O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Tay 11/10/2023

Confesso: eu já tentei ler este livro ano passado, mas abandonei. Fiz isso porque simplesmente não conseguia focar na história, ter algum interesse pelo que acontecia, e tal situação foi presente agora nesta segunda leitura. Entretanto, minha vontade de finalizar era maior que meu desinteresse e por isso insisti e terminei. Foram cerca de dois meses de leitura. E tenho alguns comentários a fazer (não assisti o filme da Disney):

- O Corcunda de Notre Dame é um livro sobre um local. O foco não são propriamente as pessoas, mas sim as narrativas de suas vidas que ocorrem dentro e ao redor dessa igreja gótica gigantesca, infestada de simbolismo cultural francês. Por conta disso, várias e várias páginas são dedicadas a descrição desse ambiente e isso, para alguém que não curte descrições extremas de paisagens e afins, é muito cansativo. Você se sente cansado, exausto, e a vontade de pular as páginas é grande.
- Justamente por conta do tópico anterior, é difícil se preocupar totalmente com os personagens da história. Qual é, eles são secundários ali. Se preocupar com suas vidas é 0 importante, tanto que o desfecho do livro pouco me tocou. Na verdade, eu esperava por isso. Não existe muitas camadas em nenhum deles, exceto por um, que foi mais ou menos, na verdade: Claude Frollo. Existem esboços de profundidade em sua história (seu fervor por punição, sua ambição por alquimia, não acreditar na medicina, e como suas ações são totalmente egoístas - tal qual um ser humano de verdade. Na real, o corcunda é 0 trabalhado no livro. Assim como Esmeralda, que se limita em boa parte do tempo a ser apenas uma mulher bonita, perseguida por Frollo - que é o que mais se aproxima minimamente de um personagem principal.
- Acredito fielmente no talento de Victor Hugo, em como ele foi e é importante para a literatura no geral. Quero muito ler Os Miseráveis, mas este aqui não rolou pra mim. No geral, minha experiência não foi das melhores, mas isso não me impede de reconhecer o talento narrativo do autor, que consegue descrever até mesmo o ponto que o sol bate nas estruturas de Notre Dame com algo poético.

Lady.Tisz 28/09/2023

Só sofrimento e desgraça
Eu adoro os livros e a escrita do Victor Hugo, ele sempre faz críticas que podem ser vistas até hoje e faz questão de ligar todas as histórias e personagens em algo só, no fim.

Demorei muito para ler esse livro, mas não porque ele é entediante. Muito pelo contrário, ele cativa desde o início. A história critica diversos problemas da França da época, e relata o país como algo "horrendo"; inclusive a Notre Dame, que é o palco principal da narrativa, simboliza o pensamento de Hugo, pois naquela época não era dada tanta importância aos monumentos franceses.

Outro ponto essencial é a personagem padre, que acaba desenvolvendo uma paixão pela Esmeralda e como ela nega seus sentimentos, ele faz de sua vida um verdadeiro inferno. Victor retrata muito bem o preconceito e a xenofobia na época, representados pelo Quasimodo e a própria Esmeralda.

Livro muito bem desenvolvido, de extrema relevância até os dias de hoje e importante para quem for fazer vestibular (recomendo leitura).

Por fim, a história que mais me emocionou foi a da senhora do sapatinho.

(Aliás, quantos problemas Esmeralda teve que enfrentar só por ser bonita??)

Braguinha 10/09/2023

As aparências enganam
Não se podia esperar menos do autor de “Os Miseráveis”. Mais uma obra-prima, grandiosa, comovente, pungente, tocante, onde as aparências enganam e o povo se deixa enganar, como sempre. Um chamado à reflexão.

psraissafreire 07/09/2023minha estante
tô doidinha para ler esse!

Bia 04/09/2023

Que livro, meus amigos!

A forma como Victor Hugo entende a natureza humana e usa isso para criar uma história magnânima é de arrepiar! Enredo, personagens, ambientação: todos os detalhes que transformam esse em um dos maiores livros da literatura!

Ana Luísa 01/09/2023

Nunca mais vou conseguir ver o filme da Disney
Se vc quer encontrar a animação da Disney nas páginas de Victor Hugo, já deixo o aviso para não abrir o livro.
É claro que é possível identificar de onde saíram as cenas do filme, mas o narrativa não é a mesma.
Hugo é um mestre e a história vai te prender em diversos pontos. Entretanto, a descrição excessiva de Paris ocupam dezenas de páginas além do necessário e nada acrescentam a narrativa.
Passando essa fase difícil, esse é um livro que merece ser lido e apreciado

Raiane166 25/08/2023

Uau, simplesmente incrível
Prometeu nada, entregou tudo. Eu não esperava uma história tão rica como essa, sinceramente achei que seria como na animação da Disney. Mas não!! É muito melhor. Li os últimos capítulos sofrendo mais angústia que as personagens hahaha Enfim, eu super recomendo. É uma história realmente envolvente, interessante e bem escrita.

Kiara | @livrosdakiara 24/08/2023

Que história. Inesquecível
Gostei da escrita, do que aconteceu, e achei interessantíssimo saber um pouco sobre aquela época, tão diferente da nossa realidade de hoje em dia. Confesso que as vezes a leitura fluiu bem e outras foi mais devagar por conta da escrita, e não tinha tempo o suficiente pra dedicar a ele, precisa de uma leitura mais atenta. Mas vale super a pena pra quem curte clássicos.

Bell 22/08/2023

Um ode a Notre Dame
É perceptível que Vitor Hugo pesquisou muito sobre o tempo em que a história se passa, não deixou faltar nenhum detalhe. As vestimentas, nomes, cargos, o dia a dia, gírias, está tudo lá.

Junto com isso, temos também descrições arquitetônicas que parecem infinitas, ainda mais para alguém que entende pouco do assunto (o que é o meu caso). Imagino que para um arquiteto ou engenheiro a experiência de ler essas descrições seja bem menos confusa.

Quanto à trama, não tenho nenhuma crítica negativa. Adorei cada minuto, ao mesmo tempo em que passei raiva. O final, meu Deus... Bom, não vou dar spoilers de nada. Apenas recomendo fortemente a leitura.

Maju 06/08/2023

Assim,?
O Corcunda de Notre-Dame me trouxe raiva e revolta de alguns personagens como o Dom
Claude, e um pouco de tristeza.
O final me deixou bem decepcionada, esperava mais; Não deixou claro para mim o propósito do Dom Claude, etc.
Achei de mediano para ruim.

Araujo 06/08/2023

Triste
O inicio foi muito dificil, cheio de arquitetura e pessoas que nao conseguia decorar quem eram. La pelos 40% a leitura embala e se torna muito gostosa.

Gabriela Carolina 30/07/2023

Que leitura difícil, não estava preparada para a densidade desse livro! Já li alguns clássicos, mas esse com certeza foi o mais difícil, demorei muito mais tempo do que eu previa nessa leitura e infelizmente não sei se eu gostei. O final mesmo, fiquei até sem reação e decepcionada.