Capitu

Capitu CASA DA PALAVRA (ED.)

Resenhas - Capitu

Carina 10/09/2013

Tão bom quanto a série
Este livro é uma espécie de rascunho da minissérie de Luiz Fernando Carvalho. Um rascunho lindamente encadernado, repleto de fotografias encantadoras: um dos livros mais bonitos que tenho. E como se não bastasse, é um dos livros mais belos que já li.

Reunião de depoimentos dos estudiosos que ajudaram a arquitetar a série televisiva, a obra conta com o elemento humano. Não se trata de crítica literária, apenas: é a confissão de quem já leu Dom Casmurro e se apaixonou. E como amantes, sabem notar detalhes que estão à sombra e trazê-los a público.

Quem havia percebido que a primeira palavra pronunciada por Bento é "continue"? E que apenas o mar separa a casa de Escobar e Bentinho? Quem teria paciência de reunir os símbolos fálicos espalhados pelo livro para concluir que Dom Casmurro é, em verdade, apaixonado por Escobar? - essas e muitas outras teorias são levadas a cabo pelos profissionais diversos que dão seu depoimento sobre a obra de Machado. Aficcionados pela ficção, fazem o caminho de releitura com grande amor (um amor despojado, não o obsessivo de Bentinho) e sabem como ninguém trazer o enredo de Dom Casmurro para o plano da modernidade.

Uma modernidade universal e atemporal, diga-se de passagem. Uma modernidade a que só Machado poderia aspirar.