de Paris, 1482, a obra é uma ode à arquitetura da Paris medieval, além de um manifesto de Victor Hugo sobre a importância da preservação dos edifícios históricos e uma crítica ao estilo arquitetônico moderno.

Diversos personagens giram ao redor da cidade e da catedral, com suas histórias se cruzando e se misturando ao local, cada um deles servindo como estudo dos habitantes da Paris de 1482 - e, consequentemente, da Paris de todas as épocas. Com uma narrativa bem-humorada e sarcástica, Victor Hugo faz um estudo profundo das nobrezas e vícios da natureza humana.

Entre os personagens de Victor Hugo, não há bons e maus, culpados e inocentes: todos os personagens são profundamente humanos, com todas as nuances que isso implica. As vítimas de um momento se tornam os algozes de outro, e se, em outras obras, a pureza e a inocência são virtudes, aqui elas são o instrumento da ruína. Não há perdão para aqueles que não são capazes de entender o mundo e se adaptar a ele.

As descrições arquitetônicas são riquíssimas e, mesmo para aqueles que não gostam de obras descritivas, é impossível não admirar a forma como o autor constrói a cidade em suas páginas. Igualmente deslumbrante são as profundas reflexões sobre a importância da arquitetura como forma de preservação não só da história, como do próprio pensamento social de uma época, canalizado e tornado sólido pelo artista - o arquiteto - que a projetou.

O Corcunda de Notre Dame é uma obra ao mesmo tempo densa e leve, profunda e deliciosa de se ler. Seus personagens são capazes de provocar fortes emoções no leitor, que ora os ama, ora os odeia; e é impossível finalizar a leitura sem ser impactado pela escrita de Victor Hugo.

site: https://www.instagram.com/p/C5KQv7LrkuL

Camila TQR 31/03/2024

Como a Disney faz tudo ficar bonitinho, sendo que na verdade é uma história terrível.
Vemos o egoísmo, o machismo, a crueldade da sociedade para o que é diferente, e pior de tudo é que ao ler um livro que contém uma história do século 19 (1831), vemos que poucas coisas mudaram, pois o mundo não está preparado para ser gentil!

Marcelle 28/03/2024

Recomendo a leitura por ser um clássico, mas confesso que peguei ranço de absolutamente todos os personagens - menos da cabra Djali, porque, diferentemente dos demais, ela não escancara as falhas e vícios da natureza humana.

O enredo é complexo e dramático, e a leitura deixa de fluir em alguns trechos, mas é certamente uma experiência indispensável para qualquer amante de literatura.

Viny 23/03/2024

Huguinho did it again
é gatas não tem oq dizer é o melhor autor da história MESMO esse victor hugo. tudo no livro é incrível, as descrições, a narrativa, o final. tem os victor huguismos de parar a obra pra falar de história e arquitetura do nada, MAS É POR ISSO QUE EU AMO ESSE HOMEM. mt mais acessível q os miseráveis, literatura mais direta e menor, por isso quem quer começar por esse vai com tudo

Israel 22/03/2024

Da desilusão a admiração
Inicialmente, ao mergulhar nas páginas de "O Corcunda de Notre Dame", confesso que não me cativou de imediato. O ritmo inicial da narrativa parecia arrastado e eu lutava para encontrar conexão com os personagens e o enredo. Contudo, à medida que avançava para a segunda metade do livro, algo mágico aconteceu. Victor Hugo desvendou camadas mais profundas da história, revelando nuances emocionais e conflitos complexos que me prenderam intensamente. A riqueza dos detalhes da Paris medieval, a tragédia de Quasímodo e a paixão proibida entre Esmeralda e o Capitão Phoebus se entrelaçaram de maneira magnífica. Fui fisgado pelo drama e pela intensidade das emoções retratadas. Ao finalizar a última página, fiquei surpreendido com a profundidade da obra e com a capacidade do autor de capturar a essência humana. "O Corcunda de Notre Dame" se transformou não apenas em uma leitura gratificante, mas em uma das melhores experiências literárias que já tive.

Giovana Khalil 14/03/2024

Belo, mas difícil.
O livro tem tudo que um clássico deve possuir: mensagens bonitas, revolucionario, críticas sociais, e reflexões que podem trazer longos pensamentos e conclusões.
Porém, caso você que esteja lendo essa resenha seja um leitor recente ou alguém que ainda está desenvolvendo o gosto por leitura, eu não recomendaria a leitura desse livro no momento. Victor Hugo é bem descritivo, dedicando até mesmo três capitulos inteiros apenas no foco da estrutura das ambientações - ele descreve um capitulo inteiro apenas pra mostrar a paisagem de Notre Dame! Um livro extremamente "arquitetônico", de fato.

Em questões narrativas, não tenho nada a reclamar. O livro é trágico, curioso e com algumas reviravoltas muito interessantes.
Recomendo, porém ao meu ver, deve se ter um pouco de bagagem com leitura para que não ocorra um abandono de uma boa história.

Jussara 12/03/2024

A trama não é ruim, gostei bastante do Quasimodo, é uma criatura amargurada q só conheceu ódio q ele espelha.
Gringoire ao menos é divertido, Esmeralda é muito ingênua e se apaixonou por um escroto, Phoebus só ama a si mesmo, Frollo é sombrio assim como seu amor por Esmeralda.

Korvus 10/03/2024

Uma Paris de Injustiças e Tragédias
Estabelecer uma comparação entre esta obra e a adaptação da Disney é como comparar uma mistura de salina e sangue com pães de mel. As diferenças são evidentes do início ao fim, tanto em relação à progressão do tempo quanto aos papéis dos personagens. Não se trata de uma Paris mágica repleta de fugas cômicas, trata-se de um abismo de crimes, tortura e tentativas de estupro. De homens de caráter fraco que vivem pela corrupção à mulheres silenciadas pelos caprichos da época.

A ilusão amorosa é capaz de matar o coração antes que o corpo pereça, palavras de manipulação enfraquecem a mente sonhadora sem que a própria portadora perceba. Esta é uma história onde o mal e a angústia pisoteiam os ideais de honra e esperança numa caminhada contínua e absurda. Não há magia, não há risadas bem intencionadas, não há beleza que não se corrompa, apenas prevalece a crueldade, o egoísmo e a obsessão. O único destino, no mínimo razoável, foi o do pobre e desafortunado poeta.

stcarvalho0102 07/03/2024

Já é o quarto livro que leio do escritor Victor Hugo. Em todos, o final me surpreendeu. Mas, confesso: Ele faz muuuuuitas descrições, ao meu ver, desnecessárias. Contudo, quando ele passa para a narrativa, o livro flui.
Ju_allencar 07/03/2024minha estante
Descrições intermináveis...