A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Ofelia 14/12/2022

Encantador! ?
Eu não sabia o que esperar do livro. Apesar de saber da existência do filme, não lembro de ter assistido, mas talvez tenha, quando criança. Então, comecei sem saber muito sobre. A história é muito fluida e com descrições impecáveis.

A Sara é um exemplo de como devemos agir sempre, e de quão importante é não deixarmos a frieza das pessoas ao nosso redor, moldar nossas atitudes e quem somos.

Um livro com pensamentos virtuosos, que nos coloca em contato com nossas adversidades e nos faz pensar que poderíamos e podemos agir mais como a princesinha Sara. Tudo sempre tem um lado um propósito, tudo é um aprendizado. E cada ato de bondade que fazemos, inspiramos quem nos vê.

Um livro infantil? Sim e não.
Acredito que muitos adultos deveriam ler, quase que obrigatoriamente, quem sabe se conectar com a criança que já foi cheia de esperança e imaginação um dia.

Certamente uma das minhas leituras favoritas desse ano!
E a edição tá muito fofa! ?

:) 12/07/2022

A Princesinha
Talvez você julgue este livro como algo, bobo e irrelevante, por parecer ter o objetivo de alcançar somente o público infantil, mas é totalmente o contrário, este livro trás consigo tópicos para refletirmos, e usarmos de lição e exemplo para nossas atitudes.
Sara Crew, é interpretada como esquisita e estranha, por agir e pensar de modo diferente do "normal" (visto ao seu redor).
Ao proceder da história, ela vê o que é ruim para as opiniões "comuns" como algo magnífico aos seus olhos.
Outro exemplo que podemos retirar da história é, Sara, sempre encarava seus problemas com educação, respeito, inteligência e classe, independente de como ia seu dia ou sua vida, isso surpreendia a todos por nunca terem visto tal comportamento(de certa forma adulto) em crianças, como as que viviam no mesmo ambiente que ela.
Livro ótimo, bem desenvolvido e com uma história fascinante, recomendo.

Gaby.Ferraz 06/01/2021

Gostei bastante apesar de ser um livro infantil retrata acontecimentos que revelam como as pessoas podem ser quando se trata de posses materiais.

Mari @leituraefoto 31/08/2022

Uma história sobre empatia e resiliência
Achei esse livro bem bonitinho. Já conhecia a história pelo filme que vivia passando na Sessão da Tarde durante minha infância. E eu adorava!

Sara é uma menina que, apesar de ter sido sempre criada com muita fartura e muito mimada, é uma criança muito respeitosa, inteligente e empática com todos.

Mesmo com todo o infortúnio que lhe acontece no internato, em que perde toda sua fortuna quando o pai não só perde toda a riqueza como também falece, ela nunca perde sua resiliência.

Mesmo vivendo de forma miserável, mostra-se sempre muito solidária e nada egoísta. Até mesmo em um episódio de extrema fome, ela praticamente dá todos os seus pãezinhos para uma menininha que aparenta estar mais faminta ainda que ela.

É uma princesinha que, com sua bondade e empatia, acaba transformando todos ao seu redor - pelo menos os que tem um coração. Diferente da Srta. Michin que é uma escrota interesseira e gananciosa que não tem respeito por ninguém.

Gabrielle 07/02/2022

Perfeito
Um livro infanto-juvenil perfeito, indico como presente para crianças e adolescentes, mas é uma leitura gostosa para todas as idades.

Há tantas lições de bondade e esperança nesse livro!

Camila1998 24/07/2022

Para crianças, cheio de lições de vida
Esse livro conta a história de uma menininha rica que tem um coração de ouro. Porém, num dado momento, ela perde toda sua herança, perde tudo o que tem, menos o seu coração humilde e gracioso, sempre se comportando como uma princesinha.

Esse livro trás várias lições sobre humildade, empatia, positividade e amor. É bem infantil, para crianças achei uma delícia de história e para adultos, vale a reflexão!

Izadora 11/03/2021

Um livro aconchegante e que te ensina?
? Sinopse: Sara Crewe é uma garotinha muito apegada ao pai, nutre por ele um grande amor e uma relação de muito afeto. Sempre muito adorada pelo pai e tratada por ele como uma jóia rara, ela surpreende a todos, pois mesmo sendo criada em meio a riquezas e tendo tudo para se tornar esnobe, a garota é doce e gentil, com um coração que encantaria qualquer um.
      Após ser matriculada pelo pai em uma refinada escola de moças na Inglaterra, Sara se depara com uma tragédia avassaladora que muda completamente sua vida. Repentinamente, a garota se vê sozinha e passa a ser obrigada a trabalhar arduamente e passar por inúmeras provações para se manter na escola de moças. Apesar de tudo isso, com sua criatividade e altruísmo espetacular, a menina segue firme, sempre criando histórias e usando desse dom para seguir em frente.
         A força da protagonista, inspira e muda a vida de todos ao seu redor. Com uma bondade intensa, sua postura e autenticidade, Sara se torna um ícone de força e generosidade extraordinária.

? Minha opinião: Não poderia começar dizendo outra coisa: Eu amei esse livro. Já tinha lido uma obra da Francis (O jardim secreto) e a amei muito, assim, comprei esse livro de olhos fechados, sem nem saber o enredo, e foi uma experiência maravilhosa. A forma com que a história é narrada chega a ser quase sensorial, um livro que descreve detalhes de forma acolhedora e nos traz uma calmaria inigualável. Por mais que não aborde críticas sociais que poderiam ter sido adicionadas facilmente pelo contexto histórico onde a história se passa, o livro nos traz diversas reflexões e lições que vou levar para toda a vida. Uma história de esperança e superação, é com certeza uma obra de arte que recomendo a todos que leiam.

Bradamante 08/10/2022

"Uma princesa em Bastilla"
Quando eu fui apanhar esse livro na biblioteca, eu já havia visto ele sendo citado em outro, sim, no "Diário da princesa" tinha várias citações desse livro mas com certeza, "A Princesinha" é ainda melhor.
Quando o tinha avistado, achei a capa uma graça, ok, ela não é assim TÃO bonita, mas eu achei. Quando comecei a ler, fiquei muito empolgada com a Sarinha, uma senhoritazinha muito bondosa e mágica. Imagine uma garota que sabe mais sobre a revolução francesa do que os meus pais kkk.
Esse livro me deixou animada, mas ao mesmo tempo, me deixou um pouco angustiada. Uma das piores coisas foi ver como a Sarah foi tratada assim como a Becky foi.
Única coisa que me fez não dar 5 estrelas para este livro, foi porque ele acaba te deixando com aquele final em reticências sabe, tipo, não parece que acabou; e essa edição a fonte não tem serifa, e acho que um livro deve ter uma fonte com serifa, mas se você querer comprar este livro, é só comprar uma outra edição, porque ele em si é Lindo.

Leilane 31/01/2022

Foi tão gostoso revisitar um dos meus livros preferidos da infância e saber que tinha real motivo para eu ter gostado tanto. A história prende, faz refletir, rir, entristecer, se revoltar, tudo ao mesmo tempo. E é leve. A edição da Wish pra deixar a história mais linda. Claro que tem problemas, como muitos livros antigos. Apesar deles, a história não perde a sutileza e a beleza.

Gongon 05/10/2022

um livro okay . recomendaria para crianças de 11 anos .
desde o começo comecei a leitura com o pensamento que era um livro infantil por isso teria que aprender a me acostumar como a história seria contada , com o tempo fui me adaptando e a leitura começou a ser muito maçante e centrada em como a Sara é a menina de bom coração . confesso que achei muito chato como ela era citada em diversas partes do livro como a menina boa que sempre ajuda a todos . estava esperando alguma coisa que fizesse o livro fluir e na metade do livro isso aconteceu , queria desistir mas já que estava na metade do livro, não iria desistir tão fácil . não tem pontos negativos nesse livro pois com ele aprendemos diversas lições de moral e como uma criança sempre pode mudar o nosso pensamento sobre as coisas . e na minha opinião para uma criança que esta começando com o habito da leitura com livros mais extensos e com mais palavras , esse livro seria a escolha certa . com certeza recomendaria para uma criança que está com seus 10 anos indo para os 11.

Rosângela 27/11/2022

Bonitinho
Muito bonitinho, mas o filme que passa na Sessão da Tarde é melhor, rsrs... Sou ferrenha defensora dos livros ao invés dos filmes, mas esse ficou melhor adaptado para o cinema.

Haime 13/11/2020

A princesinha
Aprendi com livro a guarda a essência do respeito, amor e o controle emocional independente das situações que rodeia.
Aquece o corações e trás um belo apredizado para adultos e criança.

Lídia 06/09/2022

Necessário 2
Frances, muito obrigada por ter feitos coisas lindas que me agregam. Jardim secreto ainda é meu favorito, mas a princesinha é muito especial! Li pra minha filha na barriga :)

Selma 11/12/2021

Espetacular... realmente o livro supera o filme, apesar do filme tbm ser muito bom, mas os detalhes do livro é muito cativante e nos faz imaginar todo o sofrimento que Sara passou nas mãos das malvadas senhoras do internato...
A história nos faz pensar o quanto o controle mental é importante para fazermos suportar os momentos mais difíceis da nossa vida e a força de Sara é comovente, ela realmente foi uma princesinha... tenho certeza que eu não teria o mesmo autocontrole ao ser agredida gratuitamente todos os dias.
A história também nos faz refletir sobre algumas das piores sensações que o ser humano pode passar: frio e fome.

Vivi 15/03/2021

Encantadoramente invulgar
Vi o filme há alguns anos e me surpreendi com o final do livro pq os finais são quase que totalmente diferentes. Perdi a conta de quantas vezes a palavra "invulgar" aparece no livro. Por vezes fiquei confusa com a descrição da personagem que em um momento tinha o rosto pálido e em outros não. No mais, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, é uma gracinha de história.