Sobre homens e montanhas

Sobre homens e montanhas Jon Krakauer

Resenhas - Sobre Homens e Montanhas

Ricardo 04/02/2020

As montanhas e seu magnetismo
Primeiro livro de 2020... o fato desse livro ter mais de 20 anos mostra uma outra visão do montanhismo que não aborda as novas tecnologias, a super lotação e transmite ainda um ar romântico e aventureiro de esportes que se massificaram.
Cristian 11/03/2020minha estante
Otima observação!

Julia.Miquelini 06/07/2020

Gostei mais dos outros
Já li quase todos os livros do Krakauer! Esse é bom, mas não chega aos pés dos outros!
Victory 11/03/2024minha estante
Li apenas na natureza selvagem (é um dos meus livros preferidos) tenho Pela bandeira do paraíso dele tbm, já leu? Qual o seu livro preferido dele?

Fabricio.Maseto 03/08/2020

A montanha é única
Cada subida é única, cada superação é única, cada montanha é unicamente uma experiência.

Storil 26/01/2022

Homens e Montanhas
As histórias de Krakauer, tanto as que ele próprio viveu quanto as outras em que ele apenas menciona ao leitor, são impressionantes.
Você acaba entendendo um pouco a magia que envolve a escalada, o sentimento que isso trás aos praticantes desse esporte e o porque de tantas pessoas arriscarem sua vida, todos os anos, em busca de subir montanhas. Aconselho a leitura de todos os livros de Jon Krakauer sobre o assunto, principalmente "No Ar Rarefeito". Vale cada segundo a leitura.

Caio.Cesar 15/12/2021

Para quem ama natureza, montanhismo e trilhas em geral, é um grande prazer ler este livro, dividido em 12 artigos que conseguiram me transportar em pensamento para cada local ou situação descritas. Jon Krakauer, que eu conheci por causa de Na Natureza Selvagem, nunca decepciona com sua escrita envolvente. Um dos meus autores favoritos.
Alê | @alexandrejjr 15/12/2021minha estante
São artigos e não contos, não? Porque é não ficção esse livro, se não me falha a memória...

Caio.Cesar 15/12/2021minha estante
Ops, realmente! Eu pensei na palavra artigos mas por alguma razão escrevi contos ? obrigado pela observação!

Isis.Borges 21/06/2021

experincias reais
O autor compartilha algumas de suas experiências como escalador, relatos de colegas e perrengues de montanha em 12 artigos e reportagens.
É uma tentativa de explicar um mistério: o que motiva tantos homens e mulheres a viverem literalmente à beira do abismo, a enfrentar perigos como frio intenso, nevascas e avalanches. Para alguns a glória e recompensa (escalar os 7 cumes, escalar em tempo recorde, ser o 1º a...) para outros é sobre aproveitar o caminho, sobre encontrar conforto no desconforto e se manter no objetivo até o fim.

folklwt 20/09/2022

Não entendo nada sobre montanhismo, mas as histórias, tanto as dele quanto a de outros, e a escrita me prenderam muito. Eu amei e pretendo ler outros livros do Jon Krakauer

DznHenrique 26/08/2023

Sobre Homens e Montanhas.
Particularmente não entendo praticamente NADA sobre escalação, o pouco que sei veio de filmes e séries documentadas, mas o que o livro passa, é de que é uma realidade muito difícil, mas recompensadora para aqueles que gostam de escalada e levam suas vidas ao limite sempre que se arriscam nesse tipo de aventura.

Bom, devo dizer que a única coisa que me incomodou durante a leitura é que em algumas partes continuar lendo se tornou um pouco maçante, tanto pela quantidade de informação quanto pela quantidade de palavras em uma única página, mas nada que me fizesse desistir de ler e etc.

Uma das coisas mais notáveis do livro e que talvez dê para levar para vida, é justamente a questão de como lidar com a incerteza, a dúvida e até que ponto estamos dispostos a ir por nossos objetivos.
Vemos através de praticamente todo o livro como algumas pessoas são e estão dispostas a alcançar seus objetivos, algumas conseguiram, outras não, outras pagando preços muito altos.
Vemos também como até mesmo o mais forte se sente incerto nas maiores montanhas, como a vida humana é frágil se comparada a gigantes, gigantes imóveis que de tempos em tempos foram conquistadas, uma de cada vez.

Cada uma das 12 histórias apresentadas aqui demonstra homens e mulheres que dedicam suas vidas a algo que para a maioria das pessoas não passa de bobeira, mas que para eles possui um significado muito maior e simbólico do que apenas "conquistar" estas montanhas.

Saúdo todos aqueles que se arriscam e se arriscaram a subir estas montanhas, que esse "hábito" viva para sempre.

"Aprendi algo sobre o que as montanhas podem e não podem fazer, sobre os limites dos sonhos. Eu não tinha consciência de nada disso naquela época, é claro, mas sou grato por tudo agora."

4.5/5

Danilo 16/01/2024

Sobre a relação entre homens e montanhas
O livro é uma coleção de artigos sobre a relação entre homens e montanhas em sua diversidade.
São relatos de conquistas e desistências em diversos lugares e tipos de montanhas, das secas e cheias de cachoeiras nos EUA, passando por Chamonix na França e sem deixar de falar do Alasca e dos desejados picos do Himalaia, K2 e Everest são os mais famosos.
Com a escrita, eu me sinto quase transportado pras escaladas relatadas. O livro vale muito a pena de ler.
Ponto fraco: não tem nenhum artigo sobre picos da América do Sul, como o Aconcágua ou Fitzgerald Roy, e nem da África