Ética

Benedito de Espinosa

Resenhas - Ética

Joanna de Paoli 09/11/2018

Manual do Bom Viver
Como leitora comum e ignorante na arte filosófica, precisei de muitas fontes de apoio, principalmente, no início. Após captar a essência de sua escrita fiquei maravilhada com o texto e me questiono quais são os motivos desse filósofo não ser mais divulgado. Ainda mais ao ser considerado por muitos como pai da filosofia moderna. Também foi base de estudos de grandes pensadores, mas raramente foi reconhecido.

Lucas 22/07/2017

Um dos maiores livros da história da filosofia com uma excelente tradução.
Spinoza certamente é um dos grandes nomes da história da filosofia. Em sua Ética, demonstra uma perspectiva imanente de Deus, distinta de toda formação teológica tradicional. Faz uma explanação densa sobre os afetos, bem como sobre suas influências no ser humano, ora aumentando, ora diminuindo a potência de agir do homem. Expõe, ainda, categoricamente sua perspectiva sobre a evolução do conhecimento humano. Divide-os em três gêneros, passando pela fase em que o ser apenas detém um conhecimento inadequado sobre coisas (quando teria apenas uma mera opinião sobre um objeto, sem conseguir efetivamente realizar uma análise desse), posteriormente para um conhecimento adequado (racional), o qual poderia (por esforço intelectual) culminar em um conhecimento intuitivo, no qual o homem se daria conta da eternidade da mente. Um livro indispensável para os amantes da filosofia.

Lucas 01/01/2017

Para leitores lentos
Busquei a obra de Spinoza baseado nas inúmeras citações que aparecem nos livros de Nietzsche. Percebe-se na obra um pensamento de transição entre a visão cristã de Deus , o ateísmo e a base do pensamento que culminou na visão desconstrutiva presente em obras como O anticristo e Aurora. O livro deve ser lido com lentidão e tempo para a análise profunda.(mas garanto que vale a pena)

lizsantos 17/08/2013

Ler com calma
Muito bom, mas deve ser lido com calma... os comentários ajudam.

"O que não pode ser concebido por meio de uma outra coisa deve ser concebido por si mesmo"
Caroline Silva 30/08/2016minha estante
undefined

Paulo 14/07/2012

Filosofia
Livro maravilho, Baruch de Spinoza mostra a sua visão do mundo e Deus, através de um pensamento ético, demosntrando assim que a razão/emoção convergem juntas,proporcionando o equilibrio e a harmonia tão almejada.

Amélia 10/07/2011

Texto denso e complexo. Difícilmente alguém argumente como Spinoza. Abandonei não por achar o livro ruim, mas porque seria necessário tempo exclusivo para a leitura. Espero ter oportunidade de continuar a ler.