A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Mateus 27/11/2011

Quando encontrei o livro A Princesinha pela primeira vez, o título me soou um tanto familiar, mas não me lembrei de imediato do que se tratava. Quando li sua sinopse, porém, me veio à mente um gostinho de infância, de dias felizes e divertidos, em que tudo o que via e assistia me fascinava imensamente. Lembrei então do filme A Princesinha, que havia assistido quando era bem pequeno, há tantos anos atrás, e que gostara tanto. Cheio de curiosidade, logo comecei a ler.

A Princesinha narra a história de Sara Crewe, uma garota extremamente rica, inteligente e com um enorme coração. Vivendo em um colégio interno, se torna o centro das atenções por sua riqueza e nobreza. Quando um terrível incidente ocorre, perde sua fortuna e se torna a empregada da escola, passando humilhação, fome e frio. Mas algo que não perde é seu coração generoso e sua capacidade de imaginar o melhor de tudo nas piores situações possíveis.

Sara é uma daquelas personagens tão marcantes que se tornam inesquecíveis. Ao final do livro, todos os leitores querem conhecer alguém como ela, ou até mesmo ser e agir como Sara. Sua mente é tão encantadora e seu modo ingênuo de ver o mundo tão fascinante, que Sara Crewe deixa qualquer leitor com um sorriso bobo no rosto.

Frances Hodgson Burnett é um ícone da literatura infantil do século XX. Também de sua autoria, temos os marcantes O Jardim Secreto e O Pequeno Lorde. Mas esta obra sem dúvida é a mais brilhante. Mais do que uma simples história, A Princesinha diverte, comove e apaixona. Se existissem mais mentes como as de Sara Crewe, o mundo seria um lugar muito mais suportável e maravilhoso de se viver.
hpsoares 28/07/2012minha estante
Sou tremendamente apaixonada por esse livro, Sara é encantadora, e realmente, se existissem mais mentes como a dela, o mundo seria um lugar muito mais suportável e maravilhoso *-*

Helen288 28/06/2021

Esse é livro é muito gostoso e fluido de ler eu recomendo, é um livro fofo que aquece o coração e se quiser para poder relaxar e dar um tempo de leituras longas e arrastadas esse é um livro perfeito, pena que ele é um pouco lento no início

Michelle 21/12/2021

Eu fiquei muito feliz quando vi que a wish ia lançar uma edição da Princesinha e eu iria ler meu querido filme de infância num bom projeto editorial.
Ok, chegou aqui... lindo!
Com o corte pintado de rosa, um amor...
Quanto ao livro em si.
Tem a graça e leveza de poder imaginar um mundo não tão ruim na desgraça.
Mas a super moralidade da personagem principal e alguns preconceitos arraigados, bem como uma falta de interesse em tornar as demais personagens mais complexas e interessantes fazem do livro mediano.
Ainda sim vale a leitura,que é leve e tem seu que de fantasia :)

Mandark 27/11/2021

Frances encantadora como sempre!
Doce e singelo. Sempre me impressiono com a gentil jornada da jovem Sara que, com sua resiliência, venceu as intempéries da vida e se provou uma verdadeira princesinha, independente das circunstâncias. Daqueles livros que aquecem o nosso coração! S2

Inandara Barbara 28/10/2023

A impressionante Sara Crewe.
"Venha o que vier", pensou Sara, "uma coisa nunca mudará. Se sou uma princesa esfarrapada e maltrapilha por fora, posso ser uma princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se andasse vestida de ouro, mas é um triunfo muito maior ser uma princesa sem que ninguém saiba que eu sou. Maria Antonieta¹, no momento em que estava na prisão e havia perdido o trono com apenas um vestido preto em farrapos, os cabelos brancos desalinhados, sendo insultada e chamada de Viúva Capeto, era muito mais rainha do que quando era feliz e tudo ao seu redor era grandioso. Eu admiro mais nessa época. As multidões aos gritos não a assustavam. Ela era mais forte do que todos, mesmo quando lhe cortaram a cabeça."
¹ Rainha consorte da França e Navarra, que morreu na guilhotina em 1793.

Apenas por este trecho temos dimensão de como é o livro e todos os ensinamentos que podem ser decorrentes dos fatos impressionante da história, ela trás sentimentos e opiniões fortes mas com leveza e com demonstrações de histórias em sua maioria da revolução francesa usando exemplos como este. Novamente me impressiono com os assuntos e a leveza que eles são trazidos, este livro me fez chorar e refletir muito certamente mesmo a idade na qual estou vejo que devo ser sempre um princesinha, pois de fato a ações que nos pede mais do que somos verdadeiramente e que ser uma princesinha não nos faz imaturas ou egocêntricas, mas deixarei o porque para aqueles que se intressarem a ler, pois de fato recomendo e vale muito a pena. As obras da autora Frances Hodgson Burnett são incríveis e profundas.

Maju Deolindo 03/04/2021

A little Princess
Leitura super gostosinha. No estilo Mulherzinha, cheio de lições, ensinamentos, boas condutas, personagens recatada e do lar. Recomendo também para quem quer treinar o inglês.

Mônica B. Lopes 07/06/2021

Amei!
Que coisa mais linda. Eu já conhecia a história pelo filme e amo pela beleza e sensibilidade.
O livro é maravilhoso! A escrita da autora é muito boa e seus personagens são cativantes.
Sara é muito mais que uma princesa ela é alguém que se importa, que sonha e que tem uma sensibilidade linda.
Chorei muito em muitos momentos pois não tem como não se comover com essa história.
Recomendo fortemente a leitura.

Yasmin474 23/07/2023

?????
Acho improvável que realmente exista uma pessoa com a natureza tão pura e bondosa como essa garota, talvez seja uma verdade difícil de aceitar, mas nunca vi alguém com tanta gentileza, e natural, mesmo nos momentos em que ela estava perdida ainda assim queria ajudar os outros.

Muito linda

Lu !!! 30/06/2023

Te amo, Sara Crewe!!! ????
Amei muito esse livro, a leitura me prendeu muito, desde o inicio da história até o final, o plot do meio do livro e o outro no final, como a Sara continuo a mesma menina bondosa em qualquer situação, amei demais esse livro!!! ??????

Gabriela Vianna 02/08/2022

A Princesinha
Gente.. esse livro é muito gostoso de ler, a personagem principal é cativante, em meio a tantos problemas ela consegue se manter educada, fofa e outras coisas mais, Sara Crewe é uma verdadeira princesa.
Apesar de não ser um livro pra minha idade, eu gostei da leitura, terminei em pouco tempo, pois queria sempre saber mais sobre essa história, recomendo, é ótimo!

Wendy.Rodrigues 29/07/2022

Coração quentinho
Juro, todos deviam ler esse livro! Ele traz uma mensagem linda, como mesmo nos piores momentos podemos tirar forças disso!
Sarah é uma menina rica que estuda em um seminário e depois da morte do pai perde todo seu dinehiro e vira empregada da escola, mesmo passando por tanta coisa ela nunca perde o respeito e a graça, sempre gentil e adorável até com quem não merece!
Muitas das situações que ela viveu acabou comigo, o quão cruel as pessoas foram com ela, só pelo motivo dela ser inteligente e boa.
Mas o final, nossa, me deixou tão bem! É incrível, sem palavras!

Rafaela.Hadade 01/06/2022

Apaixonante
Que livro apaixonante!
Sabe quando você lê exatamente aquele livro que você estava precisando? Foi assim comigo.
A história de Sara nos ensina sobre resiliência e bondade e nos faz refletir sobre nossos comportamentos.
É aquele livro que quando você termina, você sai com sentimentos bons, querendo ser uma pessoa melhor no mundo.
Anny 01/06/2022minha estante
Simplesmente maravilhoso esse livro ??

Rafaela.Hadade 01/06/2022minha estante
Sim, eu amei.

Kelly.duarte 31/12/2021

Lindo e delicado.
Uma das minhas melhores leituras do ano, nunca imaginei que fosse tão lindo esse livro. Eu só conhecia o filme, cresci assistindo, e tem muitas diferenças o livro do filme, passei o livro sofrendo com a Sarah, e torcendo por um final menos sofrido, adorei a sua mente criativa e otimista. Com certeza vou ler os outros livros da autora.

Ramos 30/04/2021

Uma menina que tinha tudo, e de repente não tem mais nada...mas é justamente nesse momento que descobre que as coisas que aprendeu não podem ser roubadas de si, seus sonhos, imaginação, aprendizados ajudam ela a superar as desavenças. Com amor, carinho, esperança, amizade ela vai encarando o dia a dia... Um livro maravilhoso que todos deveriam ler ??