A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Grazieli.Anjos 06/11/2023

Lição pra vida
A princesinha era meu filme favorito da infância, vivia assistindo na sessão da tarde e confesso que nem sabia que tinha livro, quando encontrei por acaso no sebo tive certeza que precisava ler.

O livro é muito fofo e traz pra gente uma lição de vida incrível. O coração ficou quentinho lendo ??

Manuh___oliveira7 30/10/2023

!!!
Só tenho coisas boas a dizer a respeito desse livro. A história é muito boa, e é fluida ,tanto que eu li o livro em dois dias.
Quanto aos personagens, a Sara é maravilhosa o livro inteiro e ver a maneira como ela lida com as dificuldades no decorrer da história me fez ter um apego com a personagem.
Durante a leitura eu pude perceber que não importa como tratassem a Sara, ela sempre agia como uma princesa e tratava todos muito bem

Inandara Barbara 28/10/2023

A impressionante Sara Crewe.
"Venha o que vier", pensou Sara, "uma coisa nunca mudará. Se sou uma princesa esfarrapada e maltrapilha por fora, posso ser uma princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se andasse vestida de ouro, mas é um triunfo muito maior ser uma princesa sem que ninguém saiba que eu sou. Maria Antonieta¹, no momento em que estava na prisão e havia perdido o trono com apenas um vestido preto em farrapos, os cabelos brancos desalinhados, sendo insultada e chamada de Viúva Capeto, era muito mais rainha do que quando era feliz e tudo ao seu redor era grandioso. Eu admiro mais nessa época. As multidões aos gritos não a assustavam. Ela era mais forte do que todos, mesmo quando lhe cortaram a cabeça."
¹ Rainha consorte da França e Navarra, que morreu na guilhotina em 1793.

Apenas por este trecho temos dimensão de como é o livro e todos os ensinamentos que podem ser decorrentes dos fatos impressionante da história, ela trás sentimentos e opiniões fortes mas com leveza e com demonstrações de histórias em sua maioria da revolução francesa usando exemplos como este. Novamente me impressiono com os assuntos e a leveza que eles são trazidos, este livro me fez chorar e refletir muito certamente mesmo a idade na qual estou vejo que devo ser sempre um princesinha, pois de fato a ações que nos pede mais do que somos verdadeiramente e que ser uma princesinha não nos faz imaturas ou egocêntricas, mas deixarei o porque para aqueles que se intressarem a ler, pois de fato recomendo e vale muito a pena. As obras da autora Frances Hodgson Burnett são incríveis e profundas.

Regina 19/10/2023

Lindinho!
Que leitura boa... leve e para deixar o coração quentinho... Quem me dera ver a vida como a nossa "princesinha!... Evitaria muito stress.... É um livro infanto-juvenil, mas traz uma grande lição de vida. Amei.

Stephanie 07/10/2023

Embora Sara, personagem principal, seja apenas uma menininha, por meio dela o livro ensina sobre bondade e resiliência.

Sua educação, seu caráter e sua imaginação são seus principais aliados para superar grandes adversidades.

Mari 07/10/2023

Muito fofura?????
-a Sarinha muito lindinha, aprendi muito com ela, e do seu caráter de pensar no outro mesmo com tantas dificuldade e além de cultivar amizades não importa sua mudança na vida isso é importante, além de sempre ser gentil e agir com um princesinha ?

Kauaneeee 20/09/2023

Uma linda história de reviravolta :)
Diferente do outro livro da autora, "O jardim secreto", eu gostei muito deste.
A história de A Princesinha é tão bonita e encantadora, que terminei o livro em apenas 3 dias. Às vezes a gente até esquece que é apenas uma história e sente como se estivesse nós mesmos dentro do livro passando pelos acontecimentos.
Apesar do título parecer infantil, esse é um livro que eu recomendaria para pessoas de qualquer idade.

@dnihbook 09/09/2023

Melhor leitura do ano
Essa com certeza foi a melhor leitura que fiz em agosto e provavelmente uma das melhores de 2023.

Esse livro é a prova que uma criação com respeito e amor cria crianças fortes e resilientes.

A protagonista Sara é uma criança amorosa, empática e sonhadora. Através de suas histórias ela consegue lidar com todas as adversidades.

Sara Crewe é a prova de que a nobreza nem sempre está atrelada ao nascimento.

Deixada sem nenhum bem material após ser comunicada sobre a morte do pai, Sara enfrenta o frio e a fome e, para sobreviver, começa a trabalhar arduamente no internato em que estuda.

Diante de tantas dificuldades, ela usa o poder da imaginação e a memória de seus dias na Índia para manter a sanidade, criando para si um mundo de fantasia ? uma riqueza imaterial que ninguém pode tomar dela.

Carol Pita 31/07/2023

Mt fofo
O abracinho que eu tava precisando. Venho de uma fase só lendo tragédia, e só assistindo tragédia, e tava ansiando por algo mais levinho, fofo, que fizesse o coração sorrir. Resolvi dar a chance pra essa fofura que eu tinha na estante desde o ano passado, depois que meu amigo Rob falou que o box desse livro junto com o Jardim Secreto era a minha cara. A Princesinha era um dos meus filmes preferidos quando era criança, e o livro passa a mesma paz! Faz a gente se apaixonar pela Sara e querer ser mais como ela, principalmente quando estamos em situações delicadas que nos põe a prova. Já quero rever o filme, mas pela minha lembrança é suuuuuper fiel ao livrinho!

Lima 27/07/2023

A princesinha, o jardim secreto e a autora.
" ? [...] Enxergava toda a verdade em nós duas. Sabia que você era uma mulher egoísta e desalmada, e que eu era uma tola fraca, e que éramos vulgares e mesquinhas a ponto de ficar de joelhos diante do dinheiro dela e depois tratá-la mal quando perdeu tudo o que tinha... embora ela continuasse a se comportar como uma princesinha, mesmo quando foi transformada em mendiga. Ela sempre se portou... sempre... como uma princesinha!"

Meu primeiro contato com Frances Hodgson Burnett foi, talvez, com sete anos, ao assistir a adaptação de "O jardim secreto" no matinê cultura, programa da TV Cultura. Eu me apaixonei pelo desenho e pela história, me fazendo devorar também o livro, alguns anos depois, achado na biblioteca municipal da minha cidade.

Eu já havia ouvido falar em "A Princesinha", mas, com o passar dos anos, nunca me senti atraído a começar a ler um livro infantil por acreditar não ser mais uma leitura agradável... Bom, eu estava muito muito muito enganado. Ao ver o livro na Amazon, pensei: Por quê não? Eu não estava ? e ainda não estou ? no meu melhor momento de leituras. Já havia iniciado dois livros e os abandonado pela metade. Começar "A Princesinha" foi mais um passatempo, sem qualquer esperança de concluir a leitura.

O que eu não contava é que o livro seria muito cativante. Ele já te fisga de primeira, desde a vida de Sara no internato, sendo uma criança extremamente privilegiada, até a mudança inesperada no seu destino, que a faz perder tudo o que tem. Impossível não se afeiçoar com a protagonista e não torcer pelo seu sucesso.

Enfim, só queria dizer que, mesmo 12 anos depois, Burnett conseguiu me prender em mais de suas narrativas.

Yasmin474 23/07/2023

?????
Acho improvável que realmente exista uma pessoa com a natureza tão pura e bondosa como essa garota, talvez seja uma verdade difícil de aceitar, mas nunca vi alguém com tanta gentileza, e natural, mesmo nos momentos em que ela estava perdida ainda assim queria ajudar os outros.

Muito linda

Cecilia136 21/07/2023

Nunca tentei ser outra coisa...
SARA CREWE é uma menina rica que fica arrasada e falida após a morte de seu pai. Nas mãos da cruel diretora do colégio internato, é obrigada a trabalhar como criada, e apesar de passar frio e fome, consegue preservar sua nobreza e gene- rosidade. Dona da grande imaginação, ela foi capaz de criar histórias fantásticas e ali conquistar amigos fiéis.
Eu gostei bastante do livro, dei 5 estrelas pelo fato de ser gostoso de ler, tem uma história linda e emocionante. Houve vários momentos de angústia por parte de Sara, quando ela passou frio, fome... além de sua amiga Becky. As histórias que Sara contava, seu faz de conta. Tudo foi muito lindo. E fiquei mais feliz no final (spoiler.)
Apenas um livro que no final seu coração sai quentinho...

Naty.y 17/07/2023

Livro maravilhoso
Leria esse livro um milhão de vezes porque ele é muito bom. Amei a escrita dessa autora e leria todas as suas histórias.

A descrição dos vestidos que Sara Crewe usava é muito detalhada, dá pra imaginar todas as suas roupas. A menina é muito bondosa e pode até ser um livro destinado mais para o público infantil, mas trás muitos ensinamentos.

Esse livro é maravilhoso demaissss!!!

Helô 17/07/2023

A magia é real
Sim a magia é real, a magia de um coração puro e uma mente criativa. Sara se torna órfã ao longo do livro, o que o torna muito mais doloroso. Pela sinopse parece que ela já começa órfã... Apesar das adversidades e sofrimentos, ela não perde seu encanto sobre o mundo ou as pessoas. Ela é uma verdadeira princesinha. Mesmo passando até fome, nunca perdeu sua verdadeira essência de pureza. Até mesmo ajuda pessoas, mesmo não tendo mais nenhum dinheiro. É um romance avalassador, muito bem estruturado. E ressalto novamente, romance é uma das escolas das artes, é uma escrita, não um casal apaixonado.