A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Alessandra.Adams 07/05/2021

Que história encantadora! Com certeza um livro para deixar o coração quentinho. ???

Ceci 04/05/2021

A Princesinha
O livro é muito bonito eu super recomendo !!
Só não vou contar mais pq n quero dar spoiler .

Ana 02/05/2021

A Princesinha
Li o livro com o filme que marcou a minha infância na mente. Gosto muito do filme e na verdade o acho melhor. Há algumas diferenças entre um e outro, pontos que foram adaptados de uma forma melhor. O filme é mais lúdico em relação ao livro, no livro Sara passa por maus bocados que não são aliviados. Sara é uma garota completamente brilhante e diferente da maioria das outras pessoas e o demais personagens são bastante maniqueístas. É um livro infantojuvenil e acho que funciona para o público.

Ramos 30/04/2021

Uma menina que tinha tudo, e de repente não tem mais nada...mas é justamente nesse momento que descobre que as coisas que aprendeu não podem ser roubadas de si, seus sonhos, imaginação, aprendizados ajudam ela a superar as desavenças. Com amor, carinho, esperança, amizade ela vai encarando o dia a dia... Um livro maravilhoso que todos deveriam ler ??

Catarina 25/04/2021

Foi muito bonitinho acompanhar a trajetória da protagonista em busca de seu final feliz.

Iasmin Morais 24/04/2021

Breves impressões
Esse é o tipo de livro que nós encanta e nos leva a refletir como podemos ser melhores para nós mesmos e para os outros. Um livro leve, cheio de afeição e lições. Um livro que independente de idade acalma, ensina e prova que a simplicidade e a ternura pode nós levar a lugares inimagináveis.

Amanda Sodré 18/04/2021

O mundo dar voltas não é mesmo?
Sara é uma menininha rica, doce e inocente que não entende por qual motivo está saindo da Índia com seu pai para uma escola de moças em Londres. Ela é deixada lá com 7 anos de idade e seu pai diz que logo voltará para busca- lá, porém ela permanece lá até os 13. Em seu aniversário de 11 anos de idade sua vida muda completamente e acontece muitas coisas tristes e outras nem tanto, a fuga da nova realidade é a sua rica imaginação e sua compaixão com as outras pessoas.

A lição é: Trate as pessoas como gostaria de ser tratado, esteja ela em uma hierarquia maior ou menor que a sua. Nós nunca sabemos o dia de amanhã, pois o mundo dá muitas voltas!! É aquilo né..."Espalhe amor por onde for"

Muito sessão da tarde essa história, muito gostosinha de ler, chorei em algumas partes ? adorei!

Cintia 06/04/2021

Amei
Lendo esse livro me lembrei bastante de Poliana, que li durante minha infância! Acredito que os dois livros tenham uma temática bastante parecida. E eu simplesmente amei esse livro, senti uma nostalgia muito boa no decorrer das páginas!

Sara é uma personagem incrível, impossível não se apaixonar por ela!

Maju Deolindo 03/04/2021

A little Princess
Leitura super gostosinha. No estilo Mulherzinha, cheio de lições, ensinamentos, boas condutas, personagens recatada e do lar. Recomendo também para quem quer treinar o inglês.

Ana 26/03/2021

Foi uma leitura maravilhosa, a personagem principal é muito carismática e a escrita da autora é realmente muito boa. A história é linda e cativante, nos conta sobre resiliência, sobre manter sua essência e outras coisinhas mais. Recomendo para todos :)

Geo.Alencar 19/03/2021

Nostalgia
Lembro-me de quando tive o primeiro contato com esse livro, era mais ou menos 2014 e eu fazia curso de desenho em um centro educacional. Lá tinha uma garota muito legal que adorava ler também, então íamos juntas à biblioteca. Em um dia, pedi que me recomendasse um livro e disse "Não quero romance água com açúcar" (eu já era marrenta KKKKKK) e ela me mostrou "A princesinha". Me disse logo: Não se engane com o nome, esse livro é muito bom e não tem princesas, não realmente.
Eu confiei nela e não me arrependi, foi um dos livros mais legais que já li na minha vida. Aqueles livros que você tem vontade de ler e ler novamente e nunca irá ficar chato. Lembro que li tão rápido (até porque tinha que devolver para a biblioteca em 15 dias) e queria que tivesse mais história. Também me sinto assim em "Jardim secreto", parece que o autor entra na nossa infância e deposita uma nostalgia inexistente de tempos que não vivemos.
Esse livro me trará sempre lembranças boas?

Mari 17/03/2021

A Princesinha ??
Quando descobri que o filme que assisti numa Sessão da Tarde era adaptado de um livro, me apressei para comprá-lo. O filme me fez chorar horrores com os infortúnios da pequena Sara.

O livro foi escrito por Frances Hodgson Burnett, mesma autora de O Jardim Secreto(que está na minha lista). Foi originalmente publicado em 1905.

O enredo gira em torno de Sara Crewe, filha de um capitão britânico residente na Índia. A garota é enviada a Londres para concluir sua educação.

A diretora do local, Miss Minchin, expõe Sara como uma boneca a todo o colégio, devido sua riqueza. O despeito que tinha sobre a menina era disfarçado. Porém, quando uma tragédia acontece colocando Sara em uma situação delicada, a diretora passa a expressar toda sua repugnância, tirando todo o esplendor com que havia coroado a menina.

O apelido de Princesinha agora lhe é dado de forma jocosa, principalmente por uma das estudantes, a invejosa Lavínia.

Apesar de sua condição, Sara possuía um coração nobre e uma imaginação ativa, coisas que lhe fortaleciam, além de amizades como a do vizinho indiano e seu criado Ram Dass.

A Princesinha é uma história cheia de emoções, infortúnios, mas também de esperança. Vale muito a pena a leitura!

Vivi 15/03/2021

Encantadoramente invulgar
Vi o filme há alguns anos e me surpreendi com o final do livro pq os finais são quase que totalmente diferentes. Perdi a conta de quantas vezes a palavra "invulgar" aparece no livro. Por vezes fiquei confusa com a descrição da personagem que em um momento tinha o rosto pálido e em outros não. No mais, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, é uma gracinha de história.

Iza 11/03/2021

Um livro aconchegante e que te ensina?
? Sinopse: Sara Crewe é uma garotinha muito apegada ao pai, nutre por ele um grande amor e uma relação de muito afeto. Sempre muito adorada pelo pai e tratada por ele como uma jóia rara, ela surpreende a todos, pois mesmo sendo criada em meio a riquezas e tendo tudo para se tornar esnobe, a garota é doce e gentil, com um coração que encantaria qualquer um.
      Após ser matriculada pelo pai em uma refinada escola de moças na Inglaterra, Sara se depara com uma tragédia avassaladora que muda completamente sua vida. Repentinamente, a garota se vê sozinha e passa a ser obrigada a trabalhar arduamente e passar por inúmeras provações para se manter na escola de moças. Apesar de tudo isso, com sua criatividade e altruísmo espetacular, a menina segue firme, sempre criando histórias e usando desse dom para seguir em frente.
         A força da protagonista, inspira e muda a vida de todos ao seu redor. Com uma bondade intensa, sua postura e autenticidade, Sara se torna um ícone de força e generosidade extraordinária.

? Minha opinião: Não poderia começar dizendo outra coisa: Eu amei esse livro. Já tinha lido uma obra da Francis (O jardim secreto) e a amei muito, assim, comprei esse livro de olhos fechados, sem nem saber o enredo, e foi uma experiência maravilhosa. A forma com que a história é narrada chega a ser quase sensorial, um livro que descreve detalhes de forma acolhedora e nos traz uma calmaria inigualável. Por mais que não aborde críticas sociais que poderiam ter sido adicionadas facilmente pelo contexto histórico onde a história se passa, o livro nos traz diversas reflexões e lições que vou levar para toda a vida. Uma história de esperança e superação, é com certeza uma obra de arte que recomendo a todos que leiam.