RAMBO

RAMBO David Morrell
David Morrell

Resenhas - RAMBO

Leo 26/03/2009

Gostei muito do livro pois apresenta o Rambo como um personagem com sérios problemas psicológicos diferentemente do filme.

Ele não é um heroi é apenas uma pessoa que foi magoada e deixada de lado por quem confiava.

Graças a seu conhecimento tatico-militar torna-se uma verdadeira maquina de matar fazendo um inferno para os policiais da cidadezinha mal acostumados em prender ladrões de galinha.

Achei muito bem elaborado também o relacionamento do Cel Trautman com Rambo e seu orgulho em ver a capacidade do anti-heroi de agir em meio de tanta adversidade e sem recursos.

O final diferente do filme, não podia ser de outra maneira pois a situação chega em um ponto que aos olhos de Rambo tudo fica irrelevante e não existe perspectiva alguma.

Tiago.Guedes 26/03/2024

O exercito de um homem só
Comecei a ler "Primeiro Sangue" com a expectativa de encontrar a história de ação que marcou o filme com Sylvester Stallone. Mas logo me deparei com algo muito mais profundo: um retrato brutal e visceral dos traumas da guerra e da solidão de um veterano do Vietnã.

John Rambo, protagonista do livro, não é o herói musculoso e invencível do cinema. Ele é um homem atormentado por pesadelos, flashbacks e paranoia, buscando apenas um lugar para se esconder do mundo e de seus próprios demônios.

A narrativa de David Morrell é tensa e implacável, mergulhando na mente de Rambo enquanto ele é perseguido por um xerife implacável e sua equipe. A violência é crua e realista, sem glorificação, mostrando o lado mais brutal da guerra e suas consequências.

O que me impressionou mais foi a complexidade dos personagens. Rambo não é um santo, e o xerife Teasle, apesar de antagonista, não é um vilão unidimensional. Ambos são vítimas de suas próprias circunstâncias, lutando em uma guerra que ninguém vence.

"Primeiro Sangue" é um livro perturbador, mas também profundamente humano. É um lembrete visceral dos horrores da guerra e do preço que os soldados pagam, mesmo após o fim do conflito.

sosophia 23/04/2023

Um só fôlego
Ler First Blood, foi... surpreendente. É um livro que você pega ao acaso, começa a folhear sem nenhuma expectativa, só de bobeira e acaba se surpreendendo. Não assisti ainda aos filmes do Rambo, então não posso comparar, e por mais que o livro aborde umas questões de background das guerras de ambos os personagens principais, eu não acho que chega a abordar o psicológico deles. Isso aparece de forma bem rasa e vez outra, não é grande questão de questionamentos ou impulsionador de narrativa. E isso não é exatamente ruim, pois bem, é um livro de ação, e nesse quesito ele é maravilhoso. É tensão atrás de tenção, tragédias que poderiam ser evitadas mas que acontecem da pior forma possível... é de fato para ler de um só fôlego. Não fiquei em nenhum momento desinteressada pelo próximo acontecimento e como (principalmente) o Rambo iria lidar com eles.
Não é um livro surpreendente, nem revolucionário, é um livro de ação pra você se divertir enquanto acompanha a tensão

LeMMy-THT 14/03/2018

Rambo - Programado para MATAR !
Apesar da premissa, o livro e o filme são bem diferentes um do outro, já começando pela contagem de corpos que o livro apresenta. Se no filme Rambo é um herói de guerra com traumas das torturas e terrores da guerra, no livro ele é um completo psicótico, e quando o Xerife resolve descarregar sua frustração em cima dele, toda essa raiva reprimida acaba caindo em cima daqueles que ficarem na frente de Rambo e a sua sede de vingança. Tem pessoas estripadas, degoladas, fuziladas, queimadas, explodidas e etc, e um final pra lá de perturbador. Livro muito bom, trata de vários assuntos relevantes para a época e alguns permanecem relevantes até hoje. David Morrell ainda escreveu varias historias sobre o Rambo, e mais duas continuações, uma lançada aqui no Brasil como Rambo II - A Missão e Rambo III nunca lançada no Brasil.
Livro mais que recomendado !!!

Andre.Gomes 02/06/2020

Diferente do Filme
No livro o personagem é falastrão, arrogante e perigoso. Recentemente retornado do conflito sem sentido no Vietnã, é um homem que pode levar uma provacação até as ultimas consequências, principalmente devido a confiança que tem em seu treinamento militar. Trautman é apenas o comandante que emitia ordens durante o treinamento, portanto Rambo nem o conhecia pessoalmente, apenas a sua voz que saia pelo autofalante do batalhão onde foi treinado. Com o final bem diferente do filme, o autor deixa claro que a história termina ali. Os livros seguintes, apesar de possuirem boas narrativas, serviram apenas para promover os outros filmes.
Gaby 20/07/2020minha estante
Oi! Você leu a versão em português ou em inglês? Estou procurando esse livro em português mas não encontro em lugar algum...se tiver e quiser trocar para leitura ou vendê-lo, por favor me avise!

Thiago.Silva 31/12/2021

Drama psicológico
A primeira vista quem conhece apenas a franquia de filmes imagina uma história de ação, porém o foco da história é o drama psicológico de um ex combatente na tentativa de se inserir na sociedade.
O filme tratou muito superficialmente do assunto e os personagens lá apresentados são muito caricatos, no livros eles tem muito mais tons e profundidade.
Um excelente livro para quem gosta de drama e ação juntos.
O livro tem linguagem um pouco difícil e exige inglês intermediário, você terá que recorrer ao significado de muitas palavras específicas de sobrevivência e atividades militares.

Lucas 07/09/2023

Que surpresa
Que bela surpresa, é um livro que te prende do início ao fim. Eu fui sem acreditar muito, me lembrava do filme e pensava como que um livro disso pode ser bom, e não poderia estar mais errado.

Sim, é um livro de ação, mas o personagem do Rambo é muito interessante, não tem o romantismo do filme, aqui tem sangue, muito sangue.

Acho que esse o primeiro livro de ação que li, é que adorei..... vcs vão se surpreender com o livro.

Nina 01/01/2024

Liberdade e direitos
Eu não fazia ideia que o filme era baseado em um livro e que seria um livro tão bom.
Para mim Rambo e Teasle são os dois lados de uma mesma moeda. São dois personagens profundos e ambíguos que dificultam nossa capacidade de julgar quem está certo e quem está errado.
A narrativa é frenética, intensa e bem imersiva. Eu recomendo ler esse livro de uma vez, sem fazer pausas. Isso com certeza melhora a experiência.

Rebeca_Augsten 06/01/2023

First Blood - David Morrell
Depois de assistir o filme fiquei curiosa em saber como é o livro, já que o autor do livro foi roteirista do filme.
Como era de se esperar o filme e o livro são bastante semelhantes, a diferença está na profundidade dos personagens principais.
O filme tem o Rambo como um simples herói de ação e o Xerife Teasle como um vilão genérico, no livro os dois personagens têm histórias para além do conflito entre eles.
Contudo, eu acho que First Blood é um livro para quando você não tem mais nada para ler, porque é uma história básica.

Carlos770 17/07/2023

John Rambo Calça Quadrada
Clássico da literatura de ação. Merecia uma nova edição. Esse livro exala tanta testosterona que me fez atingir a puberdade pela segunda vez. Faz o filme parecer um episódio de Bob Esponja.

Leandro423 05/09/2023

Contém possíveis spoilers
Bom livro, gostei, aliás se o filme tivesse seguido essa linha, com mais sangue e tripas acho que seria mais interessante.

Pra quem não sabe esse livro é que baseou o filme Rambo: Programado para matar, então o enredo é basicamente ao filme mas tem muito mais morte, sangue, tripa.

Uma coisa que ficou sem explicação é como Rambo saiu da caverna e chegou na cidade para confrontar o xerife, parece que o autor deu uma acelerada na intenção de terminar rápido.

Me decepcionei com o Capitão Trautman, pq enquanto no filme ele protege o Rambo, inclusive salta a famosa frase "não vim salvar o Rambo de vcs, vim salvar vcs de Rambo", no livro achei ele muito 🤬 #$%!& que queria matar o Rambo e não deu nenhum suporte.

Enfim, pra quem gosta de um pouco de violência vale a pena ler.

Diego 29/10/2023

Isso não é um filme de Hollywood
Uau, a relação do rambo " Rapaz " e teasle e mt mais profunda no livro.
O rambo do livro não é um herói como no filme, ele é mais brutal.
No final os dois desejavam por isso, rambo por ser um combatente nato e acabar adquirindo um gosto pela guerra, e teasle pela forma que ele se sente no final.
O que vemos no livro parte de uma fuga para um combate sangrento até a morte.

SAMUEL 07/01/2024

Bom, porém ruim.
Uma boa história, bem mais densa que a do filme, e mais triste também. Mas o livro é extremamente cansativo, longas sequências repetitivas que nunca terminam nem chegam a lugar algum. Se resolveria bem melhor com metade das páginas.