O Grande Projeto

Leonard Mlodinow

Resenhas - O Grande Projeto

Felipe 12/12/2011

Esclarecedor e chocante
Um livro esclarecedor e de leitura agradável, assim pode-se definir o livro de Hawking e Mlodinow. Os autores passeiam pelo mundo da física moderna e filosofia quase em uníssono. Os capítulos iniciam com um pouco de história da ciência e a defesa inconteste dela perante as hipóteses metafísicas. Discutem de maneira clara o conceito e a arbitrariedade do real, e da dependência do modelo para discutir a realidade. Segue com um capítulo inteiro para introduzir conceitos de mecânica quântica, por mais estranho que eles pareçam a um leitor não especialista, e segue pela busca da ciência pela teoria unificada que seria capaz de explicar todo o comportamento do Universo.
O livro continua com a mistura de ciência e filosofia quando discute como nós somos frutos de um grande acaso cósmico, e quais as condições que levaram a existência de vida na Terra, desde a origem do Universo. E encerra pela busca inacabada pela teoria M.
O livro é indispensável aos que acreditam na ciência, pode chocar, no entanto, religiosos com os argumentos fortes em defesa da prática científica. Pode chocar também quando se propõe a discutir questões como a existência de uma realidade e a existência de multiversos. Por poder chocar tanto, é de leitura indispensável.

claudio.tibury 25/11/2014minha estante
Com o lançamento no ano de 2010, face à velocidade da evolução científica no mundo contemporâneo, o livro ainda está atual?! Vale a "pena" comprá-lo?

Aly 04/07/2022

Pura física quântica, e muito bem explicada por sinal! É incrível, e faz sua mente explodir, é inexplicável a mente dessas criaturas

danielgdo 29/07/2011

A Física é foda!
O autor faz um resumo de relatividade, física quântica e as últimas teorias que tentam explicar um mundo filosofando sobre a nossa existência e a de Deus. Ele acaba abusando bastante dos limites entre Física e Filosofia se é que existem limites.

Igor 16/02/2013

O Grande Projeto.
Realmente é um livro muito bom e linguagem fácil de entender. Recomendo para as pessoas que tem interesse na ciência, mas acham quem é algo difícil de entender. E mesmo para aqueles que possuem um aprofundamento maior na área é uma leitura indispensável.
O livro começa narrando como ao longo da história o ser humano tentava entender o mundo ao seu redor, onde na maioria das vezes atribuía a causa de tudo a um deus. Nisso, ele prossegue com a história de diversas pessoas que começaram descobrir que a natureza é regida por leis, e não por caprichos de algum ser sobrenatural.
Nos capítulos posteriores os autores introduzem alguns princípios da ciência moderna e da física quântica, para assim, entender a teoria proposta, que é a Teoria-M.
E o que é a Teoria-M? Ela não é em si uma única teoria, mas sim uma rede de teorias que se superpõem para explicar as leis aparentes de nosso e de muitos outros universos.

Marcola. 04/11/2013

Conhecimento e filosofia para leigos
Com certeza o livro mais difícil que já li na minha vida. Porém a formação e funcionamento do universo são assuntos que sempre me chamaram muito a atenção. E nesse livro Hawking mais uma vez consegui expor estes e outros assuntos interessantíssimos, e dificílimos, sem ser chato. Claro que ter lido "Uma breve história do tempo" a pouco tempo atrás ajudou muito.

O capítulo que se refere a realidade e nossa percepção sobre ela é muito interessante, me fez refletir e questionar muitas coisas. A parte da física quântica, a teoria da onda e partícula e a teoria das cordas desta vez ficaram muito mais claras.

Hawking filosofa em várias partes, e tem a humildade de demonstrar as coisas que ele ainda não compreende. A parte do determinismo, é show de bola. Saber que existem milhões de outros universos e que cada um tem suas regras específicas, aumentou ainda mais a minha sensação de insignificância.

Porém o projeto M, a nova teoria, que une física quântica á gravidade e forças nucleares foi demais para minha cabeça de dentista.

Mesmo sendo complicado, eu indico o livro pra quem tem vontade de saber mais sobre o assunto. Minha vontade de saber mais sobre o universo só aumentou.

Ricckers 15/08/2011

Uma quase simplificação
O livro é uma bela tentativa de simplificar, para leigos, conceitos como física quântica - embora nem sempre tenha sucesso, até pela complexidade do tema.

Janaine 06/05/2013

Iniciando na fisíca quântica
Meu interesse pela física quântica iniciou a cerca de dois anos. Desde então venho alimentando minha curiosidade com videos do YOU TUBE rsrs.
Até que enfim vi um vídeo falando da vida do Stephen Walking e suas superações. Me fascinei por sua vida como um todo, em especial pela facilidade que sua mente lhe dá com a física quântica, e acaba meio que intercalando suas teorias entre a quântica e a física convencional, se posso assim dizer rsrsr.
Enfim, resolvi entender melhor estes aspectos da física e a parte menos matemática e mais voltada a nossa existência, pesquisei seus livros e acreditei que O grande projeto supriria minha necessidade, e de fato supriu, o livro é extremamente bem escrito, a leitura não eh pesada e cheia de cálculos matemáticos que me fariam desistir com certeza rsrs, mais eh prazerosa e reveladora, entretanto se vc estiver no meio do capitulo da teoria das duas fendas e uma mosca passar na sua frente, NÃO DESVIE O OLHAR....srsrs é só um conselho, srsrrs.
O livro é fascinante e a sede por entender mais e chegar ao cume da Teoria M só aumentou, minha lista de livro á comprar é imensa mais certamente Halking estará nela !....

Euler 18/05/2013

Ciência divertida como nunca
Mais uma vez mestre Stephen tornando a física divertida e interessante, se vc gosta de ciência certamente vc deveria ler esse livro.

Derick.Guerra 27/12/2017

Mais um livro perfeito deste cara maravilhoso e um dos maiores gênios, minha opinião.
Foi o primeiro livro que li, e desde esse dia decidir que quero ler todos os livros dele. muito bom saber que o conhecimento pode ser assim, difundido de forma simples para todos os que querem buscar o saber.
suas teorias são atualizadas e explicadas sucintamente.
mais uma obra de arte de hawking

Kaique.Nunes 25/03/2019

O Grande Projeto é uma obra de divulgação científica de uma das figuras mais conhecidas da área da cosmologia, Hawking. Com contribuição do físico Leonard Mlodinow. O livro é centrado nas questões últimas da própria condição humana. Porque existimos? O que é o universo? O que é a realidade? Como é possível conhecer a natureza? O universo é regido por leis universais? Se sim, porque essas leis e não outras diferentes dessas? Precisamos de uma concepção de divindade para explicar a realidade? Por que há algo em vez de nada?

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/