Quando a Noite Cai

Resenhas - Quando a Noite Cai

Cláudia 15/07/2011

"Quando a noite cai.
O hoje já é passado.
Soprados da colina escura mais próxima para minha porta.
Chegam 3 flocos,
depois 4,
E depois muito mais -"
Edna St. Vicent Millay

Eu gosto muito da forma da Kay Jamison de escrever, comprei esse livro depois de ler a auto-biografia dela, virei fã - pois ela realmente escreve sobre o que ela sabe e vive.

"Lâminas machucam;
Rios são úmidos;
Ácidos mancham;
E drogas dão cãibra.
Armas de fogo são ilegais;
Cordas arrebentam;
Gás fede;
Você bem que poderia viver."

Nessa obra além de colocar os fatos sobre essse assunto, que é tão guardado e escondido na sociedade, ela faz a ligação entre suicídido e as muitas doenças mentais que são vistas com tanto tabu pelas pessoas. O livro é muito informativo, apresenta o perfil do suicida, por faixa etária, estilo de vida, etc. Os métodos mais (ou menos) utilizados; histórias de grandes artistas/personalidades/pessoas de outros meios que escolheram esse caminho (se é que se pode chamar de escolha); e também é bem focado naquelas pessoas que perderam alguém assim, os que foram deixados "vivos".

"... Ninguém precisaria qritar para si mesmo até adormecer sozinho."

Recomendo para quem tem interesse nos assuntos: suícidio, doenças mentais, psicologia, psiquiatria,...

Carla 16/01/2010minha estante
Um dos meus favoritos.

Carla 19/03/2009

Chocante
O trabalho de pesquisa e as histórias apresentadas deixam qualquer um preocupados e com razão o suicidio é um ato extremo e só procurado quando nada mais tem sentido, a autora tenta mostrar que esse sentimento surge das mais variadas motivações.

Cláudia 04/02/2010minha estante
Eu adorei esse livro, means alot to me