As Virtudes da Guerra

As Virtudes da Guerra Steven Pressfield

Resenhas - As Virtudes da Guerra

Shaftiel 21/08/2009

Steven Pressfiled, o mesmo autor de Portões de Fogo, agora apresenta o romance The Virtues of War. É uma narrativa sobre Alexandre o Grande. Na verdade, o próprio Alexandre narra a história, contanto a Itames, parente de sua esposa, sua história enquanto lhe ensina estratégia de guerra.

O livro não é linear, indo e voltando na história. Apresenta inúmeras situações, desde as batalhas de Filipe e a educação de Alexandre, mostrando sua primeira grande batalha contra os gregos, na vitória contra Tebas e Atenas. Mostra a morte de Filipe e a ascensão de seu filho, além das dificuldades de se manter no poder.

As batalhas são bem detalhadas, mas não espere descrições como em Portões de Fogo. Enquanto na história dos espartanos é um soldado quem narra, aqui é um general. A narração não se passa como um fator íntimo da batalha, mas como um jogo de estratégia, posições, avanços e recuos.

O livro parece até um manual de guerra, além de mostrar a psicologia de Alexandre e seus jogos de poder para controlar o exército macedônio e dominar outros povos. Os outros personagens são quase insignificantes na narrativa. Apenas Alexandre é aprofundado. Todos os outros são deixados apagados e sucumbem na visão grandiosa do rei e general.

Nada disso limita o livro. Ele continua ótimo e vale a leitura que é quase impossível de ser parada. No entanto, ainda não é como Portões de Fogo. Pressfield faz um bom trabalho aqui, mas não com a perfeição que trabalhou com os espartanos.

Post Scriptum: Aproveitei o incentivo e assisti de novo o filme Alexandre, imaginando que não tivesse gostado por não ter entendido ou algo assim, mas não, o filme é ruim mesmo. De fato, um dos piores e mais cansativos que eu já vi.
tucamaia 27/08/2012minha estante
Olá, onde encontro este livro em portugues, pois não é tão fácil de le-lo em ingles