A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Tinúviel 18/08/2022

A Princesinha, até hoje, é um dos meus filmes preferidos. Gostei do livro, mas não tanto assim, o drama que acontece nele beira a pieguice em muitos momentos.

Caroline1058 25/03/2022

Leitura aprazível e tranquila
É uma leitura leve, a personagem principal passa pelas suas dificuldades com muita classe, o que diminui a possível ansiedade do leitor pela situação em que ela se encontra. É tudo muito bem descrito, os desenhos que aparecem em cada capítulo são lindos e delicados, e no geral foi uma leitura muito gostosa e rápida.

Nick ou NK 08/07/2022

Livro: A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett
"- É verdade, tudo verdade!(...) A Mágica veio e fez tudo, Becky, enquanto estávamos dormindo. A Mágica nunca deixa o pior acontecer... Nunca!"
O livro conta sobre uma menina chamada Sara Crewe, rica e de boa família. Tratada bem, quando tem dinheiro, mas após a tragédia que acontece, é tratada com desprezo pela dona do seminário onde irá passar um bom, bom tempo. Sua garra e inteligência incomum, vai fazer com que ela vença os obstáculos e a vida começa a ficar mais gentil com ela, aos poucos.
Um livro que inspira você! Há momentos bons e momentos ruins na vida, e nem sempre sabemos lidar bem com eles, mas Sara Crewe de fato sabe. Tão nova, mas tão batalhadora. Tão doce e gentil, sonhadora e com a imaginação deveras muito fértil. Nem todos gostam dela e alguns a invejam por saber lidar bem com as situações que lhe são propostas. Ela é destemida e sabe que a vida não é fácil. Na nossa imaginação, tudo pode acontecer!
Jenifer36 08/07/2022minha estante
Esse livro é incrível!!!

Jenifer36 08/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha,NK!?

Beck_Star 08/07/2022minha estante
Sua resenha é encantadora NK

NAY 02/06/2022

Realmente uma princesinha
Esse livro mostra que um título de princesa não deve ser dado pela riqueza, mas sim pelo caráter e valores intrínsecos de uma pessoa! Sara Crewe merece esse título pois na riqueza e na pobreza soube sempre tratar bem aqueles que a rodeava, sempre buscou por conhecimento e nunca negou passar esse conhecimento a frente !

Andrielle Gomes 18/02/2022

Sara é exemplo de resiliência em meio as adversidades. Ela nos mostra que não podemos controlar tudo que nos acontece, mas podemos decidir como reagir a respeito. Com ajuda da imaginação, ela enfrenta fome, frio e maus tratos, mostrando que a maior riqueza está no coração e não nos bens materiais.

Era um filme queridinho da sessão da tarde junto com Matilda, mas nunca tinha lido o livro e me apaixonei ainda mais!! Leitura necessária para todas as idades!

Amanda 21/06/2020

Genuíno !!
Primeiro livro infanto juvenil e eu não poderia ter escolhido outro livro pra me apaixonar pelo gênero. A leitura é gostosa de se ler e deixa um quentinho tão grande no coração,é contada com uma emoção que facilmente de faz chorar diante das dificuldades que a nossa menininha passa após a morte de seu papá. Um livro tão sereno e tão apaixonante em todos os aspectos, a perseverança, a simplicidade e a sutileza da protagonista em manter suas boas maneiras e sempre acreditar que nos piores dias poderia tirar algo belo são as coisas que mais emocionam o leito. Um livro que com certeza vira favorito da vida de qualquer leitor.

Gabimirandda 10/07/2023

Sensível e transformador
Gostaria de iniciar dizendo que esse livro me transformou em uma pessoa melhor, a personagem Sara é grandiosa e é impossível não se sensibilizar com a forma que ela encara a vida e lida com as situações adversas que acontecem com ela, ela nos influencia de um modo bom, um modo maravilhoso!
Eu sofri junto com ela e senti profundamente o que ela sentiu no decorrer da história, algo que me deixou fascinada pela autora do livro, a escrita dela é muito realista e envolvente, parecia que eu estava muitas vezes ali no mesmo ambiente que a Sara e as outras crianças, de tão imersiva que foi a leitura.
Do início ao fim me vi presa ao livro, no final fiquei com vontade de saber mais em relação a Becky, mas tudo bem, afinal ela não era a personagem principal, rs.
Eu quero ser uma princesinha como a Sara.
E esse é meu livro favorito no momento ??

vanessaxclementino 01/08/2021

simplesmente mágico! comecei a leitura com quase nenhuma expectativa e nem sei dizer como ela me surpreendeu.

Sara o exemplo de princesa que toda menina poderia, ao menos um pouco, se espelhar

Letícia Mapeli 06/12/2023

Uma graça de livro. Aqueceu meu coração. Sara é realmente uma princesa incrível e Becky merece tudo de bom que existe no mundo.

Assis 09/12/2020

Indicação
Este é o tipo de clássico que todos deveríamos ler quando crianças e mesmo quando adultos.
Após anos de enrolação, finalmente li Princesinha e meus amigos... Que experiência maravilhosa.
A Sara é um exemplo de respeito, educação e inteligência emocional que todos devemos seguir.
A história começou de um jeito e eu pensei que já sabia tudo que iria acontecer, então o rumo muda e a vida Sara vira de cabeça pra baixo( Não tinha lido nenhuma sinopse)
Enfim, recomendo a leitura para todos que gostaram de O Jardim Secreto e outros clássicos juvenis

Geovanna.Cookie 06/10/2022

A Princesinha e...Becky??
O que me motivou a participar da campanha do Catarse da Wish de A Princesinha foi o meu amor por O Jardim Secreto. Sabe aquele livro que não acontece nada mas te deixa de coração quentinho? É O Jardim Secreto.
A Princesinha segue um caminho parecido porém com uma protagonista "ideal" (Sempre se esforçando pra ser boa, diferente das outras e etc) e mais sofredora. E é sobre esse sofrimento que eu quero falar.
Eu ENTENDO que em livros clássicos temos que manter uma leitura crítica para nos atentarmos a costume da época que hoje sabemos ser inconcebíveis, tipo racismo, gordofobia e etc. Até ai nenhuma novidade, admito que já passei muito pano pra várias obras, mas teve uma coisa que foi muito difícil de engolir nesse livro, que a forma que Becky foi tratada.
A própria Sara admite que Becky sofre muito mais que ela, porém o livro põe o sofrimento da Sara como mais trágico porque ela "não deveria estar ali" ou não era uma serva.
SPOILER *de uns 200 anos de idade, mas ainda assim* SPOILER

Quando o vizinho decide que as condições do quarto de Sara são desumanas e reforma o recinto, ele IGNORA que a Becky ta ali do outro lado da parede e em PIORES CONDIÇÕES. Quando Sara divide os cobertores com Becky o livro simplesmente da a entender que é mais que o suficiente, que ela nunca teve nada melhor na vida como se ela não MERECESSE MAIS.

Enfim, a edição é linda, mas não sei se leio outras obras da autora depois dessa.

Aline 05/06/2022

Eu já gostava muito do filme, e amei ainda mais esse livro.
Super sensível e emocionante.
Que mais pessoas tenham atitudes igual da Sara.

Gaby.Ferraz 06/01/2021

Gostei bastante apesar de ser um livro infantil retrata acontecimentos que revelam como as pessoas podem ser quando se trata de posses materiais.

:) 12/07/2022

A Princesinha
Talvez você julgue este livro como algo, bobo e irrelevante, por parecer ter o objetivo de alcançar somente o público infantil, mas é totalmente o contrário, este livro trás consigo tópicos para refletirmos, e usarmos de lição e exemplo para nossas atitudes.
Sara Crew, é interpretada como esquisita e estranha, por agir e pensar de modo diferente do "normal" (visto ao seu redor).
Ao proceder da história, ela vê o que é ruim para as opiniões "comuns" como algo magnífico aos seus olhos.
Outro exemplo que podemos retirar da história é, Sara, sempre encarava seus problemas com educação, respeito, inteligência e classe, independente de como ia seu dia ou sua vida, isso surpreendia a todos por nunca terem visto tal comportamento(de certa forma adulto) em crianças, como as que viviam no mesmo ambiente que ela.
Livro ótimo, bem desenvolvido e com uma história fascinante, recomendo.

lalidesu 02/07/2022

Maravilhoso
Um filme que eu assisti todas as vezes possíveis na sessão da tarde e no cinema em casa e finalmente li, e é tão perfeito na experiência literária quanto na experiência cinematográfica. A quem só teve uma dessas experiências, aviso que seus finais, embora parecidos, são diferentes, e que alguns acontecimentos existem no maravilhoso filme, mas não no maravilhoso livro, e vice e versa.