O corcunda de Notre-Dame

O corcunda de Notre-Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

Gabrielli 07/04/2023

Sublime fatalidade
É difícil falar de um livro de Victor Hugo sem mencionar a expressão obra-prima. Cada detalhe que parece insignificante tem um porquê, cada descrição me envolve completamente na história. A fatalidade que envolve o Corcunda, Esmeralda e Frollo se encerra de um jeito perfeito para o objetivo da obra, e a fatalidade que envolve Notre-Dame (e as obras arquitetônicas históricas, de forma geral) continua ecoando até hoje. Sensacional!

@apilhadathay 03/04/2023

Clássico
Em uma Paris medieval - séc XV - , a jovem Esmeralda, uma cigana, baila e encanta pessoas diante da catedral de Notre Dame. Ela é uma das personagensque marcam essa obra: o arquidiácono Claude Frollo, o capitão Phoebus, a velha Gudule e o tão famoso corcunda da literatura: Quasímodo, o sineiro da catedral. Dotado de uma narrativa inesquecível, O CORCUNDA DE NOTRE DAME - outrora chamado NOTRE DAME DE PARIS - traz a capital francesa e todo o charme de seus espaços apaixonantes. Um clássico, mas não perfeito.

LI a obra pela primeira vez na adolescência. Uma versão para jovens leitores, despojada de todas as digressões e focada no conflito central, como a Ática costumava lançar. E a Scipione - eu sou desse tempo -. Hoje, relendo depois de 20 anos, não posso deixar de comentar que - com toda a minha bagagem política, social e cultural, a leitura foi um tremendo baque, muito diferente da primeira experiência. É uma narrativa com uma sequência de eventos trágicos, pessoas se perdendo e se encontrando e se perdendo de novo; aqui e ali, revoltante, triste, repugnante, nas ações de algumas personagens. O melhor e o pior da espécie humana podemos conferir nesta obra de Hugo, um dos maiores humanistas de todos os tempos - um cara capaz de ver o sofrimento humano e falar dele da forma mais poética possível.

O final da obra é fantástico, de cortar, aquecer e, ao mesmo tempo, enregelar o coração, quando pensamos que alguém é capaz de tudo para não lidar com a maldade humana - que parece não ter fim. O que houve com Esmeralda e Quasímodo nos alerta para a crueldade da grande hipocrisia dos seres ditos "humanos" e deixa a lição de como devemos abrir os olhos para evitar certas armadilhas do mundo ao nosso redor e de seus terríveis sedutores.

Comparando com OS MISERÁVEIS, considero que O CORCUNDA me fez apegar menos aos personagens, pois a experiência do romance maior de Victor Hugo não é apenas uma leitura, é uma transformação de vida através daquelas personagens históricas, eternas. Apesar disso, Quasímodo ficará sempre no meu coração - assim como a vontade de cuidar dele pra sempre.

site: www.instagram.com/apilhadathay
Gilmar 04/04/2023minha estante
quero muitooo

Vanessa Vieira 28/06/2023minha estante
Quero muito ler!

Céos 01/04/2023

Notre-Dame de Paris ??
Sempre gostei muito do Filme da Disney O Corcunda de Notre-Dame, um dos meus favoritos, mas não estava preparado pra tanta tristeza e ódio em um livro só hahahaha.

Só não dei 5 estrelas por que o desenrolar da História é muito demorado, mas tirando isso tudo certo.

Triste, Melancólico, Dramático , Sombrio, Literatura Gótica, né?
Um dos pontos que mais gostei no livro ao todo é que por ser tão descritivo ele chega ser intenso, então cada sentimento demonstrado pelos personagens a gente consegue sentir e absorver, então a gente lê: ??????

Mesmo o Quasímodo não sendo apresentado como personagem principal isso acaba sendo bom para o personagem, pois a gente lê sem parar até aparecer ele , então o personagem acaba tendo um brilho especial, Eu amo Ele, o Único personagem que boto a mão no fogo pra ser bem sincero o restante,gente é cada Vacilo...

Corcunda,zarolho,manco ,surdo tratado como Animal, um monstro, mas com certeza um dos personagens mais sensíveis e bondosos.

- "Miséria! É só o que conta, ser bonito for fora!"

~Quasímodo

Eduardo 30/03/2023

Um livro completo
Um livro completo, com coisas para todos os gostos. É verdade que a leitura é meio arrastada no início, mas logo você se acostuma com as exuberantes e detalhadas descrições de Vitor Hugo e com os personagens realistas e cativantes da obra.

Há momentos engraçados, trágicos, reflexivos, enfim, acredito que qualquer que seja o gosto do leitor, é possível tirar algo da obra. Super recomendo para qualquer um.

Kecia.Viana 28/03/2023

O Corcunda de NotreDame. Livro 20
Pegue o livro sabendo bem quais são as características do romantismo e a época que ele foi escrito.

Se mesmo assim você gostar da proposta... Leia!

Eu gostei muito. Gosto da escrita e das digressões do Victor Hugo.

Esmeralda pra mim foi a melhor personagem... Boba, ingênua... Mas me entregou tudo que o romantismo pede.

Mesmo já esperando um final triste ? (pq é o romantismo)... Eu ainda fui lá no fundo do poço de tanta tristeza.

tabatatucat 24/03/2023

Realmente impresionante a história dessa obra de Victor Hugo. Para quem vai com a impressão de que seja igual ao filme, na verdade, é completamente diferente. Acaba sendo mais um retrato de Paris no final da Idade Média do que uma história que gira em torno de Quasímodo. Mesmo assim, vale muito à pena a leitura.
Júliafofah 24/03/2023minha estante
Parece que ele realmente gostava de retratar a França em seus livros, não é?

Lanny 24/03/2023

Como assim????
Não esperava esse final. Nunca assisti a versão Disney dessa história e nunca li nenhum resumo, então não fazia ideia do que se tratava a história além do fato de ter um corcunda e uma cigana e que envolvia a igreja de Notre Dame de Paris, então tudo foi uma surpresa pra mim.

Surpresas boas e surpresas ruins. Uma história intricada e cheia de reviravoltas. Reviravoltas que causam revoltas e, às vezes, nos deixam com nojo de certas instituições religiosas e atos hipócritas de seus membros.

Estava confiante que tudo daria certo no final e quebrei a cara. Pelo menos o padreco se ferrou. ?

Marcos606 22/03/2023

A catedral
Três figuras trágicas e solitárias: Claude Frollo, arqui diácono de Notre Dame, Esmeralda, uma cigana encantadora, e Quasimodo, um sineiro desfigurado e filho adotivo de Frollo.

1482, o odiado Quasimodo, um 'monstro', é coroado rei dos tolos em uma celebração estridente, entra Esmeralda, uma cigana dançante e tens o cenário preparado para a dissolução da inocência. Claude Frollo, fica obcecado pela luxúria em sua alma e realiza muitos esquemas chocantes e brutais para forçar a reciprocidade de Esmeralda. Enquanto isso, Esmeralda se entrega ao capitão Phoebus, um playboy sem coração. O enredo bastante melodramático entrelaça outros temas, como um tratado sobre a cultura como um todo e, surpreendentemente para os leitores modernos, a evolução e importância da arquitetura.

Hugo começou a elaborar este romance icônico como um exame da arquitetura gótica, que ele estava convencido de ser o ápice de um estilo que demonstrava a verdadeira verve criativa da humanidade e, no momento da escrita, estava caindo no esquecimento e sendo substituído pelo que ele via como modificações inferiores.

JanaAna90 12/03/2023

O descortinar da verdade
Começo dizendo que, para quem nunca leu o Corcunda, esse não é um livro infantil, a Disney me enganou quanto a isso e pode ter te enganado também; é um livro para adultos, denso, forte e que mexe com nossas convicções, preconceitos.
Um livro ambientado na idade média e como tal nos traz alguns dos horrores e belezas vividos nesse período.
Todo o livro descreve uma Paris, que para mim foi totalmente estranha, mágica, trágica, medonha, enfim vários sentimentos contraditórios despertados.
A história, e isso foi uma surpresa, não fala somente sobre Quasímodo(O Corcunda de Notre Dame), conta a história de Esmeralda (A Bela), de Gringoire (um escritor, filosofo, poeta, arruinado), de Claude Frollo (esse odiei desde o inicio), Phoebus (outro que tive raiva, cara fútil e imbecil) e tantos outros que têm suas histórias entrelaçadas com o grande herói Quasímodo.
Neste livro Victor Hugo no inicio nos conta a história de forma bem humorada e divertida, acredito para nos levar ao céu, do riso, da graça e da diversão. Porém, como a vida não é só feita de riso, v tem também as desgraças e essa vem com toda força e fúria, nos tira o chão, nos faz odiar a humanidade, nos faz repensar sobre nossa própria humanidade.
É a partir de Paris que o autor nos lembra de acontecimentos da Idade Média que mancharam a história da humanidade do qual temos que nos lembrar e nos envergonhar, como julgamentos armados e mentirosos contra mulheres, o quanto a justiça está mais comprometida em acusar do que descobrir a verdade, a pena de morte, o descaso com as vidas e a negação de direitos iguais e humanitários; em alguns momentos me lamentei ainda estamos vivendo assim, só que com uma outra roupagem.
O que Victor Hugo faz aqui nesse livro é fantástico e surpreendente, tem as divagações desnecessárias, tem (para mim), mas não diminui a grandiosidade dessa obra, que é um clássico maravilhoso.
Não poderia deixar de comentar o quanto a humanidade com seus preconceitos pode destruir a vida de uma pessoa e mudar completamente de uma alma pura e linda em uma alma agressiva, solitária e doente. Em pensar que a rejeição do diferente ainda perdura até nossos dias é cruel. Só lendo para entender a dimensão do que digo.
O final é algo tão forte, emocionante e contado de uma forma que me senti fazendo parte da história como testemunha presente nos locais em que os fatos estavam acontecendo. E a medida que os fatos foram se desenrolando no final, ficava eu aqui gritando milhões de NÃO, como se tudo aquilo fosse demais pra pessoa e pra mim ler aquilo tudo. Porque a história parecia surreal e tão real que me desnorteava.
Victor Hugo, destruiu minha imagem do Corcunda de Notre Dame e substituiu por um Quasímodo, Esmeralda, Claude, Gringoire, Phoebus, Gudule que ficaram eternizados em meu coração como favorito e que buscarei revisitar algum dia.

Marcone989 02/03/2023

Trágico, tocante e inesquecível.
Vitor Hugo exprime aqui seu amor por Paris, com extremo detalhamento ele descorre sobre os monumentos, as vielas, as casas e as pessoas. Os personagens aqui são tangíveis, humanos, com defeitos, inocentes. Criamos uma ligação com todos, mesmo os mais sombrios, entendemos seus caminhos tortuosos, mas em alguns casos não os perdoamos, seus destinos são dramáticos, e o clímax da conclusão é uma mistura de sentimentos que nos faz devorar o livro vorazmente. Um grande clássico com certeza que deve ser ovacionado e lido muitas e muitas vezes. As construções são testemunhas da tragédia, a catedral o palco do espetáculo dramático de Vitor Hugo.

Alee M. 26/02/2023

Disney, sua versão é muito fofa
Comecei a ler esse clássico esperando um livro arrastado, mas estava enganada. A história é fluida e prende o leitor, com exceção é claro das páginas e mais páginas extremamente descritivas onde o autor resolve descrever Paris e a Igreja de Notredame. Victor Hugo era claramente apaixonado por aquele lugar. Eu adoro turistar e conhecer histórias de lugares, mas até pra mim foi cansativo, são muitos detalhes arquitetônicos! Mas falando do enredo em si, a história fala mais de Notredame como um todo do que só do corcunda, ao contrário do que o que o título indica ele não é o único protagonista da história. Já a Paris do século XV é cruel, e por vezes, mesmo sabendo que é uma ficção, eu fiquei indignada de imaginar que existiu uma época assim.

Vale lembrar que o livro é muiito diferente do clássico da Disney, é claro que eles mudaram tudo e definitivamente não é nada feliz.

Daniela742 23/02/2023

Três corações masculinos feitos diferentemente
"Numa outra manhã, descobriu, quando acordou, também sobre a janela, dois vasos cheios de flores. Um era de cristal, muito bonito mas rachado. Deixara escapar a água com que o tinham enchido, e as flores que continha estavam murchas.
O Outro era um pode de barro, grosseiro e vulgar, mas conservara toda a água e as flores frescas."

ferbrito__ 22/02/2023

Uma leitura sensacional com um final trágico, mas muito envolvente. Muito bom! Recomendo demais a leitura!
@apilhadathay 22/02/2023minha estante
Não tô conseguindo postar minha resenha :-(