Náufragos, Traficantes e Degredados

Resenhas - Náufragos, Traficantes e Degredados

1 | 2 | 3 | 4

Tadeu.Santos 27/12/2021

Ótima leitura
Para quem ama história do Brasil e o paralelo com o que acontecia na Europa, esta é a obra a ser lida.

Eduardo Bueno conseguiu trazer um apanhado de informações historiográficas, dignas de um Best seller. Recomendo a leitura.

Tiarajú 08/12/2021

Um período obscuro da história do Brasil
Este ótimo livro do Peninha traz detalhes das primeiras décadas de colonização portuguesa no Brasil, da descoberta da prata em Potosi e das tentativas de chegar lá pelo rio da Prata. Conta como muitos náufragos e desertores se deram bem explorando os nativos e mesmo escravizando-os no Brasil. Ótima continuação da série Brasilis.

Antonio.Junior 21/10/2021

Mais um pouco da história do recém nascido Brasil.
O livro narra as primeiras viagens dos europeus ao novo continente e o início da exploração do Rio da Prata.

Marcelo 15/10/2021

Este é o segundo livro de uma coleção sobre a história do Brasil e apresenta as primeiras expedições ao Brasil, seus personagens e perfis, a relação entre "descobridores" e povos indígenas, as intenções por trás destas primeiras expedições e as primeiras grandes aventuras por estas terras. O livro abrange um período do descobrimento até 1550, no máximo, com foco maior nos primeiros 35 anos de Brasil. Ótimo livro, básico e de leitura fácil.

Marcos 23/09/2021

Como ludos e espanhóis buscaram a montanha de prata
Para além do descobrimento, veio a exploração do novo continente. Além de pau Brasil, escravos se tiravam aos montes. Mas, quando os indígenas começaram a relatar sobre uma montanha de prata, a cobiça é ainda maior. Ser massacrado por tribos antropofágicas não chegou nem perto de assustar os exploradores. Seja pelo rio da prata ou pelo caminho de Peabiru, os exploradores chegavam a brigar pela chance de chegar a riqueza do rei branco. Novamente, um leitura muito boa com diversas informações sobre as primeiras explorações da América do Sul assim como sobre seus Náufragos, Traficantes e Degredados.

FabianoRS 08/06/2021

Fantástico
leitura rápida e muito fácil, bom para quem quer descobrir mais sobre a história do nosso país

Luisa.Arielly 11/03/2021

Finalizei essa leitura e estou prestes a terminar o terceiro livro da coleção Brasilis, incrível como não sabemos 1/3 do descobrimento e as aventuras do Brasil.

Pedro Henrique 25/02/2021

Curioso, enigmático e incrível!
Esse livro eu já estava querendo ler há muito tempo desde que vi o vídeo do Peninha sobre o "Peabiru". E ele me surpreendeu bastante, admito que o início do livro é um pouco arrastado quando se fala dos navegadores espanhóis. Porém, após isso ele é muito bom e termina com as melhores histórias sobre João Ramalho, o bacharel de Cananeia, Aleixo Garcia e a trilha do Peabiru.

Vitor_oFurtado 30/12/2020

Necessário como continuação
Acredito q se compararmos este título com o "A viagem do descobrimento", ambos parte da coleção Brasilis, este acabou me deixando menos engajado.
São historias otimas e importantes para entendermos muito da dinâmica pós Cabral da nossa história. Contudo, senti q o livro me perdeu um pouco depois da metade. Senti q muitos personagens foram apresentados (e não considero q isso esteja errado) e isto acabou me deixando levemente mais perdido do q no inicio. Exige um tempinho pra entender que as ligações de tantas personalidades.

Em resumo, um livro q se mantem na estante para ser lido mais vezes, além de servir de consulta, como imagino q seja toda a coleção.

Gi Gutierrez 26/12/2020

Resgate da história do Brasil
Em "Náufragos, traficantes e degredados", Eduardo Bueno no leva ao período menos documentado da história do país: da chegada dos portugueses em 1500 até a decisão da coroa portuguesa entre, outras coisas, colonizar o Brasil a partir de 1530. Esse 30 anos são retratados aqui, uma tentativa de resgatar a memória e a trajetória de centenas de homens que, até hoje, estão a margem da história oficial.

Reccanello 06/12/2020

Uma viagem por nossa história!
Por intermédio de uma bem sucedida tentativa de reconstrução da trajetória pessoal de algumas figuras misteriosas, mas fundamentais na colonização do Brasil e na construção de sua história, o livro nos conta sobre as décadas de 1500 a 1531 de nosso país, muitas vezes esquecidas e deixadas de lado por nossa historiografia oficial. Logo após sua "descoberta" pela expedição de Pedro Álvares Cabral em 1500 (leia o livro e você verá que a coisa não é bem assim), o Brasil se viu recheado das mais impressionantes personagens (os náufragos, traficantes e degredados do título), os primeiros brasileiros, cuja capacidade de se aliar aos índios e conquistar (em alguns casos) imenso poder político e econômico, ajudou a intermediar o comércio com as potências europeias e a consolidar seu domínio sobre as novas terras. Para chegar a seu resultado final, Eduardo Bueno fez uma impecável e minuciosa pesquisa em documentos de época (diários de bordo, relatos de viagem e fragmentos de cartas), trazendo precisão, vivacidade, erudição e divertimento à quase inacreditável saga dos primeiros europeus que por aqui aportaram (voluntariamente ou não).
===
Com sinceridade, e sem desdenhar dos livros mais acadêmicos, é de se aprender mais com esse livro que em todas as aulas de história que a maioria teve durante a vida! A forma prazerosa como o autor nos expõe os fatos faz com que queiramos saber cada vez mais sobre os personagens obscuros que moldaram nossa identidade (com o adicional pessoal de alguns deles serem antepassados deste narrador).

site: https://www.instagram.com/p/CW4DvN3FYr_/

Alyne.Queiroz 28/11/2020

Em comparação com o primeiro livro, e não tem como não comparar, não é tão bom, não sei se porque apareceram muitos personagens que me eram totalmente estranhos ou porque a proposta é falar sobre uns anos em que o Brasil ficou meio escanteado e não há tanta história interessante, de toda forma é um bom livro, a narrativa do Bueno é sempre muito cativante
Vitor_oFurtado 30/12/2020minha estante
Eu ia até fazer uma resenha...mas a sua disse tudo q senti no livro. Não tem como não comparar com o primeiro. Ainda mais se está lendo a coleção.

Esther 27/10/2020

Muito bom conhecer uma parte da história do descobrimento do nosso país através de relatos e documentos de experiências de náufragos, traficantes e degredados.

Leticia.Araujo 23/10/2020

Eduardo Bueno é um Mestre
Um livro que te faz entender como é rica a história do nosso país e como a Europa enriqueceu às nossas custas...

1 | 2 | 3 | 4