Tensão no Gelo

Tensão no Gelo Dean Koontz

Resenhas - Tensão no Gelo

Francisco 08/09/2021

Prisão de Gelo: confinado a um iceberg na iminência de explodir com um assassino
Uma seca severa assola a Califórnia e algumas regiões da Europa, mas cientistas russos apontam que essa seca pode ser mitigada com a utilização de geleiras polares que estão em degelo e transporta-las a mares de águas frias, já que a água oriunda dessas geleiras tem um elevado grau de pureza (segundo pesquisas científicas).

O casal engenheiros ambientalistas Harold e Rita Carpenter são designados pela Organização das Nações Unidas para uma expedição no Círculo Polar Ártico na Estação Edgeway na Groenlândia para remover um bloco de uma geleira de meia milha quadrada com explosivos e transportá-lo. Junto com Harry e Rita, fazem parte da expedição o engenheiro eletrônico Peter Johnson, o geólogo Claude Jobert e o sismólogo Gunvald Larsson.

O chefe de meteorologia da Estação Edgeway é Franz Fischer, o ex-esposo de Rita, que secretamente tem fobia de gelo e neve. Assim quando uma tempestade atinge a região, os explosivos estão em pleno funcionamento no bloco de gelo flutuante em que estão e tem que lidar com um assassino entre os membros da expedição. Então, os outros membros da expedição "correm contra o tempo" para serem resgatados por um submarino Pogodin russo.

O estilo de escrita de Koontz nesse livro é diferente de outros de seus livros, talvez por ter sido escrito sob o pseudônimo Brian Axton e com o título "Prison of Ice" nos anos 1970. Além disso, esse é o único livro do autor que é mais voltado para o gênero de aventura do que de suspense. Embora tenha apreciado essa leitura, não posso dizer que seja um dos meus favoritos do autor que possui livros que merecem muito mais que cinco estrelas.

Rosangela 04/03/2018

Icebound
A pedidos dos fãs o autor Dean Koontz reescreveu seu livro antigo e nesta nova edição, vemos a história de Harry, sua esposa Rita, repórter Brian e demais cientistas: Pete, Claude, Brian, George,Roger, Gunvald e Franz estão no ártico perto da Groenlândia para um projeto de pesquisa dos icebergs e buscam criar um iceberg a partir da detonação de bombas e depois pegarem o iceberg criado e levarem para pesquisas através de rebocadores, um tempestade e abalos sísmicos e tsunamis abaixo das camadas de gelo poe em risco a missão. Gorov e Zhukov são russos que estão em um submarino realizando seu trabalho de espionagem e acabam se envolvendo na história toda.

Em fins, o livro é bem rápido de ler, e as ações são bem sequenciais, adoraria ver adaptado para o cinema que nunca se pode reclamar de mais um filme gelado rsrs, o suspense se manteve bem na trama e apesar de ligeiro foi uma leitura boa e diferente do usual Dean Koontz.

Macartiney 23/01/2019

"Tenso"
A história desde o inicio me cativou, personagens bem trabalhados e um enredo muito tenso como o proprio titulo. Cinco estrelas porque só pode cinco.

Rafael 24/02/2021

A baixo do esperado.
Para quem está acostumado com outros livros do autor, talvez se decepcione com esse título. Personagens um tanto rasos, e história sem muita emoção. Tem livros melhores do gênero.

Jéssica 04/09/2021

Todo esse livro faz jus ao nome, mas a parte final é capaz de causar um infarto no leitor de tanta tensão!

Cuidado se você tiver coração fraco porque o Dean Koontz não pegou leve aqui não.

Clau Melo 26/04/2023

Tensão no gelo
Literatura americana, 1995.
Adoro o Koontz mas este livro não me fisgou! Quem gosta da temática vai gostar.

A missão transcorre normalmente. Mais alguns minutos e a última das 60 cargas explosivas estará instalada. Numa experiência pioneira, um iceberg de meia milha quadrada será arrancado da calota polar do Ártico, transportado para o sul e derretido para irrigar terras americanas castigadas pela seca. Mas uma série de fortes abalos sísmicos acelera o processo, fazendo com que um bloco de gelo ainda maior seja deslocado.