A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Cintia 06/04/2021

Amei
Lendo esse livro me lembrei bastante de Poliana, que li durante minha infância! Acredito que os dois livros tenham uma temática bastante parecida. E eu simplesmente amei esse livro, senti uma nostalgia muito boa no decorrer das páginas!

Sara é uma personagem incrível, impossível não se apaixonar por ela!

Maju Deolindo 03/04/2021

A little Princess
Leitura super gostosinha. No estilo Mulherzinha, cheio de lições, ensinamentos, boas condutas, personagens recatada e do lar. Recomendo também para quem quer treinar o inglês.

Ana 26/03/2021

Foi uma leitura maravilhosa, a personagem principal é muito carismática e a escrita da autora é realmente muito boa. A história é linda e cativante, nos conta sobre resiliência, sobre manter sua essência e outras coisinhas mais. Recomendo para todos :)

Geo.Alencar 19/03/2021

Nostalgia
Lembro-me de quando tive o primeiro contato com esse livro, era mais ou menos 2014 e eu fazia curso de desenho em um centro educacional. Lá tinha uma garota muito legal que adorava ler também, então íamos juntas à biblioteca. Em um dia, pedi que me recomendasse um livro e disse "Não quero romance água com açúcar" (eu já era marrenta KKKKKK) e ela me mostrou "A princesinha". Me disse logo: Não se engane com o nome, esse livro é muito bom e não tem princesas, não realmente.
Eu confiei nela e não me arrependi, foi um dos livros mais legais que já li na minha vida. Aqueles livros que você tem vontade de ler e ler novamente e nunca irá ficar chato. Lembro que li tão rápido (até porque tinha que devolver para a biblioteca em 15 dias) e queria que tivesse mais história. Também me sinto assim em "Jardim secreto", parece que o autor entra na nossa infância e deposita uma nostalgia inexistente de tempos que não vivemos.
Esse livro me trará sempre lembranças boas?

Mari 17/03/2021

A Princesinha ??
Quando descobri que o filme que assisti numa Sessão da Tarde era adaptado de um livro, me apressei para comprá-lo. O filme me fez chorar horrores com os infortúnios da pequena Sara.

O livro foi escrito por Frances Hodgson Burnett, mesma autora de O Jardim Secreto(que está na minha lista). Foi originalmente publicado em 1905.

O enredo gira em torno de Sara Crewe, filha de um capitão britânico residente na Índia. A garota é enviada a Londres para concluir sua educação.

A diretora do local, Miss Minchin, expõe Sara como uma boneca a todo o colégio, devido sua riqueza. O despeito que tinha sobre a menina era disfarçado. Porém, quando uma tragédia acontece colocando Sara em uma situação delicada, a diretora passa a expressar toda sua repugnância, tirando todo o esplendor com que havia coroado a menina.

O apelido de Princesinha agora lhe é dado de forma jocosa, principalmente por uma das estudantes, a invejosa Lavínia.

Apesar de sua condição, Sara possuía um coração nobre e uma imaginação ativa, coisas que lhe fortaleciam, além de amizades como a do vizinho indiano e seu criado Ram Dass.

A Princesinha é uma história cheia de emoções, infortúnios, mas também de esperança. Vale muito a pena a leitura!

Vivi 15/03/2021

Encantadoramente invulgar
Vi o filme há alguns anos e me surpreendi com o final do livro pq os finais são quase que totalmente diferentes. Perdi a conta de quantas vezes a palavra "invulgar" aparece no livro. Por vezes fiquei confusa com a descrição da personagem que em um momento tinha o rosto pálido e em outros não. No mais, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, é uma gracinha de história.

Iza 11/03/2021

Um livro aconchegante e que te ensina?
? Sinopse: Sara Crewe é uma garotinha muito apegada ao pai, nutre por ele um grande amor e uma relação de muito afeto. Sempre muito adorada pelo pai e tratada por ele como uma jóia rara, ela surpreende a todos, pois mesmo sendo criada em meio a riquezas e tendo tudo para se tornar esnobe, a garota é doce e gentil, com um coração que encantaria qualquer um.
      Após ser matriculada pelo pai em uma refinada escola de moças na Inglaterra, Sara se depara com uma tragédia avassaladora que muda completamente sua vida. Repentinamente, a garota se vê sozinha e passa a ser obrigada a trabalhar arduamente e passar por inúmeras provações para se manter na escola de moças. Apesar de tudo isso, com sua criatividade e altruísmo espetacular, a menina segue firme, sempre criando histórias e usando desse dom para seguir em frente.
         A força da protagonista, inspira e muda a vida de todos ao seu redor. Com uma bondade intensa, sua postura e autenticidade, Sara se torna um ícone de força e generosidade extraordinária.

? Minha opinião: Não poderia começar dizendo outra coisa: Eu amei esse livro. Já tinha lido uma obra da Francis (O jardim secreto) e a amei muito, assim, comprei esse livro de olhos fechados, sem nem saber o enredo, e foi uma experiência maravilhosa. A forma com que a história é narrada chega a ser quase sensorial, um livro que descreve detalhes de forma acolhedora e nos traz uma calmaria inigualável. Por mais que não aborde críticas sociais que poderiam ter sido adicionadas facilmente pelo contexto histórico onde a história se passa, o livro nos traz diversas reflexões e lições que vou levar para toda a vida. Uma história de esperança e superação, é com certeza uma obra de arte que recomendo a todos que leiam.

Mey 01/03/2021

Ser uma princesa vai além da fortuna
Quando eu era crianc?a era apaixonada por um filme que contava a histo?ria de uma garotinha com uma imaginac?a?o incri?vel e uma grande habilidade para contar histo?rias, que apo?s a morte do pai e? maltratada no internato onde estudava. Esse filme e? a adaptac?a?o do livro ?A Princesinha?, da Frances Hodgson Burnett, mesma autora de ?O Jardim Secreto?, e foi o livro que eu escolhi para ler nesse me?s das crianc?as.?
?
?A Princesinha? e? a histo?ria de Sara Crewe, uma menina que nasceu na I?ndia e foi criada como uma princesa pelo pai. O senhor Crewe leva a filha para um cole?gio interno em Londres, para que ela aprenda ainda mais. Sara se destaca por sua intelige?ncia e bondade, incomodando ate? mesmo a diretora da escola. Enta?o, quando a garotinha fica o?rfa?, apo?s a morte do pai, a mulher resolve trata?-la como uma empregada.?
?
A escrita da France?s Hodgenson Burnett e? deliciosa e envolvente. Seus personagens sa?o muito carisma?ticos e e? impossi?vel na?o se apaixonar por eles.?
?
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, ?A Princesinha? e? daquelas histo?rias que devem ser lidas por todos. A bondade e coragem de Sara e? um exemplo a ser seguido. E ela, mesmo quando perde tudo, continua sendo uma crianc?a impressionante. ?
?
O livro tem seus momentos de muita tristeza, escancara como as crianc?as pobres eram ignoradas e maltratadas. E ale?m disso, mostra como o ser humano invejoso e? cruel.?
?
Uma histo?ria lindi?ssima que mostra que ser uma princesa esta? muito ale?m da fortuna, tem a ver com cara?ter.

Erica Woidella 28/02/2021

A Princesinha
É um livro para acalentar...ensinar...nos fazer pensar...
Amar o seu próximo, como a você mesmo...enxergar mais do que seu próprio mundo...é olhar para o lado e conseguir identificar o sofrimento do outro...observar quem te é próximo...

É a história de uma criança que com a sua conduta, nos leva a questionar como estamos nos comportando diante das adversidades...tinha tudo para se sentir derrotada, mas ela possuía uma força interior tão intensa, que se manteve em pé em todo momento...

Leitura Recomendada...quem puder ler...vai amar!

Helena.Moreira 01/02/2021

Estou encantada com esse livro. A pureza das atitudes da Sarah são de tocar o coração. Ela pode não ser uma princesa de verdade, mas suas atitudes são as mais nobres possíveis, até quando seu mundo desmorona.
Suuuuper recomendo. É uma daqueles livros que dão esperança de um mundo melhor.
Camilla.Conti 02/02/2021minha estante
quero ler esse! vc tem físico?

Sophia 18/01/2021

Um livro inesquecível
Sem dúvida, um livro que me faz chorar. Li esse livro em 2017, recentemente peguei ele para reler, e repetiria a leitura todos os dias se pudesse!

Sara é uma menina incrível, e apesar de tudo que ela sofre, consegue manter sua felicidade de criança intacta. E é incrível ver o amadurecimento dela ao decorrer do livro!

Assim que acabei de ler o livro (naquela época), resolvi ver o filme. Um pouco decepcionante, mas foi lindo ver o filme "em tela". Recomendo a todos esse livro. Todos deveriam ler "A Princesinha", pelo menos uma vez na vida!

Duda 16/01/2021

Muito fofo!!
O único grande problema desse livro foi que a tradução é portuguesa, mas é a que tem no unlimited...
Mas pra quem gostava muito do filme na infancia vai ser muito legal visitar a historia original e comparar com as mudanças do livro. A Sara é uma fofa e não tem como não se apaixonar!
Mas é um livro para crianças, então tem umas lições de moral que quando ja somos adultas achamos meio "bleh"...

Jessie 11/01/2021

Essa era uma das minhas histórias favoritas quando criança. Eu amava o filme e amei saber que era baseado em um livro. Mas como sempre a experiência de um filme nem se quer chega perto de ler um bom livro.

As escrita é bem fluida e te prende do começo ao fim com uma protagonista carismática que te faz sentir a sua dor. Me vi inúmeras vezes chorando com ela.

Liz 31/12/2020

Se você assistiu o filme na infância (como toda adaptação tem algumas coisas diferentes do livro mas nada absurdo) vai se encantar com o livro sobre a história da pequena Sara.

Sol 31/12/2020

Um livro fofinho, com as reviravoltas previsíveis, mas, talvez por ter sido base de inspiração para outras obras.