A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Michela Wakami 02/10/2021

Uma princesa maravilhosa!
Sara é uma menina espetacular, com um coração incrível.
Muitas coisas vão acontecer no decorrer da história, e nada fará, com que ela, se torne amarga.
A sua doçura é contagiante e com seu coração fraterno, ela faz a vida dos que a cerca muito melhor.
Uma leitura, gostoso e envolvente.
Sara você é muito especial.
João 02/10/2021minha estante
????

Rebeka 03/10/2021minha estante
Lembro que o filme também passava na sessão da tarde quando eu era criança e eu gostava muito, minha impressão da Sara é a mesma que você teve e também as vezes queria ser a Sara para viver as aventuras de sua imaginação....kkkkk. Falo muito de filmes né? ?

Michela Wakami 03/10/2021minha estante
Oi, Rebeka! O bom que você me atualiza sobre eles, por exemplo, eu não sabia que tinha filme desse livro.
Vou procurar depois. Obrigada, pela informação!
Sim, Sara tem uma imaginação incrível.??????

Li 05/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 3*

Sinopse: “O livro conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza de espírito, e assim consegue manter seu orgulho e sua generosidade. Na obra, a autora revela, com seu estilo envolvente e irônico, não apenas a importância da imaginação infantil, mas a beleza do caráter firme e inteligente.”

Quando vi o filme, ainda em criança, achei lindo! Quando descobri que era baseado em livro, não lembro quando nem como, mas tem pouco tempo, comecei a procurá-lo. Sei que as histórias sempre tem grandes diferenças, mas o que vale é a essência, não?!

Sara é uma menina inteligente, criativa e muito carinhosa, órfã de mãe e muito apegada ao pai. Com sete anos, muda-se da índia, onde vivia, para uma escola de garotas em Londres. Apesar de rica e muito mimada pelo pai, é uma criança tranqüila e educada, que causa o maior alvoroço com sua chegada à escola, mesmo que isso se dê devido a sua simples presença ali... E por ser a mais rica. Aos poucos vai ganhando a simpatia das meninas, até se tornar a preferida de praticamente todas as crianças do lugar, incluindo Becky, a “faz tudo”. No dia do seu 11º aniversário, Sara recebe uma notícia que muda toda a sua vida...

Burnett deu a personagem Sara a capacidade de abnegação e aceitação dos fatos. Parece impossível uma menina de 11 anos sofrer um golpe como o sofrido por ela e se manter sã, tão amorosa e boa, mas paremos para pensar: A capacidade de viver num universo meio paralelo poderia, sim, fazer a realidade mais suportável, mesmo que só por algum tempo! E Sara encara os acontecimentos como uma espécie de desafio pessoal, no contexto de suas fantasias de princesa:

“Suceda o que suceder – pensou -, há qualquer coisa que não pode mudar. Eu ando esfarrapada, coberta de andrajos, mas na minha alma e no meu coração sou sempre uma princesa. Não teria grande merecimento em proceder como princesa, se andasse vestida em ouro; tenho muito mais, sendo como sou atualmente. (...)”

Sara lança mão desta teoria e... Sabe do que mais?! Não dizem que gentileza gera gentileza?! Cedo ou tarde, ela acaba por retornar...

Adoro autores com este estilo de escrita: Elegante e sofisticado... Queria que meu inglês fosse bom o suficiente para ler no original.
O livro é deliciosamente lindo! Faço uma comparação com os trabalhos de Jane Austen, não no estilo de narrativa, mas no fato das autoras construírem personagens tão sólidos que é impossível não ter sentimentos por eles. Ambas escrevem com uma ironia fina e descreverem as sociedades de suas épocas de uma maneira desprovida de hipocrisia. Além disso, Jane sabe desenvolver enredos palpáveis como ninguém e parece que Frances vai pelo mesmo caminho... Lerei outros livros dela com imenso prazer!
Viquinha 06/01/2011minha estante
Também adoro uma escrita elegante e sofisticada. Esse livro parece fazer o meu tipo. Dica anotada. Estou amando sua participação!

Beijocas

Liz 06/01/2011minha estante
eu li esse livro e outros da Frances um monte de vezes quando era pequena, as histórias dela sao lindas. a resenha me deu vontade de ler esse livro de novo...

o/ bjs

Robbie 10/01/2011minha estante
Caramba Li vc tá com a corda toda nas resenhas

Matt 26/07/2011minha estante
Adorei sua resenha, a algum tempo eu não assisto o filme, mas era dos meus favoritos na infância e também gostaria que meu inglês fosse bom o bastante para ler a obra no original... Estou louco para ler "A little princes" :)

Marta Skoober 23/09/2012minha estante
Mais um para a minha pilha? Suas resenhas são sempre inspiradoras... ;- )

Livia.Ribeiro 14/10/2016minha estante
Eu li o livro " a princesinha" , do autor francês Hodgson Burnett , que conta a história de uma menina muito mimada que foi estudar em um convento em outro país, ficou longe de seu pai por muito tempo, mas lá dentro fez amizades que irá levar pra vida toda.
Gostei do livro, recomendo esta leitura.

Rita655 12/11/2022minha estante
Não tem como não se emocionar e sair de onde moro ir à Índia e da Índia para Paris.

Vitoria 27/11/2022minha estante
Eu amei a leitura desse livro. Livro que parece simples mas a história é maravilhosa. Tirei várias lições com essa princesinha, com sua forma de imaginar e ouvir as pessoas. Agir sempre de forma educada independente da situação de ver sempre o lado bom das coisas

Nathy @peculiareslivros 03/03/2022

Perfeito
Eu realmente não sei muito o que dizer além de que esse livro me tocou demais, a leitura foi muito rápida e ainda assim emocionante, cheia de lições incríveis. Deve ser lido por todos, e gostaria muito de ver mais obras da autora também!

Ah, além disso, como sempre, a edição da Wish está incrível!
Rafaela.Polanczyk 03/03/2022minha estante
Aaai eu amo demais esse livro! O Jardim Secreto é outro dela que é muito amor

Coruja 15/09/2020

Esse livro está na minha lista para ler desde que descobri que a história dele se originara de um livro, e não do filme que assisti vezes sem fim na Sessão da Tarde. Não lembro quando fiz tal descoberta (talvez quando li pela primeira vez O Jardim Secreto?), e estive mais de uma vez para ir atrás da edição em inglês, mas adiei tanto que o livro afinal saiu traduzido, numa bela edição da Martin Claret. Em um caso clássico de paixão à primeira vista pela capa, coloquei ele no topo das minhas prioridades para aquisição… e aí levei quase um ano para finalmente lê-lo.

Estou feliz, contudo, por tê-lo adiado. Isso significou descobrir o livro pela primeira vez num momento em que andava precisando de uma história exatamente como essa: de esperança, superação, sobre como ser gentil não significa ser fraco; um daqueles contos para aquecer o coração, como uma boa xícara de chá (ou chocolate, a depender de sua preferência) e meias nos pés num dia de chuva e ventania. A Princesinha é um abraço, um livro que te acolhe; um mundo em que existem injustiças, sim, mas a bondade é recompensada. Ele não é um livro feliz sempre, mas é genuíno, com coisas que, às vezes, precisamos ser lembrados para continuar em frente.

Sara Crewe, uma criança precoce, é deixada num internato na Inglaterra pelo pai, um oficial inglês na Índia. Órfã de mãe, Sara é adorada pelo pai, que a mima de maneira absurda. A despeito disso, a garota cresce generosa e gentil com todos, afeita aos livros e com uma extraordinária imaginação e capacidade de criar histórias. Seus contos e sua postura - amada ou odiada a depender de quem se pergunte - rendem-lhe a alcunha de princesa. Tudo estaria bem, não fosse a súbita morte do pai e perda da fortuna da família, que fazem com que a diretora do internato - que nunca gostou da maneira madura e penetrante com que a menina a observava - transforme Sara numa criada sem quaisquer direitos. Do melhor quarto da casa, Sara é enviada para o sótão, para o frio, a fome, a servidão e uma carência quase completa de afeto.

O luto de Sara é profundo. A despeito de sua queda, contudo, ela não se deixa vencer. Por mais que o tantos - a senhorita Minchin, algumas das meninas da escola, a cozinheira e outros criados - obstinadamente tentem quebrar seu espírito, ela não deixa de lado seus princípios, sua compaixão, sua criatividade. E exatamente por isso, ela toca as pessoas ao seu redor, impacta a vida delas. Suas pequenas ações tornam o mundo melhor e há quem reaja a isso e melhore as coisas para Sara também.

Nossa protagonista se questiona no princípio do livro se ela é uma boa garota porque nunca teve dificuldade de sê-lo; na segunda parte da história a questão é respondida por cada um de seus atos. Como Sara mesmo diz, ela nunca tentou ser menos que uma princesa - no sentido de nunca ter perdido as estribeiras mesmo diante de indizível crueldade; de manter-se cuidando daqueles que a admiravam; e de buscar levar o bem a todos, ainda que sua própria situação fosse digna de pena. Por tudo isso, Sara é uma personagem que inspira respeito por sua postura, seu altruísmo, sua autenticidade e doçura.

O livro segue o enredo de que eu me lembrava do filme até um certo ponto. Contudo, o filme tentou dar um fim de conto de fadas em que tudo se resolve perfeitamente; diferente do livro, que é mais agridoce, ainda que satisfatório. Gosto das duas versões, mas acho que hoje preferiria a do livro. A Princesinha, no final das contas, é uma daquelas histórias que te partem o coração, mas aquecem a alma e, se te fazem chorar, é um choro que limpa e renova.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/09/a-princesinha-um-conto-sobre-forca.html

Guacira.GonAalves 18/03/2020

Acabei de terminar essa #leitura e precisava falar um pouquinho sobre essa história.
Frances Hodgson Burnett escreveu esse romance infanto-juvenil há mais de um século atrás e sinto que algumas questões ainda são muito presentes na sociedade, mesmo que a história se passe em Londres e nós estejamos aqui no Brasil. A pobreza, pessoas gananciosas e oportunistas que exploram crianças e todo tipo de infortúnio são bem retratados aqui. E o livro nos deixa uma mensagem bonita que não é preciso ter muito para ajudar aquele que tem menos que você.
A menina Sara é um exemplo clássico de que todas podemos ser princesas no coração, desde que nossas atitudes sejam boas e verdadeiras.

Recomendo muito a leitura para todas as idades.

Patrícia 09/01/2022

Que leitura amorzinho ?
Sara Crewe é uma menininha órfã de mãe mas que tem um pai muito rico que a ama muito e a mima muito também, e quando ela é deixada em um colégio para meninas, a única coisa que seu pai pede é que façam todas as suas vontades mas todo o conforto e o tratamento especial acabam quando ela é comunicada que seu pai faleceu e agora ela está sem nenhum dinheiro.
A partir desse momento sua vida muda completamente e ela acaba passando por muitas dificuldades além de ter que trabalhar ao invés de estudar mas mesmo com tudo contra ela, Sara nos mostra o seu coração tão lindo e como podemos melhorar nossa situação vendo o lado bom das coisas e usando nossa imaginação.

Wendy 19/02/2023

"Eu queria tanto ler este livro!"
O tanto que eu amei esse livro e toda a personalidade cativante da Sara é pouco para expressar, uma história para aquecer corações, para sonhar acordada, para viver cada momento, seja ele bom ou ruim, sobre ter esperança e humildade.

A Sara tem um cantinho todo especial no meu coração e é sem dúvidas um dos meus livros favoritos da vida, aquele que jamais esquecerei.

"? Quem recebe afeto sempre dá graças."

????

Ana Karina 17/01/2023

A Princesinha
Lembro da época que eu era criança e assistia ao filme, tenho lembranças vivídas dessa história, e ao ler o livro, acabei tendo a mesma sensação de quando assisti, leitura gostosa e encantadora, adorei demais essa história, acredito que ela vai ficar marcado por muito tempo, e quando bater a saudade voltei para reler com toda certeza essa história.

Alessandra.Adams 07/05/2021

Que história encantadora! Com certeza um livro para deixar o coração quentinho. ???

Livleu 06/03/2024

Um ótimo investimento de tempo
Esse livro é muito bom. A personagem principal é simplesmente incrível, consegue ser mais madura e ter uma educação superior a de uma adulta, mesmo sendo só uma criança. Admiro muito a força psicológica da Sarah, eu no lugar dela já tinha enlouquecido, perdido meu réu primário invernado uma coleguinha, enfim.

Indico muito, apesar de ter sido escrito a mais de cem anos atrás a leitura é muito fácil.

Mary Jane Holland 21/10/2022

Leve, lindo e emocionante.
É um clássico infanto juvenil que eu não fazia ideia que existia, mas que deveria ser lido por todos, independente da idade.

A Princesinha é uma história linda que deixa o coração quentinho e que ainda é repleto de lições. Me senti visgada pela história desde a primeira página e chorei com o final. Que menininha incrível!

Recomendo demais!

Milla Toledo 07/11/2021

A princesinha
Desde crianças assistia o filme e não sabia que era uma adaptação.
Mas claro o livro é bem melhor!

Rose 29/07/2022

A princesinha
Cada momento que passei com Sara foi maravilhoso,aprendi bastante como a me controlar nos momentos difíceis da vida!